domingo, 3 de março de 2013

3 série atividade 2 - Colonização da América do Norte

Alex de Tocqueville, em sua  obra referencia, denomina a América do Norte como "Berço da Democracia". Em se tratando de concordância com Tocqueville justifique com argumentos históricos para tal denominação. Seu comentário deverá ser postado até dia 07/03. Bom trabalho!

25 comentários:

  1. É válido relembrar que, a sociedade norte-americana já nasce com a característica de "discutir o direito", com influência do Pacto de Mayflower , que propiciou mais poder aos colonos e os atos de liberdade(que inclui religiosidade) que atraiu assim, pessoas para a colônia.
    A Ordem Liberal Democrática nos USA deve-se a dois principais fatores: primeiro porque foi colônia de povoamento, ou seja, os cidadãos americanos ao saírem da terra de origem, a Inglaterra, procuraram um lugar propício não para acumular lucro e poder, mas para residirem e construírem uma sociedade entre iguais. Segundo, porque a partir deste ideário é formado, inicialmente, o selfgoverment. O selfgoverment consistia, entre outras coisas, na participação de todos nas decisões políticas e fiscalização de todos para com todos. Para este feito foram criados os Conselhos Comunitários, cujos membros eram eleitos por todos os cidadãos. Em seguida, formaram-se Comunas com as mesmas característIcas e, assim, é possível compreender o porquê do fortalecimento da Democracia nos Estados Unidos. LOgo,Tocqueville notou estes fatores em seu estudo.
    Após certo tempo de estudo, ele pode concluir que além do fato histórico citado, o mantimento da democracia reduzia-se a três fatos: a situação acidental(geográfica), as suas leis e por último os hábitos e costumes.


    Obs.: Tocqueville diz em sua obra, que o único poder que deve continuar absoluto é a vontade soberana da coletividade. Em ponto de vista particular, esta ideia ressalta de ditadura coletiva, algo que o próprio também escreveu.Mas não bastou , pois a "liberdade consciente" que ele cita não é muito subjetiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!Professor,eu gostaria de saber quando será postada a nova tarefa.Boa noite.

      Excluir
  2. Os Estados Unidos é conhecido como o berço da democracia pois foram uns dos primeiros a lutar por ela. Como sua colônia foi de povoamento, os ingleses iam para a colônia com interesses diferente e logo apos a Inglaterra ter problemas internos. A colônia então assumiu e passou a criar leis, costumes e cultura. Quando então os ingleses "voltaram" para ver como estava a colônia, viram o que poder deles lá não significava mais nada. Tentaram pegar de volta a colônia, porém era tarde demais. Uma vez livre, sempre livre. Por isso que Tocqueville coloca o nome de seu livro como "O Berço da Democracia".


    Thais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente um cuidado: neste retorno da imposição colonial..ainda precisamos conversar sobre isto....

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Tocqueville conheceu um país democrático e ficou impressionado com o povo, sem nenhuma ingerência. Então ele achou que o que estava acontecendo ali ia acontecer em outros lugares também. Acreditava que a democracia, depois de destruir o sistema feudal e vencer os reis, não iria recuar frente a burguesia e a classe rica.
    Depois que ele foi aos Estados Unidos ele virou o contrário dos movimentos revolucionários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm ... algumas coisas precisam ser repensadas... veja bem: a democracia vencendo o sistema feudal (?) e de certa forma a democracia como entendemos atualmente é fruto das lutas burguesas e não contra ela

      Excluir
  5. Tocqueville interessou-se pelo funcionamento da democracia dos Estados Unidos em uma viagem, na época o país era o único aonde não existia uma nobreza que governasse e clero que não tivesse força política.O fato do povo reunir-se em qualquer recinto,decidir as coisas por si,sem interferência de uma força externa,como Igreja ou Estado.Depois de muito observar Tocqueville escreveu um livro dividido em dois volumes chamado "A democracia na América" e constatou que os Estados Unidos estava passando por uma grande revolução social desde que proclamaram independência,que foi chamada Revolução Democrática,que foi resultado da chegada dos emigrantes europeus que não podiam exercer seus direitos civis e então foram criados no novo mundo,rebelaram-se contra o rei da Inglaterra quando tentou impor limites a eles. Mesmo vindo de um berço Aristocrático e não sendo adepto a democracia reconheceu o surgimento de um fenômeno político.Esta marcha pela igualdade estava generalizando nas sociedades cristãs que passaram pela mesma revolução.Ele acreditava que a democracia,mesmo depois de banir e destruir o sistema feudal não iria recuar frente a classe rica e a burguesia e afirmou:"Querer deter a democracia seria como lutar contra o próprio Deus"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de comentar, que devido ao país ser o único naquela época que estava passando pela Revolução Democrática,é que ele usou a expressão ''Berço da Democracia"

      Excluir
  6. Tocqueville viu, na questão da escravidão a maior ameaça a democracia americana, como diz em um capítulo do "Da Democracia da América" comentando que o negro situa-se nos limites extremos da servidão, o índio, nos limites extremos da liberdade. O negro perdeu até a propriedade de sua pessoa e não poderia dispor da própria existência sem cometer uma espécie de roubo; o selvagem está entregue a si mesmo, desde que possa agir já o negro gostaria de confundir-se com o europeu, e não o pode. O índio, até certo ponto, poderia consegui-lo, mas desdenha da idéia de tentá-lo. O servilismo de um entrega-o à escravidão, e o orgulho do outro à morte.
    Transcorreria mais de um século até que a escravidão começasse a cicatrizar no tecido social norte-americano. Tocqueville ainda previu que a abolição no sul dos Estados Unidos "fará crescer a repugnância que a população branca sente ali pelos negros".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você parece ter feito uma boa leitura de de Tocquevillle....

      Excluir
  7. Tocqueville conheceu o funcionamento da Democracia através de uma viagem que fez aos Estados Unidos, ele ficou surpreso ao constatar que os Estados Unidos não possuía uma nobreza governante e o clero não exercia força política. O povo se reunia e decidia por si só sem qualquer interferência externa, os governantes e legisladores surgiam através de assembleias e eleições.
    Tocqueville também constatou que os Estados Unidos passava por uma grande revolução social que ficou conhecida como revolução democrática, essa revolução vinha se desenrolando desde a proclamação da independência americana em 1776. Isso acabou sendo resultado da chegada de emigrantes europeus, que foram impedidos de exercer seus direitos civis na Europa e por isso tentaram fazê-lo no novo mundo e por isso se rebelaram contra o rei da Inglaterra quando ele tentou pressioná-los.
    Tocqueville acreditava que a democracia após destruir o sistema feudal e vencer os reis não iria recuar frente a burguesia e a classe rica. Mesmo que não conseguisse prever seu destino final, era possível afirmar que ela espalharia-se pelo mundo inteiro como se fosse uma previdência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual a gênese desta forma democrática de organização....

      Excluir
  8. Primeiramente é necessário sabermos o significado de democracia para continuarmos com o texto. Democracia e um regime de governo em que o poder de tomar decisões politicas esta com os cidadãos direta ou indiretamente.
    Tocqueville com a intenção de estudar a democracia e a vida sócio-politica dos Estados Unidos. E lá Tocqueville se impressionou com a igualdade de condições entre os cidadãos americanos.
    Um fator que contribuiu a favor da democracia no pais foi o seu tipo de colonização que foi a de povoamento, mas o fluxo de europeus que vieram para a América eram de sua maior parte da zona rural que estavam tentando melhores chances no novo continente, e também pelo fato de grande parte dos emigrantes falarem a mesma língua e de serem descendentes de um povo habituado ao respeito as leis e a liberdade politica. Como o próprio Tocqueville escreveu que os colonos situados mais ao norte eram de equilíbrio econômico, portanto não houve problemas por questões de classes e poder econômico. E por fim o Pacto do Mayflower que foi feito e assinado por emigrantes de economia nivelada e de mesma fé religiosa, que daria origem ao Estado e fortaleceria o poder politico daquela nação.
    Podemos concluir que a democracia americana surgiu praticamente junto com sua nação, que ela já aparecia em seus tempos de colonia e houveram muitos fatores que contribuíram com o fortalecimento da mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No segundo paragrafo a frase nao saiu completa a frase correta e "Tocqueville com a intenção de estudar a democracia e a vida sócio-politica dos Estados Unidos e por isso viajou ate la"

      Excluir
    2. interessante resgatar o sentido moderno de democracia...

      Excluir
  9. Tocqueville foi enviado pelo governo francês em 1831 para estudar o sistema prisional americano. Chegou a Nova Iorque em maio daquele ano e passou nove meses em viagem pelos Estados Unidos, tomando notas não só acerca das prisões, mas sobre todos os aspectos da sociedade americana, incluindo a sua economia e o seu sistema político, então único no mundo.
    Ele chegou aos Estados Unidos quando Andrew Jackson era presidente e os partidos políticos estavam num processo de transformação profunda, deixando de ser pequenas organizações dominadas pelas elites locais e as suas comissões eleitorais para se tornarem corpos massivos, devotados a eleger funcionários para os níveis local, regional e nacional.
    A democracia na América é aclamada pela percepção do autor, mas também foi recentemente criticada por acadêmicos por suas lacunas. O aristocrata De Tocqueville haveria desprezado, ainda, alguns aspectos, incluindo a pobreza nas cidades e a escravatura. Mas o seu relatório da América Jacksoniana captura a energia da nova nação e, sobretudo, o quão intensamente as pessoas fizeram com que a democracia funcionasse.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Em 1831, Tocqueville resolveu empreender viagem aos Estados Unidos a fim de realizar uma pesquisa sobre o código penal americano. Porém, suas intenções tomaram outro rumo quando escreveu o esboço do que seria sua obra-prima, o livro ”Democracia na América”. A primeira parte do livro foi publicada em 1835, onde ele refletiu sobre as instituições e a sociedade americana e sua tradição política. A segunda parte foi publicada em 1840 e na obra, o escritor tratava das questões sobre igualdade e de que forma esse conceito poderia prejudicar a liberdade dos indivíduos.
    Depois da experiência nos Estados Unidos, Tocqueville afirmou ser contrário aos movimentos revolucionários acontecidos em seu próprio país, a França, por achar que a ideologia da igualdade era opressora da liberdade individual, sendo a revolução americana mais genuína no sentido de atender os anseios do povo.

    ResponderExcluir
  12. Nós estamos vendo a origem deste processo....

    ResponderExcluir
  13. Respondeu de todos, menos o meu! Chateada! Paulo cadê você foi demais hahaha

    ResponderExcluir