1. A formação das Monarquias Nacionais na
Europa, entre os séculos XV e XVIII, resultou da superação de antigas práticas
feudais e do estabelecimento de novos princípios.
A partir dessa afirmação, identifique uma
dentre as práticas superadas e um novo princípio estabelecido para a formação
das referidas monarquias.
2. Explique as principais característica dos
Estados Nacionais Modernos da Europa do século XVI e como sua formação foi
importante para as expansões comerciais e marítimas
3. Uerj 2001 2ª fase. Leia o texto escrito
por Marsílio Ficino no século XV:
“Quem poderia negar
que o homem possui quase o mesmo gênio que o Autor dos céus? E quem pode negar que
o homem também poderia de algum modo criar os céus, obtivesse ele os
instrumentos e o material celeste, pois até agora o faz, se bem que com um
material diferente mas ainda segundo uma mesma ordem?” (HELLER, Agnes. O
homem do Renascimento. Lisboa: Presença, 1982.)
Explique uma característica da civilização do
Renascimento evidenciada no texto
3. (Unesp )[...] tudo que os renascentistas pretendiam era assumir a condição humana até seus
limites, até as últimas consequências Nem
Deus e nem o demônio; todo o desafio consistia em ser absolutamente, radicalmente
humano, apenas humano. (Nicolau Sevcenko. O Renascimento,1985.)
Explique a caracterização que o texto faz do Renascimento
e dê exemplo de uma obra artística em que tal intenção se manifeste.
4. Sempre que se evoca o tema do Renascimento,
a imagem que nos vem à mente é a dos grandes artistas e de suas obras mais famosas.
Isso nos coloca a questão: por que razão o Renascimento implica esse destaque tão
grande dado às artes visuais? De fato, as artes plásticas acabaram se convertendo num centro de convergência de
todas as principais tendências da cultura renascentista. E mais do que isso, acabaram
espelhando os impulsos mais marcantes do processo de evolução das relações sociais e mercantis. NICOLAU SEVCENKO Adaptado de O Renascimento. São
Paulo:Atual; Campinas:Ed. Unicamp,1984.
As diversas manifestações da cultura renascentista na Europa ocidental, entre os séculos
XI e XVI, estiveram relacionadas à criação de novos valores e práticas sociais que se confrontaram com aqueles da sociedade
medieval.
Cite dois aspectos da cultura renascentista que
justifiquem a sua importância para o início dos Tempos Modernos.
Michelangelo começou cedo na arte de dissecar
cadáveres. Tinha apenas13 anos quando participou das primeiras sessões. A ligação
do artista com a medicina foi reflexo da
efervescência cultural e científica do Renascimento. A prática da dissecação,
que se encontrava dormente havia 1.400 anos, foi retomada e exerceu influência decisiva
sobre a arte que então se produzia. Clayton Levy, “Pesquisadores dissecam lição
de anatomia de Michelangelo”. Jornal da Unicamp, nº 256, junho de 2004, http://www.
unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/junho2004/ju256pag1.html.Acessado em 11/06/2010.
Explique a relação, mencionada no texto, entre
artes plásticas e dissecação de
cadáveres, no contexto do Renascimento
5. Leia o texto:
“Renascimento é o nome dado a um
movimento cultural italiano e às suas repercussões em outros países.
Caracteriza-se pela busca da harmonia e do equilíbrio nas artes e na
arquitetura, acrescentando aos temas cristãos medievais outros temas inspirados
na mitologia e na vida cotidiana”
a) Qual foi
a fonte (de onde veio) de inspiração para os intelectuais e artistas do
renascimento?
b) Cite uma
característica que diferencie a era medieval do renascimento cultural.
6. (Ufg 2013) Leia o texto a seguir. A
ilha de Utopia tem cinquenta e quatro cidades grandes e magníficas, onde todos
falam a mesma língua, têm os mesmos hábitos e vivem sob as mesmas leis e
instituições. O governador conserva o cargo por toda a vida, a menos que se
suspeite que o titular deseja instituir uma tirania. Uma lei proíbe que as
questões de interesse público sejam discutidas durante menos de três dias,
sendo crime de morte deliberar sobre assuntos de Estado fora do Senado ou da
Assembleia Popular. Aparentemente, isso é feito para impedir que o governador e
os representantes das famílias conspirem para ignorar os desejos da população e
alterar a Constituição. MORE, Thomas. Utopia. São Paulo: Editora Martins
Fontes, 2009. p. 82 e seq. (Adaptado). Este texto integra a obra de Thomas
Morus, publicada em 1516, na Inglaterra governada por Henrique VIII. Ao narrar
a vida cotidiana em um país fictício, chamado Utopia, o autor descreve
instituições políticas que projetam um governo voltado à vida comunitária ideal.
Com base no texto apresentado, explique como
essa vida comunitária ideal
a)
revela os princípios que sustentam o processo de formação do Estado nacional
moderno;
b) expressa um elemento de crítica ao governo
absolutista.
7. Ufg 2011) Leia o texto a seguir.
Enquanto andava à procura de ossos pelas estradas rurais, onde eventualmente os
indivíduos executados são deixados, deparei-me com um cadáver ressecado. Os
ossos estavam totalmente expostos, mantendo-se unidos apenas pelos ligamentos,
e tinham sido preservadas somente a origem e a inserção dos músculos. Escalei o
poste e destaquei o fêmur do osso ilíaco. Quando puxei a peça com força, a
omoplata, os braços e as mãos também se destacaram, embora faltassem os dedos
de uma das mãos, as duas rótulas e um dos pés. Depois de trazer secretamente
para casa as pernas e os braços e após sucessivas idas e vindas (tinha deixado
para trás a cabeça e o tronco), permaneci durante quase toda noite fora dos
limites da cidade a fim de conseguir pegar o tórax, que se encontrava
firmemente preso a uma corrente. VESALIUS, Andreas. De humani corporis fabrica,
1543. Disponível em:
www.cienciahoje.uol.com.br/noticias/historia-da-ciencia-e-epistemologia/relancado-tratado-que-inaugurou-anatomia-moderna/.
Acesso em: 11 out.. 2010. [Adaptado] Datada de 1543, a narração do médico
Andreas Vesalius, considerado o precursor dos estudos de anatomia moderna,
indica a formação de um novo modelo de conhecimento, no período.
Com base na leitura do texto e considerando o
contexto histórico, a) explique o processo pelo qual a concepção de mundo dos
homens se transformou na época do Renascimento; b) analise a concepção de
ciência que se formava, apresentando o conflito social que essa nova concepção
gerou.
8.
(Ufba 2011) O Renascimento, como expressão de concepções inovadoras de
artistas, escritores e cientistas, marcou o campo cultural e o científico da
civilização europeia ocidental. Partindo dos conhecimentos sobre o movimento
renascentista, indique uma concepção, relativa a cada grupo indicado,
responsável por modificações na mentalidade da época. Concepção inovadora de
•
artistas:
•
escritores:
•
cientistas:
9.
Os descobrimentos marítimos dos séculos XV e XVI foram
processos importantes para a construção do mundo moderno. A chegada dos
portugueses ao Brasil decorre dos projetos que levaram diferentes nações
europeias às grandes navegações.
Formule uma resposta à pergunta do autor, ao final do texto:
qual foi a finalidade da expedição de Cabral?
Em seguida, cite dois motivos que justificam as grandes
navegações marítimas nos séculos XV e XVI.
10. (UNICAMP-2000) Podemos dizer que a idéia de globalização
é mais antiga do que imaginamos. Alguns acreditam que sua origem remonta a uma
Bula Papal, de 1493, que pela primeira vez empregou a palavra descobrimento.
Por este documento, a Europa adquiria o direito de converter à sua religião os
povos do mundo e se apropriar das terras por ela descobertas. Evidentemente, trata-se
de uma idéia unilateral e unidimensional de globalização: foram
des-consideradas, quando não aniquiladas, as diferenças culturais e sociais. (Adaptado
de Eduardo Subirats, O mundo, todo e uno)
a) Quais os países europeus que desencadearam essa globalização?
b) Por que o autor considera unilateral essa globalização?
c) De acordo com o enunciado, qual o significado de descobrimento
para os europeus? Por que, hoje, eles são contestados?
11. (UERJ-2006) As grandes navegações dos séculos XV e XVI
possibilitaram a exploração do Oceano Atlântico, conhecido, à época, como Mar
Tenebroso. Como resultado, um novo movimento penetrava nesse mundo de universos
separados, dando início a um processo que foi considerado por alguns
historiadores uma primeira globalização e no qual coube aos portugueses e
espanhóis um papel de vanguarda.
A) Apresente o motivo que levou historiadores a considerarem
as grandes navegações uma primeira globalização.
B) Aponte dois fatores que contribuíram para o pioneirismo de
Portugal e Espanha nas grandes navegações.
12.
(Fuvest 2009) A Reforma religiosa do
século XVI provocou na Europa mudanças históricas significativas em várias
esferas. Indique transformações decorrentes da Reforma nos âmbitos
a)
político e religioso;
b)
sócio-econômico.
13.
Ufes 2006) "A Reforma protestante do século XVI teve um duplo
caráter de revolução social e revolução religiosa. As classes populares não se
sublevaram somente contra a corrupção do dogma e os abusos do clero. Também o
fizeram contra a miséria e a injustiça. Na Bíblia, não buscaram unicamente a
doutrina da salvação pela fé, mas também a prova da igualdade original de todos
os homens".
(HAUSE, H.
apud MARQUES, A. et al. "História moderna através de textos". São
Paulo: Contexto, 2001, p. 107.) A Reforma protestante foi desencadeada por
fatores sociais, políticos e religiosos difíceis de separar na História Moderna
do século XVI. Com base no texto anterior, identifique e explique dois
princípios doutrinários dessa Reforma que respondiam aos anseios sociais e
religiosos do povo europeu da época.
14.
G1 - cftce 2005) Enumere as principais críticas, dirigidas à Igreja
católica, elaboradas pelo movimento de Reforma Protestante.
15.(Ufrj
2001) Nos últimos dias, recebemos duas notícias extraídas de uma só raiz
venenosa, a intolerância. A primeira assustou pela violência [...] das bombas
enviadas contra a Anistia Internacional e outros defensores dos direitos civis.
A segunda estarreceu os cristãos, com o anúncio do texto "Dominus
Iesus" decretando o fim das árduas tentativas ecumênicas do Concílio
Vaticano 2°. Não sei qual desses eventos ocasiona maior dor nas almas. As
bombas crescem no solo fértil dos anátemas (maldições) religiosos, esse é o
testemunho da história. Lendo os escritos emanados da Cúria Romana nesses
últimos tempos, vemos um retorno ao séculos 16 e 17, época em que as fogueiras
arderam em nome do amor. [...] creio ser o novíssimo documento do Vaticano uma
reiterada abertura à imposição de crenças, em desafio ao ensino de Paulo: 'O
temor da punição torna-se a nova regra, em prejuízo do dever da consciência'
(Romanos 13 5).
Roberto
Romano: "Os mestres da verdade.." in "Folha de São
Paulo",Tendências/ Debates. 11 de setembro de 2000 Em 1545, diante da
necessidade de fazer frente à expansão do protestantismo e de repensar as
doutrinas e práticas da Igreja Católica, o Papa Paulo III convocou o Concílio
de Trento, que organizou a chamada Contra-Reforma e cujas orientações guiaram
os católicos durante séculos. Em 1962, a convocação do Concílio Vaticano 2°
pelo Papa João XXIII, também pode ser vista como uma resposta às demandas que
se colocavam para a Igreja Católica diante da nova realidade mundial no
pós-segunda guerra. a) Explique uma medida adotada pela Igreja Católica a
partir do Concílio de Trento que teve por objetivo a conter a expansão do
protestantismo.
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