domingo, 10 de março de 2013

2ª SÉRIE - Atividade 3 -


1. Defina o Cesaropapismo, instituído no Império Bizantino, por Justiniano (527-565) e sua participação como fator importante para ocisma do oriente, que você irá explicar agora com detalhes.

2. “A pregação de Maomé, registrada no Corão (ou Alcorão), ajudou a reverter a tendência à fragmentação
política dos povos árabes, fornecendo as bases religiosas para a centralização política que contribuiu para a expansão islâmica, a partir do século VII. Dentre os preceitos básicos do islamismo, destaca-se a Guerra Santa (djihad ou jihad). O que venha a ser isto?
Postagens até dia 14/03

20 comentários:

  1. 1- O Cesaropapismo define-se, o imperador se autoproclama papa, como autoridade máxima, cultural e religiosa, surgida na Europa Oriental. Porém essa decisão não foi aceita passivamente e houveram vários conflitos até que em 1504 houve a cisma do oriente, o mundo cristão dividiu-se em duas grandes Igrejas. De um lado ficou a Igreja Católica do Oriente, conhecida como Igreja Ortodoxa Grega, com sede em Constantinopla e chefiada pelo patriarca da cidade, do outro no comando de Justiniano (papa autoproclamado) a Igreja Católica Apostólica Romana.


    2- Foi o início da unificação do mundo árabe por Maomé. Deu-se início qdo Alá disse a Maomé que os tais deuses não existiam, e falou isso ao povo, nisso o comércio dos coraixitas caiu, afinal eles vendiam imagens dos deuses. E Maomé fugiu de Meca (a chamada Hégira) e foi pra cidade de Yatreb; e a pedido de Alá, Maomé criou seu exército pra Guerra Santa ou Djihad. Maomé viu nisso a aprovação de Alá e formulou a promessa: quem morre nessa guerra santa vai direto para o céu. Os outros deverão esperar até o fim dos tempos.


    Tá tudo aí.

    ResponderExcluir
  2. 1-Cesaropapismo foi um sistema onde o imperador não concordava com as ordens da igreja,e resolveu criar a sua própria igreja,sua própria religião sendo ele o papa,onde fazia as suas regras.Se declarou assim autoridade máxima,dentro da religião e de suas funções imperiais e politicas.Mas isso não agradou a igreja católica,haviam muitas diferenças.Foi separada assim as igrejas como: igreja católica, e igreja ortodoxa.Surgindo o cisma.

    2-a Guerra Santa foi uma guerra entre as diferentes crenças da religião.Conta a história que Maomé foi visitado por um anjo que lhe contou que o único Deus que existia era Ala,e Ala havia escolhido Maomé como seu profeta.Sua missão era contar a todos que Ala era o único Deus e todos deviam segui-lo.Mas neste processo houveram problemas,afinal a religião de todos era politeísta,ou seja,de acreditavam na existência de vários Deuses.Maomé e os seguidores de Ala foram obrigados a fugir para Yatreb,nesse lugar Maomé fez a Djihad também chamada de Jihad para se fortalecer.Um pedido de Ala para Maomé foi que ele conquistasse o mundo,assim cresceu o mundo árabe. Maomé foi conquistando a base da religião.Convencia os homens a fazerem parte do seu exercito não se casando,dizia a eles que após a morte teriam muito mais que uma só mulher.E assim o número de seguidores de Ala foi aumentando cada vez mais.Portanto a Guerra Santa foi entre os seguidores de Ala e os que acreditavam na existência de todos os Deuses.

    ResponderExcluir
  3. 1 – O Cesaropapismo , foi um sistema de relações entre a Igreja e o Estado, em que o alto imperador se denominava chefe da Igreja. Com o Cesaropapismo e o iconoclastas (não acreditavam em cultas imagens ) surgiu a Cisma do Oriente que foi a primeira divisão da Igreja Católica, de um lado ficou a Igreja Católica Apostólica Romana que era liderada pelo Papá e de outro a Igreja Católica Ortodoxa Grega que era liderada pelo Imperador.

    2- Maomé era um pertencente da família pobre dos haxemitas que ao ficar órfão passou a viver com o avô no deserto e viajava em caravanas com beduínos ( nômades do deserto), Maomé se casou com uma viúva coraixita que era muito rica, vivia em Meca que era um centro comercial e eram também muito religioso, em 622 Maomé fuigiu de Meca ( que foi chamada sua fuga de Hégira) e foi para Yatreb em que se fortaleceu. Alá queria que Maomé conquistasse o mundo árabe. De Yatreb ele volta para dominar Meca e outras regiões por causa de sua religião,e assim, fazendo o mundo árabe crescer. E assim a Guerra Santa foi uma guerra entre diferentes crenças de religião, que foi entre os seguidores de Ala e os acreditavam na existência dos deuses

    ResponderExcluir
  4. 1. O Cesaropapismo era a subordinação da Igreja ao Estado. Ou seja, o mesmo chefe do Estado, era o chefe da igreja. O imperador era o "papa". O imperador, nem bobo nem nada, percebeu que a igreja é que continha o maior poder, estava no lado ocidental e oriental, e se autoproclamou papa, com a ideia de ele ser a autoridade religiosa e estatal em todos os cantos que a igreja católica estivesse.
    O Sacro Império Romano-Germânico, não gostou muito do que havia sido feito. Mas esse não foi o principal motivo para o rompimento da igreja católica. Foi a junção de motivos políticos e econômicos.
    O principal motivo era que o Papa da igreja, apoiava o Sacro Império Romano-Germânico e deixava o Império Bizantino em prejuízo. O conflito que demonstra isso eram os iconoclastas. Esses que iam contra a venda de ícones e imagens religiosas no Império Bizantino, diziam que o uso de imagens representava um retorno à idolatria, contrária aos preceitos cristãos. Mas na verdade, era apenas que a fabricação e venda das imagens eram feitas pelos monges, que lucravam rios de dinheiro com esse comércio e não pagavam qualquer tipo de imposto. Com esse comércio poderoso, os monges ameaçavam o poder central.
    Foi a junção desses conflitos que levou a ruptura da igreja católica em: Igreja Católica Apostólica e Igreja Ortodoxa.

    2.A Guerra Santa é a forma de expansão do Islã. Maomé queria que sua religião expandi-se pelo mundo, e se algum muçulmano morresse na luta da Guerra Santa alcançaria o paraíso.
    Foi graças à Guerra Santa, e igualmente à ação de converter os povos conquistados ao islamismo, que o Islã se expandiu durante o século VII. Ao longo dos séculos não parou de ser praticada e mesmo hoje os participantes nas guerras - designados de mujâhidûn, ou seja "combatentes da Jihad" - seguem o mesmo ideal, ao promover ações contra os Estados que possam interferir com os assuntos que dizem respeito ao Islã.

    ResponderExcluir
  5. Cisma:separação do corpo e da comunhão de uma religião;dissidência de opiniões.
    1- Cesaropapismo:foi um sistema de relações entre Igreja e Estado,em que ao chefe de Estado cabia a competência de regular a doutrina, a disciplina e a organização da sociedade cristã.Seu traço característico é a subordinação da Igreja ao Estado.O Cisma no Oriente, separou definitivamente a Igreja Católica,Apostólica da Igreja Ortodoxa.A participação do Império Bizantino no Cisma dividiu o Império Romano em Oriental e Ocidental e a transferência da cidade de Roma para Constantinopla.A Igreja de Constantinopla respeitou a posição de Roma como a capital do Império.
    2-Maomé,líder religioso árabe,fundador do Islamismo,nasceu em Meca,atual Arabia Saudita,com o nome de Abulgasin Mohamed Ibn Abd.
    Jihad quer dizer na religião Islâmica:empenho,esforço,luta para conquistar a fé perfeita.
    Guerra Santa para os europeus,eram as lutas religiosas (cruzadas).
    Guerra Santa e DJHAD OU JIHAD nada mais é do que impor a doutrina através da força,ou seja:Guerra Santa (cruzadas)era expandir o catolicismo através da força;
    Jihad - era expandir o Islamismo através da força.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PROFESSOR DESCULPE ESQUECI DO NOME E DA SÉRIE.
      Matheus cobra.n 7, 2 série Ensino Médio

      Excluir
  6. O Cesaropapismo foi o poder do Estado e da Igreja juntos,na mão de um só.O rei que tinha o grande poder percebeu que a Igreja também era uma grande fonte de poder,de 'dominação' das pessoas,lógo ele precisava desse poder para si,assim foi feito o Rei se nomeou o Chefe da Igreja,ele entao tinha o poder inteiro.Mais tarde esse poder iria ser dividido,pois isso não agradou a todos,o Império Romano-Germanico não gostou muito da idéia,e tiveram conflitos políticos e economicos, os comerciantes tinham um grande comércio nas cidades, vendiam imagens de santos e etc e pessoas imporantes nao acreditavam nessas imagens e queriam a proibição da venda,isso trouxe prejuízos ao Império Bizantino e problemas, e entao aconteceu o Cisma que é a divisão da Igreja Católica,tendo entao à Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica Apostólica.
    A guerra Santa...Tudo começou em Meca que tinha seu povo politeistas,ou seja,acreditavem em vários Deuses,vendiam imagens de Deuses,objetos e etc.Um dia Maomé que também acreditava em vários Deuses foi chamado por um Anjo,chamado para uma missão; o Anjo dizia que não existia vários Deuses e existia UM apenas que se chamava ALÁ,e ele,Maomé foi escolhido para representar esse Deus,ele era o Profeta de Alá. Maomé tinha que fazer o que Alá desejava que era ser dono do Mundo,Maomé entao começou por Meca,dizendo que não existia vários Deuses,porém as pessoas nao acreditavam pois era com vários Deuses que eles faziam seu comércio, Maomé continuou falando e as pessoas não gostando,Maomé foi obrigado a sair dalí, ele e as pessoas que acabaram acreditando nele,Maomé e seus seguidores fugiram para Yabred,e sua fuga ficou conhecida como Hégira,lá ele se fortaleceu conseguiu mais pessoas,montou um exército para conquistar tudo, conquistar o Mundo.Ele volta a Meca com seu exército e domina e ainda outros lugares,fazendo com que todos acreditassem em Alá,Maomé uni o mundo Árabe mas ele quér mais,invadem vários outros lugares,Egito,Espanha,Portugal...E os cristãos Judeu se torna seu inimigo,pois eles queriam o mundo com a sua religião e não com a de Alá.Isso foi a Djihad ou Jihad = Guerra Santa.

    ResponderExcluir
  7. 1- É o privilégio imperial sobre a eleição do Bispo de Roma, o Papa, como forma de controle na Igreja, no final do império romano no séc. VI. O imperador Justiniano, preocupado com a influência do monofisismo a ameaçar a Igreja, procurou criar uma estrutura administrativa clerical para manter a unidade da Igreja e acabou colocando sob sua influência o Papa e a Igreja.
    "Sistema de relações entre a Igreja e o Estado em que ao chefe de Estado cabia a competência de regular a doutrina, a disciplina e a organização da sociedade cristã, exercendo poderes tradicionalmente reservados a suprema autoridade religiosa, unificando tendencialmente as funções imperiais e pontificiais em sua pessoa. Daí decorre o traço característico do cesaropapismo que é a subordinação da Igreja ao Estado que chegou a atingir as vezes formas tão extremas que levou a Igreja a adotar cânones proibindo o estado de exercer poder eclesiástico, isso no âmbito doutrinal da Igreja.
    A ideologia do cesaropapismo se assenta na idéia imperial política bizantina de querer usurpar a autoridade conciliar e o poder papal sobre a Igreja, na qual a política secular e religião são entidades indissolúveis em que o sagrado é parte do temporal, de que o Imperador ("chefe de Estado") é chefe da Igreja.
    Esse fenômeno é tipicamente cristão, dado que o evangelho distingue política de religião, não se aplicando a outras civilizações como a islâmica, chinesa, indiana, japonesa em que no passado e/ou no presente nunca houve tal distinção. O cesaropapismo somente existiu em ambientes históricos em que havia o Império e a Igreja em cena, e após o século XVI nos países protestantes."

    2- Depois da morte de Maomé os "califas" seus sucessores,( vigários), continuaram a guerra santa aos povos; ou estes se convertiam ao islamismo ou pagavam tributo, tornando-se vassalos do califa, ou então eram exterminados.
    Acreditando que iriam logo para o paraíso se morressem na guerra santa, os muçulmanos lutavam sem medo da morte. Assim em um século o império árabe alcançou as divisas que iam dos Pirineus ao Himalaia. As primeiras conquistas foram no oriente; tomaram do império Bizantino, a Palestina, a Síria, a Armênia, ocuparam o Império Persa, submeteram o Egito e o norte da África. Alcançaram o estreito de Gibraltar.
    Mais tarde estavam na península ibérica , tentaram ainda invadir a França, mas foram derrotados por Carlos Martel, e então recuaram para trás dos Pirineus.
    Não durou muito tempo o grande império; diversidades religiosas, de línguas, costumes e formações de grupos contrários determinaram seu desmembramento em califados, sendo os mais famosos os do Cairo, Damasco, Córdova e o de Bagdá.

    Gabriela Cristina Scorza n° 14

    ResponderExcluir
  8. n°24
    1-Cesaropapismo, ter total chefia do estado e da igreja(como o papa).
    Foi politica de estado criada pelo imperador oriental Justiniano, no qual como ele dizia, haveria só "um estado,uma lei ,uma igreja" no qual ele teria poder absoluto tanto na politica de estado ,quanto na religião "papa".
    Depois dele alguns Imperadores e os Próprios Papas utilizaram essa politica. Foi separada assim as igrejas como: igreja católica, e igreja ortodoxa.Surgindo assim o cisma.

    2-Guerra santa é uma guerra causada por diferenças entre as religiões. Pode envolver uma nação com uma religião estabelecida contra outro estado com uma religião diferente, seitas diferentes dentro da mesma religião, um grupo com motivações religiosas que tenta espalhar a sua religião através do uso da violência, ou a supressão de outro grupo devido às suas crenças e práticas religiosas.O conceito islâmico de jihad ou(djihad), que em árabe literalmente significa "luta" e tem uma faceta combativa que foi criado no século VII. São Tomás de Aquino desenvolveu estes critérios, e os seus escritos foram usados pela Igreja Católica Romana para regulamentar as ações dos estados europeus.

    ResponderExcluir
  9. Nicoly Lizar nº20

    1-Cesaropapismo foi criado por um imperador que não concordava com as ordens da igreja e então criou sua própria igreja tendo relação entre a Igreja e o Estado. O mesmo imperador que comandava a igreja se próprio nomeou Papa onde ele que fazia as suas próprias regras. Essas decisões não agradaram a igreja católica. Então depois de alguns acontecimentos, como o apoio que o papa dava pro Sacro Império Romano-Germânico deixando o Império Bizantino com prejuízos, a igreja foi dividida entre igreja católica e igreja ortodoxia.

    2- Diferentes tipos de religiões formou a Guerra Santa. Maomé queria expandir o islã e falava que quem lutasse a favor dele se morresse iria para o paraíso. Maomé convencia as pessoas contando a história de que um anjo o visitou e falou que só existia um único Deus (Ala) e que todos deviam o seguir se não seriam castigados. Como a religião de muitos era Politeísta houve o conflito, aqueles que não aceitaram seguir as profecias de Maomé lutavam a favor da sua religião.

    ResponderExcluir
  10. Giulia Fernanda nº 16 2º Ano

    1- O cesaropapismo foi um sistema de relações entre a Igreja e o Estado, em que ao chefe de Estado cabia a competência de regular a doutrina, a disciplina e a organização da sociedade cristã, exercendo poderes tradicionalmente reservados a suprema autoridade religiosa. E na verdade o cesaropapismo é a subordinação da igreja ao Estado, pois o imperador não concordava com as ordens da igreja então se teve o cesaropapismo que foi o sistema que o imperador se tornou o papa com sua própria religião e regras.

    2- A Guerra santa é causada devidas as diferenças entre as religiões. Guerra Santa para os europeus,eram as lutas religiosas que também podem ser chamadas de ''cruzadas'' E a igreja católica romana regulamentou as ações dos estados europeus e foi São Tómas de Aquino que desenvolveu estes critérios para que fosse tomada essa ordem da igreja católica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me ... não falei nada pois teu exercício está bem feito. Bjus.. te amo ...

      Excluir
  11. 1)Cesaropapismo foi um sistema onde o imperador não aceitava com as ordens da igreja.
    O rei que tinha o grande poder percebeu que a Igreja também era uma grande fonte de poder de dominação.Enão o mesmo chefe do Estado,do reino, era o chefe da igreja. O imperador era o era o proprio Papa.O imperador percebeu que a igreja tinha grande poder nos dois lado do do estado ocidental e oriental.Com o Cesaropapismo e o iconoclastas não acreditavam em cultas imagens surgiu a Cisma do Oriente que foi a primeira divisão da Igreja Católica.e um lado ficou a Igreja Apostólica Romana que era liderada pelo Papá e de outro a Igreja Católica Ortodoxa Grega que era liderada pelo Imperador.

    2)Maomé:Nascido em Meca,Órfão desde pequeno foi adotado pelo tiop que durante grande parte da vida,foicondutor de caravanas,que conheceu varias culturas e religioes,quando estava com 40 anos começou ater visoes,numa delas um anjo Gabriel desceu em nome de Alá e elegeu maomé seu profetaalando q nao tinha vários deuses, e sim, um só que era alá,alá queria que maomé dominasse o mundo árabe,No ano de 622 maomé foge para Yatheb,a fuga se chama Hérgira.Ele foge para se fortalecer.Em Yartreb ele forma um exercido para conquistar outros lugares o Mundoisso se dá a Jihad,A luta santa.

    ResponderExcluir
  12. 1 ) Cesaropapismo foi uma politica criada por Justiniano, no qual ele teria poder absoluto tanto na politica "Cesar", quanto na religião "papa".
    No Império Romano Oriental o líder político começou a controlar os assuntos da Igreja... é o chamado cesaropapismo, que foi condenado pela Igreja situada no Império Romano do Ocidente. Além disso, pregava-se no Oriente a iconoclastia. Isso entre vários outros assuntos polêmicos. Tendo em vista a discordância houve o chamado Cisma do Oriente. Dessa forma passaram a existir a Igreja católica Apostólica Romana, e a Igreja Católica Ortodoxa.


    2) Maomé, depois de receber uma visita de um anjo dizendo que só existia um Deus chamado Alá, foi espalhando para todos da cidade e acabou arrumando uma encrenca e teve que fugir para Yatreb, sua fuga ficou conhecida como Hégia. Depois de fugir ele vai se fortalecendo,vai formando um exercito convencendo as pessoas propondo o djihad, começando a guerra santa

    ResponderExcluir
  13. Inaye Trinidad nº 17

    1 - O cesaropapismo existiu apenas em ambientes em que havia o Império e a Igreja em cena; É a concentração de força no imperador, não só política como religiosa. Esse modo de governo já existira em outra parte da história, porém fora Justiniano I que trouxe esse modelo para Bizâncio. Não sendo muito aceito pelo povo, acabou - se por ocorrer uma grande cisma, denominada Cisma do Oriente, em que dividiu a Igreja entre Igreja Ortodoxa Grega (Oriente), situada em Constantinopla, comandada pelo Patriarca. E a Igreja Católica Apostólica Romana (Ocidente).

    2 - A Guerra Santa ou Djihad, iniciou - se quando Alá teria aparecido para Maomé e dito que o povo estava errado em acreditar em tantos deuses, sendo que Alá era seu único Deus, e que Maomé teria de dominar o mundo. Assim, Maomé decretou que aquele que lutasse com ele para conquistar o mundo, teria seu lugar no paraíso. Por questões políticas e religiosas, essa ''luta'' persiste até os dias atuais.

    ResponderExcluir
  14. Fernando Nº4
    1- Cesaropapismo aconteceu quando o imperador Justiniano se nomeou Papa , comandando a Igreja e o Império . A Igreja não gostou disso , acontecendo o cisma , a separação da igreja católica e a igreja ortodoxa .

    2- A guerra santa foi quando Maomé é visitado por um anjo que dizia que só o Alá existia como Deus , e que ele foi escolhido para ser seu profeta , Maomé espalhou para todos* que somente Alá existia , estragando o comércio das pessoas que vendiam imagens de outros deuses. Maomé fugiu para Yatreb , Convencendo muitas pessoas a se juntarem a ele para a guerra santa .

    ResponderExcluir
  15. 1-Foi um sistema criado por Justino onde ele próprio se proclama Papa e tinha poder absoluto sobre as questões religiosas,administrativas e políticas.Assim houveram discordâncias entre os iconoclastas o Cesaropapismo houve a chamada de Cisma do oriente onde se dividiu a Igreja Católica Ortodoxa e a Igreja Católica Apostólica.
    2-Guerra santa é uma guerra causada por diferenças entre as religiões. Pode envolver uma nação com uma religião estabelecida contra outro estado com uma religião diferente, seitas diferentes dentro da mesma religião, um grupo com motivações religiosas que tenta espalhar a sua religião através do uso da violência, ou a supressão de outro grupo devido às suas crenças e práticas religiosas.

    ResponderExcluir
  16. O Cesaropapismo foi criado por Justiano, onde tinha o poder do Império quanto da Igreja considerando como o "Papa".Com o decorrer do tempo, comçaram a ter vários conflitos entre os iconoclastas, quando houve o cisma, que dividia a Igreja Católica em dois: Igreja Católica Apostólica Romana e a Igrja Ortodoxa Grega.

    A Guerra Santa foi quando o Maomé foi visitado por anjo chamado Gabriel, que dizia que só existia um Deus chamado "Alá" onde o Maomé era o seu profeta.Com isso tinha que convencer os outros que tinha a religião politeísta (vários deuses),dizendo que, quem juntar-se com ele iria para o paraíso.Tendo vários conflitos teria que fugir para o Yatreb(Hégira) em 622,onde conseguiu mais seguidores de Alá.

    ResponderExcluir
  17. 1 - cesaropapismo criado ao comando de justiniano, foi quando ele se nomeou papa ele se auto nomeou papa afim dos poderes que possuia o cargo de papa.
    o cisma do oriente foi uma briga entre as potencias religiosas catalocicas.

    2 - tudo inciou-se com um sonho em que Maomé disse que o anjo Gabriel o visitou dizendo-o que possuia apenas um Deus, Alá, diz Maomé que o anjo Gabriel lhe deu uma missão, ele era o seu profeta e tinha que passar a mensagem de Alá para o povo arabe.
    a guerra santa ocorreu quando Maomé começou a expandir seus exercitos afim de que toda populaçao obtinha a Alá como seu Deus, mas ao decorrer de sua jornada ele acabou chegando a jerusalem, cidade onde dominava a religiao Cristã, tentaram impor a sua crença em Alá ao meio de lutas, mais o povo Cristã possuia um grande exercito e como a luta era entre 2 religioes inciou-se a guerra santa.

    ResponderExcluir