domingo, 15 de setembro de 2013

3ª SÉRIE - ATIVIDADE 4 - 3º BIMESTRE

Assista a Vídeo aula e trace diferenças marcantes entre os movimento rurais e os movimentos urbanos. Poste até dia 19/09





como apoio pode assistir também:


8 comentários:

  1. Os Movimentos sociais na República Velha , foram de grande destaque. E podiam ser subdivididos entre urbanos e rurais, sendo exemplificados .
    No urbano: Revolta da Vacina e da Chibata
    No rural: Canudos e Contestado.
    Movimentos que tomaram dimensões significativas.
    No meio urbano, o comando
    advinha da Política dos Governadores, que desejavam manter a oligarquia no poder, com suporte para candidatar presidentes( Campos Sales. Já no rural, predominava o Coronelismo, os grandes fazendeiros que utilizavam o poder econômico para eleições (voto de cabresto), o que gerava opressão ao povo rural. A diferença estava naquele que "governava". Porém, com insatisfação de ambas partes.

    ResponderExcluir
  2. Os movimentos rurais não buscavam reformas agrarias e também não estavam ligados a movimentos sociais ele estavam relacionados a moral ou há uma religião, o que não acontecia nos movimentos urbanos, que por sua vez estavam ligados ao social.

    ResponderExcluir
  3. Movimentos rurais:Canudos que ocorreu no interior da Bahia entre 1893 a 1897 que tem uma das mais importantes figuras que era Antonio Conselheiro que também tem como o contestado ocorrido no Sul do país,Paraná e Santa Catarina que ocorreu entre 1912 e 1916. Os movimentos urbanos: As revoltas das vacinas que ocorreu em 1904 e também a revolta da chibata em 1910

    ResponderExcluir
  4. Os movimentos rurais na República Velha são em geral de caráter religioso o que se diferenciava da urbana, como mostra na Guerra do Contestado (comandado pelo líder espiritual José Maria), na Guerra dos Canudos (liderados pelo líder espiritual Antônio Conselheiro) e no Movimento de Juazeiro do Norte (que foi conduzida pelo padre Cícero Romão Batista).
    Outra coisa importante foi que os movimentos urbanos brigavam contra formas de abuso como retrata na Revolta da Chibata e também na Revolta da Vacina, diferentemente da rural onde, eles lutavam contra o governo

    ResponderExcluir
  5. Houveram movimentos rurais onde tiveram líderes que foram marcados na história, durante a República Velha. Como Antônio Conselheiro, nos movimentos dos Canudos, era um homem normal mas que levava a vida voltada para a vida religiosa, onde a população começa o adorar e o glorificar, foi uma revolta que teve um destaque muito forte. A revolta da Vacina, foi a primeira vez em que viram o povo urbano "opinar" por alguma coisa, a dizer não, era uma coisa nova para a sociedade.

    ResponderExcluir
  6. Nos movimentos rurais os políticos não davam importância às camadas mais pobres da população, sempre priorizando os grandes proprietários de terra e sendo assim eles não conseguiam chegar em um acordo em relação aos conflitos já que o governo combatia os movimentos usando a força militar com o apoio dos Coronéis.
    Nos movimentos urbanos em ambos os movimentos a população fica descontente com o tratamento recebido pelo governo, seja pela vacinação onde grande parte da população tinha receio de receber a vacina por causa dos valores morais, ou seja pelo abuso de poder e os castigos que os marinheiros eram submetidos, descontentes com as atitudes de seus superiores. Os revoltosos conseguiram o fim dos castigos e foram anistiados mas apesar disso o governo acabou prendendo-os.

    ResponderExcluir
  7. Ambos os movimentos foram iniciados devido ao poder estabelecido pelas oligarquias que não agradava a todos.
    O movimento rural era a disputa por posse de terras e devido a intolerância e falta de acordo verbal teve como resultado a violência sem limites e devastadora devido a reação truculenta dos coronéis que indignaram-se ao ver seu poder e seus bens (propriedades e afins) estavam ameaçados.
    Já o movimento urbano foi resultado da insatisfação geral em relação a oligarquia, Coronéis não tinham como exercer um controle direto, estavam envolvidos escravos, militares, operários e setores da classe média.

    ResponderExcluir
  8. As revoltas rurais seus motivos era o governo horrível que fez lutarem por algo melhor. Mas já os urbanos, como a da vacina, foi ignorânça e falta de conhecimento da população. Não havia diferenças pois brigavam pela a mesma coisa, direito de ter uma condição de vida melhor, tanto os negros como os brancos.

    ResponderExcluir