Observe a imagem e leia o texto a seguir.
Michelangelo começou cedo na arte de dissecar cadáveres. Tinha apenas 13 anos quando participou das primeiras sessões. A ligação do artista com a medicina foi reflexo da efervescência cultural e científica do Renascimento. A prática da dissecação, que se encontrava dormente havia 1.400 anos, foi retomada e exerceu influência decisiva sobre a arte que então se produzia. Clayton Levy, “Pesquisadores dissecam lição de anatomia de Michelangelo”, Jornal da Unicamp, no 256, junho de 2004, http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/junho2004/ju256pag1.html. Acessado em 11/06/2010.
a) Explique a relação, mencionada no texto, entre artes plásticas e dissecação de cadáveres, no contexto do Renascimento.
b) Identifique, na imagem anterior, duas características da arte renascentista.
Victoria Coriolano n°23
ResponderExcluira)Como tinha inter-relações entre a arte e a ciência, os artistas da renascença
encontravam-se envolvidos entre as pesquisar científicas e as aspirações artísticas. s. Michelangelo aprofundava seus conhecimentos sobre anatomia humana (dissecando cadá-
veres, por exemplo) e buscava, em suas pinturas e esculturas, a representação das formas o mais perfeita.
b)É uma pintura de e Michelangelo na Capela Sistina. O ideal estético da sua criação
estava condicionado ao conhecimento científico e a concepções filosóficas neoplatônicas acerca do cristianismo. Assim , expressava os fundamentos do naturalismo e do racionalismo.
a:Em um momento em que as inter relaçoes entre arte e ciência eram intensas,os artistas da renascença encontravam-se envolvidos em diversas questões que transitavam entre as pesquisas científicas e as aspirações artísticas. Michelangelo aprofundava seus conhecimentos sobre anatomia humana(dissecando cadáveres, por exemplo)e buscava, em suas pinturas e esculturas,a representação das formas o mais perfeita possível.
ResponderExcluirb:A imagem acima é fragmento da pintura de Michelangelo na Capela Sistina.O ideal estético da sua criação estava condicionado ao conhecimento científico e a concepções filosóficas neoplatônicas acerca do cristianismo.Desse modo,expressava os fundamentos do naturalismo e do racionalismo.
A) Naquela época renascentista, começava a surgir o antropocentrismo, e os quadros, poemas e esculturas eram representando homens. E a Igreja pregava o teocentrismo que não aceitava formas humanas nas artes e muito menos dissecar cadáveres, Deus não permitia isso. Quando os "cientistas" esqueceram um pouco de Deus, começaram a ver que o real motivo das doenças poderia ser controlado pelo homem, e foram estudar mais, dissecando o ser humano.
ResponderExcluirB)A imagem mostra anjos e Deus em figura humana, que ele deu aos huanos a sua semelhança, isso representa o antropocentrismo, que antes disso, a Igreja retratara santos em forma de luz. E olhando bem, onde Deus está representa um cérebro e omanto vermelho um útero, representando a arte de dissecar, a ciência renascendo.
Victoria Coriolano n°23
ResponderExcluirProfessor não tinha entendido a questão b
vou colocar a certa
A valorização do ser humano (antropocentrismo) e a adoção da perspectiva na pintura, associada a novidades como a noção de profundidade e a projeção de luz e sombra.
Poh Eduu não consegui ver nenhum vídeo akii não sei se eh o noot akii sei lá mais....
ResponderExcluirA)os renascentista valorizavam o homem porque era influenciado pela humanismo e naturalismo, essa A dissecação foi muito importante para maior conhecimento do corpo humano, favorecendo a riqueza de detalhes e fortalecendo o realismo.
B)A valorização do ser humano (antropocentrismo).eos grandes detalhes da pintura
Beatriz Munhoz nº10
ResponderExcluira)As obras,na época do renascimento,eram influenciadas pelo humanismo e naturalismo.Os renascentistas procuravam valorizar e reproduzir o homem.E a dissecação de cadáveres servia para um melhor conhecimento do homem.Servindo para que os artistas pudessem colocar mais "vida",detalhes deixando-as mais reais.
b)A valorização do ser humano (antropocentrismo) e a adoção de uma nova visão na pintura, novidades como a noção de profundidade e a projeção de luz e sombra.
MATHEUS PINHEIRO n°8
ResponderExcluira) A arte renascentista tinha como característica a valorização do corpo humano, sendo a riqueza nos detalhes, e a ideia de movimento no retrato humano renascentista. Deste modo, faz-se importante a disposição de demovimentos dos órgãos do corpo, um dos objetivos buscado pelos artistas renascentistas.
b) Valorização do corpo humano e o detalhismo nos movimentos e projeção das sombras na imagem.
B) Como foi dito em aula, os artistas renascentistas valorizam muitos os detalhes físicos e as tentativas de movimentação nas pinturas. Como na imagem, o uso do claro e do escuro, algumas áreas claras e outras escuras, esse contraste reforça o volume dos corpos.
ResponderExcluira) Quando Michelangelo dissecava cadáveres e estudava sua anatomia, conhecendo todo o corpo humano e revivendo os conceitos que estavam dormentes há 1.400 anos, ele viu que o ser humano seria capaz de executar qualquer tarefa destinada a si, desafiando até mesmo todo o teocentrismo que dizia que todos aqueles que fossem contra a lei divina, seriam castigados.
ResponderExcluirb) O homem como centro da Terra (Antropocentrismo) que tirou a visão teocêntrica e dando todo o saber de um Deus para o homem, sendo assim o homem desprezou toda as explicações elaboradas pela igreja católica ou por fontes que não fossem cientificas dando mais importância ao racional e lógico, mantendo a valorização da estética greco-romana e toda a estrutura corporal.
a) As duas coisas imaginam o corpo do homem, veem o corpo e enxergam.Mexem com o corpo da pessoa mas um na escultura e outro no corpo 'real,a arte plastica e a dissecação trabalham com o corpo,esculpindo,cortando e etc.
ResponderExcluirb)Os homens eram vistos muito fortes,grandes,bonitos valorizavao o homem: o antropocentrismo.
nº 16 2º ano
ResponderExcluira) Em um momento em que as inter-relações entre arte e ciência eram intensas, os artistas da renascença encontravam-se envolvidos em diversas questões que transitavam entre as pesquisas científicas e as aspirações artísticas. Michelangelo aprofundava seus conhecimentos sobre anatomia humana (dissecando cadáveres, por exemplo) e buscava, em suas pinturas e esculturas, a representação das formas o mais perfeita possível.
b) A imagem é da pintura de Michelangelo na Capela Sistina. O estético da sua criação estava condicionado ao conhecimento científico e a concepções filosóficas neoplatônicas acerca do cristianismo. Desse modo, expressava os fundamentos do naturalismo e do racionalismo.
a)Uma das características mais marcantes do período é o movimento nas obras,os corpos marcados,torneados e a precisão nos detalhes tendo com tudo isso uma noção do corpo humano,que era o que mais os artistas se preocupavam em relatar chegar a uma "perfeição" na reprodução do corpo humano fazendo assim uma “simetria” entre músculos e tudo mais para buscar uma melhor exatidão nas reproduções.
ResponderExcluirb)A riqueza nos detalhes,um certo “movimento” e a valorização do corpo humano com traços marcados e corpos torneados
Prof não tinha um vídeo mais engraçado pra colocar não? kkkkk adorei,deu até uma descontraída e deu pra entender BEM!
A- Como umas das principais características do Renascimento era o antropocentrismo, tudo que era relacionado a figura do homem era retratado nas artes e começou também a ser estudado mais profundamente pelos homens. Como nos períodos antigos havia uma dificuldade imensa de se estudar corpos, nesse período tudo parecia estar relacionado a isso. A retratação dos corpos e partes dos corpos, também era uma forma de arquivar ou provar o que eles tinham estudado e descoberto.
ResponderExcluirB- O antropocentrismo e a riqueza de detalhes nas técnicas artísticas para se aproximar da realidade.
Leonardo Dias Cruz nº : 06
ResponderExcluir1- a)Para deixar o corpo do homem mais perfeito, os artistas renascentistas procuravam dissecar cadáveres para ver como funcionava por dentro pra desenhar melhor por fora.
b)Os artista do renascimento, valorizavam muito o físico do homem, na pintura e nas estruturas, e sempre procuravam as projeções de movimento.
A- Como umas das principais características do Renascimento era o antropocentrismo, tudo que era relacionado a figura do homem era retratado nas artes e começou também a ser estudado mais profundamente pelos homens. Como nos períodos antigos havia uma dificuldade imensa de se estudar corpos, nesse período tudo parecia estar relacionado a isso. A retratação dos corpos e partes dos corpos, também era uma forma de arquivar ou provar o que eles tinham estudado e descoberto.
ResponderExcluirB- O antropocentrismo e a riqueza de detalhes nas técnicas artísticas para se aproximar da realidade.
a)Para ter uns melhores detalhes do corpo humano e o realismo, para expressar na pintura, valorizando o homem.
ResponderExcluirb)O detalhe da pintura em si e a valorização do homem (antropocentrismo).
a)Para ter uns melhores detalhes do corpo humano e o realismo, para expressar na pintura, valorizando o homem.
ResponderExcluirb)O detalhe da pintura em si e a valorização do homem (antropocentrismo).
a- Como os renascentistas procuravam reproduzir e valorizar o homem, com a dissecação de cadáveres permitiu-se maior conhecimento do corpo humano, fazendo com que se favorecesse a riqueza de detalhes e fortalecendo o realismo.
ResponderExcluirb- O antropocentrismo(valorização do ser humano) e os detalhes nas técnicas de pintura para ficar mais próximo da realidade.