domingo, 19 de outubro de 2014

Atividade 1 - 4 bimestre - 3º série

Postar até dia 24/10

De acordo com a Constituição norte-americana, de 1787, cada estado da federação poderia decidir pela manutenção ou não do trabalho escravo. A permanência da escravidão no Sul, no entanto, ampliou os conflitos com o Norte do país, levando à Guerra de Secessão.

Indique uma oposição de ordem política, econômica ou social entre os estados do Norte e os do Sul que tenha contribuído para deflagrar a guerra civil. Apresente, também, a principal consequência político-econômica da vitória dos estados do Norte para o país.

10 comentários:

  1. No Sul se tinham sociedades rurais e voltadas para o latifundiário com grande utilização escravista e no Norte se tinham as áreas mais urbanizadas que estavam se direcionando para a parte industrial. A principal consequência político-econômica da vitória do Norte para o país foi a consolidação do capitalismo que ajudou no desenvolvimento nacional,mas que só foi possível depois a abolição da escravidão.

    ResponderExcluir
  2. Victoria Coriolano n°17

    Com a Constituição de 1787, tentou-se estabelecer uma conciliação entre esses modelos antagônicos, garantindo o direito de cada estado da federação decidir pela manutenção ou não do trabalho escravo. No entanto, as contradições foram se avolumando de tal forma que acabaram provocando uma guerra civil – a Guerra de Secessão. A principal consequência político-econômica desse conflito, com a vitória do norte, foi à consolidação do capitalismo como modelo de desenvolvimento nacional, o que só foi possível após a abolição da escravidão. As diferenças existentes entre o “Norte” e o “Sul” dos E.U.A. no século XVIII escondiam uma oposição entre dois modelos de sociedade, o capitalista (apoiado pelo norte) e o escravista (existente no sul). As principais diferenças políticas, econômicas e sociais existentes são: Norte tem sociedades mais urbanas, uma defesa de uma política cambial protecionista, desenvolvimento das indústrias, a economia é voltada para o mercado interno, com um crescimento das camadas médias urbanas e a valorização dos ideais liberais burgueses. Já no Sul as sociedades são rurais, defendem o livre-cambismo, valorizam os grandes latifúndios agrícolas, sua economia é baseada na exportação de gêneros primários, a sociedade fundamentada na dicotomia senhor e escravo e também é uma sociedade mais conservadora e tradicional.



    ResponderExcluir
  3. Giulia Fernanda nº 10
    Uma oposição: o Norte dos EUA era manufatureiro, industrial; o Sul dos EUA era agrário, rural.
    A principal consequência: o ideal manufatureiro/industrial do Norte atingiu o Sul após a guerra, marcando em definitivo a formação progressista dos EUA...

    ResponderExcluir
  4. Apesar de vitorioso, o movimento de independência das 13 colônias inglesas na América, em 1776, deu origem a um Estado cingido por dois modelos de sociedade que se opunham em muitos aspectos, principalmente na questão da utilização da mão de obra escrava como primordial para o desenvolvimento das atividades produtivas essenciais. Com a Constituição de 1787, tentou-se estabelecer uma conciliação entre esses modelos antagônicos, garantindo o direito de cada estado da federação decidir pela manutenção ou não do trabalho escravo. No entanto, as contradições foram se avolumando de tal forma que acabaram provocando uma guerra civil – a Guerra de Secessão. A principal consequência político-econômica desse conflito, com a vitória do norte, foi a consolidação do capitalismo como modelo de desenvolvimento nacional, o que só foi possível após a abolição da escravidão. Observa-se, assim, que as diferenças existentes entre o “norte” e o “sul” dos E.U.A. no século XVIII escondiam uma oposição entre dois modelos de sociedade, a saber, o capitalista (apoiado pelo norte) e o escravista (existente no sul). Na tabela, estão as principais diferenças políticas, econômicas e sociais existentes entre os estados do norte e do sul nessa época.

    ResponderExcluir
  5. o Norte dos Estados Unidos era industrial; o Sul era Rural
    A principal consequência era o ideal industrial do Norte atingiu o Sul após a guerra, marcando em definitivo a formação progressista dos Estador unidos

    Fernando nº 07

    ResponderExcluir
  6. Identificar diferenças entre os estados do norte e do sul dos E.U.A., deflagradoras da Guerra de Secessão, e principal consequência do desfecho dessa guerra.Item do programa: Formação e consolidação do capitalismo nos Estados Unidos subitem do programa: A Guerra de Secessão, significados e efeitos sociopolíticos

    Matheus Pinheiro nº13

    ResponderExcluir
  7. Os estados unidos eram divididos entre dois modelos de sociedade , que se opunham em varias coisas , mas principalmente sobre o uso de mão de obra escrava como principal forma para o desenvolvimento de suas atividades , o que isso gerou foi a guerra de Secessão. E a principal consequência com a vitória do Norte , foi a instalação do sistema Capitalista como modelo de desenvolvimento nacional

    Ryan Ken nº15
    Ele ta sem computador Edu

    ResponderExcluir
  8. Vitoria Rissi

    O movimento de independência das 13 colônias inglesas na América, deu origem a um Estado feito por dois modelos de sociedade que se opunham em muitos aspectos, principalmente na questão da utilização da mão de obra escrava como principal para o desenvolvimento das atividades produtivas essenciais. Com a Constituição de 1787, tentou-se estabelecer uma conciliação entre esses modelos, garantindo o direito de cada estado da federação decidir pela manutenção ou não do trabalho escravo. No entanto, as contradições foram aumentando de tal forma que acabaram provocando uma guerra civil – a Guerra de Secessão. A principal consequência político-econômica desse conflito, com a vitória do norte, foi a consolidação do capitalismo como modelo de desenvolvimento nacional, o que só foi possível após a abolição da escravidão.

    ResponderExcluir
  9. A Guerra Civil se deu pelo fato de o Norte do país querer a abolição da escravatura, para ter trabalhadores assalariados para seu mercado consumidor e o Sul do país queria continuar com o sistema plantation apoiado no trabalho escravo. Outro motivo político é que o Norte queria aplicar o protecionismo nos mercados da nação e o Sul queria continuar importando e exportando produtos ingleses pelo câmbio livre.
    Não tinha como discordar que o Norte do país, durante a Guerra Civil, era o mais preparado: continha a maioria dos estados do seu lado, somando 28 milhões de pessoas livres e assalariadas e do outro lado, o Sul somava 9 milhões de pessoas, sendo um terço negros escravos a favor da abolição. Outro ponto importante para a vitória do Norte é o grande número de armamento bélico, geralmente produzido em suas próprias indústrias.

    ResponderExcluir
  10. A Guerra da Secessão ocorreu pois o Estados Unidos sempre foi dividido em duas visões economicas, ao Norte o mercado interno era mais fortalecido o que ajudava à industrialização, e o Sul que era a produção externa, não pensava em nada interno.Era impossivel manter essas duas formas de economia, uma contradizendo a outra,mas nem o Norte nem o Sul queria seder, o Sul era escravocata e o Norte era bem pouco, pois o Norte queria vender para o seu mercado interno e com escravos não teria pessoas para o consumo, ja o Sul não abria a mão dos escravos, os dois lados não se acertavam e entao geral essa guerra civil. A maior consequencia da vitória do Norte foi a consolidação do capitalismo como modelo de desenvolvimento nacional.

    ResponderExcluir