domingo, 3 de março de 2013

1ª série - Atividade 2 - Egito

Explique com argumentos históricos a celebre frase de Heródoto: "O Egito é uma Dádiva do Nilo", observando a dificuldade apresentada até os dias atuais para as sociedades ribeirinhas. Publicar seu comentário até dia 07/03. bom trabalho!

17 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Tudo começou com os nômades (que eram grupos que não possuíam locais fixos, onde eles iam à busca de territórios com comidas) quando passaram a se instalar na beira do Rio Nilo se tornaram sedentários porque eram modos mais fáceis para sua sobrevivência, esses sedentários eram chamados de gens que quando se uniam passavam a se chamar de nomos.
    Os nomos faziam canais de drenagem para o escoamento da agua quando o Rio Nilo não estava revolto, mas essas obras eram difíceis de serem feitas porque o Rio Nilo era “sentimental”, ou, seja, ele não tinha tempo para ficar revolto, ficava a qualquer hora.
    Então esse Nomos se dividiram em dois reinos:
    O reino do Alto Nilo e do Baixo Nilo.
    O Alto Nilo se localizava = onde o rio nasce.
    O Baixo Nilo se localiza = onde o rio desagua.
    O Egito foi formado quando o principe do alto Nilo invadiu o baixo Nilo.
    Isso explica a frase:
    “O Egito é uma dadiva do Rio Nilo”
    O Egito localiza-se ao norte da África, e ele só existe por causa do Rio Nilo, teve-se toda uma evolução até a formação do Egito. E no Egito o Rio Nilo era considerado um deus, assim como o jacaré também era , com isso a população de jacarés era muito grande tornando muito difícil sobrevivência do homem nas margens do rio.
    Só que o Rio Nilo algumas vezes ajudava e outras atrapalhava, porque quando ele ficava revolto inundava tudo as suas margens, mas também quando ele voltava ao seu leito normal essas margens ficavam muito mais férteis para o plantio.
    E o rio Nilo possui uma grande vantagem de não secar e nem ser assoreado pelos sedimentos de suas margens, e também ele é considerado um dos maiores rios do mundo em extensão.
    E até hoje ainda o rio é “sentimental” só que as pessoas já se adaptaram a este modo de vida, ao lado de um dos maiores e mais maravilhosos rios do mundo.

    Escrito por: Larissa Garcia


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem... agora treine resumir mais para facilitar em dias de avaliação....

      Excluir
  3. O Egito foi uma grande civilização da humanidade que surgiu às margens do rio Nilo, no nordeste do continente africano , era uma região árida , as cheias anuais do Nilo fertilizavam as suas margens, facilitando o assentamento humano ao longo de sua agricultura , oque foi essencial para a formação das tribos. E no começo de junho inicia-se as inchentes as aguas sobem de 7 a 8 metros assim inundando as regioes ribeirinhas e apartir de outubro as aguas voltam ao normal ,e os ingleses que concertaram as cheias construindo uma barragem em 1992 graças a ela as cheias passaram a ser controlada.
    Por: Jean Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixou de precisar esta importância para a formação do império... vamos treinar acentuação.....

      Excluir
  4. O Nilo teve grande importância para a história do Egito e a maior parte de seus habitantes ficavam a margem dele. Eles dependiam do rio Nilo para sua sobrevivência, para pescar, beber, transportar mercadorias entre outras coisas. E assim, formaram-se vários grupos de pessoas em busca de sobrevivência. E esses povos se invadiram e deram o inicio da formação do Egito. E lá tinham várias pessoas em grupos ou sozinhas que eram ordenadas a fazer tudo que o faraó pedisse, podemos dizer que era uma ''lei'' ter de obedecer a ele. Isso tudo aconteceu há 5 mil anos atras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixou de precisar as características da região. Este fato é fundamental para o entendimento da relação NiloXEgito.

      Excluir
  5. Sem o Nilo talvez não haveria o Egito. Além de ser deserto nunca fica seco . Isso porque o Nilo é o maior rio do mundo e pelo menos 2 vezes ao ano o rio transbordava e quando o nível da água abaixava ficava então uma terra boa para plantagem e com isso começou a ter moradores perto do rio . Eles mesmo plantavam e colhiam mas como tinha o caso dos transbordamentos eles começaram a criar os canais , que os ajudavam a poder levar a água para uma maior população e assim abriria mais espaço para plantação , os canais também ajudaram a não perder tudo oque eles construíam e plantavam durante a época em que o rio não transbordava. E existia também o Baixo Nilo ( Onde o rio morria , desabava , acabava ) e o alto Nilo ( que era perto da nascente do rio ). O Egito foi formado quando o príncipe do Baixo Nilo invadiu o Alto Nilo.

    ResponderExcluir
  6. O Egito é um deserto, sendo assim, não tem terra fértil. Mas ele tem sua excessão, pois o Rio Nilo fertilizava as suas margens.
    O rio nilo em épocas de cheia,trasbordava pelo menos duas vezes ao ano e acabava com a plantação, fazendo a população procurar outro local para viver, mas era muito bom porque quando o rio baixava, suas margens estavam férteis e as pessoas podiam plantar. Então a população teve que se unir para deter a força da água, fazendo canais para a água escoar e não acabar com tudo que eles construíram e plantavam. Ou seja o Egito não existira sem o Rio Nilo.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. O Egito surgiu às margens do rio Nilo, no nordeste do continente africano.
    Era uma região árida e cheias do Nilo fertilizavam as suas margens, facilitando o assentamento humano ao longo de seu percurso e a agricultura.
    É pelo devido ao fato de a região onde o Egito está localizado ser desértica e a civilização lá só ter sido facilitada pelo fato das cheias do Nilo trazerem uma grande quantidade de material fértil, que permitiu às pessoas promoverem a agricultura, o que foi primordial para a formação das tribos que logo depois foram unificadas formando assim o Reino Egípcio.
    Por: Rafael Iha

    ResponderExcluir
  9. A vida só se tornou possível nas terras do Egito por causa do grande rio Nilo em junho a novembro, chovia nas nascentes,o que provocava inundações e o aumento do nível da água. Ao longo de todo o país, eram instalados os "nilômetros" às margens do grande rio. Trata-se de degraus construídos para registrar a altura que a cheia alcançaria, possibilitando uma previsão da produção agrícola naquele ano. Quando as águas voltavam ao nível normal, uma grossa camada de limo fertilizante era deixada sobre a terra, estendendo cerca de trinta quilômetros e propiciando o cultivo de todos os tipos de cereais, frutas e outras culturas. Desse modo, grupos humanos que antes eram nômades logo se fixaram no vale do Nilo, originando a civilização egípcia.
    "O Egito é uma dádiva do Nilo", explica que o regime de cheias do rio possibilitou um amplo desenvolvimento da civilização egípcia ao garantir as práticas agrícolas. Fato esse, só possibilitado pelo trabalho humano, tendo como exemplo, as grandes obras hidráulicas (canais de irrigação e diques). O reino do alto Nilo e do baixo Nilo.
    O alto nilo se localizava onde o rio nasce,o baixo nilo se localiza onde o rio desagua. Os nomades que eram grupos que não possuíam locais fixos, onde eles iam à busca de territórios com comidas
    Por: Lucilia Cardoso

    ResponderExcluir
  10. João....Cadê você...postagens encerradas...

    ResponderExcluir