sábado, 23 de fevereiro de 2013

2º ano - Atividade 1 - Idade Média


Leia atentamente:

No estudo da passagem da Antigüidade para a Idade Média estamos acostumados a assinalar o processo das invasões bárbaras como o grande marco inicial do mundo medieval. Dessa forma, temos a enganosa impressão de que tal fato histórico gerou um fenômeno de substituição dos costumes dentro da Europa. Em outros termos, a cultura da civilização romana morreria para dar lugar aos “rudimentares” costumes dos povos bárbaros. 

Contrariando tal idéia, podemos assinalar claramente como existem algumas permanências de origem clássica e germânica que subsistem em meio às profundas transformações da Idade Média. Dessa maneira, podemos ver que o consolidado ideal renascentista que coloca a Idade Média como o momento de interrupção da cultura greco-romana, pode ser observado em outra perspectiva.

Entre os germânicos podemos notar a questão do individualismo como uma das bases de sua cultura política. Os clãs guerreiros tinham grande autonomia e, em épocas de paz, não havia nenhuma lei que pudesse estar acima da responsabilidade que o indivíduo tinha sobre os seus atos. Dessa maneira, cada chefe familiar tinha autoridade para estabelecer as leis submetidas à sua família. A maior experiência de organização política observada entre os germânicos se dava durante a formação do comitatus. 

O comitauts era um tipo de organização política temporária que se empreendia durante a ocorrência de alguma guerra ou conflito. Um chefe guerreiro era designado para comandar um grupo de soldados organizados contra a invasão de um outro povo guerreiro. Nesse acordo, o chefe do grupo militar prometia defender o interesse de seus comandados. Em troca, os comandados prometiam obedecer às decisões do chefe guerreiro. Esse tipo de relação social instituída pela lealdade influenciou na criação das relações de servidão; e susserania e vassalagem, presentes na Idade Média. 

A economia dos povos germânicos também estabeleceu uma série de práticas que foram desenvolvidas no interior dos feudos. A produção de riquezas era concentrada no uso das terras cultiváveis. A produção agrícola, o pastoreio e a caça eram as principais atividades desenvolvidas. A lógica da produção não era voltada para o acúmulo, mas para a subsistência da população local. O comércio era feito em baixa quantidade, sendo a grande parte feita a partir de trocas naturais. 

Outro traço característico da cultura germânica a se introduzir na Europa Medieval tem a ver com a organização social. Divididos entre guerreiros, homens livres inferiores e escravos, a sociedade germânica era desprovida de mecanismos capazes de permitir a ascensão social dos indivíduos. Na sociedade medieval essa mesma imobilidade era justificada pela influência cultural e ideológica exercida pela Igreja no interior dos feudos.

Entre os romanos, as mudanças causadas pela crise da sociedade escravista trouxeram uma série de práticas que também se instituíram no mundo medieval. A crise agrícola promovida pela falta de escravos incentivou a divisão das grandes propriedades em villas que se dedicavam ao consumo local e tinham suas terras distribuídas entre arrendatários que davam parte de sua produção ao proprietário das terras.

Além disso, a desintegração das classes sociais romanas e a ruralização da população trouxeram à tona a formação de novos grupos sociais. Os colonos, que arrendavam as terras de um grande proprietário, poderiam ser antigos escravos, plebeus e clientes que não mais poderiam se servir da assistência do Estado, do poder econômico de um senhor, ou de práticas econômicas vinculadas ao comércio. Essa transformação proporcionou o aparecimento da vindoura e predominante classe servil da Idade Média.

A partir do entrecruzamento dessas características dos povos romanos e germânicos temos uma compreensão maior de como a Idade Média e as práticas feudais se instituíram durante determinado período histórico. De fato, os traços predominantes do sistema feudal se consolidaram a partir do século IX. Entre os séculos XII e XV o predomínio do sistema feudal perdeu espaço para outro conjunto de transformações que abriu portas para a formação das sociedades modernas. 
Por Rainer Sousa
Mestre em História

http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/as-influencias-germanicas-romanas-no-ocidente-medieval.htm


Agoraexplique: como as duas relações sociais mais importantes do feudalismo (relações de servidão e relações de vassalagem)  foram formadas?

23 comentários:

  1. Matheus Pinheiro - n°8 - 2° ano - 25/02/13.

    Bom professor, como diria Jack, "Vamos por partes", primeiro sobre a Vassalagem.
    A vassalagem consiste qdo um senhor feudal que não está em boas condições financeiras ou agrícolas, procura outro senhor feudal, porém mais rico e em melhores condições, jurando-lhe lealdade. Portanto vassalo é qdo um senhor feudal pedia proteção a outro. E como surgiu ??? Esses senhores feudais mais precários precisavam de proteção, terra pra plantar e etc, e o suserano dava-lhe essa condição de ter teto, comida, terra em troca de lealdade e obediência. Uma das condições para ser um vassalo é além de prestar lealdade e obediência a seu suserano, como também ajudar no serviço militar, apoio bélico e etc. Detalhe que tudo isso começa no Comitatus, o "Guerreiro chefe" foi conquistando conquistando conquistando, e aí ele precisava de gente pra cuidar dessas terras conseguidas, e quem estivesse em precárias situações, tinha essa escapatória, virar um vassalo. Vassalagem, tá tudo aí.
    Agora servidão...
    Primeiro o que é ??? Servos são trabalhadores presos à terra, implica o trabalho forçado dos servos nos campos dos senhores de terras, em troca de proteção e do direito de arrendar terras para subsistência. Como surgiu ??? Com a instabilidade do Império, diversos pequenos proprietários passaram a vender suas terras para os grandes senhores de terras e a empregar-se nos latifúndios como arrendatários, em troca de proteção.

    Traduzindo tudo era em troca de proteção, porém na vassalagem, o vassalo era dono de seu território. Já na servidão, o servo vendia sua terra ao senhor feudal e lá tinha que viver pra ter o necessário pra sobreviver.
    Espero que tenha agradado professor.

    ResponderExcluir
  2. MATHEUS COBRA SANTOS, N 7,2 ANO
    AS RELAÇÕES DE SERVIDÃO E VASSALAGEM:
    DEFINIÇÕES
    SERVIDÃO:CONDIÇÃO DE SERVO OU ESCRAVO.
    VASSALAGEM:AQUELE QUE DEPENDIA DE UM SENHOR.
    NA RELAÇÃO DE SERVIDÃO,HOUVE O TRAÇO CARACTERÍSTICO DA CULTURA GERMANICA,A SOCIEDADE ERA DIVIDIDA EM:GUERREIROS,HOMENS LIVRES INFERIORES E ESCRAVOS.
    A IGREJA TINHA GRANDE INFLUENCIA,NÃO ERA PERMITIDA A ASCENÇÃO SOCIAL DO INDIVÍDUO.
    A RELAÇÃO DE VASSALAGEM FORMOU-SE COM A CRISE DA FALTA DE ESCRAVOS. AS GRANDES PROPRIEDADES FORAM DIVIDIDAS E ARRENDADAS.OS ARRENDATÁRIOS PODERIAM SER ESCRAVOS OU HOMENS INFERIORES,QUE CULTIVAVAM A TERRA E DAVAM PARTE DA PRODUÇÃO AOS PROPRIETÁRIOS.
    CONCLUINDO:NA SERVIDÃO O SER HUMANO NÃO PROGREDIA E NA VASSALAGEM TINHA OPORTUNIDADE DE PROSPERAR SOCIAL E FINANCEIRAMENTE

    ResponderExcluir
  3. Victoria Coriolano n°23 2°ano

    Os servos eram homens que estavam endividados que procuravam os senhores donos das grandes terras e pediam para trabalhar,e,assim moravam nesse local,recebendo suprimentos necessários para se alimentarem e sobreviverem.Eles não podiam ser comprados e nem vendidos e também não recebiam salários.Já na vassalagem, chamado de vassalos, eles ofereciam ao senhores(suseranos),fidelidade e trabalho em troca de produção e um lugar no sistema de produção, havia até uma cerimônia que os vassalos se ajoelhavam na frente dos suseranos, confirmando sua lealdade.Na Idade Média o rei era o suserano mais poderoso.
    Conclusão : Então na servidão caracterizavam pelo pagamento de impostos aos senhores e ao clero em troca de proteção e na vassalagem eram premiados por terras.

    ResponderExcluir
  4. Juliana Leão nº18 2ºano

    Servidão: os servos trabalhavam para morarem no local e recebiam suprimentos necessários para sobreviverem e eles não podiam ser vendidos pelos senhores feudais. Eles eram responsáveis pela mão-de-obra da propriedade e algumas mulheres cuidavam da parte doméstica da propriedade e ao mesmo tempo da plantação local.
    Vassalagem: era um pacto de honra e fidelidade que os nobres guerreiros faziam ao rei, sendo ele o suserano deles. Este pacto era selado através do juramento.

    ResponderExcluir
  5. Inaye Trinidad nº 17 2ºano

    Com a crise do Império Romano e as Invasões Bárbaras, a Europa (V e X) acabou se tornando uma sociedade rural e de produção agrícola de subsistência, o que valorizou quem era detentor de terras. A suserania e vassalagem surgiu com a necessidade de terra por parte do vassalo combinado da necessidade de fidelidade e guerreiros para enfrentar os Bárbaros, por parte do Suserano.
    ------------------------------
    Na Alta Idade Média, e o Sistema Feudal consolidado, os grandes proprietários de terras necessitando de mão-de-obra, aceitavam famílias para lhes servirem, por meio do trabalho no campo, sem salário e sem benefício. Esses sendo servos de seu senhor, teriam alimento e moradia.

    ResponderExcluir
  6. Os servos foram originalizados nos Sistemas de Colonatos, e os vassalos no Comitatus.
    • COLONATO: Durante o tempo em que o Império Romano estava sendo desfragmentado, sua população (que morava nas cidades) estava desprotegida e falida. Estavam procurando um jeito de seguir suas vidas, sem sofrimentos.
    O jeito foi procurar um lugar menos atacado pelos bárbaros. Então, saíram da cidade de foram à procura de abrigo nos campos.
    Sozinhos nos campos, também estavam muito expostos a qualquer ataque bárbaro. Vendo que o grande proprietário rural tinha mais segurança, pediu para poder morar em suas terras, em troca, daria certa parte de suas colheitas para o grande proprietário. Assim foi surgindo uma nova classe social: os Colonos.
    • COMITATUS: O exército bárbaro, durante as guerras ou batalhas, organizava-se de modo que os chefes guerreiros ordenavam os grupos de soldados. Cada chefe guerreiro tinha seu grupo de soldados.
    Mas para os soldados obedecerem às decisões de seus chefes, tinha um acordo. O acordo era que o chefe guerreiro prometia defender os interesses de seu grupo e em troca, o grupo de soldados obedecia ao seu chefe.
    Quando Roma foi totalmente desfragmentada, a segurança dos Colonos não eram mais tão eficientes e os chefes guerreiros roubavam suas terras, roubando com ela os moradores que pertenciam a terra e plantavam e colhiam na mesma, os servos. Assim, os novos senhores da terra passavam a ser praticamente independentes dentro de seus domínios.
    Tempo depois, o exército bárbaro, não existia mais. O território romano e germânico teria se desfragmentado por inteiro, montando os feudos. Mas proteger um sistema independente seria difícil sem meu exército, portanto, eu continuaria com o grupo de meus soldados, mas não seriam mais meus soldados, e sim meus vassalos.
    Os senhores feudais, para proteção e melhor administração, distribuiu suas terras, através do pacto da vassalagem (o antigo Comitatus), se tornando o suserano de seus vassalos.

    ResponderExcluir
  7. Leonardo nº 06 2º ano

    Os vassalos são donos de terras que foram distribuídas por um rei, assim sendo dono dessa terra e tendo seus próprios vassalos, a terra era vigiada pelo rei.
    Na servidão, o servo dava suas terras para um senhor feudal, em troca de segurança e o necessário para sobreviver, o servo plantava para o senhor feudal e o minimo para ele mesmo sobreviver.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Servidão: o processo da servidão foi entre a crise do império romano e feudalismo, na crise do império romano povos romanos enquanto estavam sendo saqueados e massacrados pelos bárbaros, procuravam abrigo em grandes latifundiários para se afastar e se proteger dos ataques bárbaros, eles se instalavam nas terras de grandes fazendeiros com um seguinte acordo, ele plantava e colhia para o dono da terra, e em troca disso, ele recebia uma pequena parte da terra para fazer sua subsistência.


    Vassalos: aqueles que tinham terras distribuídas de seu rei apos jurar lealdade fazendo o pacto de vassalagem, o pacto de vassalagem começou a partir do momento em que surgiu o feudalismo. nesse pacto eles mantinham um seguinte acordo, lutar a o lado de seu rei, e jurar lealdade de joelhos, assim então ganhava a confiança de seu rei e praticando a Vassalagem.

    ResponderExcluir
  10. Vitoria Rissi, nº 25

    Servidão- Os servos se originaram da população mais pobre de Roma que estava em busca de proteção contra os ataques dos bárbaros e moradia e foram trabalhar para os senhores feudais. Os senhores feudais emprestavam um pedaço de terra para os servos e nesse pedaço de terra eles praticavam a agricultura.para sua própria sobrevivência, porém eram obrigados a entregar grande parte da colheita para o senhor feudal. Era uma troca, mas quem saia ganhando nessa era os senhores feudais, pois os servos tinham que trabalhar vários dias por semana.

    Vassalagem- É um pacto entre nobres e reis. O nobre era chamado de vassalo e o rei chamado de suzerano. O suzerano dava um pedaço de terra para o vassalo, que jurou fidelidade e proteção ao seu suzerano, e naquela época ter terra se significa ter poder. E não existiam só os vassalos diretos do rei, existiam os vassalos dos vassalos ligados ao rei. O vassalo tinha que ajudar quando fosse necessário e quando houvesse alguma guerra tinha que ficar do lado do seu suzerano.

    ResponderExcluir
  11. Denner lima, N°3

    Vassalagem: é um sistema social e econômico, que foi usado principalmente na Idade Média, onde um indivíduo era chamado vassalo. O suzerano dava um pedaço de terra para o vassalo, que jurava fidelidade e proteção ao seu suzerano. quanhava trabalho em troca de proteção e produção na agricultura em outros trabalhos. As redes de vassalagem estendiam-se por várias regiões. o vassalo e ceder-lhe uma porção de terra, para que tivesse condições de manter-se.


    Servidão:Os servos usavam as terras para a prática da agricultura, para sua proteção, mas todas as terras pertenciam aos proprietários, os senhores feudais, eles não podiam ser vendidos pelos senhores feudais. e algumas mulheres cuidavam da parte doméstica da propriedade e ao mesmo tempo da plantação local. o processo da servidão foi entre a crise do império romano e feudalismo. na crise do império romano povos romanos enquanto estavam sendo saqueados e massacrados procurava abrigo nas grandes fazendas.

    ResponderExcluir
  12. Nicoly Lizar nº 20

    Servidão: A servidão foi formada a partir da necessidade de proteção. A população mais pobre oferecia seus serviços como meio de se proteger dos bárbaros. Os servos foram originados a partir do sistema de colonato.

    Vassalo: Era um tipo de acordo que os nobres guerreiros faziam com o rei,sendo assim seu suserano. Eles faziam inclusive um juramento. Então trocava seus serviços em trocas de terras. Os vassalos originaram-se a partir do sistema de Comitatus

    ResponderExcluir
  13. Tudo começou com o inicio das invasões dos barbaros em Roma. As invasões barbaras iniciou-se nas cidades, onde as pessoas moravam e trabalhavam,onde ficou cada vez mais perigoso,entao as pessoas com medo foram em busca de algum lugar para ficar e trabalhar foram para o campo para a parte rural de Roma;lá ainda estava seguro,mas existia os donos das grandes terras, assim quem foi em busca de um lugar para ficar precisava pensar como iria fazer, bom, os donos das grandes terras entao propôs um acordo : quem quisesse morar ali nas suas terras ele daria um pedacinho de terra à eles mas teria que produzir para o dono das terras e para o seu próprio consumo,e o acordo deu certo dando inicio ao sistema de colonato, os senhores( os donos das terras) e os servos (que produziam para os senhores e para o si mesmo, e eles pertenciam as terras e nao ao senhores).Em Roma tinha guerreiros e bons guerreiros,eles votavam e decidiam quem seria o líder,para mandar e tomar decisões para sua equipe,escolhido o líder eles foram para a luta, com tantas invasões resolveram tambem ir para o campo mas como lá ja estava ocupado o líder decidiu invadir as terras, ficando assim no lugar dos senhores e os servos alí continuavam.O líder invadia as terras e dividia ela com seus guerreiros,foram formando feudos onde cada um tinha um líder que por sua vez passou a se chamar suserano e seus homens de confiança, seus guerreiros, quem o jurava fidelidade, ganhava um pedacinho de terra, esses se chamavam vassalos; e aqueles que eram vassalos do suserano poderia ser o suserano daqueles que o juravam fidelidade.

    ResponderExcluir
  14. O servo surgiu do principal habito romano que caracterizava o feudalismo : O colonato.O servo foi um homem que não "correu" para pegar suas terras e assim ficou sem.Para sobreviver acabou tendo que se oferecer ao dono da terra para cuidar dela em troca de moradia e alimentação.O servo esta preso somente a terra,não possui dono.Já a vassalagem surgiu do principal hábito bárbaro : o Comitatu. Para surgir as relações de vassalagem os senhores(guerreiros) se reuniram como uma assembléia e escolheram um líder.O líder em troca dos votos distribuiu suas terras aos guerreiros que o escolheram.Esse líder se tornou o rei,seu reino ficou dividido em vários pedaços de terras,aquele que jurava fidelidade ao rei ganhava um pedaço de terra,mas uma parte da produção feita na terra seria direcionada ao rei e se preciso esses guerreiros lutariam em seu exército.Esse então era chamado de vassalo.Portanto o rei era chamado de suserano(o doador da terra) e o guerreiro de vassalo(o que recebeu a terra e "trabalharia" em parte para o rei).E os vassalos também eram suseranos quando davam um pedaço de terra para outro guerreiro cuidar.Essa então são as relações de vassalagem.

    ResponderExcluir
  15. Giulia Fernanda nº 16 2º Ano.

    Servidão: Bom, a servidão é a classe social mais baixa da sociedade feudal, só que a diferença entre eles e os escravos
    é que os servos não eram uma propriedade de ninguem e sendo assim não podiam ser vendidos, e os escravos é o contrário (ou seja tinham donos). E a servidão
    na realidade implica o trabalho forçado dos servos nos campos dos senhores das terras tudo em troca de proteção e do direito
    de arrendar terras para sua subsistência. E seus trabalhos eram de agricultura e artesanato.

    Vassalagem: E a vassalagem nada mais é que um nome dado por um vassalo que oferece ao senhor ou melhor suserano, fidelidade
    em troca de proteção e um lugar no sistema de produção... e essas redes de vassalagem estendiam-se por várias regiões
    e sendo assim o rei suserano o que comanda e o mais poderoso.E esse pacto era selado através de um juramento!

    ResponderExcluir
  16. Vassalagem
    O senho,suserano com mais poder na Idade Média,sendo que seus vassalos eram, principalmente senhores feudais e cavaleiros Estes senhores feudais e cavaleiros também possuíam vassalos,os vassalos juravam lealdade ao seu senhor,suserano em troca ele lhe dá uma parte de suas terras,em momentos de guerras os vassalos lutavam ao lado do seu suserano

    Servidão
    A servidão nada mais era que,servos q geralmente tinham um pedaço de terra dado por um Senhor onde ele tinha q cuidar da daquela terra planta e colher nela e boa parte disso tudo ia para o Senhor das terras,o servo soh era diferente do escravo pelo fato de nao ter dono,mais ainda sim tinha o seu Senhor ah quem devia servia

    ResponderExcluir
  17. As origens do feudo remontaram ao seculo III, onde o sistema de escravista de produção no Império Romano entrou em crise.
    Os senhores abandonavam as cidades e foram morar no campo, as vilas romanas como eram conhecidas deram origem aos feudos medievais.
    Para poder utilizar as terras eles tinham que entregar uma grande parte do que produziam aos proprietários.
    Aos poucos o sistema escravista de produção do Império Romano ia sendo substituído pelo sistema servil de produção; nascia assim o regime de servidão onde o trabalhador rural é o servo do grande proprietário.
    Concluindo: As relações de servidores em relações de vassalagem foram formados através das relações entre o suserano e o vassalo eram de obrigações mútuas, estabelecidas através de um juramento de fidelidade. Quando um vassalo era investido na posse do feudo pelo suserano, jurava prestar-lhe auxílio militar. O suserano, por sua vez, se obrigava a dar proteção jurídica e militar ao vassalo.

    ResponderExcluir
  18. Foram formadas depois com a baixa de Roma e as invasões bárbaras, onde os romanos tinha que se abrigar-se em grandes latifúndios.
    Servidão
    Os servos eram trabalhadores das grandes terras comandadas pelos ‘senhores’ e viviam nas redondezas da propriedade. Eles trabalhavam para morar nas terras, onde recebiam suprimentos, para o se alimentar e sobreviverem.
    Diferente dos escravos, os servos não podiam ser vendidos pelos senhores feudais.Eram responsáveis pela parte da agrícola.As mulheres cuidavam do trabalho domésticos e da plantação local.
    Vassalagem
    Os nobres guerreiros eram vassalos do rei, sendo este, o suserano deles. Durante a cerimônia que era realizada para firmar o compromisso, o vassalo se ajoelhava para assim declarar sua fidelidade diante de todos em caso de guerra.O vassalo ganha terra,em troca de fidelidade,ajuda militar e uma parte da produção agrícola para o suserano.

    ResponderExcluir
  19. Fernando nº 4 2º ano

    As relações de vassalagem ,surgiram na queda de Roma , quando os senhores feudais não estavam em condições boas , eles davam uma parte de suas terras para o suserano , que dava em troca sua lealdade.
    As relações de servidão , começou quando o império estava em más condições , os servos viviam nas terras dos Senhores , eles trabalhavam para os Senhores mas também produziam para eles mesmos

    ResponderExcluir
  20. A servidão é o status legal e econômico dos camponeses no feudalismo, especialmente no âmbito do sistema econômico da "senhoria" (direitos feudais sobre a terra). Os servos são trabalhadores rurais que estão vinculados à terra, formando a classe social mais baixa da sociedade feudal. À diferença dos escravos, os servos não eram propriedade de ninguém e não podiam ser vendidos, pois não eram como escravos, que eram propriedade dos donos. A servidão implica o trabalho forçado dos servos nos campos dos senhores de terras, em troca de proteção e do direito de arrendar terras para subsistência. Ademais do trabalho na terra, os servos executavam diversos trabalhos relacionados com agricultura, como silvicultura, transporte (por terra e por rio), artesanato e mesmo manufatura.

    Vassalagem: Vassalagem é um nome comum e econômico que foi usado principalmente na Idade Média onde um indivíduo, denominado vassalo, oferece ao senhor ou suserano, fidelidade e trabalho em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem estendiam-se por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso. Dessa maneira, afirmam-se as relações de dependência pessoal, de vassalagem, garantindo aos senhores aumentar continuamente sua força militar, através do apoio armado que recebiam de seus vassalo (guerreiros). Estes, em troca de fidelidade e lealdade a seu senhor, recebiam benefícios, como o feudo. A cerimônia da homenagem, através da qual o vassalo colocava suas mãos entre as do senhor, sacramentava, solenemente, os laços de dependência pessoal. Ao longo da Alta Idade Média, esse quadro político se consolida, afirmando-se o poder local, monopolizado pelo senhor feudal.

    ResponderExcluir
  21. Gabriela Scorza, n° 14 2° ano


    A servidão eram as pessoas pobres, os agricultores, os escravos e plebeus que serviam as pessoas mais ricas (seus senhores). O que era produzido, era apenas para eles, não ia para outros povos.

    Os vassalos eram dependentes de senhor feudal e ofereciam a eles trabalho e em troca de proteção recebiam um lugar no sistema de produção. Eles eram submissos.

    ResponderExcluir
  22. Esta faltando gente por aí para comentar...cuidado ao deixar de fazer as atividades, se está negligenciando sua produção escolar....

    ResponderExcluir