domingo, 5 de maio de 2013

2ª série 1ª ativ. 2º bimestre


Leia atentamente o quadro que se segue, escolha um deles e desenvolva (pesquisa)  um texto síntese sobre o assunto. Você deverá postar até 16/05 e trazer no dia 17 para discussão em sala de aula. Para auxilia-lo assista a video aula de apoio.
Causas da crise do feudalismo 
A partir do século XII, ocorreram várias transformações na Europa que contribuíram para a crise do sistema feudal:
- O renascimento comercial impulsionado, principalmente, pelas Cruzadas;
- O aumento da circulação das moedas, principalmente nas cidades. Este fator desarticulou o sistema de trocas de mercadorias, característica principal do feudalismo;
- Desenvolvimento dos centros urbanos, provocando o êxodo rual (saída de pessoas da zona rural em direção às cidades). Muitos servos passaram a comprar sua liberdade ou fugir, atraídos por oportunidades de trabalho nos centros urbanos;
- As Cruzadas proporcionaram a volta do contato da Europa com o Oriente, quebrando o isolamento do sistema feudal;
- O surgimento da burguesia, nova classe social que dominava o comércio e que possuia alto poder econômico. Esta classe social foi, aos poucos, tirando o poder dos senhores feudais;
- Com o aumento dos impostos, proporcionados pelo desenvolvimento comercial, os reis passaram a contratar exércitos profissionais. Este fato desarticulou o sistema de vassalagem, típico do feudalismo;
- No final do século XV, o feudalismo encontrava-se desarticulado e enfraquecido. Os senhores feudais perderam poder econômico e político. Começava a surgir as bases de um novo sistema, o capitalismo.


20 comentários:

  1. Com o almento da população, e com várias mudanças que foram feitas como a expulsão dos servos,pois a população cresceu demais,tinha muitas pessoas vivas,pois tinha acabado as invasões,não tinha mais guerras,as pessoas não morriam por isso o almento da população, e com muitos servos era muita gente para os donos de terras alimentar e por isso os servos foram expulsos,outra coisa foi que os donos das terras só poderia ser o filho mais velho os outros filhos que ou iria para a Igreja ou seria cavaleiros,esses nobres que eram guerreiros já não tinha como o que fazer, pois não tinha mais as guerras.Nobres,servos todos 'perdidos' sem ter o que fazer ou sem entender,pois sempre foi o conceito da Igreja: Quem nasceu servo vai morrer servo. E nao estava acontecendo isso, servos estavam deixando de serem servos, a Igreja precisaria resolver esse problema não poderia deixar que o seu discurso virasse uma mentira,ou ela mudava seu discurso ou continuava com esse pois se continuasse a Igreja perderia seu domínio,e entao resolveu fazer o Exército Cristão e mandou TODOS para as Cruzadas que foram conquistar Jesus Além,depois de muito tempo conseguiram tirar os Turcos de lá, mas depois de um tempo os turcos voltaram com o seu exército e reconquistaram Jesus Além, conclusão não adiantou muito essa invasão mas houve Trocas de Culturas,homens se relacionaram com outros homens,trocaram culturas,os homens que foram para as Cruzadas voltaram com conhecimento e com mercadorias diferentes,como a seda,e várias outras coisas,todos gostaram dessas mercadorias,da seda então as pessoas que foram para as Cruzadas resolveram voltar a Jesus Além e comprar mais tecidos,mercadorias para vender na Europa, o comércio foi se expandindo as relações comerciais também,o comércio ficou bem forte.

    ResponderExcluir
  2. O capitalismo nasce da crise do sistema feudal e cresce com o desenvolvimento comercial, depois das Primeiras Cruzadas. É um sistema econômico, social e político. O seu trabalho é assalariado diferente do feudalismo que era servil, sua estrutura foi se organizando e a burguesia se afirmando como tal, só a partir do século XVI que o capitalismo conseguiu dominar toda Europa Ocidental. Seus elementos típicos são: Economia de mercado, trocas monetárias, grandes empresas e preocupação com o lucro. Estabeleceu-se o sistema do capitalismo quando o capital acumulado primitivamente foi investido na produção, que foi só após a Revolução Industrial. As antigas colônias libertaram-se dos pactos coloniais e um novo colonialismo constituiu-se para atender as necessidades e superar as crises típicas do sistema. As disputas colônias levaram o mundo capitalista às grandes guerras, ao mesmo tempo em que no interior do capitalismo se multiplicavam as células do socialismo. O capitalismo é formado pro três fases: Primeira Fase - Capitalismo Comercial ou Pré-Capitalismo; Segunda Fase - Capitalismo Industrial e Terceira Fase - Capitalismo Monopolista-Financeiro.

    ResponderExcluir
  3. - O renascimento comercial impulsionado, principalmente, pelas Cruzadas;

    Pode se dizer que as cruzadas foram um fracasso,mas elas trouxeram soluções,descobertas.Houveram trocas de conhecimento,assim como a trocas de produtos.Pois os homens que chegaram a terra santa não voltaram de mãos vazias,trouxeram com eles produtos que em sua terra ainda nao existiam.E o novo sempre causa interesse nos homens.E assim aqueles que trouxeram viram uma nova forma de lucrar,revender o material que comprou na terra santa.Assim buscavam la e vendiam para os nobres de suas terras,um exemplo a seda.Renascendo assim o comercio.Um fator que ajudou foi o mar mediterraneo que possibilitou o comercio entre o oriente e o ocidente.Fazendo com que a troca fosse feita em dinheiro,pois era uma forma de comercializar com todos.

    ResponderExcluir
  4. FALAREI SOBRE AS "CRUZADAS":
    A radicalização da religião foi um sério problema pra dominação da Terra Santa, isso é no momento que a Europa passa por uma crise.
    Papa Urbano II nesse Renascimento Populacional, tomou a decisão de mandar os soldados às Cruzadas (não só soldados), isso fez o Papa pensar em:
    - Aumentar o prestígio da Igreja
    - Expandir o território da Igreja
    Os nobres nessa história eram maior número nas Cruzadas e viram nessa "guerra" a chance de se salvarem da pobreza que os atingia na Europa.
    A 1°cruzada foi em 1096 fez os nobres conquistarem terras e distribuírem pra Europa Feudal. Porém tempos depois, os muçulmanos retomaram a posse da Terra Santa. Depois disso, houveram mais 8 Cruzadas, porém todas sem sucesso, até o ano de 1270.
    Porém isso trouxe consequências em toda Europa:
    - Trocas Culturais: árabes e europeus se misturando.
    - Trocas Comerciais: novos produtos chegam à Europa pelos estrangeiros, como ouro, prata, seda...

    Tá tudo aí.

    ResponderExcluir
  5. - O surgimento da burguesia, nova classe social que dominava o comércio e que possuía alto poder econômico. Esta classe social foi, aos poucos, tirando o poder dos senhores feudais


    Começaremos entendendo o que burguesia, para depois entendermos como o surgimento da mesma contribuiu para o fim do sistema feudal. A burguesia descreve uma classe social, caracterizado por sua propriedade de capitais, sua relacionada "cultura", e sua visão materialista do mundo.
    Inicialmente os burgueses eram os habitantes dos burgos, não sendo bem vistos pela nobreza, porque eram vassalos que não continham alternativas e tentavam viver do comércio de mercadorias, geralmente comercializando artesanatos. Como no sistema feudal quase não existia comércio, eles eram muitos pobres.
    Por volta do século XI, a Europa Medieval obteve um crescimento populacional, provocado pelo fim das invasões e epidemias que a assolaram durante a Alta Idade Média. Com isso, o sistema feudal começou a falhar, não tinha mais comida para todos e os servos teriam que procurar alguma solução para não morrerem de fome. A solução foi “investir” nas trocas de alimentos, por exemplo, eu planto arroz, mas preciso de feijão, troco o meu arroz pelo feijão do outro servo. Isso era uma “técnica” de comércio de troca, usada pelos burgueses nas feiras medievais.
    Com as Cruzadas, o comércio cresceu, movimentando riquezas e pessoas pela Europa. Assim as feiras medievais, passaram a ser permanentes e não mais periódicas, mudando de nome, passaram a chamarem-se burgos. A partir dos burgos, as cidades começaram a se formar.
    As cidades eram núcleos urbanos de comercialização, agora com a volta das moedas, não era mais de troca. Com a variedade de moedas existentes nos vários feudos, surgiram o câmbio, isto é, troca de moedas. E os que se dedicavam a isso eram os cambistas, que mais tarde, viriam a ser os banqueiros.
    Agora os denominados burgueses, não eram mais os habitantes dos burgos, mas sim os banqueiros, comerciantes e artesões enriquecidos. Os burgos passavam a ser cada vez mais centrado na comercialização, que crescia gradativamente. Como as cidades eram dentro do feudo, os burgueses pagavam impostos para o senhor feudal.
    Os impostos, muitas vezes, eram caros e os burgueses ficavam sem muito lucro. A solução foi fazer um acordo (a Carta de Franquia) com os senhores feudais e não pagar mais os impostos. Mas ainda assim, os burgos tiveram que lutar, alienando e unindo-se aos senhores feudais, para conseguir a licença.

    ResponderExcluir
  6. Nome: Juliana Leão nº:18 2ºEM
    ''O renascimento comercial impulsionado, principalmente, pelas Cruzadas''

    O sistema feudal estava em decadência, por isso a mão-de-obra passou de agricultura para comércio e artesanato. Com o fato de muitos caveleiros ao retornarem do Oriente, saquearem as cidades e montarem pequenas ferinhas nas rotas comerciais fez com que ocorresse um reaquecimento na economia do Ocidente. Fazendo com que as Cruzadas fizesse um novo tipo de sistema e fosse um dos motivos da crise feudal.

    ResponderExcluir
  7. Com o fim das Cruzadas ocorreu uma grande alteração no quadro econômico europeu que resultou na abertura do Mar Mediterrâneo e no chamado Renascimento Urbano e Comercial, estas mudanças ajudaram a colocar um ponto final no já decadente Sistema Feudal. E o caminho perco rido pelas cruzadas tornaram rotas comerciais. Começam a construir cidades protegidas por muralhas, Assim conhecidas como burgos. Conforme o comércio e a economia se expandiam, crescia também o poder e o domínio desta classe, não eram bem vistas pelos integrantes do clero católico.

    então com os senhores feusais em crises ‘passando fome’ ele começou a expulsar servos, e com isso foram surgindo pequenas vilas fora do sistema feudalista. O rei estava descontente, pois o poder não estava nas suas mãos!! E os feudos estavam em profunda crise!!! A burguesia e o rei fizeram quase que uma "aliança", derotando o sistema feudalista e o poder dos senhores feudais!!
    Desenvolvendo o absolutismo!

    espero q esteja certo..

    ResponderExcluir
  8. O renascimento comercial impulsionado, principalmente, pelas Cruzadas:

    o comércio foi motivado principalmente pelas Cruzadas.
    as Cruzadas contribuíram para restabelecer as relações entre Oriente e Ocidente, além disso com as Cruzadas a Europa passou a conhecer novos tipos de produtos como um tapete feito de seda.
    após o renascimento do comercio os mercadores não se baseavam mais na agricultura e na terra e sim no comércio e no dinheiro faziam rotas comercias e vendiam seus produtos.
    a medida em que o comércio se expandia iam surgindo cidades exatamente onde ocorriam as vendas dos produtos

    ResponderExcluir
  9. Vitoria Rissi, nº 25

    - Desenvolvimento dos centros urbanos, provocando o êxodo rural (saída de pessoas da zona rural em direção às cidades). Muitos servos passaram a comprar sua liberdade ou fugir, atraídos por oportunidades de trabalho nos centros urbanos;

    O crescimento dos centros urbanos fez com que muitos servos e nobres se sentissem atraídos por aquele novo ambiente. Os servos começaram a se deslocar para os centros urbanos em busca de melhores condições de vida nas cidades europeias. Com isso, ocorreu a diminuição dos servos trabalhando no campo, mas os senhores feudais tinham que dar um jeito de terem pelo menos alguns servos trabalhando para eles, pois se não, não haveria plantação, nem colheita e muito menos alimento; então o jeito foi fazer alterações nas obrigações dos servos, amenizando os impostos e taxas.

    ResponderExcluir
  10. No surgimento da burguesia , focados no comércio , os burgueses enriqueceram assim modificando a economia no final da idade média . Essa nova camada , buscou proteção proteção , habitações com muros criando assim as cidades .

    Com a criação das cidades, elas passaram a ter um significado de oportunidades. Muitos trabalhadores da zona rural passaram a se mudar para as cidades buscando melhores condições de vida (ÊXODO RURAL). Com a diminuição dos trabalhadores rurais, os senhores feudais tiveram que mexer nas obrigações dos servos, amenizando os impostos e taxas. Em alguns feudos, chegaram a oferecer pequenas remunerações para os servos. Estas mudanças significaram uma transformação nas relações de trabalho no campo, desintegrando o sistema feudal de produção.

    Fernando Rocha nº4

    ResponderExcluir
  11. - O renascimento comercial impulsionado, principalmente, pelas Cruzadas;

    Na Idade Média, a partir do século IV, mais de 90% da população da Europa passou a viver no campo. As cidades esvaziaram e a produção agrícola predominava nos feudos. O comércio era quase inexistente.
    A partir do século X, esta situação começou a mudar, O comércio passou a se intensificar, motivado, especialmente, pelas cruzadas.
    As Cruzadas contribuíram para o restabelecimento das relações entre o Oriente e o Ocidente e para a abertura do Mar Mediterrâneo aos mercadores.
    Além, disso com as Cruzadas, a Europa passou a conhecer uma grande quantidade de produtos trazidos do Oriente, como especiarias, sedas e tapetes.
    O modo de vida dos mercadores, responsáveis pelo renascimento de comércio, não se baseava na agricultura e na terra, mas no comércio e no dinheiro. Viajavam por rotas comerciais e vendiam produtos em grandes feiras.

    ResponderExcluir
  12. O aumento da circulação das moedas, principalmente nas cidades. Este fator desarticulou o sistema de trocas de mercadorias, característica principal do feudalismo;

    Texto:

    O aumento da circulação de moedas foi um dos fatores que contribuíram para a crise do feudalismo.Pois eles se relacionavam economicamente a partir de trocas, o que produziam trocavam entre si. Com a circulação da moeda nem todos tinham a moeda para trocar entre si, e colocavam os valores que queriam, muitas vezes saindo no prejuízo. E os plantados e artesanais não eram comercializados apenas no seu próprio feudo, com a troca pela moeda começaram a vender esses produtos também em outros feudos e outros lugares.Os burgueses que eram os mercadores com a nova organização do comercio conseguiram grande prestígio econômico.

    ResponderExcluir
  13. - O surgimento da burguesia, nova classe social que dominava o comércio e que possuia alto poder econômico. Esta classe social foi, aos poucos, tirando o poder dos senhores feudais;O desenvolvimento comercial incentiva o desenvolvimento urbano, surgindo o artesão(o padeiro, oleiro e tintureiro)formando as corporações de oficio que eram entidades que deveriam regulamentar a produção urbana.O que era produzido na cidade pelo artesão seria utilizado como intercambio comercial dinamizando as feiras e o renascimento comercial e urbano.Desenvolvendo uma classe de mercadores muito importantes que sera o burguês.Com a dinamização está classe que com as trocas mercantis vai adquirir um grande prestigio econômico.
    A guerra dos cem anos contribuí para a crise do sistema feudal, ao desorganizar a produção agrícola aumentando a fome.
    E a peste negra transmitida pela pulga.
    Por tanto o principal item que tirou o poder dos senhores feudais foi a peste negra com 1/3 de sua população.
    Trilogia: Guerra dos cem anos, Peste Negra e Fome, esses três itens que fizeram tirar o poder dos senhores feudais.

    ResponderExcluir
  14. Tema: - O aumento da circulação das moedas, principalmente nas cidades. Este fator desarticulou o sistema de trocas de mercadorias, característica principal do feudalismo.
    O feudalismo tem suas origens no século IV a partir das invasões germânicas (bárbaras) ao Império Romano do Ocidente.
    Com a decadência e a destruição do Império Romano do Ocidente,em decorrência das inúmeras invasões dos povos bárbaros e das péssimas políticas econômicas dos imperadores romanos, várias regiões da Europa passaram a apresentar baixa densidade populacional e ínfimo desenvolvimento urbano .
    O esfacelamento do Império Romano do Ocidente e as invasões bárbaras, ocorridas em diversas regiões da Europa, favoreceram sensivelmente as mudanças econômicas e sociais que vão sendo introduzidas e que alteraram completamente o sistema de propriedade e de produção característicos da Antiguidade principalmente na Europa Ocidental. Essas mudanças acabam revelando um novo sistema econômico, político e social que veio a se chamar Feudalismo.
    Existiam duas classes sociais os senhores feudais e os servos, quem possuía mais terra era o mais rico. Os servos só trabalhavam para sustentar seu povo. A igreja era mais rica, pois tinha muitas terras que os senhores feudais doavam a ela.
    A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal. O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder. O artesanato também era praticado na Idade Média. A produção era baixa, pois as técnicas de trabalho agrícola eram extremamente rudimentares. O arado puxado por bois era muito utilizado na agricultura.
    No final da Idade Média o uso de terra foi perdendo sua força, s campos foram abandonados e o comércio nascia fortalecido.Depois de longos anos de devastação e desordem, começava certa estabilidade econômica. O castelo, centro das atividades econômicas, ia perdendo sua importância.
    Foi o progresso do comércio artesanal, as feiras medievais, a cidade burguesa incompatível com o feudo que ofereciam chances de lucro e atrativos do comércio que colaborou para as terras perdendo seus valores assim dando importância para moedas.

    Barbara Coffani Nº27

    ResponderExcluir
  15. transformaçoes na Europa que contribuíram para a crise do feudalismo,o renascimento comercial impulsionado, principalmente pelas Cruzadas,aumento da circulação das moedas, principalmente nas cidades,esse fator deminuio o sistema de trocas de mercadoria,caracteristica forte do feudalismo,mais em cada cidade se tinha um tipo de moeda oque dificutava o trabalho dos comerciantes,crescimento dos centros urbanos provocando o exodo rural,os camponeses iam em busca de melhores condiçoes de vida''ele viam para as cidades,vingindo dos seu senhores ou compravam sua liberdade'',as Cruzadas foram o principal ponto para a volta do contato da Europa com o Oriente enfraquecendo de vez com o sistema feudal,no final do seculo xv os senhores feudais perderam poder economico e político,começava a surgir as bases de um novo sistema, o capitalismo.

    ResponderExcluir
  16. A burguesia surgiu de pequenas vilas fora do sistema feudalista, para a burguesia não via vatajem nenhuma continuar com o feudalismo, pois eles eram auto-suficientes para supir as suas necessidas. Formados por um grupo que se dedicavam ao comércio e prestação de serviços, não eram bem vistos pela nobreza, foram crescendo na medida que as cidades eram formadas. Na baixa Idade Média os burgueses se aliaram aos nobres através de casamentos para enfraquecer o sistema feudal, sendo assim eles começaram a transformação. Tornando-se a camada social que mais se desenvolveu no final da idade média e indo para a idade moderna, crescia em poder e riqueza, e o dinheiro.
    O rei estava descontente, pois o poder não estava nas suas mãos! E os feudos estavam em profunda crise. A burguesia e o rei fizeram quase que uma "aliança", derrotando o sistema feudalista e o poder dos senhores feudais.

    ResponderExcluir
  17. Nome: Giulia Fernanda Nº 16 2º ano (Assunto 1º tópico -sobre Renascimento)



    O renascimento comercial, impulsionado pelas Cruzadas, deu início ao enfraquecimento do feudalismo no século XII.
    E o Renascimento do século XII consistiu num conjunto de transformações culturais, políticas, sociais, e económicas ocorridas nos povos da Europa ocidental.
    Nessa época ocorreram eventos de grande repercussão: a renovação da vida urbana, após um longo período de vida rural, girando em torno dos castelos e mosteiros; o movimento das Cruzadas,
    a restauração do comércio, a emergência de um novo grupo social (os burgueses) e, sobretudo, o renascimento cultural com um forte matiz científico-filosófico, que preparou o caminho para o renascimento italiano, eminentemente literário e artístico.

    ResponderExcluir
  18. A terra foi durante muito tempo a única fonte de riquezas,com as invasões as cidades ficaram “vazias” e as pessoas foram para os feudos,com o tempo a população aumentou e os feudos não estavam mais conseguindo abrigar a todos,houve um grande desenvolvimento nas técnicas agrícolas,aumentando a produção,atendendo assim as necessidades da população e fazer comércio com o excedente,com isso muitas pessoas se deslocaram dos campos para a cidade em busca de melhores condições de vida,nessa fase teve grande desenvolvimento o artesanato,esses artesãos organizaram as Corporações de ofício,protegendo seu artesanato e seu comercio de outras cidades. Essas corporações controlavam os horários de trabalho nas oficinas, o preço e a qualidade dos produtos. A produção artesanal teve como conseqüência o desenvolvimento do comércio. O artesanato era vendido por comerciantes que percorriam aldeias e cidade, com isso surgiram as feiras, centros comerciais que vendiam vários produtos, provenientes de diversos países. Uma das mais importantes feiras foi a da Champanha, na França.Com esse ressurgimento do comercio provocou uma maior circulação de dinheiro surgindo assim os chamados “Cambistas” que faziam a troca de dinheiro e controlavam o peso e o teor em metais preciosos das moedas. Essa nova classe de comerciantes desenvolveram as transações comerciais,usando cheques, letras de câmbio e fazendo empréstimos aos comerciantes. Esses homens tornaram-se ricos comerciantes e deles alguns reis passaram a depender.

    ResponderExcluir
  19. MATHEUS COBRA N 7

    O sistema feudal sofreu transformações a partir do séc XII.
    Com o uso das moedas o comércio começava a cada dia ficar mais forte.
    Os servos com isso começaram a sair de fazendas e trabalhar na cidade pois estava dando mais lucro.
    Com as cruzadas acabou o isolamento do sistema feudal.
    As classes sociais surgidas começaram a tirar o poder dos senhores feudais.
    Com o aumento dos impostos houve muita modificação na vida dos reis.
    Com o surgimento do capitalismo no séc XV começava a queda dos senhores feudais.

    ResponderExcluir
  20. - “O aumento da circulação das moedas, principalmente nas cidades. Este fator desarticulou o sistema de trocas de mercadorias, característica principal do feudalismo;”.
    Em meados do século XI, o feudalismo começou a entrar nas crises, acontecendo várias mudanças. Tendo como os principais motivos a crise do Império Romano e as invasões bárbaras.
    O acontecimento do desenvolvimento do capitalismo mercantil, onde necessitava a expansão do comércio e da aplicação dos lucros.
    Entre os principais fatores que contribuiu, foi à arrecadação de moeda por meio da nobreza para pagar os gastos públicos, a urbanização que gerou o aumento do comércio, onde surgiu a burguesia. Por causa do aumento populacional e as atividades comerciais.
    O aumento das atividades comerciais contribuiu para a utilização da moeda na economia e o aumento da produtividade. Com isso houve mudanças econômicas como o aprimoramento das técnicas de produção, a organização do trabalho e a ampliação dos negócios.
    Portanto o sistema feudal não aguentou o aumento da população e do lugar. Assim a crise deu origem ao capitalismo ocorrendo mudanças e relações econômicas.



    ResponderExcluir