quinta-feira, 3 de abril de 2014

1ª série atividade 3

Respondam a seguinte questão até dia 08/04

1. A religião foi muito importante para a manutenção da ordem existente e, portanto, do domínio dos camponeses pelo Estado, chefiado por um “deus”, o Faraó. (Vicentino, Claudio. História para o Ensino Médio: história geral e do Brasil: volume único. – São Paulo: Scipione, 2001.p, 44.)
O texto acima discutiu o papel da religião no controle dos camponeses no Egito Antigo. Assim sendo, discorra sobre algumas características importantes da religião na sociedade egípcia.


2. A Astronomia e a Matemática foram os primeiros ramos da ciência que ocuparam a atenção dos egípcios. Ambas se desenvolveram com fins práticos. Cite dois resultados para os quais essas ciências deram sua contribuição.
bom trabalho.

13 comentários:

  1. Respostas

    1- -Eram politeístas, antropozoomórficos, ou seja, acreditavam em deuses metade homem, metade bicho, acreditavam em reencarnação, por isso
    utilizavam a técnica da mumificação

    Como acreditavam na vida após a morte, mumificavam os cadáveres dos faraós colocando-os em pirâmides, com o objetivo de preservar o corpo. A vida após a morte seria definida, segundo crenças egípcias, pelo deus Osíris em seu tribunal de julgamento. O coração era pesado pelo deus da morte, que mandava para uma vida na escuridão aqueles cujo órgão estava pesado (que tiveram uma vida de atitudes ruins) e para uma outra vida boa aqueles de coração leve. Muitos animais também eram considerados sagrados pelos egípcios, de acordo com as características que apresentavam : chacal (esperteza noturna), gato (agilidade), carneiro (reprodução), jacaré (agilidade nos rios e pântanos), serpente (poder de ataque), águia (capacidade de voar), escaravelho (ligado a ressurreição).

    2- O calendário, fundamental para o desenvolvimento das práticas agrícolas, e os cálculos matemáticos, essenciais para a construção de canais, diques e principalmente templos e túmulos.

    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  2. 1) Uma das características da sociedade egípcia é que o poder absoluto era do Faraó, onde esse líder religioso era confundido com Deus. E pelo fato de existir esse conflito todos serviam ao Senhor da casa grande e tudo que plantavam era para ele. Assim a sociedade era dividida por 3 grupos sociais: 1 - Faraó e seus familiares. 2 - Sacerdotes, a nobreza, os escribas (Que eram responsáveis pelas anotações do Faraó), e os soldados. 3 - Camponeses e artesãos e abaixo deles só os escravos (Voltados a servir o deus Faraó).

    2) A matemática teve contribuição para os egípcios por ajudar a calcular a distância entre os lugares.
    A Astronomia teve contribuição para os egípcios pois eles calculavam o tempo através das estrelas, e saberiam quando o rio Nilo iria encher.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, mas verifique que na primeira questão você se preocupou em apresentar as características da sociedade e reservou pouca para a religião....

      Excluir
  3. 1) Os egípcios eram politeístas,acreditavam em vários Deus,alguns desses Deus eram representados pelos próprios governantes ( faraós) por esse motivo o papel dos sacerdotes era tão importante na dominação dos camponeses, para fazer com que a população acreditasse que seus governantes era um Deus. Existia também os templos, pirâmides , o processo de mumificação que tinha uma forte importância,pois acreditavam na vida após a morte.
    2) A astronomia e matemática , foi desenvolvida por necessidade, em função ao rio Nilo já que a população dependia das cheias do rio, a matemática na construção de canais entre outras milhares obras e contagem para saber os períodos de vazão
    Mariana Costa

    ResponderExcluir
  4. 1) A religião naquela época foi uma forma dos egípcios acreditarem que seus governantes eram Deuses, assim fazendo sua vontades e seguindo suas crenças, o que sustentava isso era o poder dos sacerdotes. Acreditavam em mumificação que se baseava em ''guardar'' seu corpo para sua alma.
    2) Matemática e Astronomia foram importantes naquela época porque eles precisavam construir pontes e saber quando iam haver cheias do rio.
    Jordana Fraga

    ResponderExcluir
  5. Resposta 1; Os egípcios eram politeístas, e cada deus tinha sua função, ou seja, faziam rituais e dava oferenda aos deuses para ter ajuda em sua vida e eles criavam templos em aos deuses para homenagea-los como por exemplo; O Anubis, Deus da morte e tinha a cabeça de um chacal com corpo de ser humano... Os egípcios acreditavam em vida após a morte e quando algum Faraó morria seus servos iam juntos e os sacerdotes espalhavam a religião e fazia o resto da população que o Faraó era um deus, e todos eram julgados por Osiris e o coração era pesado pois ele falava que o peso do coração era o reflexo de sua vida.

    Resposta 2; O resultado foi que na matemática foi para contar as coisas, por isso criou-se o hieróglifos e a astronomia foi para prever as cheias, pois eles olhavam nos astros

    ResponderExcluir
  6. 1. O sistema teocrático no Egito Antigo prevaleceu por vários anos e consistiu numa prática que auxiliava os Faraós em seus governos. Nesse sistema, o Faraó, além de ser visto como um líder político, um rei, ele também era adorado pelos indivíduos como um deus. A aliança entre religião e política foi uma maneira de legitimar a autoridade do Faraó perante a civilização egípcia.

    2) O calendário, fundamental para o desenvolvimento das práticas agrícolas, e os cálculos matemáticos, essenciais para a construção de canais, diques e principalmente templos.

    ResponderExcluir