domingo, 8 de setembro de 2013

2ª SÉRIE - ATIVIDADE 3 - 3º BIMESTRE



Responda até dia 12/09

Ufes 2006)  "A Reforma protestante do século XVI teve um duplo caráter de revolução social e revolução religiosa. As classes populares não se sublevaram somente contra a corrupção do dogma e os abusos do clero. Também o fizeram contra a miséria e a injustiça. Na Bíblia, não buscaram unicamente a doutrina da salvação pela fé, mas também a prova da igualdade original de todos os homens".   (HAUSE, H. apud MARQUES, A. et al. "História moderna através de textos". São Paulo: Contexto, 2001, p. 107.)

A Reforma protestante foi desencadeada por fatores sociais, políticos e religiosos difíceis de separar na História Moderna do século XVI. Com base no texto anterior, identifique e explique dois princípios doutrinários dessa Reforma que respondiam aos anseios sociais e religiosos do povo europeu da época.

16 comentários:

  1. A Igreja tinha o poder, estava ameaçada mas ainda sim tinham o poder,as pessoas começaram a enxergar tudo aquilo que a Igreja tinha,tudo aquilo que a Igreja fazia para ter o poder, a Igreja tinha muito poder muito luxo enquanto pessoas normais que tambem serviam a Deus não tinha nada não tnha metade do luxo e boa vida que os membros da Igreja tinham,começaram a ver a desigualdade que existia o grande luxo da Igreja foi uma das causas para a Forma Protestante, mas para que as pessoas começassem a ver isso foi preciso o renascimento,uma das outras causa que existem,as pessoas começaram a pensar,a usar a razão e abriram os seus olhos para o que estava na sua frente, conseguiram enxergar tudo aquilo que alí existia, a desigualdade,o luxo que nao chegava à Deus,o perdão que nao podia ser vendido por Deus, viram que pensando chegavam mais perto de Deus do que obedecendo as regras da Igreja.

    ResponderExcluir
  2. Victoria Coriolano n°23

    Entre os princípios religiosos defendidos por
    Lutero, podemos destacar a salvação pela fé; pois a
    Igreja Católica defendia a salvação pelas obras de
    caridade; e a livre interpretação da Bíblia; pois o clero
    católico possuía o monopólio de sua leitura e interpretação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victória era segundo o texto e ali ficava expresso a questão da desigualdade e corrupção.

      Excluir
  3. Beatriz S. Munhoz nº11

    -Doutrina da "Salvação pela fé, e não pelas obras",que se opunha a venda de indulgencia(a venda do perdão, ou até mesmo a vendo de um pedaço de terra no céu),e agradava ao povo que estava cansado de pagar pelo perdão mas ainda se amedrontava com a ideia de ser condenado pela igreja por seus pecados e não ter seu lugar no céu.Esse principio doutrinário apresentou a salvação pela fé e não pelas indulgencias que a igreja cobrava.
    - Doutrina do "Livre Exame", que tornou o alemão a linguá oficial usada nos cultos religiosas e na bíblia,assim o povo podia entender o que se falava nas missas.O "Livre Exame" fez surgir o individualismo cristão,pois os homens passaram a ser iguais e ter o mesmo valor diante de Deus.
    Nessas doutrinas o povo encontrou o apoio moral necessário a libertação,social,politica,econômica da igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz era segundo o texto.....apesar de estar correto era para falar apenas da corrupção e da desigualdade....

      Excluir
  4. 1ª Doutrina do"Livre Exame" e a 2ª Doutrina da "Salvação pela fé, e não pelas obras"

    A Doutrina do "Livre Exame" que seria a igualdade diante de Deus, relacionando com cada cristão, a salvação individual, mostrando um novo princípio religioso, o individualismo cristão.

    A Doutrinada da "Salvação pela fé, e não pelas obras", retrata que era contra a Doutrina tradicional, o qual era a que tinha que pagar indulgencias pelo perdão papal. A salvação pela fé e não a que tinha que pagar, era outra doutrina revolucionaria para o individualismo, onde contestava com a Igreja Católica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ryan era segundo o texto.....apesar de estar correto era para falar apenas da corrupção e da desigualdade....

      Excluir
  5. Dentre os princípios religiosos podemos destacar a salvação pela fé; pois a Igreja Católica defendia a salvação pelas obras de
    caridade; e a livre interpretação da Bíblia; pois o clero católico possuía o monopólio de sua leitura e interpretação.

    ResponderExcluir
  6. A doutrina reformista do livre exame condena o latim, que era livre somente ao clero e aos homens Grandes e Ilustres , e proclama o alemão, de acesso popular, como a língua oficial a ser usada nos ritos religiosos e nas Sagradas Escrituras.
    A doutrina reformista da salvação pela fé e não pelas obras se opunha à doutrina tradicional da salvação pela compra de indulgências e consequente perdão papal. A salvação pela fé e não pelas doações à Igreja ou compra de cartas de indulgência oferece ao povo o canal religioso para a salvação individual por meio da contrição e penitência e para a contestação à instituição católica e sua autoridade feudal.
    Fernando n4

    ResponderExcluir
  7. nº 16 2º ano

    * Doutrina da "Salvação pela fé, e não pelas obras";
    * Doutrina do "Livre Exame".


    *Com a institucionalização da compra da salvação por meio de esmolas e doações, que quanto mais vultosas maior era a possibilidade de indulgência dos pecados, a Igreja aprofunda o desespero e a confusão dos valores morais na sociedade europeia do século XVI.
    A doutrina reformista da "salvação pela fé e não pelas obras" se opunha à doutrina tradicional da "salvação pela compra de indulgências" e consequente perdão papal. A salvação pela fé e não pelas "doações" à Igreja ou compra de cartas de indulgência oferece ao povo o canal religioso para a salvação individual por meio da contrição e penitência e para a contestação à instituição católica e sua autoridade feudal.

    * A doutrina reformista do "livre exame" condena o latim, de acesso restrito ao clero e aos homens ilustrados, e proclama o alemão, de acesso popular, como a língua oficial a ser usada nos ritos religiosos e nas Sagradas Escrituras. A tradução da Bíblia do latim para o alemão por Lutero oferece ao povo comum o acesso às Sagradas Escrituras e estabelece que a Verdade só poderia ser encontrada na palavra de Deus e não na palavra do Papa. Com a doutrina do "livre exame", difunde-se o princípio da igualdade entre os homens diante de Deus, propiciando a todos os cristãos o direito à busca individual da salvação, bastando a prática da contrição, da simplicidade e a fé. O "livre exame" faz emergir um novo princípio religioso, o do individualismo cristão.

    ResponderExcluir
  8. Doutrina da Salvação pela fé, e não pelas obras -Doutrina do Livre Exame. Com as instituições da compra da salvação por meio de esmolas e doações, que quanto mais importante maior era a possibilidade de indulgência dos pecados, a Igreja aprofunda o desespero e a confusão dos valores morais na sociedade européia. A venda de indulgências praticada pela Igreja era uma forma de manter e proteger sua riqueza feudal ameaçada pela economia comercial emergente.
    O povo amedrontado pela ameaça de condenação e ao mesmo tempo revoltado com a exploração e os abusos econômicos da Igreja, vê na reforma da doutrina cristã uma resposta religiosa às suas angústias morais e sociais.

    ResponderExcluir
  9. Na Reforma Protestante podemos citar dois nomes que fizeram a diferença, Martinho Lutero e Thomas Muntzer.
    Martinho Lutero, monge germânico, foi excomungado da Igreja Católica por reivindicar os dogmas da mesma. (Se Deus não gostava da usura ou do lucro por qual motivo a Igreja vendia um "espaço no céu ao lado de Deus" após a morte?) Olhando estes motivos que fazia a Igreja virar "comércio", Lutero pregava e recebia o apoio de um número muito grande de nobres e integrantes da burguesia e graças a esse apoio, ele pôde enfrentar a força da Igreja.
    Thomas Muntzer, principal líder da revolta dos camponeses. Com a pregação de Lutero e a influência do Renascimento, fez os camponeses refletirem sobre a pobreza e miséria que viviam. Assim sendo, começaram a uma revolta popular de grandes proporções no Sacro Império, incendiando mosteiros e castelos. A rebelião foi derrotada e Muntzer executado com requintes de crueldade.
    Estes dois homens poderiam ter a mesma ideia de Reforma, mas um pensava no religioso e outro no social. Muntzer que foi incentivado pelos dogmas do luteranismo, foi morto por nobres que foram aconselhados por Lutero a reagir com violência.

    ResponderExcluir
  10. Com a institucionalização da compra da salvação por meio de esmolas e doações,que quanto mais vultosas maior era a possibilidade de perdão dos pecados,a Igreja aprofunda o desespero e a confusão dos valores morais na sociedade européia do século XVI.

    ResponderExcluir
  11. Com a doutrina do "livre exame", difunde-se o princípio da igualdade entre os homens diante de Deus, propiciando a todos os cristãos o direito à busca individual da salvação, bastando a prática da contrição, da simplicidade e a fé. O "livre exame" faz emergir um novo princípio religioso, o do individualismo cristão.

    ResponderExcluir