sexta-feira, 12 de abril de 2013

2ª SÉRIE Atividade 5

De posse das explicações das aulas do dia 12, somadas as explanações da vídeo aula e as informações de seu livro didático, leia os comentários feitos para suas respostas  da Atividade 4 e, reconstrua onde for necessário as respostas pro você apresentadas...
Prazo 18/11

6 comentários:

  1. A Idade Média era um período histórico intermediário sem muita importância ou até marcado por certa mediocridade. E ela foi dividida em dois períodos a Alta Idade Média e a Baixa Idade Média. A Alta Idade Média foi a organização dos reinos bárbaros,ruralização da economia, aumento de poder dos nobres senhores de terra e o Feudalismo (foi uma forma de organização política, econômica e social que caracterizou parte da Europa Ocidental entre o final da Alta Idade Média e início da Baixa Idade Média.
    Durante esse período a economia era principalmente agrária e de subsistência, por isso a moeda praticamente não era utilizada. A sociedade medieval era liderada pelos nobres guerreiros, que se organizavam politicamente através da suserania-vassalagem; o ideal de fidelidade entre os militares era o principal modelo de moral e ética da sociedade medieval; a Igreja Medieval pregava a luta entre o bem e o mal, o que perpetuava a ética militarista; as lutas entre nobres por maiores domínios e as lutas dos europeus contra os invasores estrangeiros ampliava o valor dado aos guerreiros.E na Baixa Idade Média fala das Cruzadas, reorganização do comércio, crise do Feudalismo, renascimento urbano, surgimento da burguesia, formação das monarquias européias, e como foi dito na aula a Idade Média foi dividida em 4 pilares : 1°Social que foi uma divisão rígida em que o nase determina a condição; 2°Política que foi a descentralização (sistema de suserano-vassalo);3°Economia Natural que era amonetária e sua base era na terra; 4°Cultural que era uma cultura teocêntrica que tudo girava em torno de Deus, ele era o centro de tudo

    ResponderExcluir
  2. CORRIGINDO: 1-a 1-b e 2-b...

    1)a) Não é correto se definirmos a Idade Média como ultrapassada como eu tinha dito, simplesmente, seu estilo de vivência comparado a hoje, é muito atemporal, afinal o que aconteceu no mundo medieval, ficou apenas no mundo medieval, como o senhor disse, presas ao seu espaço.
    b) A única coisa aqui a se corrigir é que não foi na Idade Média que o se descobriu o comércio, isso vem de antigamente do Oriente.

    2) b) As universidades queriam que seus ensinos influenciassem o modo de seus alunos interpretarem o mundo, que tivessem a visão católica. Mantinha o poder centralizado, em suas mãos, porém não tinha o controle político, tendo-o como descentralizado.


    Tudo corrigido, tudo aí.

    ResponderExcluir
  3. 1-a)A idade média foi criada no seculo XVI.Na verdade ela demonstra que este período histórico intermediário, não tinha grande importância.Sua escolha era para demonstrar o período localizado entre a antiguidade clássica e o próprio seculo XVI revelava avisando os intelectuais humanistas da época que para eles era um período ruim.
    b)Eu acho que cada período da nossa história sendo ela idade média ou qualquer outro, tem seu valor.Ou seja época boa ou não.Por tanto não cabe ser julgado bom ou ruim, sempre a progresso em cada período cada um a sua maneira e todos são importantes.
    3)a-) Haviam duas razões: a primeira era que a mulher era considerada incapaz para o manejo de armas e segundo pelo ponto de vista da igreja não perdoava eva por ter levado a humanidade a perdição .

    ResponderExcluir
  4. 1. A) No cultural, onde a Igreja dominava. A cultura da Idade Média é teocêntrica, ou seja, Deus no centro do universo.
    A Igreja pregava que para você chegar ao céu, a Deus precisava seguir os dogmas católicos. Você tinha que ir a Igreja para chegar até Deus, a Igreja era a ligação.
    Dizia também que se não fosse para o céu, iria para o inferno. A população alienada tinha muito medo de ir para o inferno e não para o céu então seguia fielmente as pregações e sermões da Igreja. Ou seja, a Igreja dominava tudo e todos. Até os senhores feudais uniam-se com a Igreja para fortificar seu governo, mas com o tempo também acabava alienando-se.

    2. A) As terras durante a Idade Média foram separadas por feudos, por causa da insegurança. Muitas guerras deixavam a população com medo e, por segurança, pediram ajuda aos grandes proprietários, ou seja, o sistema de colonato, onde surgiu os feudos.
    A integração medieval, se deu mesmo, por causa da igreja. Que estava presente em todos os feudos na Europa.

    3. B) Durante a Idade Média os filhos que tornavam-se soldados, iam guerrear para conseguir terras, isso denominou-se a Guerra dos Senhores Feudais.

    ResponderExcluir
  5. 1
    a-Como observa Hilário Franco Jr. no excerto apresentado, a expressão “Idade Média” foi cunhada no século XVI,
    em meio à movimentação renascentista europeia.
    Na verdade, ela remeteria à ideia de um período histórico intermediário, sem grande importância e até
    mesmo marcado por uma certa mediocridade. Assim, sua escolha para designar o período localizado “entre
    a Antiguidade Clássica e o próprio século XVI” revela a visão dos intelectuais humanistas da época, para os
    quais era um “período de trevas”.
    b- Contrariando o desprezo dos pensadores renascentistas, é possível julgar o período chamado de “Idade Mé-
    dia” levando em consideração seus aspectos positivos. Sob essa interpretação, os séculos entre a Antiguidade
    e o XVI estariam marcados também pela continuidade da cultura e da tradição clássicas, não configurando,
    desse modo, ruptura ou intervalo.
    2
    a- A integração de que trata o texto é, em última análise,
    apenas de natureza religiosa, na medida em que o
    nascedouro da universidade foi a própria Igreja Católica.
    Tal integridade religiosa tem suas origens ainda no
    Império Romano que, ao proclamar-se cristão, a partir
    do século IV, fez de sua unidade política veículo para o
    alastramento do Cristianismo por toda a Europa. De
    outra parte, a fragmentação política pós Império
    Carolíngeo não foi capaz de atingir a estrutura religiosa
    na medida em que esta foi fator de legitimação da
    nobreza feudal.
    b- As universidades medievais, como parte integrante do
    aparato ideológico da Igreja, foram importantes centros
    de elaboração cultural, sobretudo para difusão
    escolástica (uma tentativa de unir fé e razão). O curso
    superior na Idade Média era dividido em dois ciclos: o
    TRIVIUM , compreendendo o estudo de Gramática.
    3
    A- De acordo com o texto, havia duas razões fundamentais pelas quais a mulher era desprezada
    como um ser inferior. Primeiro porque era “considerada incapaz para o manejo das armas”, e segundo, “do ponto de vista espiritual; a Igreja não
    perdoava Eva por ter levado a humanidade à perdição e continuava a ver em suas descendentes
    os acólitos lúbricos do demônio”
    B-) No período compreendido entre os séculos IX e
    XI, vai se dar o auge do Sistema Feudal. Nessa
    época, a Europa Ocidental fora abalada por uma
    série de invasões (vikings, magiares e muçulmanos), que provocaram um aumento do poder dos
    membros da nobreza; os nobres combatiam e
    buscavam oferecer um mínimo de proteção em
    um momento caótico.

    ResponderExcluir
  6. 1) Com vários fatores que influenciaram o valor depreciativo como a expansão marítima, a tomada dos Constantinopla, o renascimento q foi entre a Idade Média à Idade Moderna, Reforma protestante, enfim, podendo até ser chamado de Idade das Trevas, sendo assim q foi uma época de mudanças em que as pessoas viam isso como atrasados da Idade Antiga.

    ResponderExcluir