domingo, 11 de agosto de 2013

1ª série - atividade 1 - 3º bimestre

Responda a questão até dia 15/08. Bom trabalho!


1. Na passagem da época romana para a época medieval, houve não só rupturas, mas também continuidades. Caracterize essas continuidades no campo da
a) religião.
b) língua.

2. Na aula anterior foram apresentadas duas características culturais, uma romana e outra germânica, que ajudaram a construir o universo social do feudalismo. que práticas eram estas? Explique cada uma.

8 comentários:

  1. 1) a) Na passagem da religião ela foi transformada em religião oficial do Império Romano. A partir deste momento, a Igreja Católica começou a se organizar e ganhar força no continente europeu. Nem mesmo a invasão dos povos bárbaros (germânicos) no século V atrapalhou o crescimento do catolicismo.
    b) A literatura medieval é um tema vasto, abrangendo essencialmente todas as obras escritas disponíveis na Europa e além durante a Idade Média (abrangendo o milênio que vai da queda do Império Romano em cerca de 500, até o início do Renascimento florentino em fins do século XV.

    2. O Comitatus - Assembleia de guerreiros, quando brigavam com um da assembleia brigada automaticamente com todos e eles mesmo decidiam quem séria o chefe da assembleia.
    Wergherld - O preço do sangue, somente guerreiros em buscas de guerras e quem ganhava as batalhas ficavam com as terras que ja eram feudos e assim passava a ser o senhor do feudo, mas aliado com o ex dono do feudo.

    ResponderExcluir
  2. 1)
    A) No campo da religião, o cristianismo.
    Pela continuidade e a consolidação que houve, pois também pela conversão dos bárbaros , que foram obrigados a se tornarem cristãos.
    B) No campo da língua, o latim.
    Que teve uma continuidade mas se prevaleceu mais ainda por ser implantado na igreja católica e se tornado uma linguagem culta e ainda deu origem a uma nova língua e influenciou o idioma germânico.
    2 )A característica herdada dos Romanos era o sistema de Colonato, que foi ocasionada pelos Bárbaros que invadiram as cidades e o povo fugiu para o campo, onde pedem abrigo nos campos de colonos que eram os feudos , e os colonos sedem um pedaço de terra onde as pessoas cuidavam de suas terras de onde tiravam seus sustento e também tinham que trabalhar por um certo período de tempo nos campos do dono , sem nenhuma remuneração e as pessoas aceitavam porque não havia outro lugar onde poderiam se instalar
    A característica herdada era comitatus e o wergeld.
    O comitatus, era uma assembleia de guerreiros que se reuniam e escolhiam seus lideres e faziam um pacto onde juravam fidelidade, se era de um era de todos.
    O Wergeld ,eram extremamente guerreiros, e as dívidas tinham que serem pagas com sangue

    ResponderExcluir
  3. 1.a)Na verdade na religião não houve uma ruptura. Pois durante a Idade Média o cristianismo se aproveitou da sua influencia nas épocas passadas
    b)o latim sobreviveu como língua oficial da Igreja porem deixou de ser a linguajem oficial pois se misturou com os outros idiomas bárbaros

    ResponderExcluir
  4. MARIA EUGÊNIA n°09


    1)a- O Cristianismo foi uma religião inicialmente perceguida no início do século IV no início do império romano, cristianismo tomou conta de roma, e não ouve uma ruptura entre a época romana e a medieval.
    b- O latim era o idioma utilizado em várias partes do Império. Quando há a invasão dos bárbaros, há uma mistura nos idiomas formando a língua neolatina.
    2.Sistema de Colonato, No lugar dos latifúndios, começaram a surgir vilas, grandes propriedades rurais que tinha objetivo a auto suficiência. Nas vilas a mão de obra principal passou a ser dos colonos, tranbalhadores que entregavam partes que produziam pro senhor e entroca a permissão de uso de terra.
    Os germanos trouxeram certos costumes que se incorporaram à sociedade nascente, como o padrão de justiça. A prática de conceder terras como recompensa aos homens que se destavam nos combates eram comum entre os germanos. Assim, á medida que avançavam os territorios romanos se tornavam senhores de terras.

    ResponderExcluir
  5. Questões:
    1. A- O cristianismo emerge à época do início do Império Romano. Inicialmente perseguido, por volta do século IV passa a ser tolerado e, em seguida, torna-se a religião oficial do império. Nesse sentido, no plano religioso não houve propriamente uma ruptura entre a época romana e a medieval, uma vez que durante a Idade Média o cristianismo viveu uma grande influência.
    B- O latim foi uma língua muito usada em várias partes do Império Romano.
    Com as invasões bárbaras sobretudo intensificadas a partir do século V – que coincidem com o colapso do Império Romano do Ocidente (476) – tende a ocorrer uma fusão entre o latim e os idiomas de vários povos bárbaros, sobretudo os germânicos, que veio a dar origem às chamadas línguas neolatinas no Ocidente Europeu. Dessa forma, no plano da língua não houve propriamente uma ruptura entre as épocas romana e medieval.

    ResponderExcluir
  6. 1)a)O cristianismo começa no inicio do imperio roamano e ele e perseguido por volta do século IV ele começa a ser aceitado e se torna a religial oficial do imperio
    b)o Latim e usado em varias partes do imperio romano,o latim sobreviveu como língua oficial da Igreja e idioma culto

    2)Dois atos importantes de germanos os comitatos a assembleia de guerreiros e descidiram quem mandava na assembleia e briga 1 briga com todos e Wergherld o preço do sangue

    ResponderExcluir
  7. 1)A. A igreja se colocava como unica representante de Deus, e colocavam na cabeça das pessoas que a unica forma de chegar a Deus era através da igreja.

    B. Eles tinham um sistema de colonato , que durante as invasões barbaras os fugitivos trocavam moradia por serviços e também servia para eles se comunicarem. Sem contar que eles tinhas que ser auto-suficientes (tinham que produzir de tudo um pouco para sobreviver.


    2) Comitatus: Assembléia de guerreiros que juravam fidelidade entre si.
    Wergherrd: eles resolviam as dividas ao preço de sangue, ou seja , a base de guerras e mortes.

    ResponderExcluir
  8. 1. a) O cristianismo foi mais aceito com o decreto do imperador Constantino, dando liberdade de culto. A Igreja incorporou diversos tipos de rituais e crenças germânicas para que os povos recem chegados a aceitassem.
    b) O latim permaneceu como a principal lingua Europeia. Deu origem as línguas português, espanhol, francês, italiano e romeno, pelas diferentes formas de como era falado.

    2. Comitatus é uma relação da sociedade feudal entre o suserano e o vassalo baseadas na honra e lealdade. Wergherld era sede de sangue.

    ResponderExcluir