domingo, 18 de agosto de 2013

1ª série - Atividade 2 - 3º bimestre

Postar resposta até o dia 22/08
FUVEST - No feudalismo, a organização da sociedade baseava-se em vínculos de dependência pessoal como os de vassalagem
e servidão.
Descreva o que eram e como funcionavam, na sociedade feudal,
a) a vassalagem; b) a servidão.

7 comentários:

  1. A) Vassalagem.
    Vassalagem teve origem germânica.
    Vassalagem é o termo utilizado quando um rei sede um pedaço terras a um vassalo em troca de proteção ,isso ocorre quando o rei possui grandes terras e a incapacidade de protegê-las , então esse rei passa a ser senhor e quem recebeu e jurou proteger as terras é chamado de vassalo.
    B) A Servidão.
    Os servos trabalhavam muito nas terras dos senhores, as pessoas vinham fugidas das cidades para se esconder no campo por causa das invasões, e os senhores das terras ofereciam abrigo e terras em troca de trabalho, dando inicio a um novo sistema chamado sistema de colonato.
    Eles viviam nessas terras onde o pagamento era com mão de obra na terra do senhor e, além disso, ainda tinham que trabalhar em suas terras e pagar impostos cobrados como a Corvéia, e vários outros impostos. E ainda haviam de pagar uma porcentagem de tudo que produziam em suas terras ao senhor.

    ResponderExcluir
  2. A- Vassalagem que vem de Vassalo, que significa um individuo que oferece aos senhores fidelidade e trabalho em troca de proteção (no caso o rei é quem tinha o maior poder na Idade Média e então pediam proteção a ele)Estes, em troca de fidelidade e lealdade a seu senhor, recebiam benefícios, como o feudo. A cerimônia da homenagem, através da qual o vassalo colocava suas mãos entre as do senhor, sacramentava, solenemente, os laços de dependência pessoal. Ao longo da Alta Idade Média, esse quadro político se consolida, afirmando-se o poder local, monopolizado pelo senhor feudal.Através da Cerimônia de Vassalagem garantia-se apoio armado ao senhor, principal razão da pratica de vassalagem. Em troca de um feudo e da proteção do senhor, o vassalo lhe garantia assistência militar, o provisionamento de cavaleiros, hospedagem, participação nos tribunais do senhor e garantia de pagamento de resgate, em caso de captura do senhor.
    O ritual é dividido em três partes: a homenagem, a fé e a investidura.

    B- Os servos são trabalhadores rurais que estão vinculados à terra, formando a classe social mais baixa da sociedade feudal. À diferença dos escravos, os servos não eram propriedade de ninguém e não podiam ser vendidos, pois não eram como escravos, que eram propriedade dos donos. A servidão implica o trabalho forçado dos servos nos campos dos senhores de terras, em troca de proteção e do direito de arrendar terras para subsistência. Ademais do trabalho na terra, os servos executavam diversos trabalhos relacionados com agricultura, como silvicultura, transporte (por terra e por rio), artesanato e mesmo manufatura.A servidão evoluiu a partir da estrutura fundiária do Baixo Império Romano, caracterizada pela existência de latifúndios nos quais a mão-de-obra era formada por arrendatários que trabalhavam nos campos do proprietário e recebiam um lote de terra para a sua subsistência, mediante aluguel. Com a instabilidade do Império nos séculos III e IV d.C., diversos pequenos proprietários passaram a vender suas terras para os grandes senhores de terras e a empregar-se nos latifúndios como arrendatários, em troca de proteção.

    ResponderExcluir
  3. a) As relações de vassalagem envolviam sempre dois nobres, homens de mesma posição social. Essas relações de subordinação desenvolveram-se desde o século V. O incentivo aos laços de vassalagem num primeiro momento fortalecia o poder real, direta ou indiretamente estendia-se a toda a sociedade, com o passar tempo o resultado tornou-se oposto na medida em que as relações pessoais foram reforçadas, diminuindo, a importância do Estado.

    b) Esse sistema se caracteriza pela exploração do trabalho servil, responsável pela produção. O servo não é considerado um escravo, porém não é um trabalhador livre. O que determina a condição servil e sua ligação com a terra, ou seja, o servo estava preso a terra. Ao receber um lote de terra para viver e trabalhar, e ao receber proteção, o servo era forçado a trabalhar sempre para o mesmo senhor feudal, não podendo abandonar a terra.

    ResponderExcluir
  4. A) A vassalagem era um acordo de dependência pessoal/politica de um senhor feudal ao seu suserano, este acordo de dependência se resumia em receber proteção do suserano e protege-lo, como no caso de uma guerra

    B) A servidão era uma forma de trabalho que o servo paga com o seu trabalho para ter o direito de viver nas terras do senhor.

    ResponderExcluir
  5. a) O vassalo é aquele que por obrigação ou interesse se junta ao senhor mais forte.
    E sendo assim, o vassalo tende a obedecer o seu senhor para ganhar algum serviço e poder receber algum lucro, e sendo assim,
    cumprindo todas as obrigações impostas pelos senhores. Eles também eram obrigados a prestar serviço para a nobreza, e pagar muito dinheiro em troca de terra e segurança. Havia muitas vassalagens naquela época, e quem ''comandava'' era o rei susano.
    b)Quem praticava a servidão era os religiosos a procura de dinheiro. Eram presos ao senhor feudal. Havia diversos tipos de impostos que eles eram obrigados a pagar, e também, o serviço que deveriam prestar a eles. Tinham que trabalhar várias vezes por semana, eram como ''escravos''.

    ResponderExcluir
  6. a)a vassalagem era um laço que constituia de pendencia pessoal e politica entre o senhor feudal e seu suserano que era superior a ele e resumia em ser protegido pelo suserano e protegelo no caso de guerra

    b)a servidao era uma forma de trabalho que o servo pagava com o seu trabalho

    ResponderExcluir
  7. a) A vassalagem era protegida pelo suserano que era superior a ele, dando trabalho e fidelidade.
    b) Ao contrário do vassalo, os servos pagavam com o seu trabalho, tendo direito de viver nas terras do senhor.

    ResponderExcluir