domingo, 8 de setembro de 2013

3ª série - ATIVIDADE 3 - 3º BIMESTRE

RESPONDA ATÉ DIA 12/09

“A Revolução Russa é o acontecimento mais importante da Guerra Mundial.” (LUXEMBURGO, Rosa. A revolução russa. Lisboa: Ulmeiro, 1975.)
A frase de Rosa Luxemburgo, polonesa então radicada na Alemanha, associa diretamente a ocorrência da Revolução Russa com a Primeira Guerra Mundial.

Indique e analise possíveis vínculos entre os dois processos, destacando os efeitos da Guerra na vida interna da Rússia.

14 comentários:

  1. Antes da ocorrência da Guerra o sistema Czarista já enfrentava problemas internos, por ser um país extremamente rural onde os trabalhadores rurais viviam e trabalhavam em condições precárias a Rússia acabou tendo uma economia mais “fraca” . A Rússia possuía ainda uma grande desigualdade social e apesar da criação da Duma ela tinha poderes limitados então não resolvia muita coisa, já que o poder era concentrado na mão do Czar.
    Todos esses problemas internos pioraram com a derrota da Rússia na Primeira Guerra Mundial onde o Czar russo acabou renunciando e os Bolcheviques assumiram o poder implantando um regime socialista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Carol, eu não diria derrota na 1guerra mas insucessos,, dado que a aliança na qual fazia parte saiu vitoriosa...

      Excluir
  2. O regime russo apresentava vários problemas, tais como um sistema econômico ruim, pois a Russia era um pais voltado principalmente para a prática da agricultura, e também sofria com o grande diferenciamento de classes, principalmente em relação ao operariado que vivia em situação de miséria e também uma burguesia muito fraca. Todos esses problemas ficaram piores com as constantes guerras em que o país estava sendo submetido, e a 1º Guerra mundial acabou agravando ainda mais esses problemas o q resultou na Revolução Russa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem Gabriel, Burguesia fraca se explica pelo fato do capitalismo ser dependente....

      Excluir
  3. Antes de 1914, o regime czarista russo já apresentava
    graves contradições internas o atraso econômico,
    devido à preponderância da agricultura, praticada
    aliás de forma arcaica a enorme desigualdade social,
    com o predomínio da aristocracia fundiária, uma
    burguesia ainda pouco desenvolvida e a miséria do
    proletariado e sobretudo do campesinato e a
    autocracia do czar, apesar da recente existência de
    uma assembleia com poderes limitados. Essas
    contradições agravaram-se com as derrotas do
    exército russo na Primeira Guerra Mundial, que
    levaram à queda do czar e a tomada do
    poder pelos bolcheviques, que implantariam o
    primeiro Estado socialista da História.

    ResponderExcluir
  4. A Rússia entrou para a Tríplice Entente, junto à Inglaterra e França. Porém não estava preparada para batalhar com a rival(Alemanha),-e posteriormente foi substituída pelos Estados Unidos- sendo assim, sofreram muitas derrotas e piorou a situação da população(que não queriam entrar na Guerra), pois sofriam com falta de condições, assim como os soldados. Logo o czar Nicolau II foi derrotado com os protestos organizados.

    ResponderExcluir
  5. (DANIELLE FERREIRA LIMA Nº08)

    A Primeira Guerra Mundial foi um grande conflito que envolveu a Rússia, com França e Inglaterra contra Alemanha, mas a Rússia não tinha preparação. E tiveram muitas derrotas, e os soldados em condições ruins, o que fez muitos protestos acontecerem e derrubarem o czar em 1917.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danielle não comentou de forma clara a situação interna da Rússia...

      Excluir
  6. ALém da Rússia ser um país extremamente agrário, de graves problemas internos e de insatisfação do povo, piorou ainda mais depois da primeira guerra mundial, onde seu exercito e sua população saíram muito enfraquecidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pietro não especificou as contradições internas do capitalismo russo..

      Excluir
  7. A Rússia passava por uma fase em que a economia estava ruim, com uma certa revolta social e insatisfação e desgaste da política czarista, o último citado está estritamente relacionado pelo avanço dos socialistas e logo começam as revoluções. Devido a divisão social instalada e seus respectivos líderes a Rússia entrou e saiu da guerra impulsionada por uma dessas partes. A entrada deu-se devido ao momento deplorável pelo qual o país passava, em busca de poder o país teve participação na guerra e com base nos fundamentos bolcheviquísticos (Resumidos no lema: Paz, Pão e Terra, e em busca da entrega do governo aos sovietes) o país retirou-se da guerra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem Maria.... poderia ter deixado mais claro a questão da industrialização tardia e dependente...

      Excluir
    2. Aonde eu poderia tê-la encaixado professor? E como?

      Excluir