sábado, 8 de março de 2014

Atividade 1 - 3ª série

Postar as respostas até 13/03


Indique dois objetivos da Coroa Portuguesa com a implantação da empresa açucareira no Brasil colonial. Em seguida, identifique duas características da economia colonial que comprovam o seu dinamismo interno.


10 comentários:

  1. Matheus Pinheiro: antes de mais nada professor, aqui vai uma receita de torta de banana...
    Começando com ingredientes...
    Massa:
    3 ovos
    1 ½ xícara (chá) de açúcar
    ½ xícara (chá) de manteiga
    1 xícara (chá) de leite
    3 xícaras (chá) de farinha de trigo
    1 colher (sopa) de fermento em pó
    Cobertura:
    6 bananas nanicas maduras
    1 colher (chá) de canela
    Manteiga para untar
    Açúcar cristal para cobrir a forma (quantidade suficiente)

    Modo de preparo: Em um recipiente, bata os ovos com o açúcar e a manteiga até obter um creme fofo e branco. Continue batendo e acrescente o leite e a farinha de trigo aos poucos. Por fim, adicione o fermento e reserve. Unte uma forma com manteiga e coloque o açúcar cristal. Disponha as bananas fatiadas no fundo da forma. Salpique a canela em pó e despeje a massa sobre as bananas. Asse em forno médio pré-aquecido por aproximadamente 25 minutos.

    Aí é só saborear.... hahahaha


    Agora respondendo sua questão:
    Os objetivos:
    - Estabelecer a coroa portuguesa na terra conquistada
    - Garantir o controle político
    - Através do comércio, garantir renda pra coroa
    - Garantir monopólio
    - Confirmar o domínio português na Europa por conta das navegações...

    Características da economia colonial:
    - existência de atividades econômicas utilizando mão de obra livre.
    - apesar da proibição, garantir as relações comerciais com outras regiões
    - garantir que o capital não ficasse parado dentro da colônia que além do açúcar, podia ser movimentado pelo gado por exemplo

    ResponderExcluir
  2. Victoria Coriolano

    A implantação da empresa açucareira atendia a esses objetivos: fixar a população portuguesa a terra, produzir mercadoria de alto valor comercial no mercado europeu e também garantir o controle político do território por Portugal. Apesar dos princípios do pacto colonial, a economia da colônia portuguesa encontrou espaços para um relativo dinamismo interno. Suas características são: existência de atividades econômicas utilizando mão de obra livre; desenvolvimento de relações comerciais internas e com outras regiões, apesar das proibições características do monopólio metropolitano;

    ResponderExcluir
  3. Dois objetivos foram garantir o controle político do território por Portugal e produzir mercadoria de alto valor comercial no mercado europeu.E duas características existência de atividades econômicas utilizando mão de obra livre.
    desenvolvimento de relações comerciais internas e com outras regiões, apesar das proibições características do monopólio metropolitano.

    Fernando Nº??

    ResponderExcluir
  4. A metrópole portuguesa, pela "lei" do comércio de colônia-metrópole, fez fortuna com sua colônia brasileira. Pernambuco e São Vicente (capitanias) eram a sua empresa açucareira, que vendia para os holandeses e ganhava dinheiro com a "lei" de comércio colônia-metrópole. Outra coisa, além do dinheiro, era o objetivo de povoar a grande terra cheia de índios, para não "perder" suas colônias para outros países.
    Bem, primeiramente os índios foram a força de trabalho, "pagando" pelo seu trabalho com objetos de baixíssimos custos. Entretanto, às vezes portugueses levavam os índios prisioneiros para ser escravos na Europa. Isso se deu a guerra justa.
    Com o apoio dos jesuítas a Coroa proibiu a escravização de indígenas. Assim, começou a escravização africana.
    "O engenho de açúcar é um inferno e todos os seus donos são condenados", escreveu o padre Andrés de Gouveia, em 1627.

    --> Não entendi o enunciado, pesquisei sobre a palavra dinamismo e entendi que era para falar sobre quem fazia o engenho se movimentar. Espero discutir esse em sala.

    ResponderExcluir
  5. Eles queriam ganhar poder e dinheiro; seu desejo era ficar muito poderoso pelo dinheiro que iria conquistar com o açúcar e ainda povoar um novo território,como no território brasileiro,no começo,era apenas alí que produzia o açúcar,seu maior objetivo era comercializa-lo,era produzir para comercializar,para lucrar.
    O seu comércio era um pacto colonial, onde a colonia só poderia produzir para a seu metrópole,não poderia produzir para mais ninguém,e com um 'contrato' eles precisavam produzir e entregar o açúcar,mas para isso precisavam de mão de obra, precisavam de pessoas produzindo e trabalhando, primeiro pegaram os índios e colocaram para trabalhar e produzir o seu açúcar depois vieram escravos, que trabalhavam obrigados 19,20 horas e incansavelmente produziam sem parar, fazendo o dinamismo interno, só era possivel através os escravos,pois era eles que produziam e faziam o engenho funcionar.

    ResponderExcluir
  6. Lucrar e colonizar. O comércio açucareiro proporcionou total lucro a Portugal, pois o Brasil produzia e era obrigado a vender para Portugal por seu sua metrópole, Portugal apenas comprava do Brasil e depois revendia para a Holanda que tinha a técnica de refinar o açúcar, e não era Portugal que usava o dinheiro para investir na produção açucareiro no Brasil e sim a Holanda. Portanto ele quase não gastava nada e ganhava muito mais. Além disso essa economia baseada na produção açucareira ajudou no povoamento do Brasil, garantindo a posse da coroa portuguesa sobre o Brasil.
    A utilização da mão de obra livre nas atividades econômicas e a criação de gado para a um mercado interno de subsistência, assim como a existência de uma quantidade de capital circulante na colônia voltado para uma economia de subsistência.

    ResponderExcluir
  7. Giulia Fernanda 3º Ano
    Objetivos:
    - fixar população portuguesa à terra e garantir rendas
    - garantir o controle político do território por Portugal.
    - produzir mercadoria de alto valor comercial no mercado europeu.

    Características:
    - existência de atividades econômicas utilizando mão de obra livre.
    - desenvolvimento de relações comerciais internas e com outras regiões, apesar das proibições características do monopólio metropolitano.

    ResponderExcluir
  8. Características: Fixar os portugueses à sua terra e Produzir mercadoria de alto valor comercial no mercado europeu
    Características: mão de obra livre ( atividade econômica) e desenvolveu uma relação interna e com outras regiões apesar das proibições

    ResponderExcluir
  9. A ocupação no território tinha como objetivo de receber rendas para a Coroa Portuguesa e para garantir no século XVI o cenário de grande nação da Europa.
    Buscando atividades, para garantir o lucro dentro da colônia, sendo a implantação de empresa açucareira como a opção mais viável, atendendo os objetivos que eles tinham como busca.
    Uma delas seria a fixação populacional portuguesa na colônia, assim podia ter a garantia da posse portuguesa sobre esse território, e a outra seria a produção de uma mercadoria que tem um alto valor de troca de outras mercadorias pelo consumidor europeu.
    O pacto colonial restringiu muito a economia da colônia portuguesa, mesmo assim, conseguiram encontrar espaços para certo dinamismo interno como várias características comprovando esse acontecimento teve a utilização de mão de obra livre para as atividades econômicas, o ciclo de quantidade de capital na colônia, tendo a lavoura e a criação de gados para a subsistência e o trafico negreiro, voltadas para o mercado interno.

    ResponderExcluir
  10. O primeiro é a obtenção do dinheiro, como o açúcar era muito caro isso ia garantir a Portugal grandes lucros e a segunda era para fixar o povo de Portugal que ja estavam ali. A negociações de vendas que conseguiram fazer e o modo como plantavam a cana de açúcar, com o trabalho manual.

    ResponderExcluir