terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Rec Final 1 ano - história

1. Quem somos nós? De onde viemos? Para onde vamos?
Para essas indagações existem diferentes teorias. A teoria mais aceita para explicar a origem do homem é o evolucionismo.
a) IDENTIFIQUE o nome do principal representante da teoria do evolucionismo.
b) EXPLIQUE, em linhas gerais essa teoria.

2. Leia o texto com atenção
No Neolítico, nossos antepassados aprimoraram os instrumentos de pedra, polindo-os e tornando-os cada vez mais afiados. (...) Nesse período o homem se relacionava de outra forma com o meio ambiente. Já não vivia só da caça, da pesca e da coleta. Passou a semear nas terras mais férteis e aguardar a época das colheitas. Foi no Neolítico, portanto, que surgiu a agricultura e o homem passou a morar permanentemente no mesmo lugar.(...) PILETTI, Nelson e Claudino. História e Vida. São Paulo: Editora Ática, 3º vol., 1997, p. 30 e 31 O Período Neolítico foi de grandes avanços para a espécie humana.
COMPLETE as questões abaixo:
a)  A Revolução Agrícola do Neolítico possibilitou...
b)  A matéria-prima fornecida pela criação dos rebanhos possibilitou...

3. Por que Pré-história?
Muitos historiadores chamam a história dos primeiros povoadores da Terra de Pré-história, período que vai do aparecimento do homem à invenção da escrita, por volta de4000 a.c. Já a História se estenderia da invenção da escrita aos dias atuais.
Os historiadores que criaram esta divisão davam grande importância aos documentos escritos. Consideravam que só por meio deles se podia conhecer de fato uma sociedade. Mas, como se sabe, as fontes não-escritas (pinturas, restos materiais, ossos etc.) são tão importantes quanto as escritas (livros, jornais, revistas) para o estudo das sociedades humanas.
Além disso, antes da escrita o homem conseguiu dominar o fogo, desenvolver a agricultura, a criação de animais. Tais conquistas foram tão importantes quanto todas as outras realizações do homem após a invenção da escrita. Por que, então, não considerar tudo isto como História?(Fonte: JÙNIOR, Alfredo Boulos. História – Sociedade e Cidadania. 5ª série. São Paulo: FTD. p.51)
Segundo o texto, alguns historiadores consideram a escrita como o marco divisor entre a Pré-História e a História.
VOCÊ é CONTRA ou a FAVOR desses historiadores? Justifique sua resposta utilizando pelo menos um argumento histórico.

4. O período da História que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita pode ser dividido em Paleolítico e Neolítico e Idade dos Metais
IDENTIFIQUE duas (2) características para cada um dos períodos da História acima citados.

5. “Fala-se com frequência do “homem das cavernas“, como se o homem primitivo tivesse vivido sobretudo dentro das profundezas das grutas. Na verdade, ele rada das cavernas ou em abrigos sob as rochas inclinações formadas pela erosão nos arenitos, nos calcários e nos basaltos. (...). Pode-se  imaginar que os homens pré-históricos construíram tendas de peles ou cabanas nesses abrigos. Fonte: BORGES, François. A vida cotidiano na Idade da  Pecha. O correio da Unesco, novembro de 1972.
a) IDENTIFIQUE a que período da "Pré-história" o trecho acima se refere.
b) RETIRE do trecho uma característica desse período apresentada ao trecho.
c)  APONTE outra característica desse período que não esta no trecho.

6. “Aos 73 anos de idade, Niéde Guidon, arqueóloga reconhecida pela comunidade científica internacional, completa, em 2007, 33 anos de pesquisa na região de São Raimundo Nonato, no Piauí. Em 30 anos foram descobertos vestígios da presença dos primeiros homens na região, datados de até 40 mil anos, incluindo milhares de pinturas rupestres, fogueiras, urnas funerárias e ossadas de animais pré históricos, muitos dos quais estão reunidos no museu da FUMDHAM (Fundação Museu do Homem Americano), do qual ela é diretora, mas também é chefe do Parque Nacional da Serra da Capivara, único parque americano incluído na lista da UNESCO como patrimônio histórico mundial. É a descobridora do esqueleto mais antigo do país, o de uma mulher morta há 9800 anos. Apesar da importância de seu trabalho, a comunidade internacional demorou para confirmar a relevância de suas descobertas. Evidências apresentadas ontem por Eric Boeda, da Universidade de Paris, e Emílio Fogaça, da Universidade Católica de Goiás, indicam que as ferramentas de pedra descobertas pela pesquisadora no Boqueirão da Pedra Furada, em São Raimundo Nonato, foram mesmo feitas por seres humanos, e têm entre 33 mil e 58 mil anos de idade. São, portanto, a evidência mais antiga da ocupação da América.” (Folha de São Paulo, 22/12/2006.)
O trabalho da arqueóloga  Niède Guidon é um bom exemplo do esforço das mulheres no desenvolvimento das pesquisas científicas no país.
Explique como a teoria de Niède Guidon contribui para o estudo da ocupação da América na pré-história.

7. “Existem, há dezenas de milhares de anos, inúmeros meios de transmitir mensagens através de desenhos, sinais e imagens. Entretanto, a escrita propriamente dita só começou a existir a partir do momento em que foi elaborado um conjunto organizado de signos ou símbolos por meio dos quais seus usuários puderam materializar e fixar claramente tudo que pensavam, sentiam ou sabiam expressar.” JEAN, George. A escrita: memória dos homens. Rio de Janeiro:Objetiva, 2002. p.12.
Com base no fragmento textual acima, discorra sobre os papéis desempenhados pela escrita na Antigüidade, destacando um aspecto social, um econômico e outro de caráter político.

8. Entre as primeiras Civilizações Orientais, a Civilização Egípcia sobressaiu-se como uma das mais grandiosas e a mais duradoura. As necessidades de desenvolvimento da agricultura irrigada nas margens do rio Nilo exigiam uma direção centralizada. Nessas circunstâncias, a Civilização do Egito Antigo organizou-se em torno de uma Monarquia.
Entre as imagens mais populares ligadas ao Egito Antigo, estão as pirâmides. As mais conhecidas são as de Gizé, construídas no primeiro período da história política do Estado Egípcio, entre 3200 e 2300 a.C., conhecido como “Antigo Império”
a) Mencione e comente duas características do Governo no Egito Antigo.
b) Explique o significado das pirâmides, relacionando-as ao poder no Egito Antigo.

9. Por volta de 3500 a.c., os vários nomos deixaram de ser independentes uns dos outros. Eles foram reunidos e passaram a ter uma liderança única. Essa foi uma das primeiras formas de organização do Estado que se conhece. Como e por que o poder político no Antigo Egito foi centralizado?
Relacione o rio Nilo à principal atividade econômica no Antigo Egito.


10. A religião foi muito importante para a manutenção da ordem existente e, portanto, do domínio dos camponeses pelo Estado, chefiado por um “deus”, o Faraó. (Vicentino, Claudio. História para o Ensino Médio: história geral e do Brasil: volume único. – São Paulo: Scipione, 2001.p, 44.)
O texto acima discutiu o papel da religião no controle dos camponeses no Egito Antigo. Assim sendo, discorra sobre algumas características importantes da religião na sociedade egípcia.

Realize uma análise sobre a organização social da civilização egípcia.

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