segunda-feira, 18 de agosto de 2014

3º serie - #º bimestre - Sociologia Era Vargas

Assista ao vídeo e Justifique a expressão: "Vargas Pai dos pobres e mãe dos Ricos" Luis Inacio Lula da Silva. Postar até dia 22/08

7 comentários:

  1. Victoria Coriolano n°17

    “Pai dos pobres” porque ele fazia questão de passar através do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), a imagem de que estava ajudando a classe trabalhadora através da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Durante seu governo, Vargas procura conquistar a simpatia dos trabalhadores e exercer domínio sobre eles. Ele assegurava ao operário, direitos como salário mínimo, férias remuneradas, jornada diária não superior a oito horas, proteção ao trabalho da mulher e do menor e estabilidade no emprego. Com isso ficou conhecido como “pai dos pobres”. De um lado, Vargas reconhecia as necessidades e aspirações dos trabalhadores e por isso fazia concessões ao operariado. De outro lado, utilizava essas concessões como forma de controlar os trabalhadores e sindicatos, impedindo assim reivindicações mais intensas. É uma “mãe dos ricos”, por ajudar a controlar as revoltas dos trabalhadores, garantindo além da ordem política e estabilidade social e mantendo os trabalhadores satisfeitos; ora, sem greves ou manifestações de desagrado dos empregados, os lucros fluíam naturalmente para os cofres dos empregadores.

    ResponderExcluir
  2. Getúlio Vargas posto no governo por elites com o governo provisório. Esse governo provisório que ganhou caráter ditatorial pois durou anos.
    Quando chama as eleições (após a Guerra Civil contra São Paulo) é re-eleito.
    Ele com características fascitas apoiava as elites brasileiras, por isso "mãe dos ricos", pois jogava auxiliando os pobres com escolas técnicas e leis trabalhistas.
    Em 1937, deu um golpe através do Estado Novo, ditadura no pais. Porém com a Segunda Guerra Mundial o ditador fascista tinha que escolher um lado e escolheu as forças democráticas norte-americanas.
    E com a vitória dos aliados democráticos, a democracia foi ganhando força e assim o Estado Novo foi chegando ao fim.
    Getúlio vendo isso, encontrou apoio nos trabalhadores, e começou uma campanha para a ajudar aos pobres, "pai dos pobres".
    Essa estratégia não agradou muito a elite que estava apoiando-o no Estado Novo e Getúlio foi deposto, porém não perdeu seu prestígio político.

    ResponderExcluir
  3. Pai dos pobres porque ele fazia questão de passar através do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), a imagem de que estava ajudando a classe trabalhadora através da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), onde o trabalhador passou a adquirir o direito á férias remuneradas e horas diárias de trabalho não superior a oito, etc. Essas concessões na realidade era um propósito de Vargas, pois, assim ele estaria com o sindicato em suas mãos, podendo intermediar muitas vezes em favor da classe empregadora (mãe dos ricos). Ainda a vinda de algumas companhias siderúrgicas favorecendo a industrialização no país. Na realidade Getúlio Vargas fazia jogo duplo.
    Lado herói: "Pai dos pobres", colocou na lei direitos trabalhistas como o salário mínimo. Usou o Estado para criar indústrias e diminuir a importância do setor primário (agro-pecuário) na economia brasileira.
    Com a crise de 1929 a exportações de café diminuíram e Vargas, mostrando-se preocupado com a questão social e interessado em defender as riquezas nacionais, ascende ao poder. Vargas tinha uma visão pragmática da economia: queimou café em 1930-1931, porque era a única maneira de em curto prazo, elevar os preços do produto; incentivou a diversificação da economia porque o Brasil não podia continuar na dependência de um único artigo de exportação; e deu inicio à siderurgia porque, sem ela, nossa indústria jamais contaria com uma base sólida.
    Durante seu governo, Vargas procura conquistar a simpatia dos trabalhadores e exercer domínio sobre eles. Ele assegurava ao operário, direitos como salário mínimo, férias remuneradas, jornada diária não superior a oito horas, proteção ao trabalho da mulher e do menor e estabilidade no emprego. Apoiando-se nessas medidas, Vargas pôde fazer sua propaganda política e com isso, ser considerado “Pai dos pobres”.
    Lado Vilão: De um lado, Vargas reconhecia as necessidades e aspirações dos trabalhadores e por isso fazia concessões ao operariado. De outro lado, utilizava essa concessões como forma de controlar os trabalhadores e sindicatos, impedindo assim reivindicações mais intensas.
    Agindo dessa forma, Vargas, fica conhecido como “Pai dos pobres”, por melhorar as condições de trabalho deles, e consequentemente é uma “mãe dos ricos”, por ajudar à controlar as revoltas dos trabalhadores, garantindo além da ordem política e estabilidade social e mantendo os trabalhadores satisfeitos; ora, sem greves ou manifestações de desagrado dos empregados, os lucros fluíam naturalmente para os cofres dos empregadores.
    Ditador populista com inspirações fascistas, criador do Estado intervencionista, paternalista e corporativista que persiste até hoje. Manteve relações com o Hitler e Mussolini até não conseguir mais resistir à pressão dos Estados Unidos.

    ResponderExcluir
  4. Ele era considerado Pai dos pobres mãe dos ricos pois levou benefícios pro lado das duas classes, onde eles não tinham o porque reclamar. Alem de passar uma imagem exemplar porque ele fazia questão de passar através do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) mostrando que estava ajudando a classe trabalhadora através da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e proibindo que coisas negativas a seu respeito fossem mostradas.

    ResponderExcluir
  5. Vitoria Rissi

    Sua legislação trabalhista e suas práticas populistas transformaram ele no Pai dos Pobres, ele foi igualmente a Mãe dos Ricos, pois as concessões que fez, aliadas ao controle sobre os sindicatos, mantiveram os trabalhadores satisfeitos; ora, sem greves ou manifestações de desagrado dos empregados, os lucros fluíam naturalmente para os cofres dos empregadores.

    ResponderExcluir
  6. Giulia Fernanda nº 10

    Na realidade Vargas fortalecia as duas bases: pobres e ricos. O vargas (Pai dos pobres) criou muitas leis sociais e trabalhistas brasileiras, porque ele fazia questão de passar através do DIP, uma imagem de que estava ajudando a classe trabalhadora, onde o trabalhador passou a ter o direito de férias remuneradas e horas diárias de trabalho etc. Na verdade isso era um propósito do Vargas, porque assim ele estaria com o sindicato em suas mãos, podendo agir muitas vezes a favor da classe empregadora (Mãe dos ricos). E com a vinda de algumas companhias siderúrgicas favorecendo a industrialização no país.

    ResponderExcluir
  7. Denner Rafael Nº 06

    ''Vargas Pai dos pobres e Mãe dos ricos''

    Pai dos pobres - Porque ele fazia questão de passar através do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) a imagem de que estava ajudando a classe trabalhadora através da CLT (consolidação das leis trabalhistas). Durante seu governo, vargas procura conquistar os trabalhadores e exercer domínio deles. Ele assegurava aos trabalhadores algumas coisas: direitos como salários mínimos, férias remuneradas, jornada diária não superior de 8 horas, proteção ao trabalho da mulher e do menor estabilidade no emprego. Com isso ficou conhecido com a expressão pai dos pobres.

    Mãe dos ricos - Por ajudar a controlar as revoltas dos trabalhadores, garantindo alem da ordem politica e estabilidade social e mantendo os trabalhadores satisfeitos: ora sem greves ou manifestações de desagrado dos empregados, os lucros fluíam naturalmente para os cofres dos empregados.

    ResponderExcluir