terça-feira, 15 de abril de 2014

2ª série - Atividade 4

Justifique o "não domínio" mundial, por parte do Império Turco e da China,  durante o período das Grandes Navegações. Postar até dia 23 de abril. Bom trabalho......

7 comentários:

  1. No caso do Império Turco, ele tinha tudo para conseguir o domínio mundial, mas por ele ser extremamente militarista, isso não foi possível, porque a administração e o governo se confundiam com o exército. Os militares ocupavam o topo das camadas sociais. Em seguida vinham o alto clero do Islã. Abaixo se agrupava os camponeses, mulçumanos ou cristãos e escravos. Não existia a classe dinâmica que era a o grupo chamado Burguesia, pois com o dinheiro que possuíam com a venda de produtos extraídos e trazidos de fora, impulsionavam o comercio em alto mar, assim possuindo o domínio mundial.

    No caso da China eles possuíam grande precocidade na tecnologia, possuíam grandes chances de possuir o domínio mundial bem antes de outros países, mas ela só não conseguiu o domínio mundial porque ouve uma expansão naval que durou pouco , porque em 1436 saiu um decreto imperial proibindo a construção de navios de grande porte e posteriormente outro decreto que proibia o comercio em alto – mar.Com essa medidas Os Mandarins (Funcionários mais voltados à filosofia e aos culto das tradições. )visavam a proteção da tradição de seus povos ,ou seja, eles acreditavam que seus povos em contato com outros povos mudariam sua tradição e seus costumes . Assim, quando a China possuía tudo para dar inicio ao grande império naval ,ela resolveu virar as costas para o mundo. E por isso ela não conseguiu possuir o domínio mundial.

    ResponderExcluir
  2. O estado militarista, não possuía uma classe social dinâmica como a da burguesia, e seu desenvolvimento técnico não foi tão bom por ausência da burguesia assim fazia os europeus estarem a frente dos turcos.
    A expansão naval da China durou pouco pois o decreto imperial proibiu a construção de navios de grande porte, logo após esse decreto veio outro proibindo o comércio em alto mar.

    ResponderExcluir
  3. -O "não domínio" do império Turco está relacionado a dois pontos desfavoráveis na estrutura social do império Otomano era militarista onde o governo era confundido com exército e não havia um grupo social dinâmico como os burgueses que contribuíram na Europa.

    -A China que teve de tudo para ser uma potência mundial. Mesmo tendo precocidade em relação a tecnologia, invenção da pólvora e tendo potencial para percorrer o caminho realizado por Vasco da Gama, ficou limitada devido a um decreto imperial que proibiu a construção de navios de grande porte. De certa maneira a China desejava também preservar sua cultura virando as costas para o mundo

    ResponderExcluir
  4. O imperio turco nao conseguil por ele ser militarista e o governo se confudiu com o exercito e os militares estavam no topo da camada social depos o clero e em baixo ficavam os camponeses e escravos, e como eles nao possuiam classe social dinamica, seu desenvolvimento tecnico nao foi tao bom por causa da falta da burguesia e assim os europeus estavam melhores que os turcos.
    A china tinha grande chance do dominio mundial, mas ela nao conseguil o dominio mundia por causa de uma expansao naval que durou pouco,e saiu um decreto proibindo a construçao de navio de grande porte dps desse decreto veio outro proibindo o comercio no mar

    ResponderExcluir
  5. Como o Império era militarista eles tinha a posse de tudo que queriam poderiam ter, por ter poder e ter uma parte do domínio no mundo, porém não foi realizado com sucesso, pois a burguesia era ausente no desenvolvimento e o governo se comparava ao exército, então a frente dos turcos estariam a Europa. Na piramide mostra os clero em primeiro lugar, em seguida os nobres e logo em baixo seria os camponeses, artesãos, trabalhadores urbanos e rural, entre eles os mendigos que seria a economia.
    Já a China havia um grande avanço na tecnologia, onde teria mais chances de ser o domínio, pois veio a expansão Naval que não ocorreu durando um longo período mais impediu a China de fazer a construção de navios e depois o decreto proibiu o comércio em alto mar, deixando a China pra trás sem o poder do domínio.

    ResponderExcluir
  6. O império turco chegou a ameaçar a Europa, mais não tinha condições de dominar o mundo pois um dos motivos, era que seu império era muito militarizado, a burguesia não permitia que houvesse um grupo social dinâmico. O outro ligava-se ao desenvolvimento técnico, a burguesia pegou o conhecimento para que houvesse mais comercialização.

    E a China tinha mais que o dobro de habitantes do que a Europa, e eram disciplinados, o império não quis contato com o mundo ocidental, os mandarins por causa das suas idéias filosóficas, não ligavam para partes materiais, com isso não avançou para a descoberta do mundo.

    ResponderExcluir
  7. O império turco apesar de seu poderio tinha dois defeitos: rigidez na estrutura social que era militarista, os militares eram os que ocupavam o topo da hierarquia social
    E a segunda foi ligada ao desenvolvimento técnico, porém esse desenvolvimento tecnológico não foi suficiente para promover transformações da importância das que ocorriam na mesma época da Europa ocidental


    A china era muito avançada em questão de tecnologia. Por exemplo, muito antes do que na Europa já de fazia a impressão de textos com tipos móveis, os chineses foram os inventores da pólvora e já fabricavam canhões no século XIII. A expansão naval durou pouco, porém houve um decreto que proibiu a construção de navios de grande porte e logo após veio outro decreto que interditou o comércio em alto-mar

    ResponderExcluir