segunda-feira, 9 de junho de 2014

Atividade 6 - 2ª série - postar até dia 12/06

Responda as questões:

1) (Fuvest-2004) “O ouro e a prata que os reis incas tiveram em grande quantidade não eram avaliados [por eles] como tesouro porque, como se sabe, não vendiam nem compravam coisa alguma por prata nem por ouro, nem por eles pagavam os soldados, nem os gastavam com alguma necessidade que lhes parecesse; tinham-nos como supérfluos, porque não eram de comer. Somente os estimavam por sua formosura e esplendor e para ornamento [das casas reais e ofícios religiosos]”.  Garcilaso de la Vega, Comentários Reais, 1609.
Com base no texto, aponte:
a) As principais diferenças entre o conjunto das idéias expostas no texto e a visão dos conquistadores espanhóis sobre a importância dos metais preciosos na colonização.
b) Os princípios básicos do mercantilismo.

2)  (Fuvest-1999) Frei Antônio de Montesinos, em 1512, no Caribe, pregava aos conquistadores espanhóis: 
 "Com que direito haveis desencadeado uma guerra atroz  contra essas gentes que viviam pacificamente em sua própria terra? Por que os deixais em semelhante estado de extenuação? Por que os metais a exigir que vos tragam diariamente seu ouro? Acaso não são eles homens? Acaso não possuem razão e alma? Não é vossa obrigação amá-los como a vós próprios?" 
 Explique essas palavras de Montesinos dentro do contexto da conquista espanhola da América. 

3) (Fuvest-1997) No Brasil e no Caribe, a escravidão africana constituiu-se na principal modalidade de trabalho, Na América de colonização espanhola - México, Peru - predominou o trabalho indígena compulsório. Explique as origens dessas diferenças. 


7 comentários:

  1. 1)
    A.Para os astecas o ouro e a prata era apenas bonito , reluzente (eles até colocavam nas portas de suas casas). Já para os portugueses era de valor econômico , pois a economia europeia era fundamentada na quantidade de metais preciosos o chamado sistema de mercantilismo ( mais especificamente o metalismo).


    B.Balança comercial favorável, metalismo, colonialismo, protecionismo, entre outros princípios.

    2) Mostra a desavença que existia entre espanhóis conquistadores e os religiosos , no modo de tratamento de seus escravizados ,pois os espanhóis queriam escravos e os religiosos atrai cada vez mais fieis.


    3)Ambos como o Brasil e o Caribe estavam na rota do tráfico negreiro, principalmente pela produção de açucar que Usava muito essa de mão-de-obra.
    Já países como México e Peru a mão-de-obra foi a indígena, havia uma grande disponibilidade de indígenas e diferente das outras regiões, estas preocupavam-se com a constituição de grandes fazendas e a mineração .




    ResponderExcluir
  2. 1-a) A economia dos povos da América (incas) baseava-se na agricultura e no comércio por meio da troca de produtos agrícolas ou artesanais, tendo o ouro e a prata no máximo um valor estético. Bem diferente era a visão dos europeus que, por embasar-se nos principios mercantilistas, dava aos metais preciosos grande valor econômico, servindo os mesmos para a confecção de moedas que moviam a economia capitalista do período.

    b)São princípios básicos do mercantilismo:
    -o acumulo de metais preciosos (metalismo);
    -o protecionismo econômico;
    -o intervencionismo do Estado na economia;
    -o sistema de monopólios comerciais concedidos á burguesia como meio de atingir uma balança comercial favorável;
    -a obtenção de colônias que funcionavam como uma economia complementar à das metrópoles por meio do pacto colonial.

    2-Nos mostra a violência que os espanhóis tratavam os nativos na época da conquista da América e o conflito entre religiosos e colonizadores, uma vez que os espanhóis se importavam apenas com o acúmulo de riquezas e os religiosos em arrebanhar fiéis à fé católica.

    3-O Brasil e o Caribe estavam inseridos na rota do tráfico
    negreiro, principalmente pela produção açúcareira que
    utilizava intensamente este tipo de mão-de-obra, já países
    como México e Peru a mão-de-obra foi a indígena, pois,
    havia uma grande disponibilidade deste tipo de
    trabalhador e diferente das outras regiões, estas
    preocupavam-se com a constituição de grandes fazendas e
    a procura de ouro.

    ResponderExcluir
  3. 1) a) Para os incas que tinham uma economia agrária, os metais como a prata e o ouro não era tão importante, apenas para adornos
    Para os espanhóis que eram organizados em um estado absolutista e possuíam uma economia mercantilista, o acúmulo de metais preciosos era muito importante ( metalismo ) era assim que mediam a riqueza de um país

    b) Metalismo que era o acúmulo de metais preciosos, balança comercial favorável que era para exportar mais do que importar, protecionismo e exploração de colônias pelas metrópoles

    2) Frei Montesinos está dizendo da exploração pelos indígenas, feita pelos espanhóis, obrigavam-nos a trabalhar para eles, usavam meios violentos ou até castigos físicos para conseguir o ouro que possuíam.

    3) O Brasil e o Caribe estavam na rota do tráfico negreiro pela sua produção açucareira que usavam muito este tipo de mão-de-obra
    O México e Peru a mão-de-obra era indígena pois havia bastante desse tipo de trabalhador, eles se preocupavam em fazer grandes fazendas e a busca do ouro.

    ResponderExcluir
  4. 1-) a-)Os incas viam os metais preciosos como algo comum e sem muito valor, mas para os espanhóis, devido a visão mercantilista os metais preciosos era a representação de poder do estado.

    b-)-metalismo -balança comercial favorável -pacto colonial
    ____________________________________________
    2-)Nota-se violência que os espanhóis não eram amistosos com os nativos na época da conquista da América e também havia um conflito entre os religiosos e os colonizadores, devido ao interesse dos espanhóis apenas pelos metais preciosos e os religiosos desejavam a conversão de mais fiéis.
    _____________________________________________

    3-)No breasil e no Caribe eram utilizados escravos , e outros países como méxico foram utilizados os índios para fazer o trabalho

    ResponderExcluir
  5. 1
    A-Foi Baseada na Teoria de Montesquieu: a teoria dos 3 poderes,Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciario

    B-A Independência das treze colônias inglesas da América do Norte foi um movimento de grande importância, pois foi o primeiro movimento de emancipação que alcançou resultado efetivo, sendo considerada como uma das Revoluções Burguesas do século XVIII. Neste século, vários movimentos caracterizaram a ascensão da burguesia, apoiada nos ideais liberais do Iluminismo

    C-Negros: A abolição sem cidadania.
    Índios: exterminação de quase todo sua raça.
    Mulheres: continuaram a sendo apenas as mulheres dos homens.

    D- 1) Influenciou no combater doutrina difundida por Descartes, da existência de idéias inatas na mente do homem
    2) Influenciou na concepção de Três Poderes

    E-Antes da Guerra Civil (1860-1865), por ação dos Estados, o direito de voto estava assegurado apenas aos cidadãos brancos, do sexo masculino, com idade igual ou superior a 21 anos, e a alguns cidadãos negros, nos Estados que não mantinham a escravidão.
    Após a Guerra Civil, o Congresso e os Estados, por meio de uma série de emendas e leis, gradualmente estenderam essa franquia.

    H-França e Inglaterra disputavam um territorio na america. Na epoca, a inglaterra ganhou. Mas como a França tinha uma rivalidade com a inglaterra(como o brail com a argentina), ela ajudou os estados unido em uma nova guerra a vencer a inglaterra

    2 A)O norte que tinham como característica a pequena propriedade, uma cultura um pouco mais diversificada de subsistência e o sul que tinham por características a mão de obra escrava (não que as do norte também não tivessem), a monocultura e a grande propriedade, um sistema próximo ao implantado no Brasil colônia

    ResponderExcluir
  6. 1.a) os espanhóis valorizavam mais o ouro pois usavam como moedas e os índios não usavam ouro como beleza, decoração.
    b) Metalismo- metais preciosos que deixavam a nação mais rica e poderosa.
    Manufatura - incentivam a manufatura pelo produto manufatura ser mais caro, assim ganhando mais dinheiro.
    Protecionismo alfandegário - os rei a criava taxas e impostos para evitar entrada de produtos importados.
    Pacto colonial - a colônia só podia comercializar com a metrópole.
    Balança comercial favorável - exportar mais do que importar.
    2. Montesinos era contra a exploração dos índios, ele os defendia, queria saber porque não os deixavam viver em paz em suas terras, porque os fazia levar ouro a eles, pois são uns iguais aos outros, porque não os amavam como amam a si mesmo.

    ResponderExcluir
  7. 1)a)Para os incas estruturados uma economia agrária e amonetária, os metais preciosos só tinham importância na confecção de adornos, já para os espanhóis estruturados na economia capitalista mercantilista e organizados num Estado Absolutista, a acumulação de metais preciosos representava a mais importante fonte de riqueza e poder, sobretudo do Estado.
    b)Metalismo ou bulionismo balança comercial favorável, protecionismo alfandegário, intervencionismo estatal na economia e exploração de colônias pelas potências econômicas européias.

    2)O texto reflete o extermínio das populações indígenas da América de colonização espanhola, notadamente no Caribe, onde ocorreu verdadeiro desaparecimento das populações nativas. Apesar da visão inocente e idealista dos indígenas da América presente nas palavras do religioso, percebe-se o reconhecimento da existência do caráter humano no indígena, visto como ser dotado de alma e razão. A maior parte dos colonizadores da época (inclusive membros do clero) negava essa visão.
    3)O Brasil e o Caribe estavam inseridos na rota do tráfico
    negreiro, principalmente pela produção açúcareira que
    utilizava intensamente este tipo de mão-de-obra, já países
    como México e Peru a mão-de-obra foi a indígena, pois,
    havia uma grande disponibilidade deste tipo de
    trabalhador e diferente das outras regiões, estas
    preocupavam-se com a constituição de grandes fazendas e
    a procura de ouro.

    ResponderExcluir