domingo, 26 de maio de 2013

1ª série 2ª ativ 2º bimestre

Assista a vídeo abaixo e, a seguir, responda ao que se pede. Postar até dia 03/06


1.     1.   No início da vídeo aula o professor identifica uma semelhança entre a civilização romana e a civilização grega. Que semelhança é esta?
2.      2. Cite os três povos , principais formadores de Roma.
3.      3.  Qual foi o primeiro período da história romana e como ele começou?
4.      4.  Que fator dificulta a recriação exata da monarquia romana?
5.      5.  Por que se afirma que a sociedade romana era organizada de forma censitária?
6.      6.  A posse da terra era o único fator para se definir quem era patrício? Justifique.
7.       7. Diferencie a condição plebeia da condição cliente.
8.       8. Por que Roma era considerada escravista?
9.       9. Qual era a principal atividade econômica do período monárquico?
10.  10.  Quais as características da republica romana?
11.  11.  Qual é a principal preocupação da república?

12.   12. Difira a república romana da democracia grega.

8 comentários:

  1. 1. A civilização romana praticamente possuia as mesmas caracteristicas que a grega, prncipalmente a relação modo de produção escravista.
    2. Povos Etruscos, Latinos e Gregos.
    3.Os Etruscos começam com um processo de expansão, assim entrando em contanto com outros povos, se misturando com os latinos e depois com os gregos. O processo de expanção chamado Monarquia.
    4.
    5.
    6.Não pois tinham poder economico, politico e maior acesso ao direito.
    7. Os plebeus eram homens livrres, ok clientes eram agregados das familias patricias e tinha privilegios, mas se viam dependentes dessas familias, pricipalmente e termos politicos.
    8. Havia uma divisão social marcada em os homens livres e os homens não livres.
    9.Agricultura.
    10.O estado era um bem comum(público), gorvernantes não devia usar o estado para fins lucrativos, o estado não é propriedade do governante, a republuica romana é censitária.
    11.A principal preocupação da republica é, uma vez se tornando um governante o seu objetivo é gerar o bem publico.
    12.A grecia se preocupava com a aparticipação politica, a romana era censitario de participação politica, se um tinha mais terras e mais dinheiro que o outro, tem mais participação politica do que o outro. Em atenas umas vez cidadão(rico ou pobre), sempre tera os mesmos direitos que qualquer outro, em roma a participação politica censitaria, oque tinha dinheiro teria mais direitos politicos do que os outros, uma vez que patricios e plebeus estivesse em cargo politico ele seria obrigado a exercer o bem comum.

    ResponderExcluir
  2. 1 - Produção escravista
    2 - Etruscos , Latinos e Gregos
    3 - Monarquia que foi o primeiro período , isso aconteceu quando os Etruscos se fundem com os Latinos e posteriormente com os gregos ao sul.
    4 - O fato deles ser muito baseado em mitos.
    5 - Uma sociedade dividida por renda , que tem pequena mobilidade social e pautada principalmente na posse da terra .
    6 - Para serem considerados patrícios , alem de terem que ser donos de terras tinham também que ter posse daquelas terras ha pelo menos 2 gerações . As camadas que tinham mais terras , se destacavam como as camadas que tinham maior poder e direito dentro da sociedade Romana.
    7 - Os plebeus eram agregados das famílias patrícias ,e os clientes eram livres mas dependentes dos patrícios.
    8 - Porque havia uma divisão social bem distinta marcadas entre os homens livres e os homens não livres.
    9 - Agricultura.
    10- sistema administrativo do estado
    11- A principal preocupação é que quando se tornassem um governante ou um homem publico , o seu objetivo passa a ser gerar o bem publico ,
    12 - Na democracia grega tem uma grande preocupação na participação da relação politica . Todos os homens com mais de 18 anos eram considerados iguais socialmente , não eram comparados nem separados por ter mais ou menos dinheiro , ja a republica romana não se preocupa com isso , uma vez que patricio ele tinha que ter total comando e ele decidia como iria ser melhor para o povo dele.

    ResponderExcluir
  3. 1) As duas civilizações tinham as mesmas características, principalmente no modo de produção escravista.

    2) Segundo os historiadores, a fundação de Roma se resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da Península Itálica, são eles: gregos, etruscos e italiotas.

    3) O primeiro período foi a monarquia. Devido a ausência de documentos escritos sobre esse período, seu estudo é feito com base em pesquisas arqueológicas e nas interpretações de lendas. Este período abrange a fundação de Roma em meados do século VIII a.C., até o fim de período monárquico, com a deposição do último rei etrusco, Tarquínio O soberbo e consequentemente o estabelecimento da República.

    4)A carência muito grande de fontes históricas escritas, pois sua história é muito mais pautada em mitos, o que dificulta um estudo mais aprofundado sobre o período.

    5)Porque era uma sociedade dividida por renda, com pequena mobilidade social, e pautada principalmente na posse da terra.

    6) Sim, pois para ser patrícios era preciso ter as terras por pelo menos duas gerações na família. Era importante na Roma ser de uma família tradicional e que tradicionalmente já tinha a posse da terra.

    7)A diferença entre patrícios e plebeus era marcada por barreiras de tabus extremamente exclusivas. A princípio, os plebeus não possuíam direitos políticos nem civis.

    8) É importante que você entenda que Roma só passou a ter sua economia baseada na mão-de-obra escravista após a Republica, já que no período monárquico essa prática só acontecia com pessoas endividadas. Na Republica, uma grande expansão territorial romana, a quantidade de guerras aumenta muito, gerando assim um grande número de prisioneiros, que seriam utilizados como mão-de-obra escrava. A partir dai a economia romana passou a ser ainda mais dependente do escravismo.
    9)As atividades econômicas estavam concentradas basicamente no interior do Brasil,na região centro sua. A principal atividade econômica era a mineração, mas existiam atividades agrícolas, comércio e atividades extrativas. Havia ainda o começo de uma produção industrial. Há havia nessa época um intenso comércio de escravos, alimentado pelo tráfico negreiro.

    ResponderExcluir
  4. 10) Com a instalação da República, os patrícios (famílias poderosas) organizaram uma estrutura social e administrativa que lhes permitia exercer domínio sobre Roma e desfrutar os privilégios do poder. Os patrícios controlavam a quase totalidade dos altos cargos da República. Esses cargos eram exercidos por dois cônsules e outros importantes magistrados. Havia, ainda, a Assembléia dos Cidadãos, manobradas pelos ricos patrícios. Os plebeus constituíam a maioria da população, mesmo não tendo poder. A segurança de Roma precisava de um exército forte e numeroso, os plebeus eram indispensáveis para essa formação. Como os plebeus sabiam que eram indispensáveis e estavam cansados de tanta exploração, eles se recusarão a servir o exército , o que representou um duro golpe na estrutura militar de Roma. Iniciaram assim uma longa luta política contra os patrícios por mais de um século, para conquistar direitos, como o de participar das decisões políticas, exercer cargos da magistratura ou casar-se com patrícios. Para retornar ao serviço militar, os plebeus fizeram várias exigências aos patrícios e conquistaram direitos. Porém essas conquistas não beneficiaram igualmente todos os membros da plebe, desprezando assim o povo pobre (a parte pobre plebeia). No entanto, dentro dos novos direitos conquistados, o povo Romano passou a ser servo dos direitos e obrigações para serem livres. O livre pode ter várias interpretações, porém a melhor interpretação seria livre dentro dos limites de direitos e deveres estabelecidos.

    11) Sua maior preocupação é uma vez que um homem se torna um governante, alguém publico de poder público o seu objetivo passa a ser gerar o bem público, torna-se um ato de corrupção para obter fins de caráter exclusivamente privado.

    12) Na democracia grega existe uma grande preocupação em relação a participação politica, o cidadão tinha plena participação política e a sua participação ocorria de forma igualitária a qualquer outro homem livre maior de 18 anos, em Atenas não existia um processo censitário de participação política, pois em um critério afirmava que alguns por terem mais renda, por terem mais terras tinham mais participação política do que o outro, a principal preocupação na democracia atem ince era o que ocorria entre os cidadãos, uma vez cidadão sendo rico ou pobre, sempre teriam os mesmos direitos que os outros. Já a república romana não se preocupa, na república a participação política era censitária, os que tinham terras, os que eram patrícios tinham mais direitos políticos do que os outros.

    Por: Lucilia Cardoso

    ResponderExcluir
  5. 1.O modo de produção escravista.

    2.Estruscos, Latinos e Gregos.

    3.Foi o periodo chamado de Monarquia e ele começou com a formação de uma sociedade cesitária.

    4.Pelo fato de ter uma carência de fontes históricas escritas.

    5.Porque ela se dividia por renda, com pequena mobilidade social e principalmente na posse de terra.

    6.Não.Porque além de ter a terra eles tinham que passar a terra por no minimo 2 gerações na familia.

    7.Os plebeus eram livres e os clientes eram agragados dos patricios.

    8.Porque a sua divisão social era de homens livres e homens não-livres.

    9.Era a agricultura

    10.Ela não deve utilizar o Estado para fins privados e nem é propriedade do governante

    11.A pricipal preocupação é gerar o bem comum

    12.Na democracia grega existia uma grande preocupação na participação politica em ser igualitária já na república romana era censitária, ou seja, quem tinha mais renda(dinheiro) tinha mais direitos politicos.

    ResponderExcluir
  6. 1)A semelhança entre ambas é o modo de produção escravista.
    2)Chegam os povos indos –europeus na Península Itálica onde lá já habitavam os povos autóctones que eram formados pelos : Lígures e sículos e deram origem a três povos.
    3)O primeiro período da historia Romana foi a monarquia que se iniciou quando Etruscos fizeram o processo de expansão que deu origem a Roma.
    4)Monarquia é governada por reis ,dividida por duas classes sociais:
    • Patrícios –alta sociedade, possuía direito, entre outro privilégios
    • Plebeus - Não possuíam nenhum direito.
    5)Era uma sociedade censitária porque ela era dividida por renda, sociedade com pequena mobilidade social e pautada principalmente pelas terras ,as camadas que possuíam mais terras possuía mais poder e mais direitos dentro da sociedade Romana.
    6)Não além da questão da terra que deveria possuí-la a pelo menos duas gerações, era também visto a questão da hereditariedade era importante ser de uma família tradicional e que tradicionalmente também possuía a posse da terra.
    7)Dentro da plebe havia uma subdivisão que era de um lado a plebe - eram homens livres e do outro os cliente – que eram agregados das famílias patrícios, eles eram muito dependentes dos patrícios, com isso possuíam o poder e a proteção dos patrícios. Quando os patrícios precisavam da opinião publica eles usavam os clientes que sempre iam a favor dos patrícios.
    8)A Roma era considerada escravista não por possuir uma base escravista e sim por ter uma divisão social bem distinta entre homens livres e não livres.
    9)A principal atividade econômica é a agricultura e possuía um comercio incipiente.
    10)As características são:
    •É um sistema administrativo do estado, ela rompe a ideia de que o governo está na mão do governante e sim do povo.
    •O estado não pode ser utilizado para fins pessoais e sim para o povo.
    •Ela é censitária (ela não é democrata) censitária significa que os patrícios que já possuíam poder passavam a possuir mais e os plebeus não possuíam então passaram a possuir .Ela não é democrata porque democracia é o poder igual para todos.
    • Não deve utilizar o estado para fins privados.
    11)A preocupação que existia na republica era que os governante, o homem publico que assumissem o cargo não tirassem isso para fins lucrativos para si mesmo e sim para o bem comum, o estado não é propriedade do governante e sim do povo.
    12)A diferença da republica romana- no inicio era censitária, ou seja, quem possuísse mais era mais o que possuísse menos era menos, porem uma vez que patrício ou plebeu estivesse no poder seria obrigado a ver o bem comum não o bem próprio
    Democracia grega – A participação na politica era o homem livre maior de dezoito anos tinha plena participação igualitária na politica, não havia critério censitário ,ou seja, não importava se ele tinha mais terra ou menos terra ,importava apena se ele era homem livre acima de dezoito anos rico ou pobre.



    ResponderExcluir
  7. 1)A civilizaçao romana basicamente tem a mesma semelhanca principalmente em produçao escravista

    2) Etruscos,Latinos e os Gregos
    3)Tem 2 teorias , uma e a teoria mitologica contada pelo poeta Virgilho e a outra teoria que e a mas importante e a teoria historica q aponta a fusao de povos indo-europeus esses povos indo europeus migraram para a peninsula italica e encontrado povos autoctones orignarios da regiao como os ligores e os siculos e atravez de um processo de fusao desses povos teriamos a origem da civilizaçao romana

    4)Por eles terem poucas informaçoes

    5)e uma sociedade com uma pequena mobilidade social e pautada principalmente na posse da terra ou seja as camadas q tinham mas terras se destacavam como camadas com maiores poderes e com direito dentro da sociedade romana.

    6)Sim para ser patricio prescisa ter no minimo a terra a 2 geraçoes ma familia

    7)Plebeus:os homens livres que dentro dela tem uma plebe que e uma sub divisao que e conhecida como os clientes esses clientes q eram agregados das familias patricias eles tinha privilegios mas eles se viam como totalmente dependente

    8)Roma era escravista porque a sua divisao da sociedade era basicamente entre homens livres e homens n livres
    9)Agricultura
    10)A republica romana e um sistema administrativo do estado , o estado e uma propriedade do governante e um bem comum
    11)a principal preocupaçao e uma vez se tornando governante ou um homem publico o seu objetivo passa a ser gerar o bem publico o bem coletivo
    12)Na democracia grega existe uma grande preocupaçao em relaçao a participaçao politica o cidadao o home livre maior de 18 anos ele tinha uma plena participaçao politica e a principal preocupaçao na democracia ateniense era a questao da isionomia emtre os cidadaos uma vez cidadao rico ou pobre vaiter os mesmo direitos E a republica romana n se preocupa com isso ,se preocupa principalmente na administraçao do estado e no limites do poder publico em relaçao aos itenresses privados.
    Desculpe o atrado

    ResponderExcluir
  8. 1) A relação do modo de produção escravista

    2) Etruscos, Latinos, Gregos

    3) Monarquia, explica desda formação da fundação romana até quando aconteceu uma revolta patricia

    4) Carencia de fontes historicas escritas

    5) Porque as camadas que tinham mais terras se destacavam como as camadas com maior poder e maior direito na sociedade romana da monarquia

    6) Sim, pois quem tinham terras tinham mais direitos,poderes,etc

    7) Os clientes eram agregados das familias patricias, tinham privilegios mas viviam dependente dos patricios.

    8) Por ter uma proporção de mão de obra escrava superior de mão de obra livre

    9) A agricultura

    10) Ela é um sistema administrativo do estado, ela rompe com a noção de que o estado é uma propriedade do dominante ( O estado é da propriedade do povo )

    11) Uma vez se tornando governante ou um homem público, um homem que vai administrar a república, o seu objetivo passa a gerar o bem publico, passa a se tornar um ato de corrupção (usa a republica para obter fins de caráter fins de carater exclusivamente privado)

    12) Na democracia grega o cidadão (homem livre, maior de 18 anos) tinha uma plena participação politica e a sua participação ocorria de forma igualitaria a qualquer outro homem livre maior de 18 anos, em atenas não existia criterios censitarios de participação politica, para ter diferenciar um do outro ( ou seja, receber maior direitos politicos,etc pela sua renda )

    ResponderExcluir