domingo, 5 de maio de 2013

1ª série 1ª ativ 2º bimestre

Utilize pelo menos 5 conceitos apresentados nesta comanda e faça um trabalho a ser postado até dia 16 de maio tendo o seguinte título: CONTRIBUIÇÕES DA CULTURA GREGA PARA O MUNDO OCIDENTAL.
Conceitos a serem pesquisados:
a)Antropocentrismo; b) humanismo; c) naturalismo; d) individualismo; e) paganismo; f) valorização do belo;
g) religião politeísta e antropomórfica; h) mitologia e panteão dos Deuses; i) Teatro a origem (festas dionisíacas); j) Teatro tragédia e comédia; k) ciências físicas e biológicas; l) Arquitetura e seus estilos; :m) Filosofia pré Socrática; n) Sócrates, Platão e Aristóteles; o) Ceticismo e estoicismo; p) Epicurismo e Cinismo.


13 comentários:

  1. CONTRIBUIÇÕES DA CULTURA GREGA PARA O MUNDO OCIDENTAL.
    A) O antropocentrismo, é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, tudo no universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o homem.Eles colocavam como se o homem fosse perfeito, porque na religião esse falava dos deuses bem humanizados ,eles possuíam fihos com humanos,etc..
    B) Humanismo pode ser definido como um conjunto de ideais e princípios que valorizam as ações humanas e valores morais (respeito, justiça, honra, amor, liberdade, solidariedade, etc). Para os humanistas, os seres humanos são os responsáveis pela criação e desenvolvimento destes valores. Desta forma, o pensamento humanista entra em contradição com o pensamento religioso que afirma que Deus é o criador destes valores.
    O humanismo se desenvolveu e se manifestou em vários campos do conhecimento e das artes.
    Humanismo na antiguidade clássica (Grécia e Roma): manifestou-se principalmente na filosofia e nas artes plásticas. As obras de arte, por exemplo, valorizavam muito o corpo humano e os sentimentos. O antropocentrismo (homem é o centro de tudo) norteou o desenvolvimento intelectual e artístico desta fase.Positivismo: Valorizava o pensamento científico, destacando-o como única forma de progresso. Auguste Comte seu principal idealizador.
    i)Teatro a origem (festas dionisíacas):Havia festas como por exemplo: os jogos olímpicos que eram homenagem a Zeus , só os homens participavam ,e eles praticavam o esporte nu.O teatro é uma homenagem ao Dionísio ,também só homens.
    Origem do teatro grego O teatro grego surgiu a partir da evolução das artes e cerimônias gregas como, por exemplo, a festa em homenagem ao deus Dionísio (deus do vinho e das festas).
    Aspectos do teatro grego antigo
    Durante o período clássico da história da Grécia foram estabelecidos os estilos mais conhecidos de teatro: a tragédia e a comédia. Suas comédias eram fortes sátiras que criticavam diversos aspectos sociais e políticos da sociedade .Os atores representavam usando máscaras e túnicas de acordo com o personagem Os temas mais representados nas peças teatrais gregas eram: tragédias relacionadas a fatos cotidianos, problemas emocionais e psicológicos, lendas e mitos, homenagem aos deuses gregos, fatos heróicos e críticas humorísticas aos políticos. Os atores, além das máscaras, utilizam muito os recursos da mímica.
    J) Teatro tragédia e comédia
    Depois da queda de Atenas e sua destruição pelos persas em 481 a.C. a cidade foi reconstruída, e o teatro passou a desempenhar um papel ainda mais importante na cultura e no orgulho cívico locais. Com a evolução da forma e a introdução de enredos fictícios ou contemporâneos se estabilizaram dois gêneros principais, já plenamente cênicos: a tragédia e a comédia. Nas Grandes Dionísias três poetas concorriam, cada um com três tragédias e um drama satírico.
    l) Arquitetura e seus estilos
    Os templos gregos de pedra, cercados por uma série de colunas que sustentavam o teto, seguiam em geral três diferentes arranjos que chamamos atualmente de ordens ou de estilos arquitetônicos: o dórico, o jônico e o coríntio.Os estilos dórico e jônico são os mais antigos da arquitetura grega. O estilo dórico é simples, sólido, sóbrio e elegante; os primeiros exemplos datam do fim do século VII a.C. O estilo jônico é caracterizado pelo graça, esbelteza e delicadeza dos detalhes; os exemplos mais antigos datam do século VI a.C.
    O estilo coríntio, versão mais elaborada do estilo jônico, tem profusos detalhes ornamentais, notadamente plantas estilizadas. A parte do templo sustentada pelas colunas, a arquitrave, tinha diferenças de forma em cada um dos três estilos; em todos eles, no entanto, relevos e outros enfeites eram acrescentados. Na parte inferior das colunas jônicas havia também, em alguns casos, relevos decorativos.

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  2. a) Antropocentrismo: O homem é referencial para tudo na arte grega;
    b) Humanismo: Valorização das atitudes dos homens;
    c) Naturalismo: Representação do homem transmitindo emoções;
    d) Individualismo: O homem como medida de todas as coisas;
    e) Paganismo: Religião sem preceitos,morais ou éticos;
    f) Valorização do belo: Uso da proporcionalidade
    Por: Lucilia

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  3. Contribuições da cultura grega para o mundo ocidental

    A) Antropocentrismo = O antropocentrismo é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, o universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o homem. É normal se pensar na idéia de "o homem no centro das atenções".
    O antropocentrismo outra herança do povo grego, foi fundamental para a definição do pensamento ocidental, influenciando diversas áreas do conhecimento, das artes às religiões. Uma idéia original e única em todo o mundo.

    L) Arquitetura e seus estilos = No chamado período geométrico, a arte se restrigiu à decoração de variados utensílios e ânforas. Esses objetos eram pintados com motivos circulares e semicirculares, dispostos simetricamente. A técnica aplicada nesse trabalho foi herdada das culturas cretense e micênica. Passado muito tempo, a partir do século VII a.C., durante o denominado perído arcaico, a arquitetura e a escultura experimentaram um notável desenvolvimento graças à influência dessas e outras culturas mediterrâneas.

    M)Filosofia pré socratica = Esse período caracteriza-se como uma nova forma de analisar e ver a realidade. Antes esta era analisada e entendida, apenas do ponto de vista mítico, agora é proposto o uso da razão, o que não significa dizer que a filosofia vem para romper radicalmente com o mito, mas sim para suscitar o uso da razão no esclarecimento, sobretudo da origem do mundo. Os antigos relatos míticos da origem, inicialmente transmitidos oralmente e depois transformados em poemas por Homero e Hesíodo, são questionados pelos pré-socráticos, cujo objetivo principal é explicar a origem do mundo a partir do "arché" ou seja, o elemento originário e constitutivo de todas as coisas. Nessa busca de desvendar racionalmente a origem, cada um surge com uma explicação diferente

    C) Naturalismo = Naturalismo é a visão de que o método científico é a única forma efetiva de investigar a realidade universal. O naturalismo não necessariamente diz que os fenômenos e hipóteses inicialmente descritos como sobrenaturais não existem ou são necessariamente forjados, mas defende que todos os fenômenos no universo que podem de alguma forma ser percebidos e estudados pelo homem são passíveis de serem estudados pelos mesmos métodos atrelados aos estudos dos fenômenos naturais já conhecidos (método científico), e que portanto qualquer coisa considerada inicialmente sobrenatural é ou inexistente - se não uma fraude uma ilusão atrelada às imperfeições dos sentidos - ou equivalente a um fenômeno natural. Alguns naturalistas insistem que uma distinção legítima entre entidades sobrenaturais e entidades naturais não é sequer passível de ser feita em termos conceituais.

    I) Teatro a origem = Um dos aspectos mais significativos da cultura grega antiga foi o teatro. Os gregos o desenvolveram de tal forma que até os dias atuais, artistas, dramaturgos e demais envolvidos nas artes cênicas sofrem a influência suas influências. Diversas peças teatrais criadas na Grécia Antiga são até hoje encenadas.
    O teatro grego surgiu a partir da evolução das artes e cerimônias gregas como, por exemplo, a festa em homenagem ao deus Dionísio (deus do vinho e das festas). Nesta festa, os jovens dançavam e cantavam dentro do templo deste deus, oferecendo-lhe vinho. Com o tempo, esta festa começou a ganhar uma certa organização, sendo representada para diversas pessoas.

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  4. Contribuições da cultura grega para o mundo ocidental.
    Humanismo: O Humanismo pode ser definido como um conjunto de ideais e princípios que valorizam as ações humanas e valores morais (respeito, justiça, honra, amor, liberdade, solidariedade, etc). Para os humanistas, os seres humanos são os responsáveis pela criação e desenvolvimento destes valores. Desta forma, o pensamento humanista entra em contradição com o pensamento religioso que afirma que Deus é o criador destes valores.
    Período Naturalista pré-socrático, em que o interesse filosófico é voltado para o mundo da natureza: O primeiro período do pensamento grego toma a denominação substancial de período naturalista, porque a nascente especulação dos filósofos é instintivamente voltada para o mundo exterior, julgando-se encontrar aí também o princípio unitário de todas as coisas; e toma, a denominação cronológica de período pré-socrático, porque precede Sócrates e os sofistas, que marcam uma mudança e um desenvolvimento e, por conseguinte, o começo de um novo período na história do pensamento grego. Esse primeiro período tem início no alvor do VI século a.C., e termina dois séculos depois, mais ou menos, nos fins do século V.
    Paganismo: Paganismo é um termo geral, normalmente usado para se referir a tradições religiosas politeístas.
    É usado principalmente em um contexto histórico, referindo-se a mitologia greco-romana, bem como as tradições politeístas da Europa e do Norte da África antes da cristianização. Num sentido mais amplo, seu significado estende-se às religiões contemporâneas, que incluem a maioria dasreligiões orientais e as tradições indígenas das Américas, da Ásia Central, Austrália e África, bem como às religiões étnicas não-abraâmicas em geral. Definições mais estreitas não incluem nenhuma das religiões mundiais e restringem o termo às correntes locais ou rurais que não são organizadas como religiões civis. Uma característica das tradições pagãs é a ausência de proselitismo e a presença de uma mitologia viva, que explica a prática religiosa.
    Individualismo: é um conceito político, moral e social que exprime a afirmação e a liberdade do indivíduo frente a um grupo, à sociedade e ao Estado.
    O Homem do renascimento passou a apoiar a competição e a desenvolver uma crença baseada em que o homem tudo poderia,desde que tivesse vontade,talento e capacidade de ação individual.
    O individualismo, em princípio, opõe-se a toda forma de autoridade ou controle sobre os indivíduos e coloca-se em oposição ao coletivismo, no que concerne à propriedade. O individualista pode permanecer dentro da sociedade e de organizações que tenham o indivíduo como valor básico - embora as organizações e as sociedades, contraditoriamente, carreguem outros valores, não necessariamente individualistas, o que cria um estado de permanente tensão entre o indivíduo e essas instâncias de vida social.
    Nas sociedades contemporâneas, uma vez que o indivíduo se constitui na relação com o outro e em função de várias experiências e papéis sociais, participando de vários mundos, a sua personalidade não é um monolito: o indivíduo não é um mas muitos, em função de suas circunstâncias. Uma primeira dificuldade do individualismo seria, portanto, a de definir o indivíduo, destacando-o da esfera do coletivo - que, de certa forma, o constitui e lhe dá sentido.
    Antropocentrismo: é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, tudo no universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o homem.
    Sendo assim, contribuindo para a formação de religião, pensamento e opinião, e podendo passar para o mundo ocidental.

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  5. Parte 1 :

    Contribuições da cultura grega no mundo ocidental.

    • Religião politeísta e antropomórfica:

    # Religião Politeísta é aquela que é feita por uma base que é a crença em mais do que uma divindade de gênero masculino, feminino ou indefinido, sendo que cada uma é considerada uma entidade individual e independente com uma personalidade e vontade próprias, governando sobre diversas atividades, áreas, objetos, instituições, elementos naturais e mesmo relações humanas. Ainda em relação às suas esferas de influência, de notar que nem sempre estas se encontram claramente diferenciadas, podendo naturalmente haver uma sobreposição de funções de várias divindades.
    # Religião Antropomórfica é uma forma de pensamento que atribui características ou aspectos humanos a Deus, deuses, elementos da natureza, animais e constituintes da realidade em geral. Nesse sentido, toda a mitologia grega, por exemplo, é antropomórfica.

    • Filosofia Pré Socrática:
    # Pré Socráticos são os filósofos anteriores a Sócrates que viveram na Grécia por volta do século VI a.C., considerados os criadores da filosofia ocidental.
    Essa fase, que corresponde à época de formação da civilização helênica, caracteriza-se pela preocupação com a natureza e o cosmos. Ela inaugura uma mentalidade baseada na razão que tenta abandonar o sobrenatural e a tradição mítica como explicação da ordem natural do Cosmos.
    Estes pensadores, chamados filósofos da natureza (da physis) pertencem ao período que se convencionou chamar Período Cosmológico.
    As escolas jônica, eleática, atomista e pitagórica são as principais deste período.

    Os físicos da Jônia, como Tales de Mileto, Anaximandro, Anaxímenes e Heráclito, procuram explicar o mundo pelo desenvolvimento de uma natureza anterior e comum a todas as coisas a que chamam arquê, o princípio organizador do Cosmos. Esse princípio buscam-no, sobretudo, entre 4 elementos naturais fundadores: água, ar, terra e fogo.
    Heráclito afirma a estrutura contraditória e dinâmica do real. Para ele, tudo está em constante modificação. Daí sua frase "Não nos banhamos duas vezes no mesmo rio", já que nem o rio nem quem nele se banha são os mesmos em dois momentos diferentes da existência.
    Os pensadores de Eleia, como Parménides e Anaxágoras, ao contrário, dizem que o ser é unidade e imobilidade e que a mutação não passa de aparência. Para Parménides, o ser é ainda completo, eterno e perfeito. Os atomistas, como Leucipo e Demócrito, sustentam que o Universo é constituído de átomos eternos, indivisíveis e infinitos reunidos aleatoriamente.

    Pitágoras afirma que a verdadeira substância original é a alma imortal, que preexiste ao corpo e no qual se encarna como em uma prisão, como castigo pelas culpas da existência anterior. O pitagorismo representa a primeira tentativa de apreender o conteúdo inteligível das coisas, a essência, que faz identificar ao número, como arqué universal.


    Alguns filósofos pre-socráticos:

    # Tales de Mileto
    # Anaximandro
    # Anaxímenes
    # Anaxágoras
    # Heraclito
    # Pitágoras
    # Parménides
    # Leucipo
    # Demócrito


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  6. Parte 2 :
    • O humanismo é considerado como uma fase de transição onde se discutia sobre o Teocentrismo e o Antropocentrismo ou seja, a fé contra a razão. A época do humanismo se estende desde 1434, quando Fernão Lopes foi nomeado cronista-mor da Torre do Tombo, até 1527, com a chegada de Sá de Miranda a Portugal. O texto com mais destaque desse período foi a prosa, devido ao trabalho dos cronistas. Além disso, o humanismo causou o surgimento do teatro popular em Portugal através de Gil Vicente.
    Atualmente o teatro vicentino ainda exerce uma grande influência, um exemplo é a peça O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, que se tornou muito mais popular pela sua adaptação para o cinema.


    • Sócrates , Platão , Aristóteles:
    # Platão: foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga. Platão fundou a Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental.
    Platão nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C. e morreu em 347 a.C.
    Inicialmente, Platão entusiasmou-se com a filosofia de Crátilo, um seguidor de Heráclito. No entanto, por volta dos 20 anos, encontrou o filósofo Sócrates e tornou-se seu discípulo até a morte deste.
    # Aristóteles: O Filósofo grego Aristóteles nasceu em 384 a.C., na cidade antiga de Estágira, e morreu em 322 a.C. Seus pensamentos filosóficos e idéias sobre a humanidade tem influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico. Suas obras influenciaram também na teologia medieval da cristandade.
    #Sócrates: Sócrates nasceu em Atenas, cremos que em 470 aC. Ele fundou a filosofia Ocidental Seus primeiros estudos e pensamentos foram sobre a natureza da alma humana. Sócrates era considerado um dos mais sábios e inteligentes. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano. Sócrates não foi muito bem aceito por parte da aristocracia grega, pois defendia algumas ideias contrárias ao funcionamento da sociedade grega. Criticou muitos aspectos da cultura grega, afirmando que muitas tradições, crenças religiosas e costumes não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos gregos. Em função de suas ideias inovadoras para a sociedade, começa a atrair a atenção de muitos jovens atenienses. Suas qualidades de orador e sua inteligência, também colaboraram para o aumento de sua popularidade. Temendo algum tipo de mudança na sociedade, a elite mais conservadora de Atenas começa a encarar Sócrates como um inimigo público e um agitador em potencial. Foi preso, acusado de pretender subverter a ordem social, corromper a juventude e provocar mudanças na religião grega. Em sua cela, foi condenado a suicidar-se tomando um veneno chamado cicuta, em 399 AC.

    • Paganismo:
    # O paganismo procede da palavra Pagão, no feminino, pagã, que são atividades, festividades de pessoas não cristãs, ou adoradoras de deuses místicos.
    Como exemplo de festividades pagãs, temos o natal, o ano novo, a páscoa, os aniversários, etc.


    Diferente dos pagãos, que são politeístas, os cristãos são monoteístas, ou seja, adoram apenas um Deus. Logo, os cristãos verdadeiros não participam das atividades pagãs, apesar de serem comuns na sociedade em geral.


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  7. D)INDIVIDUALISMO: O individualismo está relacionado à individualidade, ou seja, à capacidade de se reconhecer como unidade, ainda que integrada a um contexto maior. Somos indivíduos com peculiaridades próprias, uma parte única em um universo composto de pessoas diferentes que partilham interesses comuns.
    B)HUMANISMO: O Humanismo pode ser definido como um conjunto de ideais e princípios que valorizam as ações humanas e valores morais, como: justiça, liberdade,amor, solidariedade entre outras.
    M)FILOSOFIA PRÉ SOCRÁTICA:Pré-socráticos são os filósofos anteriores a Sócrates que viveram na Grécia por volta do século VI a.C., considerados os criadores da filosofia ocidental.
    Essa fase, que corresponde à época de formação da civilização helénica, caracteriza-se pela preocupação com a natureza e o cosmos. Ela inaugura uma mentalidade baseada na razão que tenta abandonar o sobrenatural e a tradição mítica como explicação da ordem natural do Cosmos.
    Estes pensadores, chamados filósofos da natureza (da physis) pertencem ao período que se convencionou chamar Período Cosmológico.
    As escolas jónica, eleática, atomista e pitagórica são as principais deste período.
    I)TEATRO A ORIGEM(FESTAS DIONISÍACAS):O teatro teve sua origem no século VI a.C., na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas em homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho, do teatro e da fertilidade. Essas festas, que eram rituais sagrados, procissões e recitais que duravam dias seguidos, aconteciam uma vez por ano na primavera, períodos em que se fazia a colheita do vinho naquela região.
    O teatro grego que hoje conhecemos surgiu, segundo historiadores, de um acontecimento inusitado. Quando um participante desse ritual sagrado resolve vestir uma máscara humana, ornada com cachos de uvas, sobe em seu tablado em praça pública e diz: “Eu sou Dionísio!”. Todos ficam espantados com a coragem desde ser humano colocar-se no lugar de um deus, ou melhor, fingir ser um deus, coisa que até então não havia acontecido, pois um deus era para ser louvado, era um ser intocável. Este homem chamava-se Téspis, considerado o primeiro ator da história do teatro ocidental.
    E)PAGANISMO:É usado principalmente em um contexto histórico, referindo-se a mitologia greco-romana, bem como as tradições politeístas da Europa e do Norte da África antes da cristianização. Num sentido mais amplo, seu significado estende-se às religiões contemporâneas, que incluem a maioria das religiões orientais e as tradições indígenas das Américas, da Ásia Central, Austrália e África, bem como às religiões étnicas não-abraâmicas em geral. Definições mais estreitas não incluem nenhuma das religiões mundiais e restringem o termo às correntes locais ou rurais que não são organizadas como religiões civis. Uma característica das tradições pagãs é a ausência de proselitismo e a presença de uma mitologia viva, que explica a prática religiosa.

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  8. CONTRIBUIÇÕES DA CULTURA GREGA PARA O MUNDO OCIDENTAL.
    b) é a filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importância. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade. Embora a palavra possa ter diversos sentidos, o significado filosófico essencial destaca-se por contraposição ao apelo ao sobrenatural ou a uma autoridade superior.Desde o século XIX, o humanismo tem sido associado ao anti-clericalismo herdado dos filósofos Iluministas do século XVIII.
    m) é o nome pelo qual são conhecidos aqueles filósofos da Grécia Antiga que, como sugere o nome, antecederam a Sócrates. Essa divisão propriamente, se dá mais devido ao objeto de sua filosofia, em relação à novidade introduzida por Platão, do que à cronologia - visto que, temporalmente, alguns dos ditos pré-socráticos são contemporâneos a Sócrates, ou mesmo posteriores a ele.
    n)Esses três filósofos foram os inauguradores da filosofia ocidental como a que concebemos ainda hoje em muitos aspectos. O período em que Sócrates, Platão e Aristóteles despontaram é considerado como o período áureo da Filosofia, dada a imensa contribuição deles para o avanço do pensamento filosófico.Antes de se falar de Sócrates, Platão e Aristóteles, é imprescindível, também, abordar sobre os sofistas que foram pensadores contemporâneos a Sócrates e juntamente com ele, foram os primeiros falar sobre as questões morais dentro do âmbito filosófico. Os sofistas eram pensadores que realizavam viagens de cidade em cidade e, através de discursos públicos, atraíam jovens discípulos, os quais pagavam taxas por essa educação recebida. Apesar de serem pessoas muito refutadas por outros filósofos como Aristóteles por exemplo, os sofistas exerceram um grande papel para a evolução histórica da Filosofia.
    o)Ceticismo:é a doutrina que afirma que não se pode obter nenhuma certeza a respeito da verdade, o que implica uma condição intelectual de questionamento permanente e na inadmissão da existência de fenômenos metafísicos, religiosos e dogmas. O termo originou-se a partir do nome comumente dado a uma corrente filosófica originada na Grécia Antiga.
    Esoicismo:é uma escola de filosofia helenística fundada em Atenas por Zenão de Cítio no início do século III a.C. Os estoicos ensinavam que as emoções destrutivas resultam de erros de julgamento, e que um sábio, ou pessoa com "perfeição moral e intelectual", não sofreria dessas emoções. O estoicismo afirma que todo o universo é corpóreo e governado por um Logos(discurso racional)A alma está identificada com este princípio divino como parte de um todo ao qual pertence. Este logos (ou razão universal) ordena todas as coisas: tudo surge a partir dele e de acordo com ele, graças a ele o mundo é um kosmos (termo grego que significa "harmonia").
    p)Cinismo: foi uma corrente filosófica fundada por um discípulo de Sócrates, chamado Antístenes, e cujo maior nome foi Diógenes de Sínope, por volta de 400 a.C., que pregava essencialmente o desapego aos bens materiais e externos. O termo passou à posteridade como caraterização pejorativa de pessoas sem pudor, indiferentes ao sofrimento alheio
    Epicurismo:é o sistema filosófico que prega a procura dos prazeres moderados para atingir um estado de tranquilidade e de libertação do medo, com a ausência de sofrimento corporal pelo conhecimento do funcionamento do mundo e da limitação dos desejos. Já quando os desejos são exacerbados podem ser fonte de perturbações constantes, dificultando o encontro da felicidade que é manter a saúde do corpo e a serenidade do espírito, ensinado por Epicuro de Samos, filósofo ateniense do século IV a.C., e seguído depois por outros filósofos, chamados epicuristas. Epicuro também é conhecido como o Filósofo do Jardim, pelo fato de que lecionou em um, reunindo-se constantemente com seus discípulos.

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  9. CONTRIBUIÇÕES DA CULTURA GREGA PARA O MUNDO OCIDENTAL.

    a)O antropocentrismo tem a mesma definição que o humanismo o que siqnifica que o homem é o centro das atenções.

    b)humanismo:através das suas obras, os intelectuais e artistas passaram a explorar temas que tivessem relação com a figura humana, inspirados pelos clássicos da Antiguidade greco-romana como modelos de verdade.

    c)Naturalismo é uma escola literária conhecida por ser a radicalização do Realismo, baseando-se na observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade.

    i)A origem do teatro remonta ao homem primitivo e a todas as suas formas de rituais.Acredita-se que a ideia de teatro tal como conhecemos hoje surgiu na Grécia Antiga, no século IV a.C. O termo grego “theatron” significa “lugar para ver”. No theatron eram realizadas cerimônias religiosas em honra a Dionísio, o deus grego do vinho. Na celebração da colheita de uvas (vindima) havia música, dança e apresentações do ditirambo.O ditirambo era um hino cantado e representado por um coro fantasiado.

    p)Epicurismo se distingue o desejo para encontrar a felicidade, buscar a saúde da alma, lembrando que o sentido da vida é o prazer, objetivo imediato de cada ação humana considerando sem sentido as angústias em relação à morte, e a preocupação com o destino. Cinismo é o termo que permite fazer referência à insolência, ao descaramento e à falta de vergonha na hora de mentir ou de defender ações que são condenáveis.

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  10. CONTRIBUIÇÕES DA CULTURA GREGA PARA O MUNDO OCIDENTAL.
    a) Antropocentrismo: que vem do Renascimento (do grego anthropos, "humano"; e kentron, "centro") é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, o universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o Homem. É normal se pensar na ideia de "o Homem no centro das atenções".
    b) Humanismo: é a filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importância. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade. Embora a palavra possa ter diversos sentidos, o significado filosófico essencial destaca-se por contraposição ao apelo ao sobrenatural ou a uma autoridade superior.
    c) Naturalismo: é uma escola literária conhecida por ser a radicalização do Realismo, baseando-se na observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade. A escola esboçou o que se pode declarar como os primeiros passos do pensamento teórico evolucionista de Charles Darwin. O naturalismo como forma de conceber o universo constitui um dos pilares da ciência moderna, sendo alvo de considerações também de ordem filosófica.
    d) Individualismo: é um conceito político, moral e social que exprime a afirmação e a liberdade do indivíduo frente a um grupo, à sociedade e ao Estado. O Homem do renascimento passou a apoiar a competição e a desenvolver uma crença baseada em que o homem tudo poderia,desde que tivesse vontade, talento e capacidade de ação individual.
    e) Paganismo (do latim paganus, que significa "camponês", "rústico"1 ) é um termo geral, normalmente usado para se referir a tradições religiosas politeístas. É usado principalmente em um contexto histórico, referindo-se a mitologia greco-romana, bem como as tradições politeístas da Europa e do Norte da África antes da cristianização. Num sentido mais amplo, seu significado estende-se às religiões contemporâneas, que incluem a maioria das religiões orientais e as tradições indígenas das Américas, da Ásia Central, Austrália e África, bem como às religiões étnicas não-abraâmicas em geral.

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  11. 1-Humanismo: O humanismo renascentista propõe o antropocentrismo. O antropocentrismo era a idéia de "o homem ser o centro do pensamento filosófico", ao contrário do teocentrismo, a idéia de "Deus no centro do pensamento filosófico". O antropocentrismo surgiu a partir do renascimento cultural.
    2-Antropocentrismo: Antropocentrismo que vem do Renascimento (do grego άνθρωπος, anthropos, "humano"; e κέντρον, kentron, "centro") é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, o universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o Homem. É normal se pensar na idéia de "o Homem no centro das atenções". O termo tem duas aplicações, um lugar comum na historiografia qualificar como antropocêntrica a cultura renascentista e moderna, em contraposição ao suposto teocentrismo da Idade Média. A transição da cultura medieval à moderna é freqüentemente vista como a passagem de uma perspectiva filosófica e cultura centrada em Deus a uma outra, centrada no homem ainda que esse modelo tenha sido reiteradamente questionado por numerosos autores que buscaram mostrar a suposta continuidade entre a perspectiva medieval e a renascentista.

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  12. 3- Filosofia pré Socrática: Pré-socráticos são os filósofos anteriores a Sócrates que viveram na Grécia por volta do século VI a.C., considerados os criadores da filosofia ocidental.Corresponde à época de formação da civilização helénica, preocupavam-se com a natureza e o cosmos. Ela inaugura uma mentalidade baseada na razão que tenta abandonar o sobrenatural e a tradição mítica como explicação da ordem natural do Cosmos. Estes pensadores, chamados filósofos da natureza (da physis) pertencem ao período que se convencionou chamar Período Cosmológico.
    As escolas jónica, eleática, atomista e pitagórica são as principais deste período. Os físicos da Jônia, como Tales de Mileto, Anaximandro, Anaxímenes e Heráclito, procuram explicar o mundo pelo desenvolvimento de uma natureza anterior e comum a todas as coisas a que chamam arquê, o princípio organizador do Cosmos. Esse princípio buscam-no, sobretudo, entre 4 elementos naturais fundadores: água, ar, terra e fogo.Segue abaixo cada teoria desses filósofos:
    Heráclito afirma a estrutura contraditória e dinâmica do real. Para ele, tudo está em constante modificação. Daí sua frase "Não nos banhamos duas vezes no mesmo rio", já que nem o rio nem quem nele se banha são os mesmos em dois momentos diferentes da existência.
    Os pensadores de Eleia, como Parménides e Anaxágoras, ao contrário, dizem que o ser é unidade e imobilidade e que a mutação não passa de aparência. Para Parménides, o ser é ainda completo, eterno e perfeito. Os atomistas, como Leucipo e Demócrito, sustentam que o Universo é constituído de átomos eternos, indivisíveis e infinitos reunidos aleatoriamente.
    Pitágoras afirma que a verdadeira substância original é a alma imortal, que preexiste ao corpo e no qual se encarna como em uma prisão, como castigo pelas culpas da existência anterior. O pitagorismo representa a primeira tentativa de apreender o conteúdo inteligível das coisas, a essência, que faz identificar ao número, como arqué universal.
    4- Paganismo: é usado para se referir a tradições religiosas politeístas. Na perspectiva cristã, o termo foi historicamente usado para englobar todas as religiões não-abraâmicas.O termo "pagão" é uma adaptação cristã do "gentio" do judaísmo e, como tal, tem um viés abraâmico inerente, com todas as conotações pejorativas entre o monoteísmo ocidental, comparáveis aos pagãos e infiéis também conhecidos como kafir e mushrik no Islã.
    5- Havia na Grécia Antiga três grandes festivais em homenagem a Dionisio: as Dionísias Rurais, que se celebrava a meio do inverno e que se destinava a solicitar os favores de Dionisio à fertilidade das terras; o Festival de Lenaea, que decorria em janeiro, devotado aos casamentos; e o principal festival para o qual as peças gregas que chegaram aos nossos dias foram escritas: a Grande Dionísia ouDionísia Urbana, celebrada em Atenas. Em 534 a.C., Pisistrato, governante de Atenas, traz para a cidade um ritual dionisíaco e altera-o criando competições dramáticas, chamadas Grandes Dionisíacas. Téspis consegue o primeiro lugar nesse mesmo ano. Nos 50 anos seguintes as competições tornam-se eventos periódicos. Os preparativos da “Grande Dionísia” eram feitos com 10 meses de avanço. Os poetas que desejavam competir tinham, primeiro que submeter as suas obras à autoridade - Archon - e que escolhia uma trilogia, por cada autor - para ser representada. A cada poeta era então atribuído um actor principal e um patrono, o Coregos, um homem abastado que tinha como dever cívico pagar a produção. Os atores eram pagos pelo Estado.

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  13. Postagens conferidas...Rafel e Lucilia, cadê vocês....

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