sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

3º ano - atividade 1 - Revoluções Inglesas

Após explanação em sala de aula, vamos exercitar com algumas questões coloque o gabarito de respostas, lembre-se: exercitar é diferente de copiar:

1. No processo revolucionário inglês do século XVII ¾  a Revolução Inglesa ¾ o governo de Oliver Cromwell foi responsável
A) pela incorporação dos anseios radicais de niveladores e escavadores nas ações governamentais, ampliando o acesso à terra às camadas populares.
B)
pelo repúdio às iniciativas mercantis, expresso na promulgação dos Atos de Navegação, que excluía os estrangeiros do comércio com o país.
C)
pelo atendimento das necessidades das camadas médias, expresso nas dificuldades impostas ao desenvolvimento dos cercamentos.
D)
pela consecução de medidas que atenderam aos interesses da gentry e da burguesia, como a ampliação das áreas coloniais e o confisco das terras da Igreja Anglicana.

2. Leia o texto:

“Cromwell foi chamado, com certa razão, o Robespierre e o Napoleão da Revolução Inglesa. Como o primeiro, conduziu a revolução à vitória e, como o segundo, esmagou a democracia, preservando seu caráter original”.

FLORENZANO, Modesto. As Revoluções Burguesas.

O texto acima pode ser considerado:

 A) VERDADEIRO, na medida em que o governo de Cromwell consolidou o papel fundamental do Parlamento na condução do processo político inglês e instituiu um governo baseado na ampla soberania popular.

B) VERDADEIRO, já que Cromwell simboliza os interesses burgueses e, como tal, esmaga os movimentos populares e estimula as atividades econômicas do país.

C) FALSO, já que o governo de Cromwell foi extremamente autoritário, embora apoiado nas reivindicações populares de grupos como os levellers e os diggers.

D) FALSO, já que ao contrário de Napoleão, Cromwell buscou o apoio da burguesia ao tomar medidas econômicas relevantes como a criação do Banco da Inglaterra para sanear as finanças do país.

3. Leia o texto:

“(...) Os Lords espirituais e temporais e os Comuns, hoje, 22 de janeiro de 1689, reunidos (...) declaram (...)
1. que o pretenso direito da autoridade real de suspender as leis ou a sua execução é ilegal
2.  que o pretenso direito da autoridade real de se dispensar das leis ou da sua execução é ilegal (...)
4. que qualquer levantamento de dinheiro para a Coroa ou para seu uso (...) sem o consentimento do Parlamento é ilegal (...)”
No contexto do processo revolucionário inglês do século XVII, o documento acima:

A) restaura o poder absolutista dos monarcas ingleses, legitimado pela Teoria do Direito Divino.

B) instaura a monarquia parlamentar, onde os poderes reais ficam submetidos ao Parlamento.

C) inaugura o sistema democrático de governo, onde o sufrágio universal passa a ser o instrumento de legitimação do poder real.

D) estabelece a submissão da religião ao controle do Estado, transformando o clero anglicano em contingente do funcionalismo público.

4. Durante o século XVII, a Inglaterra foi convulsionada por um movimento político-social conhecido como Revolução Inglesa. São acontecimentos relacionados a esse processo revolucionário, EXCETO:

A) a ascensão e consolidação do poder dos Niveladores, grupo político que propunha reformas democráticas para o país.

B) a condenação e posterior execução do rei Carlos I, estabelecendo-se, para o país, o regime republicano.

C) as limitações impostas ao absolutismo pela ação do Parlamento.

D) os confrontos entre os partidários da Coroa e o Novo Exército Modelo, durante a Guerra Civil.


5. A Revolução Inglesa do século XVII transformou a estrutura política, social e econômica daquele país. Em termos políticos, essa Revolução significou:

A) a adoção de uma política externa conciliadora em relação aos espanhóis
B)  a predominância da forma católica do Anglicanismo
C)  a afirmação do individualismo e da teoria do contrato
D)  o predomínio da burguesia

5. . Leia o trecho:

"Cromwell foi chamado, com certa razão, o Robespierre e o Napoleão da Revolução Inglesa. Como o primeiro, conduziu a revolução à vitória e, como o segundo, esmagou a democracia, preservando o seu caráter original."
Modesto FLORENZANO.

Considerando as idéias contidas no trecho e as Revoluções Inglesa e Francesa, é possível afirmar que o "caráter original" mencionado refere-se:

A)  às propostas democráticas dos pensadores iluministas, os quais defendiam a construção de uma sociedade igualitária em substituição ao Antigo Regime.
B)  às tendências autoritárias dos dois líderes, representantes dos interesses da nobreza togada e das forças realistas na Inglaterra e na França
C)  à construção de uma sociedade liberal, fundamentada na igualdade civil e no sufrágio censitário, de acordo com as pretensões burguesas
D)  à derrubada dos regimes absolutistas e sua substituição por Estados Nacionais centralizados , onde a autoridade fosse exercida por um déspota esclarecido


6. Leia o trecho:

"Cromwell foi chamado, com certa razão, o Robespierre e o Napoleão da Revolução Inglesa. Como o primeiro, conduziu a revolução à vitória e, como o segundo, esmagou a democracia, preservando o seu caráter original."
Modesto FLORENZANO.

Considerando as idéias contidas no trecho e as Revoluções Inglesa e Francesa, é possível afirmar que o "caráter original" mencionado refere-se:

A) às propostas democráticas dos pensadores iluministas, os quais defendiam a construção de uma sociedade igualitária em substituição ao Antigo Regime.

B)  às tendências autoritárias dos dois líderes, representantes dos interesses da nobreza togada e das forças realistas na Inglaterra e na França

C) à construção de uma sociedade liberal, fundamentada na igualdade civil e no sufrágio censitário, de acordo com as pretensões burguesas

D) à derrubada dos regimes absolutistas e sua substituição por Estados Nacionais centralizados , onde a autoridade fosse exercida por um déspota esclarecido



7. De acordo com vários historiadores, a Revolução Inglesa abriu as condições para a instauração do capitalismo, via Revolução Industrial, na medida em que

A) criou as manufaturas simples, incentivou a produção de gêneros tropicais e organizou o sistema colonial

B) promoveu a substituição do Estado liberal pelo Estado absolutista, organizou o exército do Parlamento e consolidou os interesses da nobreza

C) estabeleceu a plena propriedade privada sobre a terra, permitiu à marinha inglesa controle sobre os mercados mundiais e proletarizou uma grande massa de pessoas

D)  implantou uma república parlamentar, possibilitou a emergência de uma aristocracia colonial e reprimiu o movimento de contestação de "niveladores" e "escavadores"

8. No contexto do processo revolucionário inglês do século XVII, o governo de Oliver Cromwell

A)   representou a reafirmação do ideário absolutista ao defender os privilégios do clero anglicano
B) rompeu com suas bases nobiliárquicas ao permitir a participação popular no Parlamento
C) ampliou as bases da monarquia inglesa ao liberar a participação de colonos americanos nas discussões parlamentares
D) significou a defesa e a consecução de objetivos da burguesia e da gentry , ampliando sua participação na política do Estado

13 comentários:

  1. 01 - C
    02 - B
    03 - B
    04 - B
    *UMA ABAIXO DA 04(SEM NÚMERO) - PREDOMÍNIO DA BURGUESIA.
    05 - D
    06 - D
    07 - A
    08 - D

    ResponderExcluir
  2. Carolyna Solposto não conseguiu comentar,então ela me passou as suas respostas e eu postei por outro email meu! Maria Augusta aqui.

    1. D
    2. B
    3. B
    4. A
    5. C
    5 e 6 (Questões Duplicadas). D
    7. C
    8. D

    ResponderExcluir
  3. 01 - C
    02 - D
    03 - B
    04 - B
    - 04 - Predominio da burguesia
    05 - C
    06 - C
    07 - A
    08 - D

    ResponderExcluir

  4. Alunos do terceiro,,,,suas postagens não foram encontradas..somente a da Cinthia pode ser lida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor, o senhor conseguiu ver os nossos comentários? Ou é melhor postar novamente?

      Excluir
  5. Vi sim Maria.... eis aqui o gabarito;
    1D/2B/3B/4A/5C/6C/7C/8D/

    ResponderExcluir
  6. Cinthia 03 acertos;
    Maria Augusta 6 acertos;
    Carolina 7 acertos;
    Pietro 8 acertos;
    Erick 04 acertos;
    Lucas 01 acertos.

    ResponderExcluir
  7. Professor, segundo o seu gabarito eu errei apenas a 06! Posso levar a 06 amanhã para tirar dúvidas ou o senhor irá corrigir em sala de aula?

    ResponderExcluir