domingo, 10 de março de 2013

1ª série - atividade 3 - Egito/Mesopotâmia


(FUVEST 2001 - SEGUNDA FASE) No antigo Egito e na Mesopotâmia, assim como nos demais lugares onde foi inventada, a escrita esteve
vinculada ao poder estatal. Este, por sua vez, dependeu de um certo tipo de economia para surgir e se
desenvolver.
Considerando as afirmações acima, explique as relações entre:
a) escrita e Estado;
b) Estado e economia.
Postar até dia 14/03. Bom trabalho!

8 comentários:

  1. a) A escrita era usada para obter o controle da produtividade do Estado e tambem era vital para a burocracia.

    b) O estado era proprietário das terras. Deixando com que os moradores apenas morassem nas terras. Esses moradores realizavam todo o trabalho agrícola e davam a maior parte para o Estado. Fora a cobrança de impostos.

    ResponderExcluir
  2. A)A escrita foi criada pelos suméricos e foi chamada de cuneiformes, essa escrita é composta por 350 caracteres muitos diferentes dos caracteres Egípcios.
    Mas em todo o tempo ela esteve vinculada ao poder do governo, tanto para facilitar o controle da produtividade, também ser fundamental para a burocracia e a escrita vai ajudar o estado permitindo a preservação das leis e as ordens dadas pelo estado, permitindo assim a troca de informações entre os estados.



    B) A economia era baseada no uso da terra e essas terras eram propriedades do estado , também do poder religioso do estado, com a direção dos sacerdotes.
    Eles distribuíam terra pelas famílias, então as famílias começavam a trabalhar na agricultura e pagavam as terras por meio de tributos(cobrança de impostos).
    Na civilização a vida social era na autoridade patriarca, esse poder sobre os trabalhadores gerava as atividades econômicas.

    ResponderExcluir
  3. a) o controle sobre a escrita era uma forma de manipular as atividades produtivas e fazer q a burocracia funcionasse

    b) o Estado tomou posse de todas as terras, ou seja, as comunidades camponesas trabalhavam e aquele dinheiro que essas comunidades ganhavam a maior parte ia pro Estado

    ResponderExcluir
  4. A- Com a escrita facilitou para o governo egípcio a terem um controle de tudo que era produzido , informações e nas leis que eram mandadas do governo para a população e na comunicação entre as demais cidades-estado.

    B- O governo era quem comandava tudo , cada cidade tinha o seu "comandante" , isto é , cada lugar tinha quem ordenasse , fizesse leis e quem controlava o dinheiro que era produzido pela população que habitava naquela cidade .

    ResponderExcluir
  5. a) Os sumericos criaram a escrita cuneiforme ,a escrita cuneiforme é uma das mais antigas do mundo, apareceu mais ou menos na mesma época dos hieróglifos, foi criada por volta de 3.500 a.C.Mas ela estava ligada ao governo assim facilitou a produtividade e com isso a preservaçao das leis.

    b)Os estados eram considerados donos das terras e era responsavel pela criaçao dos templos e a economia dependia do trabalho da população

    ResponderExcluir
  6. a) No Egito e na Mesopotâmia a escrita era fundamental para a cobrança dos impostos que era importante para a submissão de sua população, nesse texto havia a importante colaboração dos sacerdotes e seus textos nas justificações divinas de seus líderes.

    b) No Egito e na Mesopotâmia o Estado era considerado o dono das terras, porque apenas deixavam morarem nas suas terras e também eram os responsáveis pela construção das obras hidráulicas, por exemplo, os canais de irrigação, represas e diques.
    A economia era o trabalho da população que em troca de morar nas terras do Estado, eles deviam entregar o dinheiro para o estado, o excedente da produção.

    ResponderExcluir
  7. A- A escrita mesopotâmica, criada pelos sumérios é conhecida como ''Cuneiforme'' pois seus sinais, talhados na placa de argila, tinham forma de pequenas cunhas.
    A escrita está ligada com o poder do estado, que foi desenvolvida para controlar, sobretudo, o comércio, agricultura e economia.

    B-Como as terras pertenciam ao Estado, eles dividiam as terras e a davam a famílias para trabalharem na agricultura, assim o estado ia ganhando dinheiro com o serviço das famílias.

    ResponderExcluir
  8. a) Para os Estados Teocráticos Orientais vinculados diretamente as culturas hidráulicas o domínio da escrita era fundamental para o controle nas cobranças de impostos e para garantir a submissão de toda a população. Dentro deste contexto havia a importante, senão fundamental, colaboração dos sacerdotes e seus textos nas justificações divinas de seus líderes.
    B) Nas civilizações da Antiguidade Oriental (Egito e Mesopotâmia) o Estado era considerado o dono das terras, responsável pela construção dos grandes templos e das importantes obras, como, os canais de irrigação, represas e diques.A economia então dependia do trabalho coletivo de toda população que, em troca do uso da terra ela deveria entregar aos depósitos do estado o excedente da produção.

    ResponderExcluir