domingo, 11 de agosto de 2013

3ª série - Tarefa 1 - 3º bimestre

Responda as questões do vestibular da Fuvest até o dia 15. Lembre-se que tem um exercício que deverá ser entregue em folha avulsa na aula do dia 16/08. Bom trabalho!

1. Representando apenas 19,6% das exportações brasileiras em 1822 (com a média de 18,4% nos anos 1820), o café passou a liderar as exportações brasileiras na década dos 1830 (com 28,6%), assumindo assim o lugar tradicionalmente ocupado pelo açúcar desde o período colonial. Nos meados do século XIX, passava a representar quase a metade do valor das exportações e, no último decênio do período monárquico, alcançava 61,5%.
Já a participação do açúcar no quadro dos valores das exportações brasileiras passou de 30,1%, na década de 1820, a apenas 9,9%, nos anos 1880. O algodão alcançava 20,6%, na década de 1820, cifra jamais alcançada depois, em todo o período monárquico. Com exceção dos anos da guerra civil americana, que se refletiram na elevada participação do produto no conjunto das exportações dos anos 1870 (18,3%), verifi ca-se o declínio das exportações que, nos anos 1880, têm uma participação de apenas 4,2%. O comportamento das exportações de fumo revela que essas oscilaram em torno de baixas percentagens, durante todo o período monárquico. Alcançando 2,5% do valor global das exportações na década de 1820, decaiu, nas duas décadas seguintes (1,9% para os anos 1830 e 1,8% para os anos 1840). Na segunda metade do século, melhorou a posição do fumo no conjunto das exportações, tendo alcançado, nos anos 1860 e 1870, as maiores percentagens do período, com 3% e 3,4%. A participação do cacau no conjunto das exportações nacionais cresceu de 0,5% na década de 1820 para 1,6% na última década da monarquia, a mais alta porcentagem do período. Sérgio Buarque de Holanda (org.). História geral da civilização brasileira. II. O Brasil Monárquico. 4. Declínio e queda do império. Rio de Janeiro: Difel, 1985, p. 119-126. Adaptado.
Com base no texto, responda ao que se pede:
a) Elabore um gráfico das exportações brasileiras de café, açúcar e algodão no período monárquico, incluindo os respectivos dados percentuais (aproximados, entregar em folha avulsa).
b) Qual foi o principal produto de exportação brasileiro, respectivamente, nas décadas de 1820, 1830 e 1880?


2.       Observe os dois quadros a seguir.


Essas duas pinturas se referem à chamada Guerra da Tríplice Aliança (ou Guerra do Paraguai), ocorrida na América do Sul entre 1864 e 1870.
a) Esses quadros foram pintados cerca de dez anos depois de terminada a Guerra do Paraguai, o da esquerda, por um brasileiro, o da direita, por um uruguaio. Analise como cada um desses quadros procura construir uma determinada visão do conflito.
b) A Guerra do Paraguai foi antecedida por vários conflitos na região do Rio da Prata, que coincidiram e se relacionaram com o processo de construção dos Estados nacionais na região. Indique um desses conflitos, relacionando-o com tal processo.

3.    3.    Ontem plena liberdade,
A vontade por poder...
Hoje.. cum’lo de maldade,
Nem são livres p’ra morrer...
Prende-os a mesma corrente
— Férrea, lúgubre serpente —
Nas roscas da escravidão.
E assim zombando da morte,
Dança a lúgubre coorte
Ao som do açoite... Irrisão!...
Castro Alves, O Navio Negreiro, 1868.

O poema, a que pertencem esses versos,
a) representou uma crítica a aspectos sociais do Brasil no período imperial. Explique.

b) causou forte impacto na opinião pública, contribuindo, assim, junto com outros fatores, para as mudanças políticas que ocorreram no final do Império. Explique tais mudanças.

11 comentários:

  1. 2)a) A primeira imagem mostra a batalha principal da Guerra do Paraguai(naval).Representa os aliados :Brasil, Argentina e Uruguai em cena vitoriosa(a tríplice. Já o outro representa a destruição causada(uma grande parte da população atingida e exterminada).

    b) disputavam a hegemonia da região Prata. Quando Uruguai passou por província do Brasil, e após no momento que estava independente, houve então a Guerra contra Aguirre, com um governante uruguaio aliado do Paraguai(interessados em "usufruir" do Brasil), quando Aguirre é derrubado por nosso país, o Paraguai declara Guerra ao Brasil, e esse se junta com Uruguai e Argentina(Tríplice).


    3) a) O poeta critica a escravidão(sec.XIX), e o desleixo , porque mesmo com medidas e ideias de abolição o Brasil não as respeitava de fato(não resolvia impedir o tráfico, por exemplo e continuar escravizando e utilizando medidas violentas).

    b) Ocorreu a proclamação da República , pois o Império estava em crise, uma vez que não sustentavam , não mantinham a base da economia(escravidão). Com isto, o movimento abolicionista ganha força(leis do Ventre Livre, Áurea.)Porém houve reação e um grupo republicano surge(apoiavam a monarquia de antes).Havia conflito estabelecido.

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  2. 2a.O brasileiro vê Simplesmente como uma guerra com destruições conflitos em busca de algo o Uruguaio vê da forma dele desolado com tanta destruição conflitos e mortes. Cada um tem um ponto de vista por esta em lados diferentes 3a. Por causa dos escravos que tinham, eles tinham tratamento muito diferente de seus patrões b.Os dezenove anos transcorridos do fim da Guerra do Paraguai à proclamação da República (1889) foi um período de progresso material para o Brasil. As boas condições do mercado internacional de café, o desenvolvimento da pequena propriedade imigrante no sul do país Imigração no Brasil, o aumento acelerado dos investimentos em estradas de ferro e comunicações no país e com o exterior e a continuação da imigração européia.

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  3. 1. b. Na decáda de 1820 era o acúcar e na decada de 1830 ate 1880 foi o café

    2. A imagem do lado direito mostra o navio brasileiro contra os homens inimigos numa batalha, que foi considerada uma das mais importantes, a chamada Batalha do Riachuelo, onde o Brasil saiu vencedor. Então iria acabar com o conflito e marcar a hegemonia na região. A imagem esquerda mostra como ficou a situação após a guerra, mortes, destruição e a miséria foi o que restou.

    B.Um dos conflitos resultou a Independência do Uruguai, com a guerra da Ciplastina entre Brasil e Argentina.

    3. Como Castro Alves era abolicionista, essa poesia fez com que ajudasse na movimento abolicionista daquela epoca, falando sobre os escravos africanos.

    B. Ocorreu a abolição. A nova classe social que havia aparecido, que eram os cafeicultores, começaram a usar a mão de obra dos imigrantes europeus. Todos os fatores da velha oligarquia começaram a passar para a nova oligarquia.

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  4. 1B) 1820 foi o açúcar, já 1830 o café já estava liderando, em 1880 o café já era mais que a metade da exportação.
    2A)O quadro feito pelo brasileiro mostrar a vitoria, os chapéu para cima, já o uruguaio mostra como terminou, a destruição já feita e a dor depois.
    2B)Os conflitos estavam para ajudar a formação dos estados sul-americanos.Esses conflitos ajudou na guerra contra o Uruguai e a Argentina.
    3A)Esta criticando as condições dos negros, os maus tratos, e a falta de liberdade, até para morrer.
    B) A abolição dos escravos, não se pode deixar levar achando que foi apenas porque os brancas perceberam o que estavam fazendo e sim porque a Inglaterra fez um tratado dizendo que nenhum navio negreiro poderia navegar no oceano Atlântico e com as vindas dos estrangeiros, era mais fácil acabar com a escravidão e jogar os negros na rua e ter espaço para os estrangeiros assalariados.

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  5. 1.b)1820 - Açúcar
    1830 - Café
    1880 - Café

    2.a)O primeiro mostra uma visão heroica da guerra, e procurando destacar a vitoria do lado vencedor.
    E a segunda procura criticar a guerra mostra o que ela causa.

    b)Ocorreram vários conflitos nessa região, por causa a livre navegação e dos projetos hegemônicos dos países sul-americanos. Um exemplo desses conflitos foi a Guerra conta Oribe em que ouve uma interferência brasileira e causou um guerra contra a Argentina.

    3.a)Foi um crítica que teve bastante impacto na sociedade brasileira, que vivia um momento Abolicionista. E critica a vida que os escravos levavam, em que os mesmos não tinham nenhuma liberdade, como expressado no verso "Nem são livres p’ra morrer..."

    b)Essas mudanças ocorreram principalmente porque o Brasil era um grande exportador agrário, portando dependia muito da mão-de-obra escrava
    principalmente para a produção do café e também ajudava n preservação do regime monárquico

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  6. 1B- 1820 o açúcar e em 1830 e 1880 o café

    2A- No quadro da esquerda mostra os aspectos da vitória do Brasil na guerra do Paraguai sobre o Paraguai. Já no da direita mostra a destruição que uma guerra dessas pode fazer

    2B- Um desses conflitos foi a Guerra contra Oribe, que foi uma longa disputa entre Argentina e Brasil pela hegemonia no Rio da Prata

    3A – Como nessa época não se tinha liberdade para falar o que quiser, Castro Alves mostra muito bem com esse poema a visão abolicionista que ele t inha

    3B- Com o passar do tempo e com a influencia inglesa, a escravidão passou a ser um pouco deixada até chegar ao ponto do numero de escravos ir diminuindo gradativamente

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  7. Erick Rocha, estou postando pelo hotmail do Fe pq o meu não está entrando aqui

    1b) 1820 - Açucar
    1830 - Café
    1880 - Café

    2a) Esquerda - O quadro apresenta a Batalha do Riachuelo, exaltando o exercito brasileiro com uma força superior.
    Direita- Ele mostra a miséria nos locais por onde a guerra passou.
    b) Entre 1825 e 1828 ocorreu a Guerra da Cisplatina, Brasil x Argentina, que resultou na independencia do Uruguai.

    3a) O poema critica a escravidão no Brasil do Período Imperial
    b)Tendo o escravismo com uma base do governo imperial, após a abolição dos escravos, junto com algumas questões Religiosas e Militares, resultou na queda da Monarquia

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  8. 2. Á figura á esquerda mostra heroísmo e exagero de vitória pela dominancia de Paraguai. Á direita uma mulher sozinha entre restos de guerra.

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  9. Lucas Soares
    2a- O quadro pintado por um brasileiro tenta passa a imagem de uma vitória heroica sobra o Paraguai , por diversos motivos, como a reação dos homens no navio ao centro da imagem, e a aparente frota destruida em em 2° plano. Transmitindo assim a ideia de heroísmo e patriotismo.
    Já na segunda imagem, podemos perceber, uma crítica maior, com uma mulher solitária caminhando entre corpos e armas, passando assim uma ideia de tristeza e destruição relacionada ao acontecimento.
    Podemos dizer que ambas as imagens são totalmente contraditórias, e que cada uma representa um lado e perspectiva da situação que ocorreu.
    2b- A ''Guerra Contra Oribe'' pode ser citada, que a mesma foi gerada foi gerada por atitudes brasileiras , fazendo assim com que o chamados ''blancos '' caissem e possibilitasse a ascenção do colorado3b- Tais mudanças ocasionaram em uma crise, que resultou na queda da monarquia , e logo em seguida na entrada de uma republica uruguaio.
    3a- O poema critica a escrevidão, que ainda existia em tal época

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  10. 1. A) ENTREGAREI NA SALA DE AULA.
    B)De 1820 a 1830 foi o açúcar, já de 1830 a 1880 foi o café.

    2. A) O quadro da esquerda representa uma das batalhas mais importantes da guerra(Batalha do Riachuelo), a qual o Brasil saiu vencedor, fato que marcou a hegemonia brasileira. Em contraste com isso, temos o quadro da direita que representa a situação devastadora que foi a guerra para os Uruguaios deixando muitas mortes, miséria e tristeza, o último sendo retratado pela mulher sozinha e cabisbaixa.
    B)A Guerra da Cisplatina que teve como resultado a independência do Uruguai foi um desses conflitos.Esta começou pela anexação de D. João VI e a população local na região e os argentinos nunca aceitaram a situação, e mesmo qurendo controlar a região, a guerra garantia o nascimento de um no Estado(URUGUAI).

    3. A)O aspecto social(ainda no Brasil imperial) criticado no poema é a Escravatura, ainda persistente na época.
    B) A principal mudança foi após a crise que teve como resultado a queda da monarquia e o nascimento da República. A crise surgiu por diversos fatores, incluindo entre eles, a escravatura que era base para o governo imperial, logo depois a abolição da mesma, destacando também os conflitos religiosos e militares.

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  11. 2. a) No quadro pintado pelo brasileiro é perceptível a comemoração dos soldados brasileiros em consequência da vitória obtida sobre o Paraguai que possuía seus navios e seus soldados destruídos nos arredores da imagem. Já no quadro pintado pelo uruguaio é retratado o cenário ao fim do conflitos, com uma mulher observando a destruição causada pelo fim da guerra.
    b) A Guerra Cisplatina (1825-1828) entre Brasil e Argentina e teve como consequência a Independência do Uruguai que até então era de posse brasileira.
    3) a) Castro Alves foi um poeta da 3ª Geração do Romantismo brasileiro que ficou conhecida como Geração Condoreira e nesse período a característica principal era prezar a liberdade, e com isso ele apresentava críticas contra o estado em que os escravos eram submetidos e através dessas críticas procurava formar uma poesia com intuito abolicionista.
    b) O movimento abolicionista foi um dos responsáveis pelo desgaste do regime monárquico que teve como consequência a proclamação da República, esse movimento exerceu pressão sobre o governo com a entrada das leis abolicionistas, e com à abolição da escravidão os mais conservadores que apoiavam a monarquia ficaram descontentes pois assim acabaram perdendo seus escravos e ainda tendo prejuízo, sendo assim eles passaram a apoiar o grupo republicano.

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