quinta-feira, 3 de abril de 2014

2ª série - Atividade 03


Responda as questões até o dia 08/04 - bom trabalho!

1. (Vunesp-1997) "... do século XII ao século XIV, um certo número de cidades da Itália ou das margens do mar do Norte conseguiram tornar-se quase independentes: esta situação, rara, foi também muito transitória e deve analisar-se mais como fases de crescimento que como situação estável (...) De fato, não poderia haver integração econômica completa do sistema feudal: essa integração supunha um domínio dos negociantes, que era contraditório com as bases do sistema." (Alain Guerreau, O FEUDALISMO - UM HORIZONTE TEÓRICO.) Por que razão o "domínio dos negociantes" estava em contradição "com as bases do sistema" feudal?

2.  (UFPA-1997) A história colonial brasileira está  intrisicamente ligada à política mercantilista dos Estados
Modernos. O mercantilismo é considerado "antes de tudo, um serviço da política, uma administração do tesouro real, um instrumento de grandeza política e militar." (DEYON, Pierre. O Mercantilismo. São Paulo: Perspectiva, 1985. p.43)
Com base no texto:
a) Explicite dois princípios básicos do mercantilismo.
b) De que maneira o mercantilismo se constituiu num fator de unificação nacional?
c) Qual o papel desempenhado pelo Brasil dentro da política econômica mercantilista portuguesa?

3. ) (Vunesp-2003) Um mercantilista inglês escreveu: Os meios ordinários para aumentar nossa riqueza e tesouro são pelo comércio exterior, para o que devemos obedecer sempre a esta regra: vender mais aos estrangeiros em valor do que consumimos deles. (Thomas Mun, Discourse on England’s Treasure by Foreign Trade, 1664)
a) O autor desse fragmento exprime um princípio essencial da política mercantilista. Era através dele que os
mercantilistas explicavam a origem da riqueza dos estados. Que princípio era este?
b) Por que as áreas coloniais da América foram fundamentais para a satisfação desse princípio  mercantilista?

4.  (UNICAMP-1998) No período histórico que se estende entre os séculos XVI e XVIII, com o fim do feudalismo e a consolidação dos Estados Nacionais, a doutrina econômica dominante foi o mercantilismo, que possuía como uma de suas características o metalismo. 
 a) Cite e explique duas outras características da doutrina mercantilista. 
 b) Em que consistia o metalismo? 



12 comentários:

  1. 2a) Um dos principais objetivos era obter a maior quantidade de metais preciosos (ouro e prata) ficou conhecida como metalismo, o outro era formar colônias.
    c) O Brasil era a principal colônia portuguesa, com isso foi também um dos principais responsáveis pelo mercantilismo em Portugal.
    3a) No trecho "aumentar a riqueza" é a idéia da balança comercial favorável, que é o aumento da riqueza, onde se importa mais do que exporta.
    4a) Protocionismo: foi criada tarifas alfandegárias.
    Industrialismo: alguns Estados estimularam a produção manofatuaria.
    b)Consiste em formar colônias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta incompleto.... você deixou de responder algumas questões... o que respondeu está em ordem....

      Excluir
  2. 1)Com o crescimento de poder dessa “ classe dominante ” que nada mais é que a burguesia , passaram – se a questionar o poder dos senhores fedais, porque os interesses da burguesia com poder passaram –se a divergir-se dos interesses dos senhores feudais.

    2) A.O metalismo e a balança comercial favorável são dois princípios básicos do mercantilismo.
    O metalismo consiste em obter a maior quantidade possível de metais preciosos (ouro e prata) para o tesouro nacional, assim acumular riquezas e com isso visava fortalecer o estado diante das outras nações.
    A balança comercial favorável que tem objetivo de vender mais do que comprar , ou seja ,de exportar mais do que comprar .

    B.Pois ela interliga as nações por meio de suas leis de conduzir o mercado para formar um estado forte e enriquecido.

    C.Pois o brasil foi a colônia de exploração portuguesa , ou seja , Portugal era a metrópole e o Brasil a colônia , do Brasil que retiravam-se as riquezas para fortalecer e enriquecer Portugal.


    3)
    A.O texto fala da balança comercial favorável , na época as colônias mandavam metais preciosos, prata, ouro, proporcionando assim a realização do principio chamado metalismo eu bulionismo , no qual quanto mais pata, ouro e pedras preciosas maior a riqueza do estado.

    B.Por causa do pacto colonial que consistia em que a metrópole possuía o monopólio da venda de produtos para sua colônia e o monopólio de compra de produtos de sua colônia. Portanto a metrópole podia comprar pelo menor preço e vender pelo maior , assim acumulando riquezas.

    4)
    A.1º protecionismo.
    Consiste em fazer taxas para proteger o produto interno , cria tarifas alfandegarias para o produto de fora ficar caro e que o interno mais barato , consequentemente o produto de dentro era o mais comprado.
    2 º industrialismo.
    Estados estimulam a produção manufatureira , iniciando assim uma politica chamada industrialização.
    3 º Colonialismo.
    Era a posse de colônias , ter de onde retirar matéria prima e metais preciosos ,que assim permitia equilibrar a balança comercial apesar de importa produtos de outros países .

    B.Seu principal objetivo era obter a maior quantidade possível de metais preciosos (ouro e prata) para o tesouro nacional, assim acumular riquezas e com isso visava fortalecer o estado diante das outras nações.

    ResponderExcluir
  3. 1. O feudo fazia pouquíssimas trocas de mercadoria e sua produção era de subsistência. Sua base econômica era amonetária. Já os comerciantes praticavam o escambo, indo contra a economia feudal.
    Outra base quebrada era que os servos eram presos as terras feudais e os comerciantes perambulavam de feira em feira para vender para se ter lucro.
    O lucro ia contra a outra base, a base religiosa. A igreja ia contra o lucro porque Deus não permitia, então os comerciantes que obtinham o lucro não iam para o céu, porém continuavam vendendo.

    2a. Metalismo ou bulionismo- Os metais preciosos (ouro e prata) eram o que enriquecia uma nação portanto os governantes faziam de tudo para acumular estes metais.
    Industrialismo- O governo estimulava o desenvolvimento de indústrias em seus territórios. Como os profundos industrializados eram mais caros os exportavam para lucrarem cada vez mais.
    2c. O Brasil podia comercializar apenas com a metrópole, Portugal, por meio do colonialismo. Sendo assim, todo ouro, todos produtos agrícolas tinham que passar por Portugal para só depois vender, desse jeito, obtinha-se lucro.
    3a. Mantendo a balança comércio favorável, fazendo que o valor da exportação seja maior que o da importação, ou seja, vendiam mais e compravam menos, assim faturando mais riquezas.
    b. Pois na área indígena da América era onde estavam esse metais preciosos que enriqueciam os Estados e, assim, poderiam comprar mais dos vizinhos que sua balança ficava positiva.
    4a. Industrialismo e colonialismo - alguns governantes perceberam que em vez de explorarem matéria-prima poderiam exportar produtos manufaturados, pois tinham preços mais altos, gerava empregos e possibilitava cobrança de impostos. Espanha e Portugal eram os únicos que discordavam do Industrialismo e incentivavam o colonialismo, ou seja, como as colônias só podiam comercializar com eles, eles tinham um papel de transporte, pegavam nas colônias e vendiam para seus vizinhos.
    4b. Metalismo se consistia por possuir maior quantidade de ouro e prata para o Tesouro Nacional.

    ResponderExcluir
  4. 1)Porque a base da economia era o comércio e a livre iniciativa, isso se romperia com o sistema feudal, pois as pessoas estavam ligadas às terras

    2)A) Metalismo e a formação de colônias
    B) Com o mercantilismo foi possivel a centralização política de vários países, com isso livrou os monarcas das amarras que possuiam com o senhor feudal
    C) O Brasil foi a principal colônia portuguesa e basicamente foi o Brasil o responsável pelo desenvolvimento do mercantilismo em Portugal.

    3) A)Na concepção mercantilista era fundamental a idéia que a riqueza era associada à quantidade de moeda ou metais preciosos. Para acumular riqueza, era muito importante a "balança de comercio favorável", ou seja, vender mais aos estrangeiros em valor do que consumimos deles.

    B) O monopólio que definia a relação entre metrópole e colônia, as colônias se constituam igual os mercados fornecedores, ou seja, forçados de produtos para a metrópole, ambos as colônias cumprem a função de complementar a economia metropolitana. Para ser a favor delas, elas obtêm a balança de comercio favorável, assim eles compravam a preço demo monopólio e revendiam a preço de mercado. A metrópole compra produtos destinados à colônias a preço de mercado e os vende a preço de monopólio, pelo preço mais alto possível


    4) A) Eles haviam o protecionismo, para proteger a produção nacional da concorrência estrangeira e para isso eles colocavam altas taxas alfandegárias e exportavam mais do que importavam

    B) A concepção de riqueza de um Estado estava na quantidade de metais preciosos que eles possuíam.

    ResponderExcluir
  5. 1)O sistema feudal era baseado na agricultura na produção para consumo local e numa sociedade estamental aristocrática e estratificada rigidamente, uma estrutura socioeconômica baseada no comércio na produção para o mercado na busca do lucro e no domínio econômico da burguesia estava portanto era total contradição com as bases do feudalismo.

    2)metalismo, formaçao de colonias , o mercantismo possibilitou a centralizaçao politica de varios paises, o brasil era a principal colonia porguesa e foi praticamente o principal responsavel pela evoluçao das praticas mercantilistas em portugal.

    3)a) Era o pincipio da balança de comercio favoravel
    b)a metropole possuia o monopolio de venda de produtos para a sua colonia e o de compra dos produtos de sua colonia, e assim a metropole podia comprar por menos e vender por mais.

    4)Tinha o protecionismo que era proteger a produçao nacional da decorrencia estranjeira de taxas alfandegarias, e a balança comercial favoravel que e expotar mas do que importar.
    b)e a fonte de riqueza de um estado esta na quantidade de metais presciosos por ele acumulados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean, que reducionismo é este????? Sendo lacônico fica difícil atingir as expectativas de algumas respostas.....

      Excluir
  6. Lucas Alexandre N°7
    ______________________________________________

    1-) Com a ascensão da burguesia, o poder dos senhores feudais
    era questionado, por isto, os interesses dos negociantes( burguesia
    em ascensão), entraram em contradição com o feudalismo.
    _____________________________________________
    2-) a-) -Balança comercial favorável
    -Protecionismo às manufaturas nacionais

    b-)

    c-)O Brasil fornecia matéria prima e metais preciosos, assim enriquecendo a Metrópole portuguesa possibilitando o investimento dos portugueses em navegações, expandindo suas opções comerciais.
    ____________________________________________
    3-) a-)O objetivo é vender mais do que consumir possibilitando um superávit da balança comercial

    b-)Pois com a existencia do pacto colonial as colonias só poderiam importar da metrópole, assim comprando por preços baixos e vendendo os produtos por preços mais altos
    _____________________________________________
    4-) a-)Existia o protecionismo que protegia a produção.

    b-)Um estado rico eram aqueles que possuiam qrande quantidade acumulada de metais preciosos.

    ResponderExcluir
  7. 1) O sistema feudal era baseado na produção para consumo local e tinha uma estrutura socioeconômica baseada no comércio na produção para o mercado na busca do lucro e no domínio econômico da burguesia, com isso passaram a questionar os senhores feudais por terem poderes em cima da burguesia, pois acabavam ficando com uma parte do poder que a burguesia exercia. A igreja não permitia o "lucro" e falavam que quem praticava a venda e em troca teria o lucro não iria para o seu, no caso é a base religiosa.

    2)A) O mercantilismo variou de um país para o outro e tinha quatro princípios básicos que são metalismo, balança comercial favorável, protecionismo e todo comercio colonial deve ser monopólio da metrópole. O metalismo era que quanto mais ouro e prata possuísse teria mais riqueza.A balança comercial favorável era que se exportava o máximo de ouro e prata e se importava menos, obtendo saldo positivo na balança comercial.O protecionismo era o incentivo ao comercio, à industria e à marinha mercante nacionais, protegendo-os da concorrência estrangeira.
    B) Uma forma de governo que veio superar os entraves do mundo feudal, a ascensão dos Estados Nacionais Absolutistas envolve um conjunto de fatores bem mais amplos que simples mudança de um sistema socioeconômico. É bem verdade que, desde o século XI, com o reaquecimento das atividades comerciais pela Europa, alguns costumes e práticas da Idade Média perderam espaço para o início de um novo período histórico. Porém, existem outros fatores de ordem cultural, geográfica e filosófica importantes para a compreensão desse processo.
    C) Todos os produtos e ouros teriam que passar por Portugal para vender depois, assim obtinha o lucro. O Brasil comercializava de metrópoles e Portugal de pelo colonialismo, então o Brasil mandava para Portugal onde quem enriqueciam eram os portugueses onde o Brasil era a colônia.

    3) A) A riqueza associada à maior quantidade de moeda ou metais preciosos. Para
    alcançar esse fim "aumentar a riqueza" no caso é a ideia da balança favorável. Por isso os gastos com as importações resultam o aumento da balança comercial, que por sua vez significa o aumento da "riqueza do país".

    B) A metrópole-colônia define oque a relação do monopólio onde as colônias são como mercados consumidores aonde são forçados a fornecer produtos para a metrópole. Nesses casos as colônias cumprem a função de complementar a economia metropolitana com isso a balança fica favorável, onde pagam preços mais baixos e vendiam a preço de mercado. A metrópole compra produtos para as colônias a preço que vende de mercado (onde fica mais barato) e vendem por um pouco a mais, dando um lucro ao monopólio, como se fossem únicos.

    4) A) primeira: O capital é representado pelos metais preciosos que o estado tem no seu poder. Segunda:
    O governo estimulava o desenvolvimento de manufaturas em seus territórios
    B) Valorização de metais raros no mercado europeu da idade moderna (final do século XV), devido ao enorme achado de ouro e prata nas colônias, na Europa renascentista. Esta é uma das caracteristicas do mercantilismo.

    ResponderExcluir