domingo, 16 de junho de 2013

3ª série Atividade 3 2º bimestre

Assista a video aula e explique o que foi o chamado imperialismo, explicitando os seus pressupostos históricos, tecnológicos e econômicos. Postar até 20/06..

6 comentários:

  1. Suscintamente, é possível entender Imperialismo como o processo de exploração econômica e dominação política estabelecido pelas potências capitalistas emergentes ao longo do século XIX e início do século XX, que culmina com a partilha da África e da Ásia, Colonização da África e da Ásia). A disputa por novos mercados envolve Reino Unido, França e Bélgica, primeiras potências industrializadas; Alemanha e Estados unidos, que conhecem o apogeu industrial e econômico a partir de 1870,e Itália, Rússia e Japão, que ingressavam na via da industrialização.
    Os países industrializados necessitavam encontrar territórios ricos em matérias-primas para abastecer suas economias e novas regiões para investir o capital excedente. Além das colônias comerciais, as colônias de assentamento deveriam atender aos problemas de crescimento populacional e de fornecimento de mão-de-obra numerosa e barata. As inovações tecnológicas decorrentes da segunda Revolução Industrial e a exploração de novas fontes de energia aumentam a capacidade de produção das indústrias – outro fator que força a busca de novos mercados.

    ResponderExcluir
  2. O imperialismo foi marcado principalmente por 4 características. A primeira foi a segunda revolução industrial que vai aumentar a capacidade produtiva,também o capitalismo monopolista que vai pegar o lugar do capitalismo concorrencial ,glomerados econômicos como carteis e trustes e a necessidade de mercados para a ampliação.Havia uma diferença do neocolonialismo para o colonialismo,porque o colonialismo do século 16 ao 18 tinha o objetivo da exploração da America o mercantilismo,escravismo e o objetivo comercial,já o neocolonialismo do século 19 ao 20 deu preferencia a Ásia e Africa ao liberalismo,modo assalariado e Financeiro. E vai ter dois tipo de administração o protetorado e a colonia.Com o imperialismo vão ter algumas reações coloniais na Índia e na China. Na Índia foi a revolta dos cipaios que colocou o domínio Britânico na região depois a guerra do ópio na China que ver que queimar 20 mil caixas do produto,depois dessa guerra a Inglaterra começa a impor vários tipo de tratados ,que foram chamados de tratados desiguais. Tinha o tratado de Nanquim que estabelecia os 5 portos da China para i livre comercio Inglês também teve o tratado de Pequim que teve mais 11 portas a livre navegação com tanto conflito de caráter de personalidade originou a revolta dos Boxers, logo depois teve a era Meiji que teve um começo de imperialismo destacando a modernização do Japão que tem a industrialização e a urbanização. também teve a divisão da Africa dividindo-a em varias partes para vários países .também houve o processo de descolonização que ocorreu por causa do declínio da Europa o nacionalismo ,criação da onu e a guerra fria.A descolonização da Africa e Asia foram feitas de 2 formas passiva ou com confrontos, se fosse passiva ficaria igual ao país de quem é a colonia se fosse com confronto seria adotado o sistema socialista.A independência na Índia teve dois lideres Nehru e Gandhi a desobediência civil e a resistência passiva.


    ResponderExcluir
  3. O imperialismo do século XIX foi uma forma de governo que visava à expansão territorial e a era uma fase de desenvolvimento do capitalismo das potencias europeias, que procuravam maiores áreas de influencia, com a partilha da África e da China, como era diferente do imperialismo colonial foi chamado de neocolonialismo. As características desse novo imperialismo eram:

    - O fato de ocorrer no final da 2ª Revolução Industrial
    - A mudança do capitalismo concorrencial para o monopolista
    - A formação dos Carteis e Trustes.
    - A necessidade de ampliar o mercado consumidor

    Foi um período de dominância de mercado britânico e também um período caracterizado por vários conflitos tais como: A Guerra do Ópio, que ocorreu entre a China e a Inglaterra, e a Era Meiji no Japão que eram movimentos caracterizados anti-imperialistas. Outro fator importante foi à melhora nos meios de produção que contribuiu com a expansão do capitalismo graças a 2ª Revolução Industrial que com as novas tecnologias adquiridas melhoraram a produção.


    ResponderExcluir
  4. O imperialismo foi a política de expansão territorial, cultural e econômica das potencias europeias no fim do século XIX, foi também chamado de neocolonialismo, pois possui muitas diferenças em relação ao período colonial. Basicamente, os países imperialistas geralmente buscavam matéria-prima, um mercado consumidor e também buscavam mão-de-obra barata.
    Há duas características fundamentais no imperialismo que são, investimento do capital esterno e propriedade econômica monopolista
    Assim, as nações imperialistas cresciam sobre os países dominados
    Os países imperialistas exploraram muito os países mais pobres e essa política causada pelo imperialismo gerou muitos manifestos como por exemplo a Guerra do Ópio na China, a Revolução dos Cipaios na Índia, e etc
    Assim, ao final do século XIX e o começo do XX, esses países imperialistas se lançaram para dominar muitas áreas do mundo, que no caso eram África e Ásia, causando rivalidade entre as potências, essa rivalidade se tornou o principal motivo da Primeira Guerra Mundial

    ResponderExcluir
  5. Imperialismo nada mais é que nações poderosas que tentam expandir,controlar e influenciar sobre os povos e minorias.Explicado o que é o imperialismo é a vez de esclarecer o que foi o Imperialismo.
    Na passagem do século XIX para o século XX, a economia estava passando por várias mudanças, como exemplo temos o aumento da produção em consequência da tecnologia da Revolução Industrial e isso gerou uma grande necessidade de consumidores desses produtos e a procura por matérias primas.
    Essa ideia de Imperialismo ou Neocolonialismo começou com economistas franceses e ingleses no início do século XIX. Essa ideia tinha duas características essenciais: o investimento de capital externo e a propriedade econômica monopolista,ou seja, um país imperialista era um país que tinha domínio sobre o outro economicamente falando.Com isso a capitalização das nações imperialistas aumentou, assim como a assimilação dos países dominados por monopólios, mão-de-obra barata e excessiva e também mercados consumidores formavam o ciclo do novo ''colonialismo'', que é o resultado da expansão constante do imperialismo.
    Os países imperialistas dominaram diversos povos de inúmeras partes do mundo, em especial os continentes africano e asiático.Apesar disso a maior parte dos capitalistas e povo desses lugares dizia que suas ações eram justas e até boas para a humanidade em nome da ideologia do progresso. Dessa forma, tinham 3 visões explicativas: o etnocentrismo, baseado na ideia de que existiam povos superiores a outros (europeus superiores a asiáticos, indígenas e africanos, exemplos clássicos), da mesma forma o racismo e o darwinismo social que interpretava a teoria da evolução de uma forma errônea, afirmando a hegemonia de alguns sobre outros pela seleção natural.
    No final do século XIX e no começo do XX, os países imperialistas jogaram-se em uma busca por matéria-prima, mercados consumidores e países fracos politicamente, com a intenção de colonizar e isso suscitou rivalidade entre os próprios, efetivando o principal motivo da PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL,dando início a ''nova era imperialista''.

    ResponderExcluir
  6. O Neocolonialismo era bom para a burguesia alta porque seus objetivos eram enriquecer apenas essa burguesia mas é diferente do colonialismo que era para enriquecer o Estado. Houveram bastante mudanças,como exemplo o protetorado, colônia e area de influencia (China). Vão haver revoltas na Índia que coloca em cheque o dominio britanico da região e o da China onde queimaram caixas de Ópio onde se deu a Guerra do Opio. O Tratade de Nanquim e o de Pequim fizeram parte da abertura da China. Na segunda metade do século XIX os países europeus assim como a Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica e Itália, eles eram considerados grandes potências industriais. Na América, eram os EUA que apresentavam um grande desenvolvimento no área das indústrias. Todos esses paises tiveram atitudes imperialistas, pois estavam interessados em formar grandes impérios econômicos, fazendo com que suas áreas fizessem influências para os outros continentes.
    Com o objetivo de aumentarem seus lucros e também de conseguirem um custo baixo,os países se dirigiram à África, Ásia e Oceania, dominando e explorando os povos. Não muito diferente do colonialismo dos séculos XV e XVI, que usou como desculpa a divulgação do cristianismo, o neocolonialismo do século XIX usou de desculpa levar o progresso da ciência e da tecnologia para o resto do mundo.
    Na verdade, o que esses países queriam era o reconhecimento industrial internacional, e fazendo com que isso aconteça, foram em busca de locais onde pudessem encontrar matérias primas e fontes de energia. Os países escolhidos foram colonizados e seus povos desrespeitados.
    Entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885 foi realizado o Congresso de Berlim. No encontro, os países europeus imperialistas organizaram e estabeleceram regras para a exploração da África. Na divisão de território que foi feito, a cultura e as diferenças étnicas dos povos africanos não foram respeitadas.
    Devido ao fato de possuirem os mesmo interesses, os colonizadores lutavam entre si para se sobressaírem comercialmente. O governo dos Estados Unidos, que já colonizava a América Latina, ao perceber a importância de Cuba no mercado mundial, invadiu o território, que era dominado pela Espanha. Depois desse confronto, as tropas espanholas tiveram que ceder lugar às tropas norte-americanas. Em 1898, as tropas espanholas foram novamente vencidas pelas norte-americanas, e, desta vez, a Espanha teve que ceder as Filipinas aos Estados Unidos.
    Então já que os colonialistas do século XIX, só se interessavam pelo lucro que eles obtinham através do trabalho que os habitantes das colônias prestavam para eles. Eles não se importavam com as condições de trabalho e se os nativos iriam ou não sobreviver a esta forma de exploração capitalista que era como se fosse a base de vida deles. Só depois que as colônias conseguiram ser independentes, herdaram dos europeus uma série de conflitos e países marcados pela exploração e dificuldades políticas

    ResponderExcluir