domingo, 18 de maio de 2014

Atividades 4 = 3ª série

postar até dia 23/05

 1. O avanço tecnológico das últimas décadas deu origem a setores muito sofisticados do ponto de vista técnico, tais como a microeletrônica, a biotecnologia, a robótica etc. Eles integram a chamada fábrica global, determinando uma nova distribuição espacial das indústrias, cujas características atendem, em última análise, à lógica do lucro.
Com relação aos fatores determinantes da teoria de localização industrial, responda:
a) Identifique os fatores que foram fundamentais para a localização industrial na primeira e na terceira Revolução Industrial.
b) Explique o significado do termo “fábrica global”.
Viver numa grande cidade implica o reconhecimento de múltiplos sinais. Trata-se de uma atividade do olhar, de uma identificação visual, de um saber adquirido, portanto. Se o olhar do transeunte, que fixa fortuitamente uma mulher bonita e viúva ou um grupo de moças voltando do trabalho, pressupõe um conhecimento da cor do luto e das vestimentas operárias, também o olhar do assaltante ou o do policial, buscando ambos a sua presa, implica um conhecimento específico da cidade.

2. Maria Stella Bresciani, Londres e Paris no século XIX: o espetáculo da pobreza.São Paulo: Brasiliense, 1982, p.16. Adaptado.
O texto mostra como o forte crescimento territorial e demográfico de algumas cidades europeias, no século XIX, redefiniu formas de convivência e sociabilidade de seus habitantes as quais, em alguns casos, persistem até hoje.
a) Cite e explique dois motivos do crescimento de cidades como Londres e Paris, no século XIX.
b) Indique e analise uma característica, dentre as mencionadas no texto, que se faça presente em grandes cidades atuais.
A paz não passa de um engodo, de uma quimera, de um sonho fugaz; a indústria tornou-se o suplício dos povos, depois que uma ilha de piratas [refere-se à Inglaterra] bloqueia as comunicações (...) e transforma suas fábricas e oficinas em viveiros de mendigos. (Charles Fourier. Théorie des quatre mouvements (1808), in OEuvres complètes.Paris: Anthropos, vol. I, 1978, citado por Elias Thomé Saliba. As utopias românticas. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.)

3. O fragmento, escrito em 1808, mostra a visão de Charles Fourier acerca do nascimento das fábricas. Explique
a) por que o autor chama as fábricas de “viveiros de mendigos”.
b) o que leva o autor a afirmar que a Inglaterra “bloqueia as comunicações”.
  "A Revolução Industrial assinala a mais radical transformação da vida humana já registrada em documentos. Durante um breve período ela coincidiu com a história de um único país, a Grã-Bretanha. Assim, toda uma economia mundial foi edificada com base na Grã-Bretanha, ou antes, em torno desse país. (...) Houve um momento na história do mundo em que a Grã-Bretanha podia ser descrita como sua única oficina mecânica, seu único importador e exportador em grande escala, seu único transportador, seu único país imperialista e quase que seu único investidor estrangeiro; e, por esse motivo, sua única potência naval e o único país que possuía uma verdadeira política mundial. Grande parte desse monopólio devia-se simplesmente à solidão do pioneiro, soberano de tudo quanto se ocupa por causa da ausência de outros ocupantes." (Eric J. Hobsbawm. "Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo". Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1983, p.9)

4. Tendo como referência o texto anterior:
a) Explique dois fatores que contribuíram para que a Inglaterra tenha experimentado a "solidão do pioneiro" no processo de Revolução Industrial.
b) Identifique duas mudanças ocorridas na sociedade inglesa do século XIX que exemplifiquem a afirmativa do autor de que "a Revolução Industrial assinala a mais radical transformação da vida humana já registrada em documentos".
 No turbilhão da primeira era industrial, o nacionalismo tornou-se o principal meio pelo qual o governo podia garantir a unidade da população. Conforme encorajado pelos Estados Europeus, o nacionalismo implicava convencer a população de que ela devia sentir-se agressivamente orgulhosa do país em que vivia. Da metade do século XIX em diante, a febre nacionalista infiltrou-se em todas as formas culturais europeias, afetando a educação, as artes e a literatura.(traduzido e adaptado de Paul Greenhalgh, Ephemeral Vistas: the Expositions Universelles, Great Exhibitions and World's Fairs. Manchester: Manchester University Press, 1988, p. 112-3).

a) Caracterize a primeira era industrial, iniciada em fins do século XVIII.
b) A partir do texto, explique quais as características do nacionalismo?
c) De que forma o sentimento nacional foi expresso na literatura brasileira do mesmo período?
 "Tempos difíceis" é um romance do escritor inglês Charles Dickens, publicado em 1854. A história se passa na cidade de Coketown, em torno de uma fábrica de tecidos de algodão:

5. Umas tantas centenas de operários na fábrica, umas tantas centenas de cavalos-vapor de energia (...) O dia clareou e mostrou-se lá fora (...) As luzes apagaram-se e o trabalho continuou. Lá fora, nos vastos pátios, os tubos de escapamento do vapor, os montes de barris e ferro velho, os montículos de carvão ainda acesos, cinzas, por toda parte, amortalhavam o véu da chuva e do nevoeiro.

a) Qual a importância do carvão e do ferro na 1a Revolução Industrial?

b) Comente as condições de trabalho nas fábricas inglesas no século XIX, a partir do texto apresentado.

12 comentários:

  1. 1- a) A Primeira Revolução Industrial de um lado depende de capital acumulado e existência de certas fontes de energia. A Terceira Revolução Industrial ocorre sobre novas bases. Energia elétrica, informatização, integração pesquisa, tecnologia, terceirização, automação e robotização.
    b) Trata-se de um novo modelo produtivo com base na desconcentração das atividades; distribuição do processo produtivo de bens por diferentes lugares. A sede administrativa da empresa é num dado país e sua linha de produção é em outro.
    2- a) O principal motivo de crescimento dessas duas cidades foi a industrialização, bastante acentuada no decorrer do século XIX, apesar da revolução industrial na Inglaterra ter-se iniciado no século anterior. A segunda metade do século XIX foi marcada pela 2ª Revolução Industrial, que promoveu não apenas as novas tecnologias, mas também um aumento significativo do número de fábricas e, portanto, de postos de trabalho.
    b) No trecho: " o olhar do assaltante ou o do policial, buscando ambos, a sua presa", podemos observar uma situação cada vez mais comum nas grandes cidades, marcadas pelo banditismo e pela organização da criminalidade, com aumento constante da violência urbana em praticamente todas as grandes metrópoles brasileiras, que tem como contrapartida a "ação policial" e a preocupação da sociedade civil.
    3- a) Nas fábricas dos primeiros tempos da Revolução Industrial, os operários trabalhavam em precárias condições, devido às longas jornadas de trabalho em ambiente em insalubre, sujeitos a acidentes e a castigos físicos e em troca de salários insignificantes.
    b) A afirmação de Charles Fourier de que a Inglaterra "bloqueia as comunicações", remete, no contexto em que se deu, à hegemonia inglesa no comércio internacional, condição que a Inglaterra ostentava desde o século XVII e que foi consolidada com a Revolução Industrial no século XVIII.

    4- 1 - Mão-de-obra abundante: como a burguesia havia tomado o poder após a Revolução Gloriosa, essa classe social tomou conta dos campos através das leis de cercamento, o que gerou uma grande massa de camponeses desalojados que se deslocaram para o espaço urbano e deram origem a uma forte linha de mão-de-obra para ser empregada nas fábricas.

    2 - A Inglaterra estava passando por um ótimo período de prosperidade econômica. Novas tecnologias como a máquina a vapor e o tear mecânico foram implantadas. Além disso, havia acúmulo de capitais e o comércio ultramarino estava em expansão junto com a grande disponibilidade de mercados consumidores.
    b) a crescente urbanização; o aumento demográfico, devido, em parte, às modificações nas técnicas agrícolas; o início do movimento de resistência dos trabalhadores, como o Ludismo e o Cartismo, em função das péssimas condições de trabalho e de vida naquela época; o desenvolvimento da produção em massa e a maior divisão do trabalho; a formulação de políticas econômicas liberais e industriais; o início da organização do movimento operário; o surgimento de novas teorias sociais, como o Socialismo e o anarquismo.

    5- a) O carvão foi uma importante fonte de energia primária, além de ter sido matéria-prima indispensável na metalurgia do ferro nos primórdios da Revolução Industrial. O ferro, por sua vez, foi um dos mais importantes insumos industriais da primeira Revolução Industrial, pois era utilizado na construção de máquinas e bens de consumo duráveis.
    b) b) As condições de trabalho nas fábricas eram precárias. Podemos destacar, entre outras: longas jornadas, baixos salários, muitos acidentes de trabalho, poucas condições de segurança, utilização generalizada do trabalho infantil e feminino em operações de risco, insegurança quanto à estabilidade do emprego, repressão a qualquer possibilidade de discussão sobre as péssimas condições de trabalho. Dentre essas, são explicitamente mencionadas no texto a insalubridade das fábricas e as longas jornadas de trabalho.

    ResponderExcluir
  2. VITORIA RISSI

    1. a) A Primeira Revolução Industrial depende do capital acumulado, mercado consumidor e mão de obra. A Terceira Revolução Industrial ocorre de um modo diferente, ela gira em torno de novas tecnologias, uso crescente de recursos da informática, diminuição crescente do emprego de mão-de-obra humana, globalização...

    b) É uma expressão que indica que a produção e o consumo se desenvolveram de tal forma que cada etapa do processo produtivo é desenvolvida em um país diferente, de acordo com as vantagens e as possibilidades de lucro que oferece.

    2. a) O motivo principal foi a consolidação do capitalismo. Esse período caracterizou-se pela industrialização das cidades e pela utilização do campo no processo produtivo urbano.

    b) A referência ao grupo de moças voltando do trabalho identificadas como operárias. Muitas das grandes cidades eram sobretudo centros industriais, e isso permanece até hoje.

    3. a) Porque na Primeira Revolução Industrial os operários trabalhavam em condições muito precárias em troca de salários insignificantes.

    b) Se deu, à hegemonia inglesa no comércio internacional.

    4. a) Mão-de-obra abundante: a burguesia tomou conta do campo através das leis de cercamento, e isso gerou muito camponeses sem ter pra onde ir que foram para o espaço urbano em busca de condições melhores de vida, um trabalho. Outro motivo foi, a Inglaterra estava com a economia muito boa, com as novas tecnologias e o acúmulo de capital.

    b) O crescimento da urbanização e as péssimas condições de trabalho dos operariados, que vão se rebelar para gerar melhorias.

    ~ a) A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com um grande impacto no processo produtivo econômico e social.

    b) Valorização da política e da cultura de uma nação, com um exaltado sentimento nacional.

    c) Exaltação do índio.

    5. a) O carvão era o combustível que movia as máquinas e o ferro era essencial na fabricação das máquinas.

    b) As condições de trabalho nas fábricas eram precárias. Com longas jornadas, salários insignificantes, utilização do trabalho infantil, sem segurança...

    ResponderExcluir
  3. Victoria Coriolano n°17

    1)a- A Primeira Revolução Industrial de um lado depende de capital acumulado, existência de minérios em abundância como o ferro e o manganês ( que são os custos dos transportes, distâncias e quantidade) e fontes de energia. De outro lado um mercado consumidor com poder aquisitivo e mão de obra abundante é importante.
    A Terceira Revolução Industrial ocorre sobre novas bases. Energia elétrica, informatização, integração pesquisa – tecnologia, terceirização, Toyotismo, automação e robotização. Os avanços tecnológicos ocorrem em áreas como microeletrônicas, nanotecnologia, biotecnologia, química fina entre outras. São aspectos que favorecem a acumulação flexível com desconcentração espacial.

    b- Trata-se de um novo modelo produtivo com base na desconcentração espacial das atividades; distribuição do processo produtivo de bens por diferentes lugares. A sede administrativa da empresa é num dado país e sua linha de produção é em outro. A transnacionalização, por exemplo, pode ter um carro global. Projeto, administração e captação financeira num certo país; produção de autopeças em outro; carroceria e motores num terceiro e montagem num quarto país.

    2-a) O expressivo crescimento territorial e demográfico de Paris e Londres, no século XIX, pode ser explicado em grande parte pela consolidação do capitalismo. Esse período caracterizou-se pela industrialização das cidades e pela inserção do campo no processo produtivo urbano. Acentuou-se o êxodo rural, que produziu uma forte concentração populacional nas duas cidades em questão, estruturando ao mesmo tempo uma sociedade característica.
    b)Dentre as características citadas no texto, o candidato poderia citar:
    *A vida na cidade enquanto experiência fundada no reconhecimento de códigos e comportamentos que permitem a sociabilidade. Os códigos são percebidos pelo olhar: trata-se de uma experiência cultural, um “saber adquirido” que implica o “reconhecimento de múltiplos sinais”
    * A referência ao grupo de moças voltando do trabalho identificadas como operárias. Muitas das grandes cidades do século XIX eram sobretudo centros industriais, e a vocação urbana da atividade industrial permanece até hoje.
    *A referência ao policial e ao assaltante, na medida em que as grandes cidades são espaços de desigualdades sociais, uma vez que nem todos os seus habitantes encontram ocupação na economia urbana.
    3) a- O autor faz uma referência a situação de superexploração imposta aos operários nas fábricas inglesas, caracterizada pelas longas jornadas de trabalho, salários irrisórios e condições insalubres. A conseqüência dessa situação era a situação de vida, pois os operários viviam em verdadeiros cortiços, grandes formigueiros humanos sem as míninas condições de vida.
    b- O texto de Fourier, 1808, faz referência ao conflito envolvendo Inglaterra e França, que teve dois momentos importantes antes desse ano. Em 1805 a vitória dos ingleses em Trafalgar, que teve como conseqüência a perda de todas as posições francesas no mar e a imposição de um bloqueio naval por parte dos ingleses à França. Em 1806, o Bloqueio Continental, imposto por Napoleão à Inglaterra, numa tentativa de revidar as medidas inglesas, exigindo que as nações européias deixassem de comercializar com a Inglaterra, imposição esta que ampliou os conflitos franceses e sua crise interna, levando o autor a encarar a Inglaterra como “culpada”.

    ResponderExcluir
  4. Edu vou mandar em duas partes
    Victoria Coriolano n°17

    4)a- A acumulação de capital entre os séculos XVI e XVIII por parte da burguesia e da gentry nas atividades agrícolas, comerciais e manufatureiras; a existência de uma massa de mão-de-obra disponível, barata e farta resultante dos cercamentos dos campos, para ser utilizada nas primeiras fábricas; a existência de mercados produtores de matérias-primas e de mercados consumidores para os produtos industrializados ingleses, decorrência de seu grande poderio naval e comercial, que permitiu à Inglaterra formar um dos maiores impérios coloniais da época moderna; a abundância, em seu território, de jazidas de ferro e carvão, matérias-primas fundamentais para a construção das máquinas e para a produção de energia; os interesses da burguesia estavam representados na política do Estado inglês desde a Revolução Gloriosa.
    b-A crescente urbanização; o aumento demográfico, devido, em parte, às modificações nas técnicas agrícolas; o início do movimento de resistência dos trabalhadores, como o Ludismo e o Cartismo, em função das péssimas condições de trabalho e de vida naquela época; o desenvolvimento da produção em massa e a maior divisão do trabalho; a formulação de políticas econômicas liberais e industriais; o início da organização do movimento operário com o surgimento das tradeunions; o surgimento de novas teorias sociais, como o Socialismo e o anarquismo.
    DO TEXTO : a) A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada no Reino Unido em meados do século XVIII expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX. Ao longo do processo (que de acordo com alguns autores se registra até aos nossos dias), a era da agricultura foi superada, a máquina foi superando o trabalho humano, uma nova relação entre capital e trabalho se impôs novas relações entre nações se estabeleceram e surgiu o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos.
    b) Valorização da política e da cultura de uma nação, com um exaltado sentimento nacional e de propósitos militaristas e expansionistas.
    c)Exaltação do índio nas obras de José de Alencar e Gonçalves Dias.
    5)a- O carvão foi uma importante fonte de energia primária, além de ter sido matéria-prima indispensável na metalurgia do ferro nos primórdios da Revolução Industrial. O ferro, foi um dos mais importantes insumos industriais da primeira Revolução Industrial, pois era utilizado na construção de máquinas e bens de consumo duráveis.
    b- As condições de trabalho nas fábricas eram precárias. Podemos destacar, entre outras: longas jornadas, baixos salários, muitos acidentes de trabalho, poucas condições de segurança, utilização generalizada do trabalho infantil e feminino em operações de risco, insegurança quanto à estabilidade do emprego, repressão a qualquer possibilidade de discussão sobre as péssimas condições de trabalho. Dentre essas, são mencionadas no texto a insalubridade das fábricas e as longas jornadas de trabalho.

    ResponderExcluir
  5. 1-
    A) A Primeira Revolução Industrial de um lado depende de capital acumulado, existência de minérios em
    abundância como o ferro e o manganês (custo do transporte, distâncias e quantidade) e fontes de energia. De outro lado
    um mercado consumidor com poder aquisitivo e mão de obra abundante são importantes.
    A Terceira Revolução Industrial ocorre sobre novas bases. Energia elétrica, informatização, integração pesquisa –
    tecnologia, terceirização, Toyotismo (just in time), automação e robotização. Os avanços tecnológicos ocorrem em áreas
    como microeletrônica, nanotecnologia, biotecnologia, química fina entre outras. São aspectos que favorecem a
    acumulação flexível com desconcentração espacial.

    b) É um meio produtivo onde as etapas da produção não se concentram em apenas um local ou seja a linha de produção é muitas vezes em "locais" "países" diferentes até chegar ao produto final.

    2-
    A)Teve com principal motivo a industrialização,que passa a crescer durante o século XIX,na segunda metade marcado pela Segunda Guerra Mundial onde houve um aumento no numero de fabricas e novas tecnologias aumentando assim também o numero de empregos o segundo motivo foi a crise no setor agrário que sofreu com o processo de mecanização provocando assim desemprego entre os camponeses que tiveram assim que migrar para as áreas urbanas.

    B) "A paz não passa de um engodo, de uma quimera, de um sonho fugaz" Ou seja a paz não passa de uma forma de atrair as pessoas o que na verdade é uma fantasia um sonho "rápido" "transitório"
    O que vemos muito nos dias de hoje nós pagamos por uma segurança onde nos oferecem "tranquilidade" e a verdade é que vivemos com medo todos os dias

    3-
    A) Pois eram locais sujos,onde os operários trabalhavam em condições precárias,sujeitos a acidentes castigos e eram mal remunerados
    B)A afirmação dele mostra que a Inglaterra dominava o comercio internacional e que logo se consolidaria na Revolução Industrial no século XVIII.
    5-
    A)O carvão foi uma importante fonte de energia primária, além de ter sido matéria-prima indispensável na
    metalurgia do ferro nos primórdios da Revolução Industrial. O ferro, por sua vez, foi um dos mais
    importantes insumos industriais da primeira Revolução Industrial, pois era utilizado na construção de
    máquinas e bens de consumo duráveis.

    B)As condições de trabalho nas fábricas eram precárias. Podemos destacar, entre outras: longas jornadas,
    baixos salários, muitos acidentes de trabalho, poucas condições de segurança, utilização generalizada do
    trabalho infantil e feminino em operações de risco, insegurança quanto à estabilidade do emprego,
    repressão a qualquer possibilidade de discussão sobre as péssimas condições de trabalho. Dentre essas, são
    explicitamente mencionadas no texto a insalubridade das fábricas e as longas jornadas de trabalho.

    ResponderExcluir
  6. 1-
    A) A Primeira Revolução Industrial de um lado depende de capital acumulado, existência de minérios em
    abundância como o ferro e o manganês (custo do transporte, distâncias e quantidade) e fontes de energia. De outro lado
    um mercado consumidor com poder aquisitivo e mão de obra abundante são importantes.
    A Terceira Revolução Industrial ocorre sobre novas bases. Energia elétrica, informatização, integração pesquisa –
    tecnologia, terceirização, Toyotismo (just in time), automação e robotização. Os avanços tecnológicos ocorrem em áreas
    como microeletrônica, nanotecnologia, biotecnologia, química fina entre outras. São aspectos que favorecem a
    acumulação flexível com desconcentração espacial.

    b) É um meio produtivo onde as etapas da produção não se concentram em apenas um local ou seja a linha de produção é muitas vezes em "locais" "países" diferentes até chegar ao produto final.

    2-
    A)Teve com principal motivo a industrialização,que passa a crescer durante o século XIX,na segunda metade marcado pela Segunda Guerra Mundial onde houve um aumento no numero de fabricas e novas tecnologias aumentando assim também o numero de empregos o segundo motivo foi a crise no setor agrário que sofreu com o processo de mecanização provocando assim desemprego entre os camponeses que tiveram assim que migrar para as áreas urbanas.

    B) "A paz não passa de um engodo, de uma quimera, de um sonho fugaz" Ou seja a paz não passa de uma forma de atrair as pessoas o que na verdade é uma fantasia um sonho "rápido" "transitório"
    O que vemos muito nos dias de hoje nós pagamos por uma segurança onde nos oferecem "tranquilidade" e a verdade é que vivemos com medo todos os dias

    3-
    A) Pois eram locais sujos,onde os operários trabalhavam em condições precárias,sujeitos a acidentes castigos e eram mal remunerados
    B)A afirmação dele mostra que a Inglaterra dominava o comercio internacional e que logo se consolidaria na Revolução Industrial no século XVIII.
    5-
    A)O carvão foi uma importante fonte de energia primária, além de ter sido matéria-prima indispensável na
    metalurgia do ferro nos primórdios da Revolução Industrial. O ferro, por sua vez, foi um dos mais
    importantes insumos industriais da primeira Revolução Industrial, pois era utilizado na construção de
    máquinas e bens de consumo duráveis.

    B)As condições de trabalho nas fábricas eram precárias. Podemos destacar, entre outras: longas jornadas,
    baixos salários, muitos acidentes de trabalho, poucas condições de segurança, utilização generalizada do
    trabalho infantil e feminino em operações de risco, insegurança quanto à estabilidade do emprego,
    repressão a qualquer possibilidade de discussão sobre as péssimas condições de trabalho. Dentre essas, são
    explicitamente mencionadas no texto a insalubridade das fábricas e as longas jornadas de trabalho.

    ResponderExcluir
  7. 1-
    a) A Primeira Revolução Industrial de um lado depende de capital acumulado, existência de minérios em abundância como o ferro e o manganês e fontes de energia. De outro lado um mercado consumidor com poder aquisitivo e mão de obra abundante são importantes.
    A Terceira Revolução Industrial ocorre sobre novas bases. Energia elétrica, informatização, tecnologia, terceirização, Toyotismo , automação e robotização. Os avanços tecnológicos ocorrem em áreas como microeletrônica, nanotecnologia, biotecnologia, química fina entre outras. São aspectos que favorecem a acumulação flexível com desconcentração espacial.
    b) A expressão indica que a produção e o consumo se mundializaram de tal forma que cada etapa do processo produtivo é desenvolvida em um país diferente, de acordo com as vantagens e as possibilidades de lucro que oferece.
    2-
    a) Esse crescimento pode ser explicado em grande parte pela consolidação do capitalismo. Esse período caracterizou-se pela industrialização das cidades e pela inserção do campo no processo produtivo urbano. Em consequência, acentuou-se o êxodo rural, que produziu uma forte concentração populacional nas duas cidades em questão, estruturando ao mesmo tempo uma sociedade característica.
    b) A referência ao policial e ao assaltante, na medida em que as grandes cidades são espaço de desigualdade social, uma vez nem que todos os seus habitantes encontram ocupação na economia urbana.
    3-
    a) O autor chama as fábricas de “viveiros de mendigos”, porque a Revolução Industrial trouxe, para os trabalhadores, mudanças que levaram a uma situação de exploração e miséria, com o trabalho se estendendo por longas jornadas, baixos salários devido à grande oferta de mão-de-obra e exploração do trabalho infantil e feminino. Isso levou os operários a miséria extrema.
    b) Pois a Inglaterra exercia, naquele momento, um domínio completo sobre os mares, impondo sua força econômica e militar às mais diversas regiões do mundo.

    ResponderExcluir
  8. 4-
    a) Mão-de-obra abundante: como a burguesia havia tomado o poder após a Revolução Gloriosa, essa classe social tomou conta dos campos através das leis de cercamento, o que gerou uma grande massa de camponeses desalojados que se deslocaram para o espaço urbano e deram origem a uma forte linha de mão-de-obra para ser empregada nas fábricas. A Inglaterra estava passando por um ótimo período de prosperidade econômica. Novas tecnologias como a máquina a vapor e o tear mecânico foram implantadas. Além disso, havia acúmulo de capitais e o comércio ultramarino estava em expansão junto com a grande disponibilidade de mercados consumidores.
    b) O aumento demográfico, devido em parte às modificações nas técnicas agrícolas que possibilitaram o aumento da oferta de alimentos;
    O desenvolvimento da produção em massa, decorrência da introdução da máquina no processo produtivo, do rápido aprimoramento tecnológico e da maior divisão do trabalho.
    5-
    a) O uso da tecnologia e a alteração das formas de produção, com a expansão da indústria têxtil, uso da energia a vapor, processo de substituição da manufatura; exploração dos trabalhadores com precárias condições de trabalho, incluindo a exploração do trabalho infantil; a busca de mercados consumidores especialmente nas colônias americanas.
    b) O nacionalismo era o principal meio para os Estados garantirem a unidade da população; caracterizava-se pela agressividade e orgulho pelo país em que se vivia e interferia em aspectos culturais como a educação, as artes e a literatura.
    c) No Brasil, o sentimento nacional na literatura expressou-se, por exemplo, no romantismo, quando valorizou-se o indígena e a natureza do país
    6-
    a) O carvão foi uma importante fonte de energia primária, além de ter sido matéria-prima indispensável na metalurgia do ferro no inicio da Revolução Industrial. O ferro foi um dos mais importantes elemento industriais da primeira Revolução Industrial, pois era utilizado na construção de máquinas e bens de consumo duráveis.
    b) As condições de trabalho nas fábricas eram precárias. Podemos destacar, entre outras: longas jornadas, baixos salários, muitos acidentes de trabalho, poucas condições de segurança, utilização generalizada do trabalho infantil e feminino em operações de risco, insegurança quanto à estabilidade do emprego, repressão a qualquer possibilidade de discussão sobre as péssimas condições de trabalho. Dentre essas, são explicitamente mencionadas no texto a insalubridade das fábricas e as longas jornadas de trabalho.

    ResponderExcluir
  9. NICOLY LIZAR Nº14
    1- a) Primeira Revolução Industrial: escolheram a localização que mais iriam atender as suas necessidades pois dependiam de capital acumulado, um local onde se tinha bastante minérios, fontes de energia
    um mercado consumidor que trouxesse lucro e mão de obra abundante.Terceira Revolução Industrial: aconteceu com outras bases, eles precisavam de áreas que supriam suas industrias com as novas tecnologias e meios de estudos cada vez mais atualizados.


    b)É como se referem para explicar que a produção e o consumo passaram a não ser mais em só um local, passou a ser mundializado.Então cada parte da produção é desenvolvida em um país diferente, de acordo com as vantagens e as possibilidades do lucro que possam ter.

    2-a) O crescimento territorial por causa do capital, as cidades sendo industrializadas e a utilização do campo no processo de produção urbano. Fazendo então com que ocorresse uma forte concentração populacional nas duas cidades citadas.

    b)O fato de falar das moças que voltam do trabalho sendo identificadas pelo uniforme como operárias.

    3-a)Porque ocorria uma forte exploração dos operários nas fábricas inglesas, eles viviam em péssimas condições morando em cortiços, trabalhavam muitas horas por dia e os salários eram muito baixos.

    b)O texto se refere ao confilito que ocorreu entre a França e a Inglaterra que depois de vários acontecessimentos fez com que os dois países parassem de comercializar entre si.

    4-a) Eles tinham uma grande acumulação de capital e também tinham acesso a uma grande e barata massa de mão-de-obra que se deslocou para o espaço urbano por causa dos cercamentos.

    b)O crescimento urbano populacional e o aumento de atividades no setor terciário que provocou o crescimento de cidades.

    5.1-a)A Primeira era Industrial foi um conjunto de mudanças tecnológicas que teve um grande avanço no processo produtivo econômico e social.

    b)Lealdade e devoção sobre a política e da cultura de uma nação, com um sentimento nacional e de propósitos militaristas e expansionistas.

    c) A exaltação do índio nas obras de grandes autores da literatura brasileira.

    5.2- a)O carvão era o combustível necessário para a utilização do vapor nas máquinas e o ferro a matéria-prima para a fabricação das máquinas.

    b)Os operários trabalhavam por horas e horas, os salários eram baixíssimos e as fábricas eram muito sujas e não tinha segurança, sendo então um trabalho arriscado para os operários.

    ResponderExcluir
  10. 1- A) Depois da Revolução Gloriosa, onde acabava com o Absolutismo inglês, possibilitando a classe dinâmica, a burguesia colocar seus métodos em prática para enriquecer. Também um fator foi o Tratato de Methuen, que Portugal consumia os têxteis britânicos e a Inglaterra os vinhos portugueses, ou seja, os burgueses ingleses tinham para que vender e o Portugal pagava-os com o ouro brasileiro, desta maneira, financiava a Revolução Industrial.

    B) No contexto histórico, fábrica global seria as primeiras grandes fábricas da história. Onde era construído galpões gigantesco que "abrigavam" as máquinas e em volta destes galpões tinham pequenas casas de um cômodo só, onde os funcionários desta fábrica morava. Ali dentro daquela fábrica, passava mais ou menos 14 horas trabalhando em máquinas, fazendo o dia inteiro o mesmo movimento. Claro existia os radicais que não se submetiam a este trabalho escravo, porém era mandado embora, por causa que a demanda de trabalhadores era muito alta. O sonho urbano na verdade era um pesadelo terrível.

    2- A) Com o crescimento do procura dos produtos têxteis britânicos, os grandes proprietários de terra cercaram as terras comunais para criar ovelhas. Assim os pequenos camponeses não tinham do que viver, então partiram para as cidades onde era "sonhado" uma vida melhor. Outro caso também são os artesões que trabalhavam de forma independente e sobre encomenda. E com as fábricas produzindo um número muito mais elevado do que os artesões conseguiam produzir, eles ficam sem clientes. Partindo também para as cidades para trabalhar como assalariados.

    B) Todos viviam com medo. Todos vivem com medo. Pelo olhar das pessoas, como o texto apresenta, da para tornar o medo dos moradores urbanos, sempre com o olhar receoso.

    3- A) Quem ia trabalhar nas fábricas eram pessoas que não tinham onde trabalhar e onde morar. Então buscavam as cidades como uma alternativa de vida melhor, mas não era isso que encontravam. Tinham jornada de 14 horas, um casebre no fundo das fábricas e um baixíssimo salário.

    B) As pessoas trabalhavam monotonamente com as máquinas, limitando a comunicação entre pessoas.

    4- A) Havia uma briga entre os países europeus para decidir quem era o líder do mundo. Claro, quanto mais dinheiro mais poderoso. E a Inglaterra foi a primeira a aproveitar as oportunidades (queda do comércio açúcareiro, descoberta de ouro na colônia portuguesa, etc.), transformando-se na pioneira.

    B) As pessoas de áreas rurais deslocaram-se para as cidades e rapidamente a grande maioria da população era urbana e assalariada. A população não precisava ir atrás de artesões, já estava pronto era apenas comprar.
    Os burgueses que esbanjavam fortunas tinham carros e viviam no luxo que suas casas que eram iluminadas a vela, tinham lâmpadas com o ínicio da eletricidade.

    S/ número- A) A Primeira Fase Industrial era a vapor. Máquinas eram "controladas" por funcionários que antes eram artesões ou camponeses. Fábricas exploravam seus funcionários na jornada de trabalho, onde até mesmo crianças trabalhavam.

    B) Aquela felicidade de você ser o líder do mundo, a pioneira em máquinas. O sonho urbano era seu e você podia viver aquilo.

    C) Romantismo, primeira fase - Indialista. O índio era o herói nacional, somente brasileiro.

    5- A) A primeira fase da Revolução Industrial era caracterizada pelo carvão, pois as máquinas eram a vapor. E as máquinas eram produzidas de ferro.

    B) Os funcionários da fábrica tinham uma jornada de muitas e muitas horas de trabalho, muito pouco descanso. Sem esgoto, a excreção da população era jogada nos becos que eram formados em tornos das fábricas.

    ResponderExcluir
  11. 1.a) Na primeira revolução industrial teve como fatores fundamentais o capital acumulado, minérios em grandes quantidades e fontes de energia. Já na terceira revolução industrial teve como fatores fundamentais a era de modernização, energia elétrica, informatização, integração pesquisa – tecnológica, terceirização, Toyotismo, automação e robotização.
    b) "Fabrica global" nada mais é do que um novo modelo produtivo com base na desconcentração espacial das atividades; distribuição do processo produtivo de bens por diferentes lugares.
    2.a) O primeiro motivo do crescimento dessas duas cidades foi a industrialização, onde a 2º revolução industrial marcou a segunda metade do século XIX pois trouxe consigo novas tecnologias, aumento das fábricas, gerando assim novos postos de trabalho. E o motivo foi a crise no setor agrário, colocado em segundo plano pelos governantes e burguesia dessas nações e que sofreu a interferência do processo de mecanização, principalmente nas últimas décadas do século, provocando desemprego entre os camponeses que migravam para as grandes cidades em busca de estabilidade.
    b) No trecho: “(...) o olhar do assaltante ou o do policial, buscando ambos, a sua presa (...)”, identificá-se o que se passa cada vez mais nas grandes cidades, onde ao longo dos anos teve um grande aumento na criminalidade, na violência urbana, na falta de policiamento adequado e na falta com a preocupação da sociedade civil.
    3.a) Porque os operários trabalhavam em situações precárias, devido às longas jornadas de trabalho em locais doentios, além de serem sujeitados a castigos físicos e acidentes de trabalho, em troca de salários insignificantes.
    b) A afirmação de Charles Fourier de que a Inglaterra “bloqueia as comunicações”, diz respeito a supremacia inglesa no comercio internacional, estado que a Inglaterra exibia desde o século XVII e que ficou estável com a revolução industrial no século XVIII.
    4.a) A Inglaterra era um país imperialista, que acumulou riquezas provenientes do comércio mercantil, transporte de produtos (na compra e venda), e investiu em tecnologia, assim criando uma reserva que á diferenciava das demais monarquias absolutistas.
    b) Formação da mão-de-obra livre ou assalariada e crescimento urbano.
    5.a) As características da primeira era industrial, foram o desenvolvimento do sistema de produção fabril na Inglaterra, pela utilização do vapor, do carvão e do ferro e a pela modernização da indústria têxtil.
    b) Valorização da unidade política e cultural de uma nação, acrescida da exaltação do sentimento nacional e de propósitos militaristas e expansionistas.
    c) Com a exaltação do índio nas obras de José Alencar e Gonçalves Dias.
    6.a) O carvão era o combustível necessário para a utilização do vapor; e o ferro era utilizado como matéria-prima essencial para a fabricação das máquinas surgidas com a Revolução Industrial.
    b) As condições de trabalho nas fábricas dominavam-se pela insegurança, insalubridade, exaltantes jornadas de trabalho e exploração do trabalho feminino e infantil. Além dos baixos salários pagos aos trabalhadores.

    ResponderExcluir
  12. 1.a) O carvão,eletricidade e petróleo.As maquinas por esses fatores foram aparecendo e se instalando nas cidades, fazendo com o que quase toda a população mudasse para lá.
    b)Esse termo significa que a produção e o consumo ficaram tão grande quanto o mundo, essa atividade de produzir e comprar se tornou global e indispensável e isso fez com que cada etapa da produção seja realizada cada uma em um país diferente, sempre pensando no lucro.
    2.a) Um grande motivo para o crescimento foi a industrialização,que foi ficando cada vez mais intensa nesse período e que também aconteceu a 2°Revolução Industrial no século XIX,que trouxe novas tecnologias e novas formas de produção e a segunda causa é a crise no setor agrário que provocou desemprego para os camponeses.
    b)"A paz não passa de um engodo, de uma quimera, de um sonho fugaz" Hoje paz realmente é algo que sonhamos mas ela quase nunca esta presente, algo que nos atrai mas é fictício,pois a paz é muita vezes confundida com dinheiro, e dinheiro com produção,indústria, e alí a sua paz nunca será completa e fixa.
    3.a)Porque todos que não tinham para onde ir, que perdidos com essa transformação de vida e sem saber o que fazer foram para as cidades trabalhar em indústrias,ter um trabalho.
    b)Porque houve um período que a Inglaterra não deixa mas entrar nada em suas terras,produtos estrangeiros e etc,só vendia alí o que produziam.
    4.a) Mão-de-obra abundante,a burguesia tinha tomado conta dos campos que gerou em muitos camponeses desalojados que foram para a cidade urbana que fez com que houvesse uma mão de obra muito grande neste lugar,a Inglaterra estava passando por um ótimo período de prosperidade econômica. Novas tecnologias como a máquina a vapor.
    b)Antes da Revolução Industrial a maior parte da população morava no campo, plantando,fazendo artesanatos e etc com a Revolução tudo isso mudou, de repente a maior parte da população estava nas cidades urbanas, surgiram maquinas para produzir a maioria das coisas, surgiu a maquina a vapor, a eletricidade, surgiram muitas coisas que o povo nunca pensou que seria possivel.
    a) A entrada de máquinas na produção,isso fez com que várias transformações acontecesse, por exemplo na economia,no social.e na tecnologia.
    b) O texto diz que o povo tinha que sentir orgulho, se sentir feliz com todos os avanços que estava acontecendo, deveriam ser um povo dedicado e feliz por viver alí.
    c) A literatura nesta época é feita por uma maior liberdade na inspiração e uma maior consciência científica na reflexão.
    5.a)O carvão era o combustível necessário para a utilização do vapor,e o ferro tinha a matéria-prima
    que precisava para a fabricação das máquinas surgidas
    com a Revolução Industrial.
    b)O texto mostra que os trabalhadores trabalhavam muito,que eram em muitos, e que trabalhavam incansavelmente,não viam o tempo passar, era muito trabalho e a vida que passava la fora era quase um sonho mas a que eles tinham dentro da fábrica que era real.

    ResponderExcluir