domingo, 7 de abril de 2013

2ª SÉRIE ATIVIDADE 4


1. FUVEST 2011 - Se utilizássemos, numa conversa com homens medievais, a expressão “Idade Média”, eles não teriam ideia do que isso poderia significar. Eles, como todos os homens de todos os períodos históricos, se viam vivendo na época contemporânea. De fato, falarmos em Idade Antiga ou Média
representa uma rotulação posterior, uma satisfação da necessidade de se dar nome aos momentos
passados. No caso do que chamamos de Idade Média, foi o século XVI que elaborou tal conceito. Ou
melhor, tal preconceito, pois o termo expressava um desprezo indisfarçado pelos séculos localizados
entre a Antiguidade Clássica e o próprio século XVI.
Hilário Franco Júnior, A Idade Média. Nascimento do Ocidente.
3ª ed. São Paulo: Brasiliense, s.d. [1986]. p.17. Adaptado.
A partir desse trecho, responda:
a) Em que termos a expressão “Idade Média” pode carregar consigo um valor depreciativo?
b) Como o período comumente abarcado pela expressão “Idade Média” poderia ser analisado de
outra maneira, isto é, sem um julgamento de valor?

2. FUVEST 2005 - Curiosamente, apesar das limitações impostas por uma base material e técnica rudimentar, a Europa medieval tardia (séculos XII a XV) vivenciou, pelo menos no plano da religião e do ensino nas universidades, uma unidade tão ou mais intensa do que a da atual União Européia, alicerçada na complexa economia capitalista. Em face disso, indique:
a) Como foi possível, naquela época, diante da precariedade das comunicações e da base material, ocorrer essa integração?
b) As principais características das universidades medievais.

3. UNICAMP 2010 - Até o século XII, a mulher era desprezada por ser considerada incapaz para o manejo de armas; vivendo num ambiente guerreiro, não se lhe atribuía outra função além de procriar. A sua situação não era mais favorável do ponto de vista espiritual; a Igreja não perdoava Eva por ter levado a humanidade à perdição e continuava a ver em suas descendentes os acólitos lúbricos do demônio.
(Adaptado de Pierre Bonassie, Amor cortês, em Dicionário de História Medieval. Lisboa: Publicações D. Quixote, 1985, p. 29-30.)
a) Identifique no texto as razões para a mulher ser considerada inferior na sociedade medieval.
b) Quais características da sociedade medieval configuraram um “ambiente guerreiro” até o século XII?
RESPONDER ATÉ DIA 11/04

Aproveite para Fazer uma revisão de conteúdos assistindo ao seguinte vídeo



APROVEITEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO QUE FALA SOBRE O CONTEXTO HISTÓRICO DO ROMANTISMO (LITERATURA): http://www.youtube.com/watch?v=z7aWcBIhf1A

45 comentários:

  1. 1- a) Pode se dizer que naquele período, só a igreja sabia falar, tinha a consciência plena. Já os homens (nobres, servos...) tinham a única função de mandar, trabalhar... fazer suas obrigações.
    Também é válido dizer que Idade Média comparada à Idade Moderna (hoje) está muito "ultrapassada" podemos dizer assim...
    b) Pra mim não, na Idade Média se descobriu o comércio, o capitalismo... já na Idade Moderna, o mundo se descobriu, novas formas de pensamento, novas formas de governar, fazer as coisas (algumas) sem a interferência do catolicismo (religião).

    2- a)Olha professor, falar das bibliotecas e monges não seria lá um mal exemplo, afinal a Igreja tentava ter o controle, e dar o ensino às pessoas seria uma espécie de "caminho"...
    b) As universidades durante a Idade Média representavam os interesses da Igreja Católica controlando a produção intelectual em vários países europeus. A Igreja queria retomar o controle que tinha antes como em Roma por exemplo....


    3- a) Mulher não sabia manusear armas, no máximo, ajudar nas plantações, mas sua principal função era gerar filhos HOMENS.
    b)Um jogo de xadrez responde isso muito bem, afinal os nobres guerreavam, mas os seus vassalos vinham à frente sem se quer ter o domínio das armas, é o velho ditado: "O vassalo do meu vassalo não é meu vassalo" afinal o suserano não tinha controle sobre o exército.



    Espero ter agradado, tá tudo aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja bem, não seria muito correto definirmos a Idade Média como ultrapassada, as relações medievais estavam presas a sua realidade espaço temporal.... também cuidado ao dizer que ela descobriu o comércio...a prática comercial remonta a antiguidade oriental...
      Matheus a questão 2 tenta retomar que a Igreja medieval mantinha uma centralização do poder enquanto o poder político era totalmente descentralizado... Reflita sobre estas questões...

      Excluir
  2. 1) a- O termo “Idade Média” pode ter um valor depreciativo, pois está falando de dois momentos importantes (Antiguidade e Idade Moderna ), como teve preconceitos e era ligado a um grupo do Renascimento eles negavam a cultura medieval.

    b- Acho que não deveria ser comparada com nenhum outro momento histórico, assim não teria julgamento.

    2) a- Foi a Igreja Católica, que era responsável pela religião cristã ocidental (Europa Medieval), tinha domínio cultural e também das idéias.

    b- As universidades medievais eram controladas pela Igreja Católica. Recebiam alunos jovens de origem burguesa, as universidades apesar de serem importantes centros de discussão teórica,não difundiam tal conhecimento para a sociedade.

    3) a- Por dois fatos : a mulher era desprezada por ser considerada incapaz para o manejo de armas vivendo num ambiente guerreiro e por ter levado a humanidade à perdição.

    b- O ambiente da sociedade medieval era guerreiro devido a fragmentação política no continente europeu. Com o fim do Império Romano e a transição da Idade Antiga para a Idade Média, os reis perderam seu poder político na medida em que os nobres, donos de pedaços de terras, garantiam segurança à população no contexto das invasões bárbaras. Essa descentralização territorial em feudos, nesse sentido, estabeleceram-se relações entre nobres ( suserano-vassalagem) e os nobres e camponeses (servidão) que tinham principalmente, aspecto militar.Daí a formação de exércitos em cada feudo, assim como a criação de ordens de cavalaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victoria, concordo contigo quando falas sobre a não comparação da idade média com outros períodos mas penso que devias ressaltas características específicas medievais para que possas reforçar tuas posturas com exemplos...
      sem mais comentários...

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. 1- A) A Idade Média, foi o tempo de servidão e doutrina dogmática, não obtendo pensamentos filosóficos e por isso, ficou conhecida também por a Idade das Trevas.

    B)A Idade Média, foi um tempo de muitas doenças, as pessoas viviam em uma casa de apenas um cômodo, com vários filhos, não tomavam banho todos os dias, as necessidades fisiológicas eram feitas, como fosse, uma "vala", dentro do cômodo.
    Com isso tudo, as pessoas medievais eram estremamente sujas e porcas. A Idade Média é considerada a idade mais suja.

    2- A) As terras durante a Idade Média foram separadas por feudos, que buscava a autosuficiência. Comercializavam muito pouco entre si.
    A integração medieval, se deu mesmo, por causa da igreja. Que durante a Idade Média, a Igreja Católica dominava toda região que hoje é conhecida como Europa, e comandava, pela alienação, os feudos.

    B)Na Idade Média, os servos não tinham acesso a educação, durante muito tempo, eles não aprendiam a nem ler, não apenas os servos, até mesmo a nobreza. Somente o clero abordava do conhecimento da língua.
    Como somente o clero teria o direito de aprender, as universidades medievais eram as escolas para padres e os mosteiros, onde ensinavam ao clero.

    3- A) Como os servos eram alienados pelo clero, acreditavam que a mulher era a culpada de ele não estar no paraíso, porque foi Eva que comeu o fruto proibido e Deus castigou os homens por este fato imperdoável.
    Deus, somente Deus, tinha conhecimento, e para os servos, os homens eram apenas receptores do mesmo conhecimento. Apenas Deus poderia controlar o tempo, salvar uma pessoa, etc. E como a mulher, biologicamente, "controla" o tempo, e conheciam receitas de medicamentos caseiros passadas pelas antecedentes, eram consideradas bruxas, aquelas que estavam com o demônio.

    B) No Século XII, estava acontecendo as Cruzadas. E ir apenas os nobres para a guerra, seria poucos homens, então mandavam os servos. Como um jogo de xadrez, os servos eram os peões que têm pouca mobilidade e um obstáculo fraco; já os nobres, viriam atrás com uma maior mobilidade, maior técnica e um forte obstáculo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, não é verdade que não havia produção filosófica na Idade Média... lembre-se que hoje falamos sobre Santo Agostinho ( Patrística) e Santo Tomas de Aquino (Escolástica) - havia sim uma produção filosófica sempre voltada para as questões teológicas seja para coloca-las em primeiro plano e sujeitar a razão a fé ou seja na tentativa de conciliar fé e razão..... Não acho correto dizer que as pessoas fossem porcas, não existia ainda a medicina higienista e sanitarista... as pessoas estavam presas a suas realidades espaço temporal..... retome a visão de que a fragmentação do poder era responsável pelas constantes guerras e, também as divergências entre os vários reinos existentes.... sem contar a matriz romanas e germânica...

      Excluir
  6. 1- a) Por ser passado ja traz consigo um depreciativo, as pessoas que vivem hoje ou antes da Idade Média acha que é bem melhor;mas o depreciativo para com aquela época,em minha opinião é que poucas pessoas tinham o poder nas mãos, era só a Igreja, ou seja, o Papa, Arcebispo e o Bispo,todo o poder na mão deles e o resto da população aceitando e acatando pois não tinham estudos, pois a Igreja não deixava ter estudos principalmente as mulheres,que eram queimadas como bruxas,mas o que me chama mais atenção é a negação dos estudos ou a proibição.
    b)Talvez não tenha como ser avaliado sem um julgamento de valores,pois quando julgamos falamos dos seus valores não tem como julgar uma coisa sem falar dos valores que ela possui.E o nome ja dizia 'A Idade das Trevas.'

    2-a)A vida urbana começou a se unir,p fortalecimento do mundo urbano,por causa do comércio fez com que viesse uma nova etapa, as Universidades.
    b)Na Universidade Medieval era nos mosteiros,la aprendiam gramatica,aritmética,geometria,música e teologia.
    3-a)As mulheres eram vistas como um caminho que leva ao inferno, um ponto de perdição,pois era com elas o ato sexual,viam como um pecado,mas o pecador não era ele mas a mulher que estava com ele, ela era a pecadora,a bruxa, o inferno;e mais do que isso,mulheres eram mais dificeis de se dominar,de obedecer,a Igreja não gostava de desobediência.
    b) As invasões?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é necessário que se concorde com tal visão... Trevas por que trevas??? se estudarmos a IM sem compararmos com os períodos anteriores e posteriores poderemos entender o que se produziu neste período....A questão das universidades tenta refirmar o poderia cristão católico que conseguia manter coesa as universidades dentro da tutela da Igreja....Não era nos mosteiros que as universidades existiram...verifique isto em seu livro didático....Pode ser ampliada os motivos do valor das guerras para os homens medievais....

      Excluir
    2. Entendendo agora como foi e o que foi feito na Idade Média,posso me corrigir.Tivemos 4 partes, Social,Político,economia natural e cultural;falarei da cultural,que era o Teocentrismo, Deus o centro do universso,Deus estava acima de tudo e todos tinham que acreditar nisso,as pessoas com medo de ir para o inferno faziam o que a Igreja mandasse,tudo estava nas mãos da Igreja. A Idade Média teve uma produção agrícola, produzia diretamente na terra,aprenderam a preparar terra,plantar,colher, e tudo era para a sua subsistencia. AS universidades eram católicas,não tinham comunicações de fora apenas a da igreja,se estudava o teocentrismo,pouco calculo e nada contra Deus;o ensino superior na Europa estava a cargo das escolas dos mosteiros,ali formaram-se os primeiros pensadores da Escolástica.Idade Média foi de muita guerra, sempre existia uma guerra com os senhores feudais, um senhor brigava com o outro com objetivo de conseguir o outro feudo e aumentar suas terras,então os feudos viviam em guerra, e naquela época o mais importante era ser um guerreiro,pois guerras era o que mais tinha portanto guerreiros eram sempre precisos.

      Excluir
  7. Vitória Rissi nº 25

    1. a) É como se a Idade Média não tivesse tido valor algum, não tivesse sido importante.

    b) Basta não comparar a Idade Média com nenhum outro momento histórico e analisar os seus aspectos positivos, pois ela deu continuidade a Idade Antiga.

    2. a) Por causa que a Igreja Católica é a responsável pela religião cristã ocidental e a maioria era católica ou tinha que seguir essa religião.

    b) Quem controlava as universidades medievais era a Igreja Católica. Só podia participar dessas universidades quem era nobre e o que era discutido lá não era falado para sociedade, só era dito lá. Os principais cursos eram teologia, Filosofia e Direito.

    3. a) A igreja católica tinha grande influência sobre a sociedade e a visão dela era que Eva levou a humanidade a perdição e também por não ser capaz de lutar e utilizar armas.

    b) A fragmentação do poder político e militar, as invasões, guerras entre os senhores feudais, que levava a formar exércitos particulares e fortalecia os pactos de vassalagem e a importância da cavalaria.

    ResponderExcluir
  8. 1) A)
    B) Contrariando o desprezo dos pensadores renascentistas, é possível julgar o período chamado de idade media levando em consideração seus aspectos positivos os seculos estariam marcados também pela continuidade da cultura e da tradição clássicas.

    2)A)A integração nos campos da religião e do ensino universitário durante a Idade Média foi atraves dos cultos da Igreja Católica, o latim, e a própria existência do catolicismo.
    B) As universidades medievais reuniam professores e alunos para desenvolver estudos. Os professores, que pertenciam ao clero dirigiam leituras e discussões entre os alunos sobre gramática, dialética e retórica.

    3)A mulher era considerada inferior por não ser capaz de manejar armas de guerra, além de carregar o pecado original. E servia somente para procriar.
    B)A necessidade da defesa da terra que garantia a subsistência do povo e as invasões bárbaras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não respondeu a 1A Lembre-se que os homens medievais nunca chamaram sua idade de média, ou seja entre uma coisa ou outra... eles apenas viveram num período determinado que fora julgado por outros de uma forma até mesmo preconceituosa...

      Excluir
  9. 1:a)era um período de trevas
    b)Não entende

    2:a)ocorreu da influência política e
    cultural exercida pela Igreja
    b) As Universidades medievais eram
    centros de produção nas cidades europeias e de
    difusão do Humanismo
    3:a)Porque a mulher era comparada ah Eva,que levou Adão a comer do fruto proibido e fazer com que eles fossem expulsos do paraíso então ah mulher era vista como ''uma criação do demônio''
    b)As invasões de terra,e ah ''divisão''''obs: não sei se eh bem essa palavra'' do poder politico e militar no reinos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno as tarefas não consistem apenas em um momento de registrar quaisquer palavras e pronto...há a necessidade de explorar o assunto e demonstrar o entendimento...Suas respostas da questão 1 não deixam sequer margem para comentários... sugestão refaça ...tente são ser tão lacônico.... isso pode ajudar....

      Excluir
  10. Nome: Juliana Leão nº:18 2ºEM

    1.a- A expressão ''Idade Média'' foi inventada no século XVI, em meio à movimentação renascentista europeia. Fazendo com que desse a ideia de um período histórico intermediário sem muita importância ou até marcado por uma certa mediocridade e revela a visão dos intelectuais humanistas da época, que para alguns era o período das trevas.
    b- Levando em consideração seus aspectos positivos.

    2.a- A base dessa integração ocorreu na Alta Idade Média, período de formação e estruturação do feudalismo...O mundo feudal se dividiu totalmente e teve como única instituição a Igreja Católica, que assumiu diversas obrigações.Entre os sécs. XII e XIII, as universidades estão ligadas à Igreja Católica, por isso mesmo diante das precariedades de comunicação e base material foi possível pela atuação da Igreja Católica, presente em toda a Europa Ocidental.
    b- Elas se organizam com base na dedicação de alunos e professores, desfrutavam de privilégios como isenção de impostos, dispensa do serviço militar e direito a julgamento especial para seus integrantes, assim como vantagens concedidas pelo papa conforme seu interesse.
    3.a- Por acharem que a mulher teria sido considerada responsável pela perdição da humanidade e serem incapazes de manusearem as armas, vivendo em um ambiente guerreiro.
    b- A fragmentação do poder político e militar, as invasões( povos nórdicos e muçulmanos), as guerras entre senhores feudais, isso levava a formação de exércitos particulares e fortalecia a importância da cavalaria e das relações de vassalagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, percebe-se que em suas resposta que houve uma leitura complementar....mas cuidado para que você registre sempre aquilo que for realmente de seu entendimento....

      Excluir
  11. Nome: Leonardo D. Cruz nº: 06
    1 - a) Que nada se questionava, tudo se acreditava, aceitava, ''Deus quis assim''.

    3 - a) A mulher era desprezada por ser considerada incapaz para o manejo de armas e também, diziam que procriar era um pegado, e a mulher era associada a isso.

    b) As guerras entre os senhores feudais faziam com q tinham exércitos e fortalecia as relações de vassalagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado com o reducionismo nas respostas ... não permite que você avance nas respostas.... é desta forma que você realmente vê a Idade Média???? Não respondeu a 2 tente fazer utilizando os comentários de sala de aula.... Lembre-se que o que vc chama de exército somente existia a partir de uma organização local....

      Excluir
  12. 1)
    a.Esse nome “idade media ‘’ foi criada no século XVI ao movimento renascentista,era para muitas pessoas considerados a idade das trevas.

    b: Acho que não poderia julgar ou ate mesmo ser compara doo,esse tempo.Idade media



    2)
    a: a- A Igreja Católica, era controladora.controlava a cultura e tudo das religião cristã ocidental.


    b:Como eu tinha dito a igreja controla tudo!As universidades medievais eram controladas pela Igreja Católica. E quem estudavam lá eram os mais ricos (burgueses), e o resto da sociedade não estudavam.


    3) a- a mulher era desprezada por ser considerada incapaz para o manejo de armas vivendo num ambiente guerreiro e por ter levado a humanidade à perdição.



    b: A sociedade medieval era guerreiro,tudo era na base de luta. devido o continente europeu. Com o fim do Império Romano passou de Idade Antiga para a Idade Média, os reis perderam seu poder, donos de pedaços de terras, garantiam segurança para vários pessoas,à invasões bárbaras. Eese ocorrido no territorial em feudos, nesse sentido, juntou( suserano-vassalagem) e os nobres e camponeses (servidão) que tinham principalmente, aspecto militar.Daí a formação de exércitos em cada feudo, assim como a criação de ordens de cavalaria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que é considerado depreciativo...você não especificou....

      Excluir
    2. entao professor essa 1.a nao entendi direito mais achos q eh isso.

      Esse nome “idade média” foi criado no século XVI ao movimento renascentista, criada pelos intelectuais, que desprezavam a cultura teocêntrica e enalteciam a cultura humanista da Antiguidade. Daí esse período ser considerado por eles como um tempo entre eles e os antigos, um tempo "do meio", uma idade de obscurantismo religioso entre os períodos de valorização do homem, e para muitas pessoas era considerado idade das trevas.

      Excluir
  13. 1- a) No termo Média, pois depreciativo é tudo aquilo que diminui o valor. Ou seja, médio. E a idade média também era conhecida como Período de Trevas!

    b) Visualizado as partes boas disso, mesmo sendo poucas, continha uma certa cultura clássica que é estudada até hoje em literatura

    2-a) Com o começo da Alta Idade Média que ocorreu o início do feudalismo fazendo com que eles se estruturassem.

    b)Nelas só frequentava quem tinha grandes riquezas ou estava aliado com a Igreja.

    3-a) Um dos grandes motivos é a Igreja, pois a igreja que influenciava e manipulava a todos. Então com essa história da Eva eles convenciam a todos de que as mulheres eram seres inferiores aos homens

    b)Principalmente o desmembramento do poder politico e militar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que trevas????? Por que era depreciada??? As universidade se mantinha sob a tutela da Igreja Católica que garantia sua unicidade de discursos e centralização dos comandos ideológicos....

      Excluir
  14. 1)
    a) Alguns historiadores usaram esta expressão, pois tinham como referências a cultura greco-romana e da época do Renascimento.
    De acordo com esses historiadores, a idade média foi uma época com pouco desenvolvimento cultural, pois a cultura foi controlada pela Igreja Católica. E também praticamente não ocorreu desenvolvimento científico e técnico, pois a igreja impedia estes avanços ao colocar a fé como único caminho a seguir.
    Porém com novos estudos históricos , esse período passou a ser visto de outra forma e esse termo foi sendo abandonado. Alguns historiadores chegaram a conclusão que o desenvolvimento cultural e científico foi muito rico durante a época Medieval. Ocorreram avanços científicos e técnicos (exemplo da arquitetura). As Universidades Medievais foram ricos centros de produção de conhecimentos e debates.

    b)Pode ser analisado historicamente. O historiador pode tentar fugir a anacronismos, evitando a transferência de valores do presente para julgar o passado. A partir do estudo de documentos da época é possível se aproximar da realidade da época, permitindo para o caso da idade media , um conhecimento que não privilegie julgamentos de valor , negativo ou positivo.


    2)
    a)A base dessa integração ocorreu durante a alta idade média. Durante esse período os reis francos aliaram-se a igreja promovendo doações de terra e protegendo o papa em troca de sua benção. Essa atitude fortaleceu os reis francos e solidificou o poder da igreja nos territórios francos . Com a descentralização do poder ocorrida pelas invasões barbaras e pela vassalagem, o mundo feudal de desfez totalmente e teve como unica instituição a igreja que acabou assumindo diversas obrigações, ditando leis, promovendo julgamentos, responsáveis por batismos, casamentos, educação e saúde das pessoas através das ordens religiosas . Quando nascem as universidades estão ligadas a igreja, portanto a integração religiosa e do ensino superior, mesmo mediante a precariedades de comunicação e base material, foi possível pela atuação da igreja católica, presente em toda a Europa Ocidental.

    b) As universidades medievais eram controladas pela igreja católica. Recebiam como alunos jovens de origem nobiliárquica e burguesa. Os principais cursos eram direito, filosofia, e teologia . As universidades não difundiam tal conhecimento para a sociedade.


    3)
    a)As mulheres eram incapazes para usar armas e eram ligadas ao pecado.


    b)A necessidade de defesa, que garantia a sobrevivência do povo; as constantes invasões barbaras; além da tradição guerreira trazidas pelos bárbaros germânicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você fez uma boa pesquisa sobre os assuntos... isso é bom...apenas verifique se tudo o que foi postado como resposta é de tua total compreensão.....

      Excluir
  15. MATHEUS COBRA.N 7.

    1
    A-a ) Como observa Hilário Franco Jr. no excerto apresentado, a expressão “Idade Média” foi cunhada no século XVI,
    em meio à movimentação renascentista europeia.
    Na verdade, ela remeteria à ideia de um período histórico intermediário, sem grande importância e até
    mesmo marcado por uma certa mediocridade. Assim, sua escolha para designar o período localizado “entre
    a Antiguidade Clássica e o próprio século XVI” revela a visão dos intelectuais humanistas da época, para os
    quais era um “período de trevas
    B- AO contrário dos pensadores renascentistas podemos jugar o período da Idade Média de acordo com seus aspectos.Os séculos entre antiguidade e o século XVI,estavam marcados pelas tradições clássicas.
    2

    a) A integração de que trata o texto é, em última análise,
    apenas de natureza religiosa, na medida em que o
    nascedouro da universidade foi a própria Igreja Católica.
    Tal integridade religiosa tem suas origens ainda no
    Império Romano que, ao proclamar-se cristão, a partir
    do século IV, fez de sua unidade política veículo para o
    alastramento do Cristianismo por toda a Europa. De
    outra parte, a fragmentação política pós Império
    Carolíngeo não foi capaz de atingir a estrutura religiosa
    na medida em que esta foi fator de legitimação da
    nobreza feudal. A Baixa Idade Média herdou, assim,
    um alto grau de homogeneidade no que diz respeito ao
    próprio imaginário do homem europeu
    B-As universidades medievais, como parte integrante do
    aparato ideológico da Igreja, foram importantes centros
    de elaboração cultural, sobretudo para difusão
    escolástica (uma tentativa de unir fé e
    razão). O curso
    superior na Idade Média era dividido em dois ciclos: o
    TRIVIUM , compreendendo o estudo de Gramática,
    Lógica e Retórica, e o QUADRIVIUM , com o estudo
    de Música, Geometria, Astronomia e Aritmética.
    3
    A- ANTIGAMENTE(SÉCULO XII)a mulher era desprezada,a principal função da mulher era procriar.Até na igreja ela era inferior,tudo isso por causa do pecado de EVA.
    B- No período compreendido entre os séculos IX e
    XI, vai se dar o auge do Sistema Feudal. Nessa
    época, a Europa Ocidental fora abalada por uma
    série de invasões (vikings, magiares e muçulmanos), que provocaram um aumento do poder dos
    membros da nobreza; os nobres combatiam e
    buscavam oferecer um mínimo de proteção em
    um momento caótico. Nesse período, destaca-se
    a Guerra de Reconquista, em que os cristãos lutam para expulsar os mouros da península Ibérica. A partir do final do século XI, tem início o movimento das Cruzadas; cavaleiros cristãos lutam
    para conquistar Jerusalém das mãos dos muçulmanos. As guerras ocorridas no período iriam fortalecer dentro da sociedade feudal, o poder dos
    nobres num “ambiente guerreiro”. Na chamada
    “sociedade de ordens”, o primeiro estamento (ordem) era constituído pelo clero, que rezava; a segunda ordem era formada pelos nobres, que lutavam; e a terceira correspondia aos demais membros da sociedade, entre os quais se destacavam
    os servos que pagavam com o seu trabalho pelo,direito de viver nas terras do senhor. Assim, os membros da Igreja e a nobreza formavam testamentos privilegiados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Repetindo...Você fez uma boa pesquisa sobre os assuntos... isso é bom...apenas verifique se tudo o que foi postado como resposta é de tua total compreensão....existem muitas expressões (corretas) em suas resposta que fogem de seu vocabulário diário, portanto sugiro que você se aproprie do comenhecimento destas expressões....

      Excluir
  16. 1- a) Porque relacionamos a mediocre, mediana. Ainda mais por ser conhecida como a Idade das Trevas, o período de escuridão na Europa devido às invasões bárbaras. Ou por estar no meio da Idade Antiga e a Moderna.
    b) Formação Econômica Européia. A Europa organizava seus reinos bárbaros, surgiu a burguesia. aumentou o poder dos nobres senhores, reorganizou o comércio e se formaram as monarquias.

    2- a)
    b) Como a Igreja era o centro de tudo, as Universidades eram criadas pelo Papa. Tinham segmentos de duas ordens religiosas (Franciscanos e Dominicanos), aprendiam Teologia, a língua era o latim.

    3-a) Por não ter a mesma capacidade física de um homem e era tida como incapaz de manejar armas e participar de guerras. Elas só serviam para procriar e sua capacidade mental também era desprezada.
    b) Armamento era bem parecido com a Antiguidade Clássica. Eles usavam manganelas, balistas, arco e flecha, espadas e infantatia montada (cavalaria).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente , parabéns.... agora, reveja sua resposta 1b pois acredito que você deveria estar falando sobre como analisar de uma forma não depreciativa....3a retome o texto, esta era uma regra....mas por que eram guerreiros??????

      Excluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Giulia Fernanda nº 16 2º Ano

    1- a) A expressão ''Idade Média'' foi um contexto do Renascimento para comparar o período entre o final da Antiguidade e por isso com seus valores grecos-romanos relacionados À racionalidade e momentos de renascer valores por isso o nome ''Renascimento''

    b)Esse período é pela expressão ''Idade Média'' e pode ser analisado historicamente como pretende o individuo.


    2- a) É que havia uma integração na Euuropa Medieval e trata-se de uma interpretação veridica e com um idioma comum que é o latim e uma crença universal da igreja católica.

    b) Sendo assim, as universidades medievais se organizavam a princípio como corporações que reuniam profs e estudantes com o intuito de desenvolver estudos que não dependecem somente do controle da igreja.


    3- a) Havia duas razões fundamentais pelas quais a mulher era desprezada
    como um ser inferior. Primeiro porque era “considerada incapaz para o manejo das armas”, e segundo, “do ponto de vista espiritual; a Igreja não
    perdoava Eva por ter levado a humanidade à perdição e continuava a ver em suas descendentes
    os acólitos lúbricos do demônio”

    b)Nesse período, destaca-se
    a Guerra de Reconquista, em que os cristãos lutam para expulsar os mouros da península Ibérica. A partir do final do século XI, tem início o movimento das Cruzadas; cavaleiros cristãos lutam
    para conquistar Jerusalém das mãos dos muçulmanos. As guerras ocorridas no período iriam fortalecer dentro da sociedade feudal, o poder dos
    nobres num “ambiente guerreiro”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua resposta 1 b me pareceu confusa.....o mesmo acontece com a 2 a onde encontramos elementos fundamentais para a resposta mas ela não "decola"....Já na 3 b sua reposta é bem organizada porem não relata o porquê de eles valorizarem tanot as arte da guerra....

      Excluir
  19. Joel Freitas n: 26 2° em

    1 a)O termo “Idade Média” pode carregar um valor depreciativo,
    pois expressa um momento que esta sendo relatado apenas
    por estar entre dois outros momentos da vida que é o começo (antiguidade)
    e o presente (Idade Moderna), deste modo, a “Idade Média”
    seria desprovida de valor próprio, não sendo considerada as
    contribuições culturais deste período histórico à sociedade
    ulterior


    b) ela deve ser analisada ''separadamente'' pois tem valores que ficariam confusos se misturados


    2) a -------
    b - as universidades da época, reuniam alunos e professores afim de desenvolver estudos e ciencias para que nao dependessem do controle da igreja , que exercia ''monopolio'' sobre a educação


    3-a a mulher era vista como mais ''fragil'' para tarefas manuais , e como um ''simbolo'' para o mal caminho por causa dos acontecimentos que mostrava na biblia sobre eva

    b- as guerras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na 2 a faltou verificar que a Igreja católica era uma realidade "universal" dentro da Europa Ocidental naquele período.... 3 b mas por que???

      Excluir
  20. 1)
    a)A Idade Media era considerado um movimento renascentista.
    B)Onde as pessoas obteriam mais conhecimento.

    2)
    a)Por causa da Igreja Catolica onde teve banstante influencia na organizaçao, e o capitalismo entre eles.
    b)Quem estudava naquela epoca nao precisava fazer o serviço militar, dependia do aluno e da Igreja Catolica.

    3)
    a)Por causa do pecado, serem inferiores na sociedade medieval e nao podendo usar armas, conforme o texto.
    b)Com o sistema de vassalagem que quem fosse vassalo tinha que lutar na guerra junto com o suserano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Ryan...sua resposta da questão 1 não atende o exigido.... O chamado Renascimento foi um período transitório entre a IMed e a IMod .... O capitalismo que a questão fala é apenas uma alusão ao comando da União Européia, tudo isso para fazer alusão ao domínio da Igreja Católica Medieval...

      Excluir
  21. 1) a-) A expressão "Idade Média" no texto do Renascimento foi para designar o período entre o final da Antiguidade por consequência dos valores gecos-romanos; em que tais valores estariam renascendo (por isso Renascimento).Esse período seria marcado pelo predomínio dos valores religioso, atitudes misticas e discussões teológicas.
    2)a-)A integração, durante a Idade Média, pode ser explicada através da existência de uma língua comum usada nos cultos e no ensino, o latim; própria existência do catolicismo.
    b-)as universidades eram criadas pelo Papa, os professores pertenciam todos a Igreja, destacavam-se duas Ordens religiosas os Franciscanos e os Dominicanos, os alunos eram chamados de clérigos. Ensinavam teologia, grandes disciplinas científicas e filosóficas gramática dialéctica,musica e geometria.
    3)a-) Aviam duas razões: a primeira era que a mulher era considerada incapaz para o manejo de armas e segundo pelo ponto de vista da igreja não perdoava eva por ter levado a humanidade a perdição .
    b-) A sociedade medieval era liderada pelos nobres guerreiros , que se organizavam politicamente através da suserania-vassalagem; o ideal de fidelidade entre os militares era o principal modelo de moral e ética da sociedade medieval ; a igreja medieval pregava a luta entre o bem e o mal , o que perpetuava a ética militarista ; as lutas entre nobres por maiores domínios e as lutas dos europeus contra os invasores estrangeiros ampliava o valor dado aos guerreiros.

    ResponderExcluir
  22. Cabe salientar, antes, que eu corrigi as atividades previstas para o dia 11/04, no dia 12 até as 17h37 momento em que eu encerrei as atividades. Os alunos que postaram após este horário serão analisados caso a caso o motivo do atraso e, posteriormente será publicado.
    Vamos à correção:
    1a - não apresenta o porquê da depreciação;
    1b - não respondida;
    3a - cuidado com a ortografia;

    ResponderExcluir
  23. Beatriz Munhoz n°10

    1) a- A Idade Média foi um período de transição,portanto é considerado um período sem importância.Além disso,é chamada também de era da escuridão.Assim se da seu valor depreciativo.

    b-Podemos falar sobre sua cultura,analisando-a.Sua cultura era ligada totalmente ao teocentrismo.Tinha como centro de tudo Deus.As pessoas acreditavam em tudo que a igreja dissesse,e sentiam medo,por isso não desobedeciam as ordens da igreja.Acreditavam que obedecendo as ordens iriam para o céu,ao encontro de Deus.

    2)a-Por meio da religião.A religião era a mesma pra todos,a igreja seguia o mesmo padrão,assim como o papa era apenas um.E seus ensinamentos eram passados em latim.Todos deviam conhecer o latim,era a língua universal da igreja.

    b-As universidades no início eram os mosteiros,eram instituições religiosas.Aos poucos foram sendo formadas novas universidades.Mas sempre todos com base na religião.Uma das principais matérias era o latim,afinal era a linguá universal na igreja.Além de ensinar sobre religião,ensinavam também sobre as leis,medicina,astrologia,lógica e teologia,e possuíam cursos de arte.Uma de suas características era a autonomia universitária.

    3)a-Por ser frágil.E a igreja culpava as mulheres pelo que Eva fez.As mulheres eram consideradas muitas vezes bruxas e eram queimadas.Na realidade igreja não gostava das mulheres por serem difíceis de se influenciar,assim não davam direitos a elas.

    b-O ambiente de guerra se da por culpa das lutas constantes de invasões nos territórios,guerras onde nobres e servos lutavam.

    ResponderExcluir