domingo, 5 de maio de 2013

3ª série 1ª ativ 2º bimestre

Assista as quatro partes desta vídeo aulas abaixo e poste um resumo de cada uma delas até 16/05.

16 comentários:

  1. Parte 1

    Com o Brasil abandonado, era fácil invadir, logo a Côrte portuguesa e os nobres resolveram fugir para cá para não serem aprisionados por Napoleão.
    Isto foi um acontecimento improvisado e importante ,pois no final do século xvIII , foi marcante, transformador , já que coisas a acontecer influenciaram , como a Independência dos USA(com o advento da democracia), com a Revolução francesa (com o povo no poder, decaptando o rei.. e ideias) e a Revolução de independência da Inglaterra (inovação da produção), os fatos disseminaram ideias, e a França , por exemplo o caos e Napoleão a conteve. Portugal estava entre esse conflito das potências, e não tinha melhor opção para côrte a não ser fugir.
    Contudo, fomos presenteados posteriormente com os livros da biblioteca real.

    Parte 2

    A partir do Rio Tégio, os portugueses partiram para o Brasil, fugindo nos navios de condições precárias, que evidentemente gerava pragas como os piolhos, e que mais tarde influenciaria aqui no Brasil, uma primeira mudança , a da moda (uso de turbantes). Porém isto era muito pouco perto de aquilo que estava por vir; a coônia sofreu adiantamentos e pouco mais que uma década estava com sua independência.
    Enquanto isto, em Portugal a decadência era visível em varios aspectos; não dentinha o monopólio comercial, fome ,batalhas, mas em algo foi útil, pois Napoleão encontrou Wellington, que derrotaria o Império francês na Batalha de Waterloo. pois levou suas tropas inglesas e realizou o primeiro combate expulsando os franceses de Portugal. Napoleão , para rebater tentou invadir ,mas não tinha o domínio.
    Portugueses e ingleses aliados , gerou o declínio de napoleão na Europa.
    Já no Brasil, os fatos eram diferentes, muito simples, selvagem e relaç~es atrasadas, o que mudaria com a cOrte.

    Parte 3

    Depois de longa e precária viagem, os portugueses chegram ao Brasil, em Salvador e brevemente começou com medidas, abertura dos portos, comercializar.
    Salvador era uma própera província , mas possuía confitos(não querim a transferência da capital para o RJ).
    Assim como já vimos, a Conjuração Baiana, é um bom exemplo de revolta.Os tais portos foram abertos e lotados com produtos inglese , utei mas também com despachos devido ao Bloquieo Continetal.
    'Portugal' chegou ao RJ também, e D. João começou a realizar modificações benéficas, como construções de moinho, escola de engenharia e medicina, fábricas , Banco do Brasil, etc.
    D.joão , falido necessitava de apoio financeiro e político da elite colonial, ''distribuindo'' assim, títulos de nobreza.

    Parte 4

    Rio de Janeiro também era muito simples quando a côrte chegou, havia muito escravo e eles compunham o principal negócio do Rj no fim do período colonial.
    D.João, recebia todos, no seu ''prédio'' , para realizar a cerimônia do beija mão, e para que reclamassem de seus motivos. D. João gostava do Brasil e dependendo dele , teria permanecido, porém foi obrigado a retornar.
    Como já sabemos, Portugal estava o caos, e necessitava de apoio, mas o Brasil já não poderia ser chamado de colônia.
    Uma vez que corte marcou presença, foi consolidado um país grande, uma nação, e a consequência gerada, foi o Brasil de hoje! (bom ou ruim , é subjetivo)

    ResponderExcluir
  2. Em 1807 a corte portuguesa se começa a se mudar para o Brasil, no vídeo ele diz que quando D. João descobre que o exercito de Napoleão esta a caminho de Portugal, sem saída ele resolve a ir para o Brasil, sua colônia, levando sua corte, as pessoas mais importantes da republica e toda a sua família. Diz que passaram dias e centenas de carruagem saiam seus palácios e levando moveis, utensílios, roupas, da família real. Foram certas de 10 mil pessoas e 58 navios para levá-los.
    Demoraram certa de 100 dias para chegar ao Brasil, uma parte foi com D. João para o porto de Salvador, e outra para o Rio de Janeiro. Dizia que D. João chegou a Salvador por engano, mas já confirmado diz que ele tinha todo interesse de ir a Salvador, pois sabia que as ideias iluministas estavam no Brasil e também que Salvador havia feito uma revolta. Chegando lá, com sua carisma fez com o que povo todo o amasse, e logo o Brasil todo, pois essa era a razão de ter ido para lá, após sair de Portugal precisava de uma colônia que acreditava plenamente no seu rei.
    Em 1808 D. João fez o Rio de Janeiro a residência fixa da corte portuguesa e assim começou a mudar o Brasil. Antes da família real o Brasil era um país muito simples, depois que D. João chega ao Rio de Janeiro ele passa a querer fazer com o que Brasil deixa de ser a colônia que era, cria o Banco do Brasil, cria escolas para medicina, engenharia, etc. Como todas as novidades e os brasileiros amando D. João, para ele nunca mais saísse do Brasil, mas chega uma noticia que os portugueses estavam dizendo que sem D. João não voltasse ele perderia o trono. Obrigado a voltar, com ele a corte e a família real vai juntos, porém deixa D. Pedro pois com todos os avanços que fez no Brasil ele sabia que se saísse a independência estava feita no Brasil, para garantir isso deixou seu filho pois era em quem confiava. Quando D. João chega em Portugal, os portugueses não gostaram de saber da situação do Brasil e queria que ele recolonizasse ou poderia até morrer. Então as pressas D. Pedro no dia 7 de setembro de 1822 faz o Brasil um pais independente. Porém nada muda, pois continuamos uma monarquia e com um português o imperador.

    ResponderExcluir
  3. segunda parte:4-Quando a nobreza chegou ao Rio viu uma cidade muito humilde com casinhas brancas e um forte cheiro pois n havia saneamento básico.O Brasil tinha uma grande quantidade escravo quase 2\3 da população e eles faziam de tudo pegavam aguá pegava capim vendiam carvão e leite recolhiam os esgotos das casas e levam em direção ao mar,e quando eles chegavam ao Brasil eles ficavam de quarentena para curar algumas doenças e para engordar,e eles eram tratados como bois,quando iam comprar um escravo se via os dentes e a pele.Dom João levou uma vida muito simples.em 1821 ele voltas para Portugal com 4 mil Portugueses 1\3 das pessoas que veio com ele nas fuga de Portugal.Com o Brasil aqui no Brasil, a situação em Lisboa era critica,tinha sido invadida varias vezes pelo exercito de Napoleão e tinha causado até uma revolta a revolta liberal do porto,que formam uma reunião obrigando Dom João a voltar para Portugal mas saindo do Brasil ele sabia que tinha criado a independência do Brasil porque em uma evolução tão acelerada em pouco tempo não havia maneira de deixa o Brasil como uma colonia.

    ResponderExcluir
  4. 1. Em Portugal, do Palácio de Queluz, onde a Corte partiu de destino ao Brasil há 200 anos átras. A rainha de Portugal não mandava mais, por conta do problema mental que possuía, então seu filho regente, ou seja, o príncipe Dom João, estava no poder, porém não moravam no mesmo palácio. Ao fugir cada um de seu palácio, por causa de uma invasão declarada por Napoleão Bonaparte há três dias atrás, foi um momento desesperador. O intuito de Napoleão era fazer com o que a Corte destituísse o príncipe Dom João, então, o único jeito era fugir. Foram dias terríveis centenas de carruagens e carroças partiram ao destino do Porto de Lisboa, onde haviam objetos de seus próprios interesse, 58 navios estavam a espera da Corte e das outras pessoas, na qual eram os funcionarios importantes, nobres e o resto do povo, no total de 10 à 15 mil pessoas foram destinadas.
    Enquanto isso na Europa, Napoleão estava no auge do poder, onde já era imperador dos franceses, em décadas enfrentou grandes batalhas e não foi reconhecida nenhuma derrota, onde Napoleão conseguiu tirar os reis e as rainhas do poder, ele colocou membros de sua família. No final do seculo XVIII e no inicio do século XIX houveram uns movimento de transformações, quem eram: Independencia dos americanos, Revolução Francesa e a Revolução Industrial na Inglaterra, esses três movimentos fez com que Portugal e Brasil mudassem os seus destinos, porque Bonaparte foi chamado para colocar ordem na França e decretou o Bloqueio Continental contra a Inglaterra que era seu ríval. Quem estava no meio das duas grandes potências eram Portugal que na época não possuía muitos recursos, e então as duas potências tinham interesses nela.
    Com tudo isso, Portugal não tinha saída, então partiu para o Brasil com proteção das navios da Inglaterra, se ele não fosse Dom João seria preso pelas tropas de Napoleão ou caso aderisse a França, Lisboa seria bombardeada pelos navios ingleses que não queriam Portugal caísse nas mãos de Napoleão. Portugal já pensava em partir para o Brasil, mas não sabia que seria por esse motivo, era de lá que eles tiravam ouro, algodão, tabaco, acúcar e outros produtos o que eram produtos de sua "sobrevivência". Em 1807 onde houve a fuga, foi deixado dois tesouros no Porto de Lisboa quando não deu tempo de pegar, então quando N.P chegou no porto se deparou com um dos tesouros e queimou, que seria o das pratarias das Igrejas e o outro que eram livros da Biblioteca Portuguesa onde eram preciosidades foram mandadas depois de três anos para o Brasil.

    ResponderExcluir
  5. 2. Do Rio Tejo foi onde Portugal partiu em direção ao Brasil. Seus navios era precários, sem geladeira, sem ventilação, sem banheiros,onde usavam as cloacas para fazerem suas necessidades, então suas comidas estragavam, a água apodrecia e haviam pragas, como ratos, piolhos, baratas e outras doenças que você poderia pegar por conta da higienização, e até mesmo o piolho. Como as mulheres cortavam as cabeças por conta dos piolhos, elas começaram a usar turbantes, e quando chegou no Rio de Janeiro, a mulherada achou que era uma nova moda da Europa.
    O Brasil como era um país atrasado, com a chegada da Corte depois de treze anos foi declarada a Independência que ocorreu em 1822.
    Depois de horas que a Corte havia partido para o Brasil, Napoleão chegou, durante os treze anos que a Corte estava no Rio de Janeiro o povo que havia ficado sofreu. Portugal se empobreceu muito, virou um protetorado da Inglaterra, a população diminuiu, perdeu o privilegio de comercio com as colonias. E foi em Portugal em que acharam o único homem que havia de enfrentar o francês na Batalha de Waterloon, que era Welinton.
    Foi a partir de Portugal que a resistência do povo português que estavam aliados aos ingleses fez com que Bonaparte conhecesse a derrota.
    Até o periodo em que a Corte chegou no Brasil, ele era uma fazenda extrativista de Portugal, após o descobrimento do ouro houveram muitas pessoas indo para o Brasil atrás de ouro, e os habitantes foram aumentando cada vez mais. Porém, ainda era um país atrasado, precário, sem livros, não havia quase nada.

    3. Chegando em Salvador, depois de dois meses de viagem, os portugueses ficaram impressionados por ninguém ter ido recebê-los, os baianos ouviram boatos de que a corte estava para chegar mas não tinham certeza disso. Então o Conde da Ponte foi receber a Corte, que no entanto era governador da Bahia. Dom João ficando cinco semanas em Salvador,abriu portos e na primeira vez o Brasil estava livre para comercializar com as nações amigas, que na época era só a Inglaterra. Salvador sendo ainda uma província muito próspera, mas haviam revoltas, porque a capital tinha sido levada para o RJ. Antes da chegada da Corte, houve a Conjuração Baiana. Depois que os portos foram abertos, houveram produtos ingleses, chegava de tudo, conforme a a Revolução Industrial produziam bastante.

    ResponderExcluir
  6. 4. Quando a Corte chegou no Rio de Janeiro, na qual era uma simples cidade, pequena e precária por sinal. Era o maior entre ponto o maior negreiro, e recebiam muitos escravos por ano, faziam de tudo, vendias produtos, vendiam águas de casa em casa e quando chegavam a noite pegavam as sujeiras que ficava na cidade e levavam para o mar, que era como se fosse um esgoto a céu aberto. No final do período colonial brasileiro, a escravidão era o principal negócio que havia na cidade, porem quem eram os grandes empresários e fazendeiros eram grandes traficantes de escravos. Quando chegavam doentes, fracos, magros eles ficavam no Mercado do Valongo para se recuperarem, eles chegavam dentro dos porões, o escravo que chegasse vivo no Brasil seria mais valorizado, ou seja, eram como mercadorias.
    Era no Rio de Janeiro que Dom João tinha contato com os ministros e com os embaixadores, ele levou uma vida muito simples. Mas Dom João foi obrigado a voltar a Lisboa em 1821, ou sejá, foram 13 anos no Brasil, e ele sabia o que tinha feito, que foi a Independência do Brasil.

    ResponderExcluir
  7. Vídeo 1/4:

    A primeira parte deste vídeo conta sobre a saída da família real de Portugal e os seus
    motivos que veremos a seguir.
    A família real de Portugal estava fugindo as preces de Portugal pois, o Imperador Napoleão Bonaparte decidiu invadir Portugal e também porque, Napoleão assim que dominasse Portugal planejou aprisionar a corte e assim destituir o príncipe regente D.João, então por esse motivo era necessário escapar de Portugal o mais rápido possível(apenas fugiram a família real,os nobres, funcionários públicos importantes e alguns empresários). Outra das razoes para essa fuga foi porque Napoleão estava no auge de seu império, enfrentando muitas potencias e não perdendo nenhuma batalha, portanto não era possível Portugal vencer esse oponente sem contar que Portugal estava dividido entre os interesses de duas potencias europeias que eram Inglaterra e França.

    Vídeo 2/4:

    Na segunda parte do vídeo é contado os problemas na viagem da família real como epidemias e condições da viagem, e também da epidemia de piolhos no navio de Carlota Joaquina, e também o que aconteceu com o restante do povo português que estavam a merce das tropas de Napoleão.
    Os português que estavam fugindo de Portugal, enfrentaram os mesmos problemas de que os mesmo colonizadores tiveram durante suas viagens ate o novo continente como o escorbuto, a falta de higiene, e epidemias como por exemplo de piolhos. Como todas as mulheres que chegaram ao Rio de Janeiro estavam carecas devido aos piolhos elas decidiram usar turbantes para esconder a falta de cabelo e isso resultou como uma moda no Rio de Janeiro e na Europa.
    As tropas de Napoleão chegaram logo depois da partida da família real, e em Portugal mesmo encontraram as tropas inglês que estavam sendo lideradas pelo futuro Lorde Wellington quer futuramente derrotou Napoleão na batalha de Warterloo, e que deu combate as tropas francesas e consegui expulsa-los por um tempo de Portugal e apos feito isso Napoleão mandou seus melhores generais ao combate e assim resultando em mais 2 confrontos e mesmo assim não consegui conquistar Lisboa e graças a isso Napoleão começou a perder força na Europa.
    Enquanto isso o Brasil estava tentando ganhar força já que era um pais com pouca produção e com províncias isoladas precariedade em todos os fatores e isso começa a mudar com a chegada da corte.



    ResponderExcluir
  8. Resposta Parte 2

    Vídeo 3/4:

    Conta sobre a chegada dos portugueses em Salvador(Bahia), sobre a recepção do Conde da Ponte á família real e sobre as mudanças que essa chegada causa no Brasil.
    Com a chegada do rei D.João o comércio com nações amigas foram liberadas que no caso era a Inglaterra. Outro fator foi o clima de revolta na Bahia por causa da mudança da capital para o Rio de Janeiro por causa da descoberta do ouro em Minas Gerais. E essa serie de fatores resulto na chamada Revolta dos Alfaiates em que o interesse dessa revolta era parecido com o da Inconfidência Mineira que era a separação de Portugal e conquistar sua própria independência. Sabendo disso D.João passa em Salvador para consegui o apoio dos baianos.
    Logo apos isso o Brasil foi invadido pelos produtos inglês, que no Brasil não tinham nenhum uso como era o caso de Cobertas de lã pesadas e patins de gelo e não tinha nenhuma utilidade em um pais de clima quente como o Brasil. Quando D.João chegou a capital que era o Rio de janeiro ele tomou uma decisão importantíssima que foi a abertura dos portos que ofereceu ao Brasil novas possibilidades de comercio, ele também mando fazer inúmeras construções que iriam favorecer a educação a politica e a industria como escolas, fábricas e etc.

    Vídeo 4/4:

    Conta as precariedades de higiene na capital, que não tinha nenhuma noção básica de higiene, então ficava um odor muito desagradável devido as dejetos que foram jogados e enterrados e para disfarçar tudo isso foi enfeitada com muitas flores e conta também sobre a grande quantidade de escravos presentes na capital.
    Os escravos era aquele que "cuidavam" da higiene limpando a cidade e jogando os dejetos no mar e também uma parte desses escravos comercializavam produtos como, carvão, capim e etc. Esse período foi caracterizado pelo grande trafico de escravos que ocorreu na época pois estava sendo muito lucrativo para os traficantes, já que a viagem dos escravos ate o Brasil era precária 1 entre 2 negros morriam, e assim fez com que houvesse uma valorização do escravo.
    D.Jõao partiu do Brasil emocionado pois havia gostado muito daqui, e com isso ele teve que voltar ate Portugal pois la estava acontecendo a Revolução Liberal do Porto que foi uma revolução baseada nos ideias da Revolução Francesa. D.Joao partiu e deixou o Brasil nas mãos do futuro imperador brasileiro D.Pedro (primeiro), e com isso um ano depois ocorre a Independência do Brasil.

    ResponderExcluir
  9. 1808 começou como se fosse um dia qualquer a não ser pela noticia que o presidente da Republica havia fugido, junto com todos os ministros, depudatados e senadores e alguns dos maiores lideres empresariais. A esta altura, tropas argentinas estaria marchando sobre Uberlandia em direção a Brasilia, abandonado pelo governo e seus dirigentes o Brasil está a merce dos invasores. Os brasileiros desamparados, com medo e revoltados e foi assim que os portugues se sentiram no dia 29 de novembro de 1807, quando receberam a noticia que a rainha, o principe regente e toda a corte estavam fugindo para o Brasil. E foi do Palácio Nacional de Queluz, em Portugal, que a corte portuguesa partiu em direção ao Brasil, neste local morava a Rainha Dona Maria I ou a Rainha louca e o seu filho principe regente, D. João morava em Mafra, um outro Palacio situado a 15 ou 20 quilometros deste primeiro local. Nunca antes uma corte europeia, havia abandonado seu reino, atravessado o oceano pra governar outro local no outro lado do mundo. Por tanto foi um acontecimento muito importante e muito improvisado, foi uma correria, pessoas empacotando seus pertences, por que dias anteriores Napoleão Bonaparte, tinha decidido invadir Portugal e aprisionar a corte com o intuido de destronar o principe regente D. João. Dias de muita aflição e inseguranças pra essas pessoas que fugiram para refazer sua vida do outro lado do mundo. Cerca de 10 a 15 mil pessoas abandonaram Portugal as pressas para irem morar no Brasil. O que aconteceu na Europa, a ponto de obrigar a corte portuguesa a se mudar para o Rio de Janeiro. Facil de responder, em 1807 Napoleão Bonaparte estava no auge do seu poder, fazia 3 anos que havia se declarado imperador dos franceses, ao longe de uma decada Napoleão venceu todas as suas batalhas, contra os mais poderosos exercitos da Europa sem conhecer nenhuma derrota, Reis, Rainhas e Principes foram destronados e seus lugares foram assumidos por membros da familia de Bonaparte. O triunfo de Napoleão marcou o fim de uma etapa na historia europeia, conhecida como velho regime onde os Reis controlavam seus paises com mão de ferro e poder absoluto. O final do seculo XIII e inicio do seculo XIX representa um momento de transformação na humanidade, aconteceram 3 coisas importantes que aconteciam nesse periodo e afetavam os destinos de Portugal e do Brasil: a 1ª foi a Independencia Americana de 1776 e que pela primeira vez uma democracia republicana moderna se estabelecia na historia humana; a 2ª tinha sido a Revolução Francesa em 1789, em que na primeira vez que o povo apoiado pela burguesia, derrubou o rei e a rainha do poder, e mandou o rei Luís XVI e a rainha Maria Antonieta para a guilhotina e assumiu o poder; e o 3º foi a Revolução Industrial na Inglaterra, que reinventou os modos de produção. Combinando estes 3 acontecimentos, se espalharam pelo mundo, causando uma '' onde de choque '' que mudou o destino de Portugal e do Brasil, por que ? Por que Napoleão Bonaparte foi chamado para colocar ordem na França, por que tinha se tornado um caos depois da Revolução e Bonaparte assume o poder da França e se mostra o maior gênio militar que a humanidade havia conhecido depois do Império Romano. Ele controlova o continente europeu e declarou o bloqueio continental contra a Inglaterra, sua grande inimiga. E no meio da briga dessas duas grandes potencias se encontrava Portugal que como unica forma de saida da Corte acabou fugindo para o Brasil.

    ResponderExcluir
  10. Então do Rio Tejo a corte de Portugal partiu em direção ao Brasil, porém essa viagem de navio não foi nada facil, como sabemos bem, naquela época os navios eram muito rudimentares, não havia ventilação e as condições de viagens eram precarias, os alimentos estragam em pouco tempo e a agua '' apodrecia '', sem falar na infestação de pragas como piolhos, ratos e baratas. Uma marca simbolica dessa viagem de Portugal, porém até engraçada foi uma infestação de piolhos no navio de Carlota Joaquina, a infestação estava tão critica que tiveram que raspar o cabelo das mulheres careca e jogar os cabelos, juntamente com as pirucas em alto mar, ao chegar no Rio de Janeiro, as mulheres carecas se sentiam envergonhadas e começaram a usar turbantes, e as mulheres do Rio de Janeiro, facinadas com a chegada da corte, acharam que o uso de turbante era moda em Portugal, de tal jeito que usar turbante se tornou moda no Rio. Um episodio simbolico de mudanças no Rio de Janeiro, mudanças que começaram com moda e pelo comportamento, pois haveria uma mudança muito radical no Brasil, que até então era uma côlonia ignorante e atrasada e depois de 13 anos da corte com permanencia no Rio de Janeiro, geraria sua independencia. Durante os anos seguintes, Portugal perdia seu brilho, perdeu sua vontade de emprendimentos, buscas e descobertas parecia ter desaparecido do espirito português. Então horas depois da viagem da corte os exercitos de Napoleão chegou a Lisboa, na Praça do Comercio. Os 13 anos seguintes, depois da fuga da Corte, seria um periodo de muito sofrimento do povo de Portugal, que empobrecia muito, a população diminuiu em um quarto. Porém foi ali, em Portugal, que Napoleão encontrou o homem que o derrotaria, na batalha de Waterlou, que era o futuro Lorde Welligton, em seu primeiro combate com as tropas de Napoleão expulsou seus exercitos de Portugal, Napoleão mandou seus melhores generais para dominar novamente Portugal, porém foram derrotados, todas as vezes. E partir de povo de Portugal, graças ao apoio do exercito inglês que Napoleão perdeu suas guerras na Europa. Até em 1807 Brasil era uma grande fazenda de Portugal, era dali que os portugueses tiravam os produtos primarios como a madeira, açucar, algodão, tabaco, ouro, diamantes e etc. Graças a descoberta do ouro no final do Século XVII houve uma explosão populacional no Brasil, uma cidade que na época havia apenas 300 habitantes, 1 seculo depois haviam 3 milhões, essa era a população brasileira quando a corte chegou em 1808. Mas mesmo assim, o Brasil ainda era um local muito atrasado e selvagem, as provincias eram afastadas, se reportavam a Lisboa, haviam rivalidades entre si, havia uma precariedade absurada nos meios de comunicação. Para ter uma noção da precariedade da comunicação a noticia da morte de D. José I demorou 3 meses para chegar em São Paulo, que até então era uma Vila de 20 mil habitantes, porém com a chegada da Corte em 1808, mudaria o Brasil.

    ResponderExcluir
  11. Depois de quase 2 meses para atravessar o oceano, a Corte portuguesa chegou no Brasil, na Bahia de Todos os Santos. D.João permance 5 semanas na Bahia, ali começa a transformar o Brasil e toma uma medida importante, a abertura dos portos. 200 anos a trás a Ladeira da Preguiça, que hoje é um local muito pobre, era o local aonda subiu a Corte Portuguesa, para serem levados para a cidade alta. 200 anos atrás a cidade de Salvador era a 2ª maior cidade, mas havia muita revolta no ar, por que os bahianos ressentiam por causa da mudança da capital para o Rio de Janeiro em 1763, depois da descoberta do ouro em Minas. Alguns anos antes da corte houve uma rebelião muito grande em Salvador, a Conjuração Baiana, que foi uma grande revolta que tentou separar Salvador do resto do Brasil, tentando declarar sua independencia como Tirandentes tentou fazer em Minas. Então, D.João que já sabia que a cidade tinha esses ares de revolta, por isso que ele passa em Salvador, por que ele precisava do apoio de todos os baianos, decisão bem inteligente deste principe regente, que não estava apenas de Napoleão e agia como o manual politico. Depois da abertura dos postos, no Brasil ocorreu uma invasão dos produtos ingleses em grandes quantidades, produtos muitos necessarios como panos e cordas, outros nem tanto como peças de roupas enormes, que faziam apenas a pessoa passar calor naquele clima seco do Brasil. Ainda nas trÊs semanas que D.João passou em Salvador ele decretou a criação de uma escola de Engenharia, uma escola de Medicina, autorizado manufaturas, mandou construir fabricas de polvora, de vidro, tecidos, moinho de trigo, tinha também uma fabrica de ferro, criou uma compania de seguros, cria o Banco do Brasil. A Corte chegou no Brasil empobrecida, já havia saido de Lisboa falida, porém a situação piorou no Rio. D.João precisava do apoio financeiro da Elite da Côlonia, para cativala iniciou uma distribuição de honrarias e titulos de nobreza que duraria até sua volta a Portugal, durante esses 8 primeiros anos D.João obteve mais titulos de nobreza que em toda sua historia na monarquia.
    A capital que tinha uma situação de higiene precaria, os dejetos dos moradores da cidade eram jogados pelas ruas, um dos jeitos para resolver esses problemas foi criar inumeros jardins pela cidade, e devido a grande quantidade de escravos presentes na capital, isso não foi muito dificil. Este periodo foi marcado pelo trafico de escravos, que na época rendia muito dinheiro. Porém D.João teve que retornar a Portugal, estava acontecendo uma revoltada baseada nas ideias da Revolução Francesa, a Revolução Liberal do Porto. Deixando no Brasil nas mãos do seu futuro Imperador D.João I, cerca de um ano depois ocorre a Independencia do Brasil. Fim ^^

    ResponderExcluir
  12. No ano de 1807 a côrte portuguesa estava em fuga para o Brasil e estava às pressas para fugir de Portugal principalmente pelo fato do imperador Napoleão Bonaparte estar no poder, dominando países e destronando reis. A França impôs o bloqueio continental para que nenhum país pudesse comercializar com a Inglaterra, Portugal estava no meio desse conflito entre França e Inglaterra e se não houvesse essa fuga rápida o rei portugues seria destronado pelo exercito de Napoleão, como a Inglaterra não ia querer isso, iria bombardear a cidade de Lisboa portanto para evitar tudo isso a côrte portuguesa abandonou seu país acompanhada dos navios ingleses.
    O Brasil era um país muito simples na época da chegada da família real mas, em breve tudo mudaria. A família real chegou na Bahia e em algum tempo depois se mudou para o Rio de Janeiro, desfazendo o monopóleo comercial que dizia que o Brasil só podia comercializar com Portugal, e não foi apenas isso, ele aprovou a abertura de várias escolas, fabricas, bancos, etc
    D. João VI estava numa situação(principalmente financeira )muito difícil, por isso ele precisaria da ajuda dos nobres que estavam na colônea e acabou distribuindo muitas honrarias à eles, nessa época os escravos eram uma mercadoria qualquer. D João adorava o Brasil mas, em 1821 ele é obrigado a voltar para Portugal mesmo contra a própria vontade, isso ocorreu porque a situação em Portugal estava tão crítica que em 1820 o povo fez uma rebelião chamada Revolução Liberal do Porto, onde a população exigia a volta de seu rei
    A principal consequência da vinda da família real portuguesa, foi que, nesse pequeno período o Brasil se desenvolveu muito a ponto de em breve buscar sua independência

    ResponderExcluir
  13. Lucas Soares,
    Video 1:
    De um forma resumida, podemos dizer que a primeira parte dos videos fala, da fuga da corte portuguesa em direção a sua colonia, pois estava sob ataque de Napoleão Bonaparte, que tinha a intenção de dominar Portugal e destituir to a corte portuguesa...
    Napoleão foi capaz de tal feito porque ele estava no auge de seu poder, se auto intitulando imperador dos franceses, por muito tempo travou inumeras batalhas e venceu todas elas. Após um tempo chegou a vez de Portugal se atacada, que gerou todo o acontecimento citado acima.
    Video 2:
    Este segundo video se inicia com a descrição da viagem da corte, feita através do navios portugueses, que no caso eram muito precarios, além de estarem cheios de pestes, não tinham condições de armazenar os alimentos, fazendo com que em pouco tempo, eles fossem perdidos, porém, mesmo com com tais dificuldades, conseguiram realizar seu objetivo e chegaram a sua colonia...
    Podemos citar 2 esferas agora, começaremos com a esfera de Portugal, que após essa inusitada fuga, fico a merce de Napoleão, que a dominou, muitos do habitantes tentaram resistir a este acontecimento, fazendo com que uma grande parte da população fosse dizimada, porem essa resistencia seria importante no futuro. E chegamos a segunda esfera, que se tratava de um colonia precaria, e com poucos habitantes, que foram altamente influenciados e dominado pelo europeus que acaram de chegar...
    Video 3:
    Esse video, fala sobre a chegada da corte a Bahia, que em uma sabia decisão se dirigiu para lá, na busca de ganhar o apoio dos baianos pois os mesmo estavam insatisfeitos e já haviam a té mesmo feito uma rebelião, buscando se libertar do dominio de Portugal. O príncipe regente tomou alguma decisões importantes enquanto estava na Bahia, como a liberação dos portos, atingindo assim seu objetivo, e ganhando o apoio dessas pessoas.
    Cita também a chegada da corte ao Rio de Janeiro, que após ter tomado muitas outras decisões importantes na Bahia, se dirigiu a a este novo objetivo. Com a corte quase falida, passaram a distribuir títulos de nobreza em troca de dinheiro, com o intuito de ''se manterem''...
    Video 4:
    Este umtimo video pe dividido em 2 etapas, a primeiro conta a esfera do Rio de Janeiro, que tinham os escravos como principal forma de comercio e também descreve a cidade, sendo descrita como pequena, rudimentar, precaria e etc.
    A segunda etapa ala da estadia de 13 anos da corte , e de seus principais feitos e mudanças na colonia. Após esse 13 anos, Dom João é convocado, e é obrigado a retornar a Portugal, porém ele sabia que nesse periodo que ele fico na colonia implantando tantas mudanças, ele teria gerado a independencia, então ele, deixou seu filho mais velho como seu sucessor, para assim poder administrar Portugal e sua futuramente independente colonia.
    Podemos dizer após toda essa analise feita acima, que a principal consequencia da corte no Brasil, foi ter formado o Brasil, pois se ela não tivesse vindo, provavelmente nosso país teria se fragmentado, e o nosso atual territorio não existiria...

    ResponderExcluir
  14. I. A Família Real Portuguesa decidiu fugir de Portugal devido às ameaças de Napoleão, no navio que partiria de Lisboa embarcariam a Corte, nobres e alguns funcionários públicos, cerca de 10 mil portugueses foram morar no Brasil. Em 1807 Napoleão encontrava-se no auge do poder e ajudou a decretar o fim do Antigo Regime em grande parte da Europa, a independência do Estados Unidos através do "pioneirismo" da democracia interferiu diretamente no destino de Portugal e Brasil. Junto a isso teve também a Revolução Francesa onde a população com o apoio da burguesia fez com que o Rei depusesse o trono e por fim a Revolução Industrial.
    Com o risco de perder o trono graças as ameças que sofria a melhor opção para a Corte portuguesa no momento era embarcar em direção ao Brasil.
    II. A Corte portuguesa teve que fugir em direção ao Brasil contando com embarcações muito precárias, a população brasileira foi sendo influenciada pelos costumes portugueses e acabou deixando de ser uma uma colônia ignorante e após 13 anos em 1822 acabou forçando a sua independência. Napoleão tentou invadir Portugal porém a população portuguesa e o exército resistiram, sendo assim Napoleão não obteve êxito. Com a descoberta do ouro a população brasileiro aumentou e apesar disso o Brasil era muito atrasado, suas províncias eram isoladas, não existia ensino superior, o comércio era precário o Brasil era uma colônia muito simples, porém com a chegada da Corte isso acabaria mudando.
    III. A Corte chega ao Brasil desembarcando na Bahia, D. João então começa a impor novas medidas como a abertura dos portos onde o Brasil estaria autorizado pela primeira vez a comercializar com a Inglaterra, Salvador era uma cidade muito próspera e então tentou declarar a Conjuração Baiana , D. João sabendo disso passa pela Bahia para ganhar apoio da população. A Corte portuguesa já vinha "empobrecida" quando chegou ao Brasil, então D. João precisava do apoio econômico da elite da colônia, ele então distribuiu títulos de nobreza e honrarias.
    IV. A Escravidão era o principal negócio no final do período colonial brasileiro, os grandes empresários da época eram traficantes de escravos, D. João teve que voltar a Portugal contra sua vontade, já que a população estava organizando a chamada "Revolução Liberal do Porto" então as cortes são convocadas e exigem a volta do Rei. D. João parte em direção a Portugal consciente que tinha feito a independência do Brasil.

    ResponderExcluir
  15. No início do século XIX Portugal estava sendo visto como um país excessivamente religioso, atrasado e até decadente.O país não se modernizava e não buscava novas ideias, o que os causou problemas financeiros.Estava indo para o lado contrário.E como se já não bastasse, Napoleão estava insistentemente em cima de Portugal e prestes á invadir o território Português.Portugal havia mantido suas relações com a Inglaterra e foi utilizando essas relações que a família real trocou a proteção da esquadra marinha inglesa pela abertura de seus portos intramarinos.Então assim, a família real foge de Napoleão tendo o Brasil como seu destino.A ida foi rápida e confusa, sem despedidas ou discursos, somente a distribuição de um decreto explicando a repentina ''mudança'' e informando a aproximação das tropas francesas.D. João VI achava que se fosse embora evitaria um derramamento de sangue sem necessidade caso ele resistisse,então,decidiu que permaneceria no RJ até que as coisas se acalmassem.Antes de partir D. João VI limpou os cofres públicos e chegou a esquecer livros da Biblioteca Real, como a primeira edição de "Os Lusíadas" e até antigas cópias manuscritas da Bíblia.
    Quando D. João VI aportou no Brasil deparou-se com uma colônia que não tinha circulação de dinheiro, e o que predominava era o escambo, limitando o comércio, principalmente agora que tinha seus portos abertos.A pouca elite colonial era censurada pela corte, que dificultava a expressão de ideias e a circulação de livros pois considerava essas ''reuniões'' ilegais. Os escravos correspondiam à 2/3 da população e eram apavorados quando se tratava de rebeliões.
    O príncipe regente optou por mostrar a imagem de um ''rei benigno'' que tornou comum rituais de "beija-mão", que fazia com que todos pudessem oscular D.João VI.
    Não havia hospedagem o suficiente para a família real e sua comitiva então não demorou para que fossem requisitadas diversas casas, as melhores da cidade, que eram marcadas com as letrar "PR" (Príncipe Regente), porém a população interpretava como "Ponha-se na rua".
    Pessoas que Bajulassem e curvassem-se para a monarquia eram agradas com títulos de nobreza, causando a proliferação de condes,marqueses,barões e etc.Diz-se ter existido uma lista chamada "lista de subscrições" onde poderosos da colônia assinavam colocando-se à disposição da corte em troca de “rápidas e generosas vantagens.”
    Com o tempo, Portugal foi perdendo sua importância para o Brasil.
    Aprofundando-se mais nos perfis do ''Estranho casal real" chegamos a conclusão de que D. João VI se vestia mal,era gordo,sujo,astrofóbico,metódico e levava FRANGOS amassados no bolso.Mesmo assim foi um rei popular e descrito como uma combinação de "Senso prático, inteligência e bondade".Já sua esposa, Carlota Joaquina, era muito feia,maquiavélica e além de manter relacionamentos fora do seu casamento,passou a vida tramando contra o esposo.

    ResponderExcluir