domingo, 18 de agosto de 2013

2ª série Atividade 2 3º bimestre

Postar resposta até o dia 22/08
UNESP 2011 - […] tudo que os renascentistas pretendiam era assumir a condição humana até seus limites, até as últimas consequências. Nem Deus e nem o demônio; todo o desafi o consistia em ser absolutamente, radicalmente humano, apenas humano. (Nicolau Sevcenko. O Renascimento, 1985.)
Explique a caracterização que o texto faz do Renascimento e dê exemplo de uma obra artística em que tal
intenção se manifeste.

27 comentários:

  1. Havia uma nova realidade,uma nova madeira de pensar na verdade renasceu,novamente surgiu o que lá trás tinham esquecido,tinha começado o Renascimento.Nascer de novo,buscaram a cultura grega,a arte grega,antes sua cultura era voltada apenas para a Igreja,suas artes eram de santos e etc; buscando a cultura grega começaram a valorizar os homens,valorizar as coisas humanas: amor,tristeza,ódio,felicidade.O Renascimento nasceu do Humanismo,Racionalismo e Naturalismo, essas três coisas resgatava o antropocentrismo, o humanismo 'valorizava o homem',naturalismo 'conhecer o homem pela razão' e o naturalismo 'tudo deve ter uma ordem natural'. Essa foi uma época que as pessoas começaram a pensar, raciocinar e questionar,tudo era o homem,tudo tinha um porque e as respostas estavam na razão,na matemática,o homem no centro do universo. Obra Moisés,de Michelangelo.

    ResponderExcluir
  2. Victoria Coriolano n°23

    O Renascimento caracterizou-se por ser anticlerical,opondo-se à cultura religiosa e teocêntrica da Idade Média.Valoriza o homem a partir do antropocentrismo e do humanismo(glorificação do natural e do humano).Como exemplo as esculturas Davi e Pietá de Michelangelo.

    ResponderExcluir
  3. Matheus Silva n°8

    O texto destaca o humanismo renascentista que coloca o homem como ponto de saber. Os humanistas que visavam e valorizavam o modo de produção antigo dos gregos.
    Uma obra artística: Mona Lisa de Leonardo Da Vinci.

    ResponderExcluir
  4. O texto fala da principal caracteristica do Renascimento, seja qual for a valorização do ser humano pelos renascentistas,trata se do Humanismo, a consciência de que o homem poderia realizar neste mundo todas as suas potencialidades através do estudo atento e aprofundado de tudo o que pudesse alcançar pelo racionalismo. O homem passou a ser colocado no centro de todas as preocupações. As representações artísticas buscaram aproximar se do homem e do q o cercava, por isso os artistas adotaram atitudes naturalistas em sua arte.
    Podendo citar a obra “Homo Vitruvianus”, ou “Homem de Vitrúvio”, de Leonardo da Vinci como um bom exemplo.

    ResponderExcluir
  5. humanismo renascentista,que fez do homem o ponto de convergência para o saber
    obra:Monalisa-Leonardo da Vinci
    O cancioneiro-de Petrarca
    David-Michelangelo
    e a que eu mais gosto:Pieta–Maria com Jesus morto

    ResponderExcluir
  6. Beatriz Munhoz nº10
    O texto indica a fase Renascentista,com base no humanismo.O humanismo fez o homem duvidar da igreja e valorizar mais a si,ganhar conhecimento e questionar as respostas da igreja,que pra tudo era "porque Deus quis assim",e deduzir e discutir suas próprias respostas.O homem passou fazer obras que valorizassem o próprio homem,mostrassem seus valores e transparecessem seus sentimentos.Um exemplo de obra é a Mona Lisa de Leonardo da Vinci.

    ResponderExcluir
  7. No Renascimento tudo que importava era mostrar que o homeme era bonito, o homem era inteligente, o homem era o centro da terra. Queriam alimentar a ideia que Deus nos criou com suas semelhanças para cuidar de seu mundo, então os homens eram superiores, tudo que havia no mundo tinha um motivo e não era Deus. Os renascentistas mostravam isso através de esculturas, pinturas e livros.
    Uma escultura, belíssima, para demonstrar isso é David de Michelangelo, que coloca o homem bíblico como guerreiro, e mostra os reais traços humanos, os traços naturais do homem. E um livro, bem interessante, que mostra o racionalismo, é o Dom Quixote de Miguel de Cervantes, que demonstra a razão da existência do homem e faz uma comparação com o homem medieval e o homem renascentista, onde o mundo mudou e o cavaleiro medieval estava louco com os novos valores.

    ResponderExcluir
  8. Vitoria Rissi, nº25

    O texto fala da valorização do ser humano pelos renascentistas, ou seja, o humanismo. Exemplo: A Última Ceia de Leonardo da Vinci. O tema era uma tradição para refeitórios, mas a interpretação de Leonardo deu um maior realismo e profundidade ao lugar.

    ResponderExcluir
  9. O texto de Nicolau destaca o humanismo renascentista, que fez do homem o ponto de convergência para o saber. Os estudos dos humanistas, que valorizzam intensamente a produção da antiguidade greco-romana, pretendiam evidenciar a capacidade criadora do ser humano, expressa nas artes. As principais produções artisticas são: a pintura de "Mona Lisa" de Leonardo da Vinci; as esculturas "David e Moisés, bem como os afrescos da capela sistina em Roma, todas obras de Michelângelo; " O Cancioneiro", de Petrarca.

    ResponderExcluir
  10. No primeiro documento é favorável ao conflito de acordo com os nacionalistas Porque para os nacionalistas a guerra em si significa a defesa da pátria que dependia do povo para defender os interesses internos o soldado era visto como um herói e o entusiasmo a um sentimento de dever para com a pátria que por sua vez preenchia de sentido a vida do combatente

    O segundo é sendo a expressão de um princípio socialista mesmo considerando as tensões internas ao movimento e a existência de alguns socialistas que apoiavam a participação no conflito, a guerra é interpretada, neste documento, como um sintoma da disputa imperialista e como uma pedra nos sapatos dos interesses dos trabalhadores

    ResponderExcluir
  11. O texto define a maior característica do renascentismo ,que é o HOMEM no centro de tudo.
    Um exemplo de uma obra que represente essa intenção é Moisés de Michelangelo

    ResponderExcluir
  12. A maior característica do texto é a evidenciar o humanismo, mostra que o homem tem um ponto muito forte para o saber.
    O texto enfatiza a capacidade do homem criar.
    Um exemplo de uma Obra Artistica são:
    - A pintura Mona Lisa de Leonardo da Vinci
    - As esculturas David e Moisés, bem como os afrescos da Capela Sistina em Roma, todas obras de Michelângelo
    - O cancioneiro, de Petrarca.

    ResponderExcluir
  13. nº 16 2º ano

    O texto de Nicolau Sevcenko foca o humanismo renascentista, que fez do homem o ponto de inspiração para o saber. Os estudos dos humanistas, que valorizavam intensamente a produção da antiguidade greco-
    -romana, pretendiam evidenciar a capacidade criadora do ser humano, expressa, por exemplo, nas artes. Entre
    produções artísticas da época destacam-se:
    a pintura Mona Lisa de Leonardo da Vinci e algumas obras de Michelângelo.

    ResponderExcluir
  14. Nicolau Sevcenko quis mostrar que no Renascentismo as pessoas começaram a se perguntar sobre as coisas, com isso Deus deixa de ser o centro do universo, as pessoas começaram a procurar a explicação para tudo! Uma obra artística que marca bem o Renascentismo é O Homem Vitruviano, onde Leonardo da Vinci quis mostrar as proporções do corpo humano.

    ResponderExcluir
  15. Leonardo Dias Cruz nº 06
    A caracterização do renascimento deu-se ao humanismo, quando o homem foi colocado no centro das coisas, o homem podia fazer tudo.
    As artes buscava se aproximar da natureza do homem, por isso os artistas adotaram atitudes naturalistas em sua arte.

    ResponderExcluir
  16. no texto de nicolau fala sobre os renascentistas. o renacimento iniciou-se com duas grandes etapas: humanismo e naturalismo, o renascimento resucita o antropocentrismo que é uma cultura antiga vinda dos gregos. o texto passa que o homem vai ate a onde existir um limite colocando-se como centro do universo e testando a capacidade do homem com criaçoes, a arte é uma delas. uma grande obra artistica que se destaca ate hoje é "Mona Lisa" de Leonardo Da Vinci.

    ResponderExcluir
  17. O texto fala de uma das características mais importantes do renascimento que é o humano,e a valorização desse homem,que colocou o homem como “respostas” buscando um novo ”saber”,esses estudos valorizaram as produções de obras que mostravam a qualificação e a capacidade de criar das pessoas.Obras como:
    Adoração da Santissíma Trindade-Albrecht Durer,Monalisa-Leonardo da Vinci e Estatua Eqüestre-Donatello

    ResponderExcluir
  18. O texto fala de uma das características mais importantes do renascimento que é o humano,e a valorização desse homem,que colocou o homem como “respostas” buscando um novo ”saber”,esses estudos valorizaram as produções de obras que mostravam a qualificação e a capacidade de criar das pessoas.Obras como:
    Adoração da Santissíma Trindade-Albrecht Durer,Monalisa-Leonardo da Vinci e Estatua Eqüestre-Donatello

    ResponderExcluir
  19. Sendo assim, Nicolau Sevcenko representou que no renascimento, o homem era o suprassumo que estava disposto a conquistar todo e qualquer desafio em qualquer lugar, sob qualquer circunstância. Como exemplo disso, a obra de David, de Michelangelo, que representa o gigante de Florença.

    ResponderExcluir
  20. No texto destaca principalmente a ideia renascentista, valorizando o ser humano (antropocentrismo), sendo o homem no centro do universo.
    Um exemplo de uma obra artística renascentista seria “A Escola de Atenas”, onde mostra um grupo de filósofos, ilustrando a continuidade do pensamento filosófico.

    ResponderExcluir
  21. O Renascimento se opunha ao movimento anterior, aonde tudo era justificado e feito em nome da Igreja. O homem passou a ser o centro de tudo e a sua realização seria com o reconhecimento e enriquecimento no mundo terreno com as suas descobertas cientifícas e obras de arte.
    O Homem Vitruviano (Leonardo da Vinci). Onde o homem aparece no centro e retrata as proporções e simetrias de um corpo masculino, objeto de estudo do Renascimento. Essa obra de Leonardo da Vinci é baseada em uma passagem do livro de Marcus Vitruvius Pollio, arquiteto romano.

    ResponderExcluir
  22. Renascimento se opunha ao movimento anterior, aonde tudo era justificado e feito em nome da Igreja. O homem passou a ser o centro de tudo e a sua realização seria com o reconhecimento e enriquecimento no mundo terreno com as suas descobertas cientifícas e obras de arte.
    O Homem Vitruviano (Leonardo da Vinci). Onde o homem aparece no centro e retrata as proporções e simetrias de um corpo masculino, objeto de estudo do Renascimento. Essa obra de Leonardo da Vinci é baseada em uma passagem do livro de Marcus Vitruvius Pollio, arquiteto romano.

    ResponderExcluir
  23. Renascimento se opunha ao movimento anterior, aonde tudo era justificado e feito em nome da Igreja. O homem passou a ser o centro de tudo e a sua realização seria com o reconhecimento e enriquecimento no mundo terreno com as suas descobertas cientifícas e obras de arte.
    O Homem Vitruviano (Leonardo da Vinci). Onde o homem aparece no centro e retrata as proporções e simetrias de um corpo masculino, objeto de estudo do Renascimento. Essa obra de Leonardo da Vinci é baseada em uma passagem do livro de Marcus Vitruvius Pollio, arquiteto romano.

    ResponderExcluir
  24. Esta falando da característica do Renascimento, Os aspectos do antropocentrismo.Q homem era considerado a principal obra de Deus. Mostrava isso nas artes. Entre produções artísticas da época destacam-se:
    • a pintura Mona Lisa de Leonardo da Vinci;
    • as esculturas David e Moisés, bem como os afrescos da Capela Sistina em Roma, todas obras de Michelângelo;
    • O cancioneiro, de Petrarca.

    ResponderExcluir
  25. O texto fala sobre a principal importância sobre o renascimento, seja qual a valorização do ser humano pelos renascentistas; Aspecto que pode ser denominado humanismo ou antropocentrismo considerando neste ultimo o homem como principal obra de Deus.
    Como ex: A criação do homem afresco de Miguel Angelo na capela sistina, no qual o próprio Deus aparece vestido de humanidade, tanto na reapresentação formal como na simbolização da divindade.

    ResponderExcluir
  26. o texto caracteriza a mudança em muitas áreas da vida humana na Europa onde envolviam cultura, sociedade, economia, política e religião. Ficou conhecido como renascimento porque naquela época começou a nascer os novos cientistas e descobridores que explicavam os fatos e motivos de cada coisa acontecer.

    ResponderExcluir
  27. Enfatiza o humanismo renascentista, que fez do homem o ponto de convergência para o saber. Os estudos dos humanistas, que valorizavam intensamente a produção da antiguidade greco-romana, pretendiam evidenciar a capacidade criadora do ser humano, expressa, por exemplo, nas artes. A pintura Mona Lisa de Leonardo da Vinci.

    ResponderExcluir