segunda-feira, 18 de agosto de 2014

2ª série - 3º bimestre - sociologia -

Assista ao vídeo e veja como o mundo do trabalho (capitalista) possibilitou a "evolução" humana. Postar até dia 22/08.


6 comentários:

  1. A "evolução" foi dividida em duas partes:
    As pessoas que possuem capital para fazer com que o mercado (capitalista) gire e as que não possuem o mesmo.
    Como por exemplo, a Dona Anete a que vende os perfumes , assim consegue seu capital e consegue comprar o seu alimento e suas coisas , já aquelas que não consegue capital tem que sobreviver apenas das sobras do mercado capitalista.
    Outra evolução sofrida decorrente do capitalismo, são os supermercados , que cada vez mais possuem mercadorias que tornam –se objetos de desejo dos humanos, porem apenas beneficiando pessoas que possuem condições financeiras para movimentar o mercado capitalista.

    Desculpe -me professor pois eu não vi o nome , é porque meu tio usou meu notebook e não tirou da conta do google . Mas não foi ele quem fez foi eu...RSSSSSSS

    ResponderExcluir
  2. Em zonas rurais é comum ter como sustento familiar o plantio. As pessoas acabam plantando verduras, frutas e legumes em meio de trocas, aliás dinheiro. Você colhe oque plantou e vende para grandes empresas na maioria das vezes, que acaba rotulando seus alimentos e dando uma marca, no caso de hoje em dia, mas antes do dinheiro existir faziam troca de alimento, onde tudo o que faziam era na base da troca, tanto de alimento por dinheiros ou vise e versa. Mas hoje em dia tudo é mais fácil, hoje os produtores rurais podem vender seus alimentos com um preço maior e acabar lucrando em cima de seu plantio, pois nos dias atuais pode ser realizado, já antigamente a igreja católica não aceitava nenhum tipo de lucro. Esse lucro hoje em dia é usado geralmente em casa, onde podemos ir ao supermercado ou até mesmo usar para sair. O lixo em questão era utilizado ao máximo como o tomate, o lixo e materiais de origem orgânica que consideram adequados para o porco, já o papel reciclado e feito como uma prova e oque foi impróprio para os porcos é utilizado na alimentação de mulheres e crianças, onde a comida era mais valorizada que hoje em dia, que trabalhamos em troa de dinheiro e ganhamos um tanto por mês e dividimos isso em casa, já na ilha das flores as crianças e suas mães eram apenas pessoas que comiam o que os porcos não queriam e p com isso acabavam sendo livre.

    ResponderExcluir
  3. o contexto da história diferentemente do título apresenta a desigualdade social e mostra como funciona o capitalismo. Há também a presença da desigualdade social, que é causada pelo homem, exemplo disso é o criador dos porcos que só permite que os moradores da ilha peguem oque não for apropriado aos porcos.

    ResponderExcluir
  4. O mundo do trabalho por um lado sim, possibilitou a evolução humana, mas por outro não.
    Pois não são todos conseguem ter uma vida relativamente boa, como no vídeo mostra as pessoas que comem o resto que foi jogado fora por alguém que pode trabalhar e comprar o alimento, mas que infelizmente não serviu para ser utilizado e aquelas pessoas que não possuem nada, comem daquele resto, que antes foi pego o que era melhor para o animal e depois o resto que não servia para o animal foi dado aos humanos. Porém podemos chegar a conclusão que o mundo do trabalho evoluiu a humanidade, pois quem consegue ter um ensino de boa qualidade, um emprego, que ele consiga se sustentar, sustentar sua família, vai poder comer bons alimentos, e infelizmente a parte menos evoluída das cidades, podemos dizer assim, não vão ter a mesma sorte, muitas vezes trabalhando sim, mas recebendo muito pouco para dar bons alimentos a sua família.

    ResponderExcluir
  5. O fato dos seres humanos terem um cérebro desenvolvido e um polegar fez com que o ser humano pudesse gerar inúmeras evoluções à sociedade.
    O trabalho das pessoas gera dinheiro que pode ser trocado por alimentos, roupas, eletrodomésticos, etc..
    Ou seja: Trabalho gerou dinheiro que gerou evoluções para a sociedade

    ResponderExcluir
  6. Cada trabalho é um ligado ao outro, ou seja, aprimorando a sociedade

    ResponderExcluir