domingo, 7 de abril de 2013

1ª série - Atividade 4

Assista a vídeo-aula e faça um relatório sobre as informações consideradas por você as mais importantes.
Destaque para:
Condições geográficas;
1º Diáspora
Formação de Genos.
2º Diáspora
Pólis e suas características.

POSTAR ATÉ 11/04 - BOM TRABALHO




10 comentários:

  1. Eles se formaram na Península Balcânica q apresenta um litoral extremamente recortado e o relevo bastante montanhoso.
    A 1ª Diáspora foi a fuga de uma invasão feita pelos Dórios que durou 200 ano e partiu do litoral sul ate o norte da península.
    Os Genos eram pequenas comunidades familiares e tinha propriedade coletiva da terra e um líder chamado Pater.
    A 2ª Diáspora é quado grupos saem em busca de novas terras no Mar Mediterrâneo ou no Mar Egel.
    As Póleis eram cidades-estados que se formam nos meios das montanhas e tinha autonomia politica, econômica e militar, devido o isolamento geografico mas de mesma base cultural

    ResponderExcluir
  2. A civilização grega vai se formar na Península Balcânica, onde possui um relevo montanhoso e um litoral muito recortado.
    Por isso começa então a grande quantidade de migrações de povos Indo-Europeus, os Aqueus, Eólios e Jônios. Só que lá já existiam os povos Autóctones, então os Indo-Europeus eles dominam os povos Autóctones. Dando inicio a civilização pré-grega, os Creto-Micênicos. Os Creto-Micênicos viviam do comercio marítimo, pois pelo relevo montanhoso não era possível desenvolver uma boa agricultura para todas as regiões, eles possuíam uma Talassocracia ,onde o poder ficava na mão da elite de comerciantes marítimos ,onde para isso eles criam a linguagem e os mitos gregos. E a civilização pré-grega desenvolveu a civilização grega
    Depois outros povos começaram a migrar, em destaque temos os Dórios no qual eles viviam de conquistas sobre outros povos. Portanto, eles começam a invadir essa civilização.
    A civilização Creto-Micênica não suporta o poder dos Dórios e inicia uma fuga que dura mais ou menos 200 anos (que vai do sul para o norte).
    Essa fuga foi chamada de 1º Diáspora.
    Onde passa do período pré – homérico para o homérico.
    Diáspora é diferente de êxodo (êxodo é quando as pessoas formam um grupo e migram, mas não se separam). Já a Diáspora também é uma migração mais eles não formam grupos, eles se separam. É o que os gregos fazem, eles saem de lá e se espalham no território da Península Balcânica.
    Essa Diáspora causa a formação de pequenos grupos, que passaram a se chamar Genos (com a formação de comunidades Gentílicas).
    Esse Genos ou comunidades Gentílicas são formados por pequenos grupos familiares com 20 ou 30 pessoas, possuíam propriedades coletivas da terra, eles também eram liderados pelo pater (que era um líder de maior idade da comunidade). Ocorre um grande crescimento, e quanto mais cresce menor é a quantidade de terra porque a agricultura era limitada pela sua área montanhosa ,então começa faltar terras para os Genos.
    Então há uma Evolução, onde os Genos passam para Frátrias, depois para Tribos e por fim são chamados de Demos. Nos Demos começa-se a passar o poder do Pater para o Eupátridas, ou seja, de pai para filho.
    Aqueles que não possuíam terras iam trabalhar em outras áreas como nos artesões, comerciantes, entre outros. Mas muitos deles se se endividavam e por isso viravam escravos por causa de suas dividas, para resolver isso começou-se a ajudar os que não possuíam terras e fazer com que eles consigam terras se expandindo dando início a 2º Diáspora.
    Basicamente a 2º Diáspora foi quando eles começaram a sair em busca de terras e começaram assim a formar colônias,com sua autonomia politica e com relações econômicas com a Península formou-se a Magna Grécia. A partir dai os Demos passaram a se organizar e chamar de Polis, essas Polis possuíam uma certa independência política, militar e econômica por conta das regiões que são muitos montanhosas, e isso causava pouca ou nenhuma comunicação entre eles isso promovia essa independência .
    E por eles possuírem a mesma origem que era os Creto-Micênicos, por isso suas religiões (mitológicas) e línguas eram as mesmas, pois suas formas culturais eram as mesmas.


    ResponderExcluir
  3. A civilização grega se formou numa região chamada península balcânica, no sul da Europa que apresentava um litoral extremamente recortado e relevo muito montanhoso. A partir do século XX a.C. essa região começou a sofrer uma onda migratória dos povos indo europeus ( Aqueus , Eóleos e Jônios ) que dominaram os povos habitantes da região chamados Pelógeos. Com isso formou-se a civilização Minóica ou Creto-Micênica. Essa civilização é a base da civilização Grega.
    A Primeira Diáspora Grega aconteceu com o ataque dos Dórios , provocando a fuga das populações das cidades locais, principalmente em direção ao interior do continente. A chegada e o dominio dos Dórios marcam o inicio do período Homérico, uma nova fase na história da Grécia antiga. A principal organização social passou a ser o genos, uma espécie de clã ou genade família. Cada genos cultuava o antepassado comum, considerado herói ou descendente dos deuses.
    No fim do período Homérico por volta do século VIII a.C. a economia da região voltou a crescer. As cidades ressurgiram e o desenvolvimento da navegação permitiu a colonização de terras distantes. Colonos gregos estabeleceram-se, assim, no mar Negro, no Egito, na Líbia, no sul da península Itálica e até na península Ibérica. Era a Segunda Diáspora Grega, motivada em grande parte pelo crescimento populacional e pelas transformações nos genos, que obrigavam muitas pessoas a procurar novas alternativas de sobrevivência. Essa expansão ajudou a incrementar as atividades comerciais, dando origem a uma intensa rede de comércio.



    ResponderExcluir
  4. O genos era um tipo de organização social da Grécia Antiga, durante o período homérico.Era uma especie de grandes familias.Cada genos era chefiado pelo homem mais velho e o poder era passado do pai para o filho primogênito.E a organizaçao surgiu na grecia antiga logo após a 1 diaspora grega.

    A polis era o modelo das cidades gregas antigas,desde o período arcaico até o período clássico, vindo a perder importância durante o domínio romano. Devido às suas características, o termo pode ser usado como sinonimo de cidade-Estado. As poleis, definindo um modo de vida urbano que seria a base da civilização ocidental.

    ResponderExcluir
  5. 1º Diáspora - Formação dos Genos
    Nasceu grupos de uma civilização que foram destruidas, os genos.
    Os genos eram pequenas comunidades familiares, que tinha de 20 a 30 pessoas
    E grupos que tinham propriedade coletiva da Terra
    Eram liderados por um líder, chamado de Pater
    Ouve uma evolução dos genos, que foi para Frátrias depois para tribos e finalmente para demos
    E houve um conflito demografico. Um crescimento da população, e escassez de terras, que gerou uma desagregação de economia comunitária
    A formação da propriedade privada para os Paters ou Eupatridas

    2º Diáspora - Polis e suas características
    Cidades que muitas vezes isoladas, sem contatos entre si por conta das montanhas
    Ela tem: Autonomia politica, econômica e militar
    Uma cidade não depende da outra em termos politicos, econômicos e militares porque se formaram com isolamento geográfico
    Os povos que formaram as poleides são povos que vieram da mesma civilização que eram chamados de creto-micênicos
    Eles tinham a mesma língua e a mesma religião que era a mitológica.

    ResponderExcluir
  6. Civilização grega, uma civilização pré-grega num período chamado pré-homérico, que vai do séc XX ao XII A.C, está civilização tinha uma economia comercial marítima era uma talassocracia, tinha uma mitologia e língua em comum (grega). Essa civilização sofre uma invasão dos dórios, um povo também creto-micênico e essa invasão leva a 1° diáspora (destruição da civilização creto-micênica) que foi quando os povos se espalharam pelo interior montanhoso da península balcânica, isso marca a transição do período pré-homérico para o período homérico, no período homérico vimos a formação dos genos são propriedades gentílicas que eram lideradas pelos partes, propriedade coletiva da terra e estrutura familiar. Passam por uma evolução de Geno -> Fatria -> Tribo -> Demo. Eupátridas proprietários de terra,homens livres que se endividam e pelas dividas viram escravos. Nisso da inicio a 2° diáspora para evitar um conflito social. Com o crescimento demográfico e com isso busca por mais terras no mar mediterrâneo ou no litoral do mar egeu, assim formando a magna Grécia, dai os conflitos diminuem eles se reogarnizão e formam as Poleis(Polis) cidade-estado grega, com autonomia política, econômica e militar assim evitando o isolamento geográfico entres as poleis ocasionamos pelo relevo montanhoso. Assim chegando no período arcaico.

    ResponderExcluir
  7. A primeira diáspora grega ocorreu devido à invasão dos Dórios na região da Grécia.
    Eles impuseram um violento domínio sobre a região, causando não só o fim da civilização micênica como também o deslocamento de grupos humanos da Grécia continental (jônios, eólios) para as ilhas do mar Egeu e o litoral da Ásia menor, no período pré-homérico da história grega. A fuga acabou colonizando areas mais isoladas.
    A Segunda Diáspora Grega ocorreu devido ao aumento populacional das Comunidades Gentílicas. Como o solo era pobre para o plantio e o sistema gentílico não tinha ao menos um governo para controlar tantas pessoas (alguns genos chegaram à casa dos milhares), foi necessário um processo de emigração para outras regiões, em especial as que hoje constituem o sul da Espanha e o oeste da Itália.

    ResponderExcluir
  8. A formação da civilização grega se formou na península balcânica, no sul da Europa que apresenta um litoral recortado e um relevo muito montanhoso. Chegam os novos povos e dominam os povos que já atuavam na região. A primeira diáspora grega se formou pela fuga dos creto-micênicos. Diáspora é um grupo de pessoas que saem de um ponto mas esse grupo se dispersa, se espalha pro uma região. E isso que os gregos fazem, eles saem da civilização creto-micênica e se espalham pelo interior da península balcânica. O interior que vai levar a formação de pequenos grupos genos ou comunidades gentílicas. Ela marca a transição de um período chamado pré-homérico para o período homérico. Que seria o primeiro período em si da história grega. Há um modo de produção escravista que surge através de crescimento das comunidades familiares, da escassez de terra, da formação da propriedade privada e do surgimento duma camada social de proprietários que passa a dominar os não proprietários e esses não proprietários se endividam e acabam se tornando escravos, é exatamente isso que acontecerá com os genos.
    2º Diáspora foi a tentativa de solução para o conflito de proprietários e não proprietários, eles se organizam e promovem uma colonização, aqueles que não tem terra receberam apoio da sociedade para poderem se expandir, ir para outras terras. Saíram da região balcânica e começaram a procurar terras ao longo do mar mediterrâneo ou ao longo do mar egeu formando colônias gregas. São essas colônias gregas que formam a magna Grécia, que seria a grande Grécia. A partir daí temos uma diminuição dos conflitos dentro dos demos. E eles passam por uma nova organização, se reorganizam numa estrutura chamada Polis. As cidades-estados que se formam em meio a este relevo montanhoso, muita vezes isoladas, por conta das montanhas. Características: tem autonomia política, econômica e militar; isolamento geográfico; origem: povos creto-micênicos e tem a mesma língua e possuem a mesma religião (mitologia grega). E eles possuem uma mesma base cultural.

    ResponderExcluir
  9. Basicamente, a civilização grega ela se forma em uma península que tem o nome de Península Balcânica, que esta localizada no sul da Europa. Com um litoral recortado e um relevo com muitas montanhas. No século XX a.C. houve uma migração de povos que tinham o nome de: Indo Europeus, eles entram nesta região e a dominam. Os Creto- micenicos, assim chamados os povos dessa região, viviam do comercio marítimo pois como o relevo não ajudava para viver da agricultura e viviam politicamente de uma Talassocracia (quem dominava o poder era um grupo de comerciantes marítimos e assim criaram a língua grega e também a mitologia grega). Fuga dos creto- micenicos: durou 200 anos que ocorreu entre: 1.400 e 1.200 a.C. e esta fuga tende a começar no sul da península e foi em ao sentido norte da mesma. Após essa fuga podemos classificá-la de Primeira Diáspora Grega, e ela apresenta a um tempo em que ocorreu uma transformação de pré homérico para homérico.A diáspora basicamente é um grupo que se separa sobre uma região.Com a conseqüência da primeira diáspora é: Formação do Genos ( Os genos eram pequenas comunidades familiares com uma média de 30 pessoas, tinham um sistema de coletividade da terra, que com um tempo crescem e são comandados por um líder que era o mais velho, que era chamado de Pater = Patriarca ) . Crescimento Demográfico: ( Se iniciou no século X a VIII a.C. , quanto maior era o crescimento dos genos , menor era o tamanho das terras também por conseqüência das montanhas e eles moravam em vales e então a população aumenta e assim causa uma escassez de terras para novas propriedades ). Evolução dos genos : ( ocorre uma fase em que eles se chamavam de genos passam a serem chamados de Genos -> Frátrias -> Tribos e finalizando Demos, ouve 2 fases o crescimento demográfico e a escassez da terra. Com a falta das terras houve um conflito entre os demos que foram: desagregação da economia e a formação da propriedade privada. Os demos se unem e criam uma colonização grega, os que não possuem uma terra e recebem ajuda da cidade para poder ir para outras regiões. Assim foi criada a Segunda Diáspora Grega, a segunda dispersão, uma nova colonização das pessoas que se deslocam da península balcânica para as regiões do Mediterrâneo e Egeu formando diversas colônias, essas colônias que criam a Magna Grécia a famosa Grécia com isso os conflitos diminuem dentro dos demos, eles se unem e se dividem em novos locais conhecidos como Polis ( Cidade – Estado ) que se criaram em torno das montanhas as características dessa Poli é: Autonomia política, econômica e militar ( uma não depende da outra, elas se isolaram geograficamente em questão das montanhas ). Quem criou essas Polis foram os mesmos dessas civilizações que são os creto – micenicos, que tem em comum a mesma língua e a religião da mitologia grega.

    ResponderExcluir
  10. A civilização grega foi formada na península balcâmica no sul da Europa , e tem um mar muito recortado (permitindo a formação de portos) e tem também um relevo com muitas montanhas. Mais ou menos no século XX começa a ter migrações dos povos Indo-Europeus, também conhecidos como creto-micênicos . Eles tinham como base o comercio marítimo e com o tempo começaram a organizar sua politica. Tendo como líder o mais velho da tribo. Passando o tempo acaba tendo invasões dos Dórios, que fazem com que o povo creto-micênico tenha que fugir , gerando então a 1° Diáspora Grega. Lembrando que Diáspora é mudança de pessoas de um lado para o outro se separando das famílias.
    Formação dos Genos: Os genos eram comunidades familiares que acabavam sendo dominados e alguns até tinham que fazer o trabalho escravo pra poder talvez ter alguma coisa . Conforme foi passando o tempo houve a 2° Diáspora Grega : foi quando algumas pessoas sairão das terras balcânicas e foram procurar terras ao longo do mar mediterrâneo e dor mar Egeo , formando então algumas colônias em lugares variados. Formaram então uma nova estrutura chamada Polis que era uma cidade estado grega que tinha autonomia tanto politica quanto econômica, isso porque era isolado geograficamente. Por mais diferentes que elas fossem tinham a mesma língua dos povos Creto-Micênicos

    ResponderExcluir