domingo, 19 de outubro de 2014

atividade 1 - 4 bimestre - 1º ano

Responder até dia 24/10


1. (Vunesp-2001) “Meu caro Plínio, você agiu como devia  tê-lo feito, examinando as causas daqueles que lhe foram  delatados como cristãos. Não se pode ter uma regra geral  e fixa a este respeito. Não devem ser perseguidos, mas se forem denunciados e perseverarem, devem ser punidos.”
(Carta do Imperador Trajano a Plínio, 112 d.C.) Baseando-se no texto, responda.
a) Cite um tipo de punição dada aos cristãos nessa época.
b) Por que os cristãos eram perseguidos?


2. (Fuvest-1996) Para explicar o fim do império Romano, foram defendidas teses extremadas, como a de A. Piganiol, para quem "Roma foi assassinada", e a de F. Lot, para quem "Roma morreu de morte natural".
a) No que consistem tais teses?
b) Por que elas não explicam satisfatoriamente o processo de desagregação do Império Romano?

5 comentários:

  1. 1) a) Não existia um único tipo de punição . O mais relatado pelos cristãos era o martírio junto a feras em atos públicos.

    b) Porque os cristãos negavam o caráter divino do imperador e consideravam sua própria crença como a verdadeira em detrimento dos demais cultos religiosos.

    2) a) A primeira tese consiste pelo motivo do assassinato defende que o fim do Império foi determinado pela invasões bárbaras. A tese da morte natural esteve lgada a uma série de crises internas.

    b) Porque explicam apenas uma parte da história, sendo
    que as duas coisas aconteceram simultaneamente.

    ResponderExcluir
  2. 1a - Sacríficio em público e o sofrimento

    b - Pois eles eram "pacíficos" ou seja, contrário do militarismo da sociedade romana. Era vistos como opositores da escravidão, um dos principais meios de sustentação econômico-social do império, recusavam-se também a divindade ao imperador, negando o poder, autoridade máxima do império.

    2a - As suas teses mostram a queda do império romano apenas pelos seus fatores internos.

    b - Pois para ser mais complexa, teria que ser dito os fatores externos que ocasionaram a queda do império, como as invasões bárbaras.

    ResponderExcluir
  3. a) As punições mais comuns eram o martírio na cruz e o sacrifício público no circo.

    b)Os cristãos devotavam-se ao pacifismo, contrariando o militarismo da sociedade romana. Eram vistos como opositores da escravidão, um dos pilares da sustentação econômico-social do Império, e recusavam-se a aceitar a divindade do imperador, negando, portanto, um dos a autoridade máxima do Estado.

    2.a) As duas argumentam que a queda do Império romano ocorreu apenas por fatores internos.

    b) Porque para explicar sua decadência temos que levar em conta além dos fatores internos de Roma, os fatores externos, como a invasões bárbaras o cristianismo.

    ResponderExcluir
  4. 1-
    a) Eles eram jogados para animais selvagens no circo, ou eram decapitados.
    b)O governo se incomodava com o crescimento dos cristãos. Eles eram muito perseguidos pois se negavam a participar das cerimônias religiosas, recusavam-se a aceitar e adorar o imperador (que era como um deus)

    2-

    ResponderExcluir
  5. 1) A- As principais punições eram ser crucificados e o sacrifício público no circo.

    B- Os cristãos eram a favor do pacifismo, e contrariava o militarismo da sociedade romana. Eram vistos como contra a da escravidão que era um dos principais modo de sustentação econômico-social do Império, e se negavam a ser governado por um imperador, ou seja, negando a autoridade máxima do Estado.

    2) A- Essas teses consistem na queda do Império romano que ocorreu apenas por fatores internos.

    B- Porque para explicar essa decadência tem que se explicar tanto fatores internos de Roma, como externos como a Invasão dos Bárbaros.


    Brunoo Cesar N: 1

    ResponderExcluir