domingo, 10 de março de 2013

3ª série - Atividade 3

1. (FUVEST 2005 - 2ª fase) Com relação ao povoamento e à colonização da região norte do Brasil, nos séculos XVII e XVIII, explique:
a) As particularidades da administração política e religiosa da região.
b) A importância da exploração econômica dessa região para a Metrópole.

2. (FUVEST 2012- 2ª FASE) - A formação histórica do atual Estado do Rio Grande do Sul está intrinsecamente relacionada à questão fronteiriça existente entre os domínios das duas coroas Ibéricas na América meridional. Desde o século XVIII, esta região foi cenário de constantes disputas territoriais entre diferentes agentes sociais. Atritos que não estiveram restritos apenas às lutas travadas entre luso-brasileiros e hispano-americanos pelo domínio do Continente do Rio Grande. Eduardo Santos Neumann, “A fronteira tripartida”, Luiz Alberto Grijó (e outros). Capítulos de História do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004, p. 25. Adaptado.

a) Caracterize a “questão fronteiriça”, mencionada no texto acima.
b) Quais são as principais diferenças e semelhanças entre a organização socioeconômica do Rio Grande colonial e a de regiões açucareiras, como Bahia e Pernambuco, na mesma época?

3. Unicamp 2008 - 2ª fase O aprisionamento de indígenas pelos bandeirantes foi uma forma de obter mão-de-obra para a lavoura e para o transporte. No litoral, o preço dos indígenas era bem menor que o dos escravos negros — o que interessava aos colonos menos abonados. O sistema de apresamento consistia em manter boas relações com uma tribo indígena e aproveitar seu estado de guerra quase permanente com seus adversários, para convencê-la a lhes ceder os vencidos, os quais costumeiramente eram devorados em rituais antropofágicos. (Adaptado de Laima Mesgravis, “De bandeirante a fazendeiro”. In: Paula Porta (org.), História da cidade de São Paulo: a cidade colonial, 1554-1822. São Paulo: Paz e Terra, 2004, vol. 1, p. 117.)
a) O que foram as bandeiras?
b) Por que o aprisionamento dos indígenas interessava aos bandeirantes e aos colonos?
c) O que eram rituais antropofágicos?


Postagens até 14/03..


8 comentários:

  1. 1) a)Não somente a região norte, como também a região sul, permanecendo à margem da fiscalização portuguesa, sendo assim, era fácil a invasão por interesse de outras potências européias.A solução foi então a criação do Estado do Brasil, que era a presença marcada para resguardar o território.
    Em particularidades religiosas, o que predominava era a "bendita" atividade jesuítica sobre os "pobres" indígenas.


    b)Para a ocupação e criação de um posto fixo(Estado do Brasil) era preciso um "motivo" (riqueza), e o que interessou foram as drogas-do-sertão e algodão, produtos valorizados no mercado europeu.


    2) a) Está sendo falado sobre o afrouxamento do Tratado de Tordesilhas, e a consequente ocupação além do limite estabelecido.O grande alvo era a Colônia de Sacramento (Rio da Prata), o fato causou uma longa guerra e vários acordos fronteiriços.Foram feitos e refeitos durante o período , mas somente ocorreu o término com o princípio do Tratado de Madri, no qual a Espanha ficou com a Colônia de Sacramento.


    b)As regiões açucareiras tinham o objetivo de atender o mercado externo, já o Rio Grande do Sul possuía criação bovina, e era destinado às próprias províncias coloniais,e outro diferencial era a presença de alguns trabalhadores livres na criação bovina.As semelhnças eram : mão-de-obra escrava, latifúndio e hegemonia da elite colonial, entre outros.


    3) a)Como São Paulo não possuía nenhuma riqueza natural que despertasse os interesses de Portugal, estes homens (bandeirantes) foram em busca, com as expedições que desbravavam novas rotas e caminhos pelo interior, em busca de pedras preciosas e escravos, mesmo que isso contrariasse os jesuítas.


    b)O aprisionamento de indígenas pelos bandeirantes foi uma forma de obter mão-de-obra para a lavoura e para o transporte. No litoral, o preço dos indígenas era bem menor que o dos escravos negros o que interessava aos colonos menos abonados.


    c)O ritual servia para expressar o ódio ao inimigo e a vontade de adquirir as qualidades de bravura do guerreiro morto.

    ResponderExcluir
  2. 1A. A região norte foi sempre fiscalizada pelos portugueses, a produção da cana-de-açúcar era monitorada pelos portugueses e logo levada a Holanda. Os portugueses não vieram só com a intenção de explorar, mas também com a expansão do cristianismo (catolicismo) devido as batalhas anteriores por causa de religião.

    B. Obter a maior quantia de lucro possível, porém como Portugal não tem produção interna boa, grande parte de suas riquezas nem ao menos chegava no porto de Lisboa.


    2A. Questão Fronteiriça é a história da ocupação e do povoamento de Rio Grande do Sul, o Tratado de Tordesilhas dava o domínio de Portugal até Santa Catarina, pois Portugal invadiu o território espanhol e então ocorreram varias guerras durante dois séculos.

    B. Suas diferenças era bem claras, o sul tinha a produção de criação bovina e era levado as próprias províncias, já o norte, região açucareira tinha a intenção de atender o mercado externo. As semelhanças era mão-de-obra escrava, latifúndios, etc.

    3A. Bandeirantes foram portugueses com intenção de explorar o território brasileiro e capturar escravos(índios) já que o litoral de São Paulo mostrou nenhuma riqueza.

    B. Os bandeirantes tinha interesse nos índios pois eram uma forma de obter mão-de-obra escrava para transportes e lavouras, o preço dos indígenas era bem menor do que os escravos pois os índios muitas vezes se manifestava e seu físico não era tão bom quando de um negro, por isso seus interessados a compra de índios era os colonos menos abonados.

    C. Rituais Antropofágico são rituais que os índios faziam...Alguns ao ganhar uma batalha, matavam os seus inimigos e comiam seu corpo, muitos povos antigos tinha esse costume, como os astecas.

    ResponderExcluir
  3. 1A - A colonização portuguesa tornou-se mais intensa. A partir desse período surgiram as primeiras plantações de cana-de-açúcar e a exploração da mão de obra escrava começou a se consolidar em nosso cotidiano. Além disso, vale ressaltar o papel assumido pelos padres jesuítas. Chegando ao Brasil, esses representantes da Igreja voltaram-se para a conversão religiosa da população indígena para o catolicismo.

    B - Buscar as drogas do sertão (cravo, canela, pimenta, etc) e capturar indígenas para evangelizar e escravizar

    2A- Essa fronteira era um alvo de grandes disputas entre espanhóis e portugueses na América latina, que queriam expandir seu território para outro lugar além da peninsula Ibérica, isso explica a "questão fronteiriça"

    B- Essas regiões açucareiras estavam interessadas em vender para o mercado exterior e o Rio Grande do Sul produzia carne seca apenas para o mercado nacional. Já as semelhanças em ambos usava-se a mão-de-obra escrava e o latifundio

    3A- Eram expedições não oficiais que visavam a "caça" dos índios

    B- Com a obtenção do indigena o colono teria alguém para trabalhar por um preço muito menor que o do escravo

    C- Eram rituais onde os nativos comiam carne humana

    ResponderExcluir
  4. 1-a. Como o norte brasileiro era onde se plantava a cana-de-açúcar, que era um produto q tinha um bom valor no mercado europeu, isso fez com q houvesse uma maior concentração naquela região portanto quanto mais valor tem uma área mais fiscalizada ela vai ser e com isso a chace de espalhar a religião de Portugal(catolicismo).

    b. A grande importância era que Portugal não tinha uma extensão territorial,solo nem clima propicio para gerar os recursos que eram produzidos no Brasil que tinha todos esses recursos.

    2-a. Questão fronteiriça foi usado por causa dos limites do Tratado de Tordesilhas que estava gerando uma grande tensão.

    b.As produções açucareiras do Norte eram voltadas para o mercado europeu, já a pecuária no Rio Grande do Sul era voltada mais para o interior(províncias coloniais). E a semelhança era o usa de mao de obra escrava.

    3-a. Foi um movimento em que portugueses exploraram o interior brasileiro em busca de índios para usa-los como escravos.

    b.Por que era uma mão de obra mais barata do que a mão de obra africana.

    c. São rituais em que se comiam a carne de prisioneiros de batalhas que eram considerados grandes guerreiros.(acreditava-se que as habilidades do guerreiro devorado seriam passadas)

    ResponderExcluir
  5. 1.
    A. A região estava sendo fiscalizada pelos portugueses, houveram as primeiras plantações. E com o povo da Igreja chegando no território fizeram com que os índios virassem católicos.

    B. A exploração econômica para as vendas das drogas do sertão serviu para agrupar o povo português e oficializar a expansão territorial sobre as terras espanholas.

    2.
    A)Com o "enfraquecimento" do Tratado de Tordesilhas, os portugueses ultrapassaram o limite. E havia uma disputa pelo Sacramento que pertencia aos portugueses e pelo Sete Povos das Missões que estava sob o domínio espanhol, essa disputa durou um século. O término dessa disputa foi quando acertaram o Tratado de Madri, que fez que com que o Sacramento ficasse sob o domínio espanhol e o Sete Povos das Missões com o domínio português.

    B)As regiões açucareiras tinham o objetivo de atender o mercado externo. Já o Rio Grande do Sul que produzia a carne-seca que tinha como o mercado principal as próprias províncias coloniais.


    3)
    A. Foram homens que caçavam índios pelas matas e escravos fugitivos.

    B. Porque capturando os índios eles obteriam mão-de-obra para a lavoura. E não custavam tão caro, mas não eram tão eficientes quanto os escravos, que custavam bem mais caro, o preço baixo interessava aos colonos que não eram tão ricos.

    C.Eram os rituais quando o índio comia o inimigo poderoso, e acreditava que comendo o seu inimigo as virtudes seriam incorporadas nele.

    ResponderExcluir
  6. 1.
    A. Haviam as entradas,com a finalidade de expandir o território,organizadas e financiadas pelos cofres públicos do governo de Portugal.As missões Jesuíticas tinham a intenção de catequizar os índios, que mais tarde seriam escravizados.Extraiam riquezas da Floresta Amazônica,começando assim o povoamento da região.

    B. As chamadas ''drogas do sertão'' eram a base da exploração econômica e serviam de argumento para que o povo português povoasse o oeste da linha divisória do tratado de Tordesilhas, o que oficializou o povoamento português nas terras sul-americanas de domínio espanhol (Tratado de Madri)

    2.

    A. O Tratado de Tordesilhas era impreciso e não tinha demarcações,o que causava uma disputa de terras entre os castelhanos e portugueses,essa disputa é a "questão fronteiriça" mencionada no texto.

    B. As duas regiões tinham em comum o fato de terem sido dominadas por patriarcas com poderes políticos vinculados a posse de terras. O nordeste tinha em vista o mercado externo,e baseava-se no latifúndio e trabalho escravo,já o Rio Grande do Sul possuía uma atividade pecuária extensiva que lhe favoreceu trabalho livre e mobilidade social,mesmo que pouca.


    3.

    A. São Paulo e São Vicente estavam em crise,diante disso formaram-se expedições particulares do litoral para o sertão,atrás de riquezas.

    B. Durante a união ibérica os índios eram escravizados e vendidos, eram considerados uma mão-de-obra menos expansiva que os escravos africanos.

    C. Eram rituais feitos pela tribo vencedora onde consumia-se as partes dos índios que perdessem a "guerra",eles acreditavam que ao comer a carne do guerreiro morto todos os poderes e virtudes do derrotado eram adquiridos por quem efetivasse o ritual.

    ResponderExcluir
  7. 1. a) A Igreja era responsável pela administração da Região Norte através dos Jesuítas. Ao notar que a região possuía bastante recursos naturais (drogas do sertão) optaram por começar a explorar essa região.
    b) Com o Portugal perdendo o monopólio do comércio de especiarias das índias era importante então que Portugal encontrasse uma alternativa para que a economia voltasse a fluir, isso se deu com a exploração das drogas do sertão.

    2. a) Essa questão fronteiriça relata quando os portugueses expandiram suas terras além da linha que delimitava o tratado de Tordesilhas, eles se utilizaram do princípio de utis possidetis que significava, que as terras seriam de fato de quem as ocupasse. Sendo assim Portugal acabou ficando com as terras, o que acabou sendo oficializado no tratado de Madri.
    b) A principal diferença era de que o Rio Grande do Sul produzia carne seca tendo como mercado as suas províncias coloniais, já as regiões açucareiras tinham como objetivo atender ao mercado externo. As semelhanças podem ser encontradas na mão de obra escrava e no uso do latifúndio.

    3.
    a) Foram excursões pelo interior do Brasil com objetivo de procurar riquezas e capturar índios para escravizá-los.
    b) Porque assim eles poderiam escravizá-los e revendê-los a quem não tivesse condições de comprar escravos africanos.
    c) Eram rituais onde os indígenas derrotados em guerra eram devorados pela tribo vencedora, eles acreditavam que ao consumir a carne humana os poderes do guerreiro morto eram adquiridos pelo vencedor.

    ResponderExcluir
  8. 1. A) a ocupação da regiao norte, contou com a participação de entradas e formação de missoes jesuíticas.

    B) a exploração nas vendas das ''drogas do sertao'' (castanha, perfumaria e outros)

    2. A)
    B) enquanto as regiões açucareiras voltaram-se à produção deste gênero com o objetivo de atender o mercado externo, o Rio Grande do Sul iria se especializar na produção da carne seca a partir da criação de rebanhos bovinos, tendo como mercado principal as próprias províncias coloniais.

    3. A) eram expedições dominadas por bandeirantes que descobriam novos caminhos pelo interior em busca de pedras preciosas.

    B)o índigena era um produto bem mais barato que o escravo africano, o que incentivava o negócio.

    C) os rituais antropofágicos eram realizadas como cerimônias de homenagem aos inimigos abatidos, ao devorá-los, os vencedores acreditavam estar incorporando sua força e sua destreza para a luta.

    ResponderExcluir