sexta-feira, 12 de abril de 2013

1ª SÉRIE A - Atividade 5


Responda as questões abaixo até o dia 18/04 - bom trabalho.
01. Sobre o período Homérico (XII a.c. – VIII a.C.) e os genos, responda:
a) Quais as principais características sociais e econômicas dos genos?
b) Que fatores provocaram a desagregação dos genos?
  
02. A partilha das terras dos genos levou à desintegração do sistema genial e à formação de novas unidades políticas, que no século VIII reuniram-se sob a forma de cidade-Estado. De uma maneira geral, como se deram as transformações que, a partir do século VIII, caracterizaram a cidade-Estado grega?

03. Sobre a cidade-Estado de Esparta na Grécia Antiga, responda:
a) Explique por que Esparta era uma cidade oligárquica.
b) Como era a educação espartana?

















21 comentários:

  1. 01. Sobre o período Homérico (XII a.c. – VIII a.C.) e os genos, responda:

    a) Quais as principais características sociais e econômicas dos genos?
    Os genos se reuniam no mesmo lugar. O chefe possuía a concentração do poder, que passava para o filho mais velho. A economia era voltada a agricultura e ao pastoreio, e havia a guerra. Não havia dependência econômica dos genos. O trabalho era coletivo e todas as tarefas eram valorizadas. A propriedade estava centralizada no chefe; a distribuição da produção era igual para todos, ou seja, eles dividiam o que produziam.


    b) Que fatores provocaram a desagregação dos genos?
    Eles se desagregaram porque antes utilizavam técnicas antigas, ultrapassadas, que não acompanhavam o crescimento populacional. Passaram a utilizar terras menos férteis a terra começou a ser dividida em núcleos cada vez menores e insuficientes para a produção, assim passaram a produzir cada vez menos.


    02. A partilha das terras dos genos levou à desintegração do sistema genial e à formação de novas unidades políticas, que no século VIII reuniram-se sob a forma de cidade-estado. De uma maneira geral, como se deram as transformações que, a partir do século VIII, caracterizaram a cidade-estado grega?
    A pólis era as cidades-estados da Grécia Antiga, possuíam liberdade e autonomia militar, política e econômica. Eles possuíam essa autonomia por causa das condições do território, por que o território é extremamente montanhoso e com isso causava o isolamento entre as cidades. Eles eram oligárquicos(os poucos que dominavam eram donos de terras ),quem não possuísse terras viravam escravos ,ou , iam em busca de novos territórios.


    03. Sobre a cidade-estado de Esparta na Grécia Antiga, responda:

    a) Explique por que Esparta era uma cidade oligárquica.
    Era uma cidade oligárquica, porque o poder se concentrava nas mãos dos donos de terras, e quem não possuísse terras eram obrigados a serem escravos ou irem à busca de novos territórios para que se instalassem.

    b) Como era a educação espartana?
    Na Antiguidade, a cidade-estado grega de Esparta era muito voltada para as atividades militares, Eles treinavam desde pequenos para guerra, Por volta dos doze anos de idade, os meninos espartanos eram levados por suas mães para uma espécie de escola uns “alojamentos” onde lá faziam um treinamento intensivo, e só saiam de lá com 30 anos e depois quando saiam se casavam.
    Já a educação feminina tinha como objetivo formar boas esposas e mães.





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom trabalho... aproveite, agora, para comparar a realidade política de Esparta com a de Atenas....Bons estudos...

      Excluir
  2. 1- a) Sobre a economia , eles trabalhavam todos juntos em coletividade mais todos os serviços eram valorizados, tinha um chefe que comandava nos serviço e sempre costumava ser o mais velho da tribo , o tipo de economia que eles tinham era agropastoril e tinha uma certa independência nos genos e a família era auto-suficiente. Já sobre a questão social , eles viviam em união com seus descendentes , normalmente no mesmo lugar (moradia) e um dependia do outro na família. E o líder da família era sempre o mais velho , e ia passando o poder de pai para filho.

    b) Porque como eles não tinham terra e nem recursos suficientes , isso porque a terra que eles tinham nem sempre era muito fértil e quando não tinha espaço ou não tinham mais terras boas para plantar eles saiam daquele determinado lugar , para viver em um outro local pelo tempo que conseguissem se manter naquele lugar , quando não tinha mais condições eles se mudavam de novo e assim eles levavam a vida .

    2- Com a partilha de terras teve o surgimento da sociedade privada , que tem relação com o comércio e com a produção mercantil , e logo foi se desenvolvendo com a colonização dessas áreas. Os valores eram distribuídos de acordo com a riqueza de cada um , a economia monetária não era compatível com a constituição dos genos. A organização politica que eles tinham continuou o mesmo , mais de acordo com o tempo o regime aristocrático que eles tinham foi se transformando em uma oligarquia .

    3- a) Esparta era uma cidade oligárquica porque seus dois reis perderam poder e os cidadãos passaram a ser cada vez menos representados. As decisões eram tomadas pelos gerontes, de poder vitálico. Eles eram escolhidos nas Assembleias, nas quais ainda restava espaço para manifestação dos cidadãos, se bem que de forma restrita.

    b) Eram de competência exclusiva do estado, as crianças eram treinadas desde novas, alem da cultura, principalmente em artes de guerra, todo o cidadão espartano era um bom guerreiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom trabalho... aproveite, agora, para comparar a realidade política de Esparta com a de Atenas....Bons estudos...

      Excluir
  3. 1.a) No aspecto social, os genos reuniam no mesmo lar descendentes de um único antepassado e cada membro dependia da unidade familiar. Além disso, o chefe concentrava o poder, que passava para o filho mais velho. Existia uma certa independência econômica dos genos e a família. O trabalho era coletivo e todas as tarefas eram valorizadas. A propriedade estava centralizada no chefe; a distribuição da produção era igual a todos.
    B)Os genos desagregaram-se porque: faziam uso de técnicas rudimentares que não acompanhavam o crescimento da população; passaram a utilizar terras menos férteis e a usar mão-de-obra suplementar; a terra começou a ser dividida em núcleos cada vez menores e insuficientes para exploração.
    2- A partilha das terras provocou o aparecimento da propriedade privada, o que corresponde à produção mercantil e ao comércio de mercadorias relativamente desenvolvidos com a colonização de novas áreas. O uso de moedas cunhadas permitiu a passagem da economia monetária. Estabeleceu-se uma diferença de direitos entre as classes, e novos elementos sociais vão-se desenvolvendo na sociedade grega. Embora o nascimento e a terra conservassem o velho prestígio, a real escala de valores era constituída de acordo com a riqueza. A economia monetária é incompatível com a constituição dos genos: auto-suficientes, coletivistas e iguais. A organização política era a mesma, mas gradualmente o poderio dos Baliseus foi declinando e suas atribuições foram distribuídas pelos membros do conselho. A autoridade da aristocracia aumentava cada vez mais: o regime aristocrático transformava-se rapidamente numa oligarquia.
    3-a)Esparta tornou-se uma cidade oligárquica porque seus dois reis perderam poder e os cidadãos passaram a ser cada vez menos representados. As decisões eram tomadas pelos gerontes, de poder vitálico. Eles eram escolhidos nas Assembléias, nas quais ainda restava espaço para manifestação dos cidadãos, se bem que de forma restrita.
    B)A educação espartana era bastante rígida porque visava a formar cidadãos dispostos a entregar a própria vida por Esparta, servindo como soldado. Quem nascia sem condições de lutar era morto. Se nascia apto, ficava com a mãe durante sete anos; depois passava para as mãos do Estado. Aos 12 anos, para fortalecer o físico e desenvolver a destreza, o menino passava por provas de sobrevivência no campo. Aos 17 anos, os rapazes passavam por um rito de iniciação no qual, entre outras tarefas, tinham de esconder-se nos campos e matar quantos escravos conseguissem. Aos 30 anos, o soldado tornava-se cidadão.
    Por:Lucilia


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem completo... aproveite, agora, para comparar a realidade política de Esparta com a de Atenas....Bons estudos...

      Excluir
  4. 1.a)Eles viviam todos juntos e o poder era passado de pai para o filho mais velho e a economia vinha das plantações, roças e pastos
    b)Eles não acompanhavam o crescimento da população, usavam terras pouco férteis e mão-de-obra suplementar

    2.Se deram com o aparecimento de propriedade privada, ao comercio de mercadorias, o uso da moeda, a diferenças entre as classes sociais

    3.a)Porque seus reis perderam poder e os cidadãos passaram a ser cada vez menos representados
    b)Era bastante rígida porque eles queriam ensinar as crianças a serem soldados e as crianças q nascião com deficiência tanto mental quanto física era morta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suas respostas estão muito resumidas.... você pode ser objetivo mas não deixe de ser claro em suas respostas....

      Excluir
  5. 01)a) O chefe concentrava o poder e passava para o filho mas velho. A economia era agropastoril e a guerra e a pirataria.E a independência econômica dos genos e a família era auto-suficiente.e o trabalho era coletivo.
    b)Os genos desagregaram porque faziam uso de técnicas rusticas q n acompanhavam o crescimento da populaçao e começaram a usar terras menos ferteis e a usar a mao de obra suplementar.

    2)Com a partilha da terras surgiu as terras privadas e à produção mercantil e ao comércio de mercadorias.

    3)a)Esparta virou uma cidade oligarguica porque seus dois reis perderam poder e os cidadãos passaram a ser cada vez menos representados , e as decisoes era tomada pelos gerontes.

    b)era bastante dura porque a forma cidadaos estavam disposto entregar a propria vida por espart como soldado.

    ResponderExcluir
  6. 1.a) No aspecto social os genos reuniam no mesmo lar descendentes de um único antepassado a cada membro dependia de uma unidade familiar. O chefe concentrava o poder, que passava para o filho mais velho.
    A economia era agropastoril, sem esquecer a guerra e a pirataria. Existia uma independência econômica dos genos e a familia era auto-suficiente.

    b) Os genos desagregaram-se porque: faziam uso de técnicas rudimentares que não acompanhavam o crescimento da população; passaram a usar terras menos férteis e usar mão-de-obra; a terra se dividiu em núcleos cada vez menor e sem possibilidade para explorar.

    2. A partilha das terras provocou o aparecimento da propriedade privada, o que corresponde à produção mercantil e ao comércio de mercadorias relativamente desenvolvidas com a colonização de novas áreas. Estabeleceu-se uma diferença de direitos entre as classes, e novos elementos sociais vão-se desenvolvendo na sociedade grega.

    3.a) Esparta tornou-se uma cidade oligárquica porque seus dois reis perderam poder e os cidadãos passaram a ser cada vez menos representados. As decisões eram tomadas pelos gerontes de poder vitálico. Eles eram escolhidos nas Assembléias, nas quais ainda restava espaço para manifestação dos cidadãos, se bem que de forma restrita.

    b) A educação espartana era bastante rígida porque visava a formar cidadãos dispostos a entregar a própria vida por Esparta, servindo como soldado. Quem nascia sem condições de lutar era morto. Se nascia apto ficava com a mãe durante sete anos. Aos 12 anos, para fortalecer o físico e desenvolver a destreza, o menino passava por provas de sobrevivência no campo. Aos 17 anos, os rapazes passavam por um rito de iniciação no qual, entre outras tarefas, tinham de esconder-se nos campos e matar quantos
    escravos conseguissem. Aos 30 anos o soldado tornava-se cidadão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom trabalho... aproveite, agora, para comparar a realidade política de Esparta com a de Atenas....Bons estudos...

      Excluir
    2. Enquanto Esparta apresentava governo oligárquico, Atenas era a pólis mais democrática da Grécia. Em Esparta, a participação na política restringia-se aos espartanosaos descendentes dóricos, uma minoria indisfarçada da população espartana que detinha monopólio pela força. Eram os guerreiros preservando a supremacia dos órgãos governamentais ( Eforato, Gerúsia e Apela ). Em Atenas as lutas sociais ampliaram significantemente a participação na política, atingindo o apogeu com as reformas de Clistenes e com o governo de Péricles. O êxito das lutas na participação, em Atenas, foi em grande parte possível pelo sucesso agrícola e comercial da pólis, dinamizando todos os aspectos de Atenas, inclusive o político, democratizando-a

      Excluir
  7. 01.) A)O chefe concentrava o poder, que passava para o filho mais velho. A economia era agropastoril, e também a guerra e a pirataria. Existia uma certa independência econômica dos genos. O trabalho era coletivo e todas as tarefas eram valorizadas. A distribuição da produção era igualitária.

    B) Os genos desagregaram-se porque: faziam uso de técnicas rudimentares que não acompanhavam o crescimento da população por isso passaram a utilizar terras menos férteis e a usar mão-de-obra suplementar; a terra começou a ser dividida em núcleos cada vez menores e insuficientes para exploração.

    2)Partilhar as terras fez acontecer o aparecimento da propriedade privada, que corresponde à produção mercantil e ao comércio de mercadorias desenvolvidos com a colonização de novas áreas. O uso de moedas cunhadas permitiu a passagem da economia monetária. Se estabeleceu uma diferença de direitos entre as classes, e outros elementos sociais vão se desenvolvendo na sociedade grega. Embora o nascimento e a terra conservassem o velho prestígio, a escala de valores (real) era constituída de acordo com a riqueza. A economia monetária é incompatível com a constituição dos genos: auto-suficientes, coletivistas e igualitários. A organização política era a mesma, suas atribuições foram distribuídas pelos membros do conselho. A autoridade da aristocracia aumentava cada vez mais: o regime aristocrático transformava-se rapidamente numa oligarquia.

    3)A) Esparta tornou-se uma cidade oligárquica porque seus dois reis perderam poder e os cidadãos passaram a ser cada vez menos representados. As decisões eram tomadas pelos gerontes, de poder . Eles eram escolhidos nas Assembléias, nas quais ainda restava espaço para manifestação dos cidadãos, se bem que de forma restrita.

    B)Eram de competência exclusiva do estado, as crianças eram treinadas desde novas, alem da cultura, principalmente em artes de guerra, todo o cidadão espartano era um bom guerreiro, isto incluia até alimentação adequada para formação do futuro cidadão soldado ou soldado cidadão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom trabalho... aproveite, agora, para comparar a realidade política de Esparta com a de Atenas....Bons estudos...

      Excluir
  8. 1-a)As atividades dos genos eram coletivas, eles plantavam e colhiam.
    1-b) Eles se desagregaram porque como eles trabalham em conjunto, plantando e colhendo, acabou havendo desigualdade de repartição, e também a escassez de terra influiu.
    2-)Como eles viviam em coletividade, acabou gerando uma desigualdade social, o que fez com que eles abrangessem e tivessem novas ideias, criando o novo sistema, e isso causou mudanças em toda a sociedade. Daí foi criada as chamadas ‘’cidades-estados’’.
    3-a) Esparta se tornou uma oligarquia porque tinham dois reis que perderam o seu reinado, portanto, não havia mais ninguém ‘’comandando’’ a cidade.
    3-b) A educação espartana era muito rigorosa, principalmente para os homens que tinham que ter um bom físico para suportar e estar pronto para a guerra, passavam quase a vida toda presos se preparando fisicamente. Se uma criança nascesse com alguma deficiência física eles matavam as crianças, jogavam os pedaços deles fora. E só podiam ter sua liberdade depois dos 30 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirella que mudanças foram estas que você aponta sua resposta a questão 2?

      Excluir
  9. 1)A- Social: Os genos se reuniam na casa descendentes de um antepassado e cada uma das pessoas era de uma parte da família. O pai da família passa teu poder para o filho mais velho. Econômica:Existia um tipo de independência econômica dos genos e a família era auto-suficiente. Era também agropastoril, não esquecendo a pirataria e a guerra.
    B-Faziam o uso de técnicos rudimentos que não acompanhavam o crescimento da população com isso passaram a usar terras férteis e a mão-de-obra suplementar, a terra começou a ser dividida em núcleos cada vez menores e insuficientes para exploração.
    2- A partilha das terras causou o aparecimento da propriedade privada, o que corresponde à produção mercantil e ao comércio de mercadorias relativamente desenvolvidos com a colonização de novas áreas. Estabeleceu uma diferença de direitos entre as classes, e novos elementos sociais vão-se desenvolvendo na sociedade grega.
    3)A- Se tornaram cidades oligárquicas pois seus reis acabaram perdendo sues poderes e os cidadãos passaram a ser menos representados.As decisões eram tomadas pelos gerontes, de poder vitálico, eram escolhidos nas assembléia, onde ainda retava espaço para manifestações de cidadãos, de forma restrita.
    B- A educação deles era muito rígida, pois queriam formar cidadãos para guerra, servindo como soldados de guerra. Quem nascia com qualquer tipo de defeito menor oque fosse e não desse para lutar, era morto. Se nascesse sem algum defeito ficava com a mãe até os sete anos, depois ia para o estado e aos doze anos para desenvolverem o físico, o garoto passava por muitos tipos de provas para ver se sobrevivia, nos campos etc. Aos dezessete anos faziam rito de iniciação, e matar quantos escravos conseguissem. Aos 30 anos eram livres e viravam cidadãos.

    ResponderExcluir
  10. 1A- Os Genos, foram a célula básica da sociedade grega. Eles eram reunidos em um mesmo lar e eram descendestes de um mesmo antepassado.
    Na questão econômica eles baseavam-se na economia agropastoril ou seja, produziam sem se preocupar com os excedentes para a comercialização

    B- Os genos foram desagragados pois a produção não crescia de forma semelhante à população e pelo fato de terem se divididos em famílias menores


    2- A partilha das terras provocou o aparecimento das propriedades privadas e com isso, o aparecimento de moedas cunhadas. A autoridade da aristocracia aumentava cada vez mais e o regime aristocrático transformava-se rapidamente numa oligarquia

    3A- Esparta tornou-se uma cidade pois seus dois reis perderam o poder e os cidadãos passaram a ser cada vez menos representados

    B- A educação em Esparta tinha como principal finalidade formar guerreiros

    ResponderExcluir
  11. Pietro??? Bom trabalho... aproveite, agora, para comparar a realidade política de Esparta com a de Atenas....Bons estudos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fui eu msm q fiz isso ai perdão kkkk tava com pressa de fazer esses exercicios e não prestei atenção na série, mas o conhecimento nunca é demais kkkkkkkk

      Excluir